controlo de caracois


lopespl

Recommended Posts

Enviei um mail para o Jardim Submerso, a perguntar por esse caracol, e eles disseram-me que estão reticentes em comercializá-lo por causa da particularidade de ser um caracolídio.

Mas será que o bichinho come ampulárias como a brigensis?!

 

Boas.

Olha ... eu tambem tou com uma praga de caracois no meu aqua e optei recentemente por comprar 3 Anentome helena na esperança de acabar com o excesso de caracois. Para já ainda é cedo para dizer os resultados (porque só as tenho há 48 horas) mas na loja onde os comprei garantiram-me que esta especie de caracol limpa tudo o que é caracol de um aquario. Ou seja, quase de certeza absoluta que os Anentome helena matam as ampularias. Basta veres que a Anentome helena é um caracol carnivoro. mas para a semana já te digo os resultados.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendaram-me á pouco o Aegla platensis, porque parece que também é um predador de pequenos caracóis e só tem 5cm, custa é quase 20€ no jardim submerso. Sinceramente não sei o que faça porque folhas de alface e bótia não resultaram. E nesse aqua onde tenho a praga de caracóis vou por 2 ampulárias, 2 caracóis filtradores e 12 red cherry(para reprodução). Agora se o helena come todos os tipos de caracóis não posso por ampulárias, mas o aegla é bem capaz de comer os filhotes dos red cherry :(

Sinceramente acho que vou ter que ir á caça com uma pinça... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquario for grandote...mais de 150 litros....duas botias devem dar conta do recado.....ganhas dois peixes lindissimos e bem alimentados e controlas a populaçao de caracois.

 

Recordo que o metodo da alface e similares irá apenas retirar do aquario os individuos adultos mas deixa os ovos.....será apenas algo temporario..e basta escapar um....que a natureza hermafrodita do caracol cedo irá voltar a infestar o aquario....

 

Sempre que posso opto por metodos de equilibrio natural do meio ambiente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estou a utilizar o Fluvermal. Coloquei à 2dias e hoje fiz uma TPA de 30%.

 

As questões são:

-os caracois não desapareceram totalmente, será porque ainda eram demasiado novos (mal têm casca)?

-fluvermal mata-os de imediato ou ao fim de quantos dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que se quer, gracias ;)

 

Corrige me se estou errado, dentro de 8dias volto a colocar o Fluvermal certo?

 

para controlar os caracois ...não precisas! isso é para desparasitar ,mas podes fazer na boa !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SEgundo percebi o Fluvermal além de limpar a praga lava consigo ampularias e reds,é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já agora aproveito o post, os botias que voces colocam para eliminar esta praga tem que ter algum tamanho, ou até os mais pequenos servem?

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já agora aproveito o post, os botias que voces colocam para eliminar esta praga tem que ter algum tamanho, ou até os mais pequenos servem?

 

abc

JJ

 

 

 

Eu tenho um Bótia no meu aquario porque tb tive uma praga de caracois... Resultado Caracois em vias de extinção e um bótia bom gordinho...lol, mas demora o seu tempo, nao foi algo instantâneo... umas 2 semanas para começar a ver o numero de caracois a reduzir... mas Bótia e camarões tb é capaz não ser muito boa ideia...

yagobal-WIKIbanner.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu tenho um aqua com Neritinas,Vittinas e um Planorbus.

e esta infestada de physas

e queria saber

Qual o tempo que o Fluvermal demora a desaparecer apos a utilizacam.

Para antes de o por tirar os outros invertebrados e saber quando os posso voltar a por.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua com Neritinas,Vittinas e um Planorbus.

e esta infestada de physas

e queria saber

Qual o tempo que o Fluvermal demora a desaparecer apos a utilizacam.

Para antes de o por tirar os outros invertebrados e saber quando os posso voltar a por.

 

Boas

 

O fluvermal podes colocar duas dosagens o que equivale a duas semanas , depois podes aguardar mais duas semanas, mas convém que coloques carvão para retirar o excesso.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O fluvermal podes colocar duas dosagens o que equivale a duas semanas , depois podes aguardar mais duas semanas, mas convém que coloques carvão para retirar o excesso.

 

Cpts

 

ok obrigadao

o fuvermal tambem trata doencas dos peixes?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais