limpeza de filtro


Recommended Posts

tenho este filtro

fishproductsfilters08.gif

 

e gostaria de saber como o limpar direito

 

ele tem uma esponja e depois aquele meterial onde penso que as bacterias se alojam constituido por areao e uma pedras cilindricas pretas

 

como fazer uma limpeza adequada a este filtro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola e bem vindo

 

e muito facil desmontas a parte onde estao as esponjas e as pedras cilindricas

e quando fizeres uma troca parcial de agua lavas tudo na agua que tiraste do aquario

depois e so montares e meteres a trabalhar o filtro

se tiveres alguma duvida e so perguntares

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

O Antonio já disse quase tudo quanto as cilindricas pretas deves estas a flar do carvão activo que isso tras normalmente isso depois do aquario estavel nem se usa mais e se quiseres fazer uma limpeza maior ou notares que o filtro perde rendimento ou faz barulho por baixo cabeça (motor) tens uma tampinha com umas astes laterais tiras isso com cuidado e podes limpar a turbina e a cavidade dela

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

O Antonio já disse quase tudo quanto as cilindricas pretas deves estas a flar do carvão activo que isso tras normalmente isso depois do aquario estavel nem se usa mais e se quiseres fazer uma limpeza maior ou notares que o filtro perde rendimento ou faz barulho por baixo cabeça (motor) tens uma tampinha com umas astes laterais tiras isso com cuidado e podes limpar a turbina e a cavidade dela

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

 

Boas entao esse "carvão activo" por exemplo depois de uma semana ja se pode tirar?

Tenho o meu aqua de 54L a faser o cliclo da agua desde dia 15 ja posso tirar esse carvão activo?

cumps.

_______PyNext

 

Alexandre Gafanhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas entao esse "carvão activo" por exemplo depois de uma semana ja se pode tirar?

Tenho o meu aqua de 54L a faser o cliclo da agua desde dia 15 ja posso tirar esse carvão activo?

 

 

nao o carvao tem a sua utilidade :

 

 

Filtração Química

 

Filtração Química é a remoção de substâncias dissolvidas na água do aquário a nível molecular. Estas substâncias, quanto à sua natureza, podem ser polarizadas (íons) e não polarizadas (moléculas). O método mais empregado para este tipo de filtração consiste em passar a água por uma camada de Carvão Ativado (CA), que é mais eficiente para a remoção de moléculas, mas que funciona também com alguns íons.

O CA pode conter elevados níveis de fosfato (nas cinzas internas), que poderá ser dissolvido na água do aquário. Isso é particularmente nocivo ao aquarismo marinho, mas também não é bom para os aquários de água doce. Portanto, ao adquirirmos CA deveremos dar preferência aos especificamente produzidos para utilização em aquários.

 

Este problema pode ser diminuído fazendo-se a imersão prévia do CA em água limpa (renovada), algum tempo antes de sua utilização (2 a 3 semanas). Com isso estaremos fazendo uma dissolução prévia do fosfato e outros materiais, porventura existentes, atenuando seus efeitos.

 

Existe por parte de alguns aquaristas uma preocupação em relação à adsorção pelo CA de nutrientes minerais vitais requeridos pelo ecossistema do aquário. Ocorre que o esgotamento de nutrientes minerais é algo que ocorrerá tanto em aquários plantados como em aquários marinhos pelo consumo dos organismos vivos, e isso ocorrerá com ou sem a presença do CA no sistema. Considera-se que os ganhos proporcionados por sua utilização são suficientemente grandes em relação aos “prejuízos”, para justificar plenamente sua utilização.

 

A utilização do CA deve ser suspensa enquanto estivermos administrando algum medicamento, adubação química, etc., na água, pois o CA poderá absorver da água os remédios ou alguns produtos químicos de maneira seletiva, prejudicando os resultados pretendidos.

 

CA já utilizado pode ser (parcialmente) reativado domesticamente aquecendo-o no forno a cerca de 150 oC e lavando-o em água pura sucessivamente. Através deste processo será feita a eliminação dos gases aprisionados, permanecendo porém no interior dos poros as moléculas de material mais pesado (ex.: metais tóxicos), que não serão eliminadas pelo aquecimento, razão pela qual este procedimento é contra-indicado em aquarismo. Apenas em laboratórios, com equipamentos adequados e testes apropriados a recuperação poderá ser feita com segurança.

