Obrigada a todos que responderam.
DavidBugnet, como ando preocupada com a infinita capacidade de reprodução dos guppies (como bem lembra o Rafa best), estou pensando num aquário só de corydoras, aproveitando sua dica. Mesmo sendo ativas, pretendo, é claro, fazer umas tocas para que elas possam se esconder quando quiserem.
Aquaben, sou de São Paulo e, aqui, as temperaturas vivem variando. E a sala onde pretendo instalar o aquário é especialmente fria, em qualquer parte do ano.
Rafa best, em outro fórum também fui alertada quanto ao problema da reprodução dos guppies. Quanto ao problema dos plantados: só se as plantas forem artificiais! É que, no meu modo de entender, a manutenção tanto dos peixes quanto das plantas – e do equilíbrio da água com ambas as influências – não é assunto para iniciantes como eu. Se a espécie gostar de plantas não para comer, mas para se esconder, tudo bem, então as artificiais dão conta do recado, não é? Aliás, sempre fico meio em dúvida quando leio, como requisito para esta ou aquela espécie, que o aquário seja “plantado” ou “bem plantado”. Nunca sei, em cada caso particular, qual o motivo de a espécie precisar das plantas – se são vegetarianas, se é a questão do abrigo, etc.
Bem, mais uma vez, obrigada pela ajuda de todos, e vamos ver o que o futuro reserva.