Dário Santos

Membro
  • #Conteúdo

    449
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Dário Santos

  1. Boa noite,

     

    Estou a escrever, pois apesar de já andar nisto da aquáriofilia há muitos anos nunca tive Ciclideos Africanos.

     

    Gostava de saber se existe alguma especíe que se possa manter num pequeno aquário de 30 litros (40*25*30)?

    Sei que os Ciclideos em geral são peixes para aquários grandes para evitar problemas territoriais, mas será que não existe nenhuma espécie de facil acesso e facil de manter que se possa ter num aquário desta dimensão? Só um casal ou uma pequena colónia?

     

     

    Estou a perguntar pois vou oferecer um aquário como o que referi em cima à minha namorada, e ela falou-me que gostava de ter areia branca como substrato e aquelas pedras brancas esburacadas (pela descrição dela só estou a ver as calcáreas..) Por isso o pH iria ser alto, o que impediria de manter peixes de ph ácido/neutro.

     

    Precisava de saber a resposta (embora desconfie que não é possivel em tão pouca água) para ter a certeza.

    Claro que se não der terei de montar outro tipo de aquário, e acredito que ela também vai gostar.

     

    Obrigado desde já.

     

    Cumps.

  2. Boa noite pessoal.

     

    Fui eu o responsável por este tópico na medida em que fui eu quem vendeu os Blue Pearl ao André.

    Já não vinha ao fórum há alguns dias e fiquei muito supreendido com a MP que tinha do André a equacinar-me sobre a origem dos camarões, mas parece-me que já está tudo +/- esclarecido.

     

    Afinal de contas o erro até foi meu, já que nem me lembrei de dizer ao André que um substrato escuro é muito importante para que os camarões fiquem mais "coloridos". Como ele me disse que já tinha alguns camarões, parti do principio que já tinha alguma experiencia com invertebrados, e nem me lembrei de falar no básico dos básicos.

     

    André, como acabei de te dizer por MP, mantem-me informado quanto à tua desconfiança em teres uns snow withe à mistura, pois eu nunca tive essa estirpe. No entanto nunca se pode descartar a opção de mutações.

  3. MMauro, como vez tens aqui já dois bons exemplos de sucesso.

    EU nunca os mantive, por isso não vou opinar sobre a especie.

     

    Apenas quero mais uma vez salientar, que não será boa ideia colocares num aquário de apenas 10 litros, ainda por cima já povoado com red's..

    No mínimo eu aconselhava um àqua de 60litros.

  4. Boas Robin!

     

    Então, como estão eles?

     

    Não tens umas fotos actuais para ver a diferença?

     

    Também mantenho Neons chineses e por várias vezes já os vi a "dançarem" uns com os outros..

     

    Também vou tentar a reprodução. Mas sabes-me dizer qual o tempo a fêmea acarta os ovos e depois quantos dias demoram os alevins a nascer?

     

    Abraços e obrigado pela atenção.

     

    Cumps.

  5. ola depois de evr este topico cheguei a conclusao que o meu epixe estava triste e decidi comprar-lhe um habitat melhor... Fui logo a loja de aquariofilia(biotopoazul) e comprei um aqua de 72 litros + bomba 350 L/H + uma lampada 11W (comprei esta fraca porque quando tiver dinheiro para mais compro uma boa) + 4 quilos de terra e um tronco .

     

     

    Cumps

     

    Boa!

    De facto globos não são para ter peixes, sejam eles quais forem.. para além do reduzido espaço que a maioria tem, o vidro demasiado curvado deve deixar qualquer peixe com a visão extremamente debilitada a longo prazo..

     

    Mas só para terem uma ideia, para cada uma desses peixes de água fria é aconselhado um mínimo de 100litros (volto a frizar, por peixe) para que possam viver felizes e saudáveis.

     

    Sapinho98, o teu aquário já foi uma grande evolução, mas não caias na tentação de acrescentar mais peixes! ;)

    O melhor que tens a fazer, é no dia em que esse morrer (esperemos que daqui a muito tempo) comprares um termoestato, e começares a adquirir uns peixinhos de água quente, pois existem muitos peixes de água quente mais baratos que os de água fria, e podes introduzir muitos mais nesse aquário (claro, dependendo das especies que escolheres).

     

     

    Neobruo,

    A não ser que faças o mesmo e compres um áqua maior, duvido que haja alguma coisa que se possa fazer, a não ser deixar a natureza actuar.. Pode ser que se safe..

    Mas de facto condiçoes para esse peixe, não existem.

     

    Cumps.

  6. Ferver com sal não me parece que seja muito importante.

    Normalmente isso faz-se para eliminar colonias de microorgansmos que não toleram o sal. COmo apanhas-te no mar, e sendo seixos deviam estar na linha de água, logo em contancto com a água salgada e as colonias serem resistentes ao sal. Mas também não perdes nada.. por isso força!

     

    Agora, tenho quase a certeza que são calcáreas. COnheço bem a zona e é bastante provavel. No entanto faz o teste.

     

    Se fôr calcária vai-te subir muito o pH do aquário, e se tens ramirezis deves querer ter um pH ácido.. Se introduzires as pedras isso não vai acontecer e colocas em risco as espécies que manténs.

     

    O melhor é fazers o teste.

  7. Viva!

     

    Queria deixar aqui algumas sugestões:

     

    Relativamente á fauna, esse pleco tem mesmo de sair.. Relativamente aos botias, também não acho que seja boa ideia, pois também crescem considerávelmente.. Poderás aguentá-los mais uns meses, mas deverás ter de acabar por os tirar, se quiseres zelar pelo seu bem estar.

     

    Uma sugestão, podes trocar estes peixes por corydoras, pois sempre crescem menos.

     

    Relativamente á estetica, ganhavas muito em trocar esse areão por um de granolumetria inferior, um areão bem mais "fino" do que esse. Dava ao aquário a sensação de ser maior. Para além de que se quiseres meter corydoras ou outros peixes de fundo, o areão fino é muito melhor para eles procurarem comida. E também facilitava a vida ás raizes das plantas banana rock

     

    Relativamente á flora, não mencionas-te a iluminação, mas creio que essa planta vermelha será um pouco exigente, por isso atenção com ela, não vá começar a degradar-se no áqua :dance:

    Com a da esquerda não terás qualquer problema, a não ser quando começar a crescer de mais :)

     

    Espero ter ajudado.

    Claro que são só sugestões :wink:

     

    Abraço

  8. Boas!

     

    Antes de mais:

     

    Há uns bons meses que não participava aqui no fórum..

    Possivelmente haverá quem já nem se lembre de mim, outros concerteza se lembrarão, e outros ainda que se juntaram á comunidade depois de eu me ter afastado do fórum..

    Este afastamento deveu-se ao facto de ter começado a deixar de sentir aquele intusiasmo inicial pela aquáriofilia, coisa que é normal, e já vi acontecer a outros membros do fórum, inclusivé os vi voltar :P

    É verdade que não desmontei os aquários mas apenas continuei a fazer as manutenções básicas como tpa´s e alimentação..

     

    Mas estou de volta, será aos poucos que irei "atacar" cada um dos aquários que cá tenho por casa, de forma a que fiquem mais bonitos que nunca!

     

    O primeiro é este que vos venho mostrar, depois ficam a faltar dois de 50litros cada um que apenas contêm invertebrados e o aquário comunitário de cerca de 180litros..

     

     

    "RedGreen"

     

     

    Trata-se de um aquário da SCALARE com 40 x 25 x 30 de dimensões com capacidade para cerca de 25litros reais.

    Tem um filtro de mochila de marca ELITE, que bombeia 230litros por hora e que a meu ver possui um bom sistema de filtragem (biologica + mecanica)

    Para já não tem termoestato, porque as temperaturas ainda estão suportaveis e aproveito para o comprar mais tard€. ;)

    Em termos de iluminação também ainda não tem, será assunto para tratar ainda esta semana, mas não será nada de especial, uma daquelas de prender no vidro traseiro, por exemplo.

     

    Fauna e Flora também ainda não está decidido, em principio irei acrescentando aos poucos conforme fôr vendo que fica bem ou não..

    Mas em termos de Flora, a ideia é obter um aquário cuja côr preduminante seja o verde, com uma planta vermelha a fazer contraste, daí a escolha do nome..

    Relativamente á fauna vou querer manter um pequeno cardume de peixes pequenos e manter alguns invertebrados, talvez me estreie nos Sulawesi's! Mas terei de ver compatibiblidades entre parametros de água..