 

Felizmente o custo do CA é suficientemente reduzido, possibilitando-nos usá-lo em quantidades razoáveis. É recomendável lavar bem o carvão antes de utilizá-lo, para remover o pó que sempre se acumula em sua superfície.

 

Quanto de CA utilizar é uma recomendação difícil de ser feita, mas se verifica que a utilização de quantidades menores, com trocas mais freqüentes funciona melhor do que o oposto. Como ponto de partida, experimente usar 250 ml (1 copo de requeijão) para cada 150 litros de água, fazendo trocas mensais do CA. Não se deve utilizar carvão comum (vegetal ou animal) em substituição ao Carvão Ativado.

 

Além do CA diversos outros materiais foram desenvolvidos para a filtragem química. Um deles é a argila de zeolita, capaz de remover amônia da água. Útil para emprego por curtos períodos, pode se tornar prejudicial a longo prazo. Interfere também na ciclagem de aquários novos, impedindo a formação das colônias de bactérias.

 

Outro tipo de substâncias, relativamente recentes, que podem ser utilizadas para a filtração química são as Resinas Deionizadoras, formadas por materiais (há diversos tipos), que possuem a capacidade de retirar (absorver) íons dissolvidos na água. São bastante eficientes, mas possuem atualmente custos bem mais elevados do que o CA, possuindo porém em alguns casos a capacidade de absorver substâncias sobre as quais o CA não tem capacidade de adsorção.

 

Os filtros do tipo Skimmer possuem pronunciada atuação na remoção de detritos químicos, sendo hoje largamente

 

utilizados em aquarismo marinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas

 

agora só mais uma coisa, aquando das TPA devo tratar a nova agua antes de a colocar no aquário, ou colocando-a com a restante no aquário não é preciso.

Estou a pensar fazer TPA de 30% de 3 em 3 semanas, se aguentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que de tres em tres semanas e pouco

deverias fazer um tpa po semana

em relaçao a agua deixa a agua a repousar de um dia para o outro mum recipiente nao tampado

deverias por o setup do aqua assim era mais facil

abraço

comprimentos

Antonio Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que de tres em tres semanas e pouco

deverias fazer um tpa po semana

em relaçao a agua deixa a agua a repousar de um dia para o outro mum recipiente nao tampado

deverias por o setup do aqua assim era mais facil

abraço

 

o setup é este podem ver aqui com fotos http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=100103

 

Setup

Aquario 50x25x30 - +/- 37.5 litros

Filtro interno Micron 200 l/h

Termostato Scuba 100 - 100 W

 

Flora

Musgo de Java

Ceratopteris thalictroides

Spathyphillum

Limnophila sessiliflora

E outra que não sei o nome dela, aqui fica a foto

 

 

Fauna

2 Zebras (Qual o nome correcto ?)

1 Escalar

1 Limpa Vidros (Qual o nome correcto ? )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas entao esse "carvão activo" por exemplo depois de uma semana ja se pode tirar?

Tenho o meu aqua de 54L a faser o cliclo da agua desde dia 15 ja posso tirar esse carvão activo?

O carvão não entra no ciclo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a utlizaçao do carvao enquanto o aquario esta a ciclar nao e de todo viavel... O carvao tira nutrientres as plantas, e passado mais ou menos 3 meses tudo o que absorveu começa a libertar outra vez.

Ou seja o carvao utiliza-se quando se tem troncos na agua a meter a agua amarela e dtem de ser trocado aao fim de aproximadamente 3 meses.

Deves tambem fazer uma tpa por semana, pode ser de 30 % a vontade...

A agua podes deixar ela parada durante 24 oras antes d epor no aqurio ou entao urtilizas um acondicionar de agua..

Quando a limpeza do filtro se esse fiiltro tiver ceramicas, ou seja o que alberga uma grande colonia de bacterias, isso nunca se tira fora de agua nem nunca se lava por mais sujo que esteja!

 

cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Quanto ao carvão há varias opniões e acho que já foi quase tudo dito

 

Agora quanto ao filtro é que depois de ter visto o teu setup acho pouco isso é filtro para aquarios mais pequenos

 

Cumps

 

comprei o aquário sem saber absolutamente nada nada sobre o assunto, ia a passar numa loja e como já tinha vontade à algum tempo de ter um aquario, comprei.

 

Optei por um tamanho pequeno, mas não o mais pequeno e comprei um já com o filtro e termostato para não ter que me preocupar com isso, pensava eu que se já vinha incluído eram as melhores opções, agora dizem-me que o filtro não é suficiente e o termostato é demais. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.