Montar Nano


Jorge Jesus

Recommended Posts

Boa tarde pessoal dos Salgados,

 

Tenho um aqua de 300 lts de agua doce, mas tenho visto coisas nos salgados que me maravilham mais ainda do aquas de agua doce, a minha questão e para a qual peço a vossa ajuda é;

 

tenho um aqua de 60 lts, sei que é pouco, mas gostava de montar um nano reef, o que preciso em relação de material? o que posso colocar em relação a fauna? na decoração?

 

Tenho lido algumas coisas e já cheguei a algumas conclusões, mas mesmo assim queria a opinião de quem já vive com um nano.

 

Cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o topico do Duarte ainda existe mas estava bastante bom.

 

 

(offtopic, o Jorge Jesus e o octopus, só falta o Paulo Alves :sleeping: )

 

Boas,

 

Obrigado desde já pelas respostas.

 

Vamos lá a ver ando a perceber alguma coisa...

 

 

preciso:

 

um escumador, embora se diga que não seja imprescindivel num nano com 60 lts.

Rocha viva (25% do aqua ??? ou seja 15 kg)

areao (pode ser areia da praia?) camada com 5/6 cm de forma a fazer a chamada DSB

duas bombas que façam 1200 lts por hora

Iluminação ( como nos aquas doces tb é necessário 1w por litro?)

agua (posso ir busca-la a praia e guarda-la? não perde propriedades?)

 

E penso que seja tudo para iniciar...

 

Desculpem estar a chatear, já devem ter respondido centenas de vezes a perguntas como estas.

 

Já agora Ricardo, explica lá essa do Paulo Alves, tem alguma coisa a ver com futebol?

 

Abraço

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação, uma calhazita de 68wats(?) compactas deve chegar, quanto à "areia" o pessoal não costuma aconselhar areia de sílica, aragonite sugar size ou areão de coral moído fino são escolhas mais comuns, quanto ao peso da rocha, depende, pessoalmente gosto de rocha bastante porosa e com entradas e saídas para peixes e invertebrados portanto geralmente prefiro que a rocha ocupe cerca de 1/4 do volume do aquário, isto claro a "olhometro".

 

 

 

 

 

(a piada do futebol é porque penso que o membro octopus tem uma ligação ao Belenenses, tu tens o nome do ex-treinador do Belém e existe um membro com o nome do adjunto, o Paulo Alves.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação, uma calhazita de 68wats(?) compactas deve chegar, quanto à "areia" o pessoal não costuma aconselhar areia de sílica, aragonite sugar size ou areão de coral moído fino são escolhas mais comuns, quanto ao peso da rocha, depende, pessoalmente gosto de rocha bastante porosa e com entradas e saídas para peixes e invertebrados portanto geralmente prefiro que a rocha ocupe cerca de 1/4 do volume do aquário, isto claro a "olhometro".

 

(a piada do futebol é porque penso que o membro octopus tem uma ligação ao Belenenses, tu tens o nome do ex-treinador do Belém e existe um membro com o nome do adjunto, o Paulo Alves.)

 

Boas,

 

ainda tenho duvidas em tres pontos:

 

Preciso de um escumador, ha quem diga que nao seja obrigatório num nano com 60 lts.

Necessito de duas bombas que facam 1200 lts por hora? ( 60 lts x 20 = 1200 lts/h )

A agua (posso ir busca-la a praia para encher o aqua e outra para guarda-la? não perde propriedades?)

 

Obrigado

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a apanhar agua isso não te posso ajudar, mas alguém com salgados da margem sul deve ter uma zona para apanhar a agua, escumador é sempre aconselhável, por mais que nós nos metalizemos há sempre aquele dia em que não apetece mudar a agua ou que não apetece fazer outra coisas e ai o escumador vai funcionar como rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha ignorancia, estou farto de pesquisar e ainda não encontrei nada que me clarifica-se! No caso deste teu nano não se fala em SUMP, ou seja não existe filtragem é isso? como é feita a filtragem é só através do escumador?

 

Deculpem a pergunta mas estou a começar a interessar-me por reefs e esta é uma duvida que persiste há imenso tempo...

 

Abraço e obrigado,

 

Nuno.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a sump ormalmente serve para escconder o equipamento e aumentar a litragem total do aquario.

 

a filtragem é feita maioritariamente pala rocha viva e tambem pelo areão. O escumador serve para tirar as proteinas da agua antes delas se decomporem.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Obrigado,

 

Então vai mais un fazer planos para um Aqua de Agua Salgada.

Já tenho dois, um Comunitário amazónico e um de Ciclideos africanos, vou começar a estudar este tema. A minha mulher é que não vai achar muita piada... mas a vida é assim, é desta que me mudo de vez para a cave.

 

Obrigado e um abraço,

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.