     

    Desde já aproveito para pedir opiniões, sujestões e dicas acerca da fauna e flora em questão :P

     

    No que toca à decoração utilizei akadama e areia branca para cubrir o fundo, algumas pedras de xisto erochas vulcanicas em miniatura para separar os dois "solos" e um tronco.

     

    Ficam então as fotos:

     

    Antes estava assim:

    DSC03727.jpg

    DSC03728.jpg

    DSC03732.jpg

    Sem iluminação, sem filtro, só filtragem feita pelos fetos, sem tpa's e sem dar comida há uns meses, pois pensava que não morava lá ninguem.. Ainda assim quando desmontei encontrei um camarão que lá tinha posto quando montei o aquário e que já não via há meses, trata-se de um Atyaephyra desmaresti os camarões que habitam os nossos rios e me foi oferecido pelo Sergio Torres!

     

    Depois de tudo desmontado e limpo, seguiu-se a montagem:

    DSC03735.jpg

    DSC03739.jpg

     

    O xisto que iria fazer altura para separar a akadama da areia:

    DSC03742.jpg

    DSC03744.jpg

     

    De seguida as mini rochas vulcanicas por cima do xisto e a areia:

    DSC03747.jpg

    DSC03749.jpg

     

    Já com a akadama:

    DSC03753.jpg

     

    O tronco:

    DSC03763.jpg

     

    E já cheio de água, com algumas plantas:

    DSC03767.jpg

     

    Com a iluminação temporária:

    DSC03772.jpg

     

    E o 1º habitante:

    DSC03785.jpg

     

     

    Como podem ver, aproveitei uns pés de Marsilea hirsuta e de vallisnerias (que não me lembro a variedade, só sei que são nanas e que são as que crescem em caracol), não sei se serão para manter, tudo depende da evolução que o aquário levar depois de ter a iluminação definitiva.

     

    Todas as criticas e dicas são bem vindas! Se têm alguma coisa a dizer, não esitem ;)

     

    Cumprimentos,

  9. Em Lisboa, mais propriamente em Belém, há um lago em frente ao Planetário que tinha excesso de (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]..

    E até á mão se apanhavam..

    Não sei se ainda é assim.

    Mas cuidado, não apanhem por apanhar e por ser de borla.. São peixes com formato de gupies, mas para além de serem de água fria são um pouco agressivos e dão cabo das barbatanas de outros peixes.. REproduzir em aquário também não é facil, pois comem as crias, tem de ter muitos esconderijos.

  10. Parece que fui alguém me chamou ;)

     

    Não sei se ainda têm duvidas quanto ás bolas de algas, como o sergio disse, já fiz algumas experiências com essa "planta"..

    A conclusão a que cheguei foi que se pode cortar á vontade uma bola em várias.. Eu cortei uma ao meio, coloquei metade num áqua e a outra metade cortei em mais de dez bocados para tentar fazer um tapete.. Mas é uma planta de crescimento muito lento! É muito complicado.. E até a outra metade voltar a ficar redonda também demora muito..

    No entanto a "planta" nunca morre por ser cortada..

    Li por aí que o aspecto redondo da planta deve-se ao facto de no seu habitat natural ela andar a rebolar rio abaixo (tipo os seixos rolados). Não sei se é verdade porque isso deixa-me uma questão.. Onde é que vão parar? A menos que sejam comidas por animais ou destruidas de alguma outra forma, não me parece muito credivel.. Mas talvez alguém possa explicar..

     

    Se eu poder ajudar em mais alguma coisa, cá estarei :D

     

    Cumps.

  11. Neocaridina heteropoda var wild....

     

     

    Tenho carradas deles no aquário dos discos.

     

     

    Era mesmo isso que eu queria dizer! Faltou-me a "expressão".

     

    Milton, os arco-iris não são os mesmos? Sempre pensei que era o qua chamavam aos Neocaridina heteropoda var wild devido ás suas capacidades de mudar ligeiramente de tom em função do habitat..

     

    Estou correcto?

  12. Boas.

     

    Já tive, e possivelmente ainda tenho, 2 camarões muito identicos a esses.. estavam á venda numa loja juntamente com red's , não me souberam dizer o nome, e como era bastante perceptivel as diferenças entre macho e femea e as femeas estavam ovadas, acabei por trazer um casal.. Depois de alguma pesquisa, fiquei a pensar que eram Neocaridina na forma selvagem.. Mas é complicado ter certezas..

  13. Atenção que controlar pragas de plantas flutuantes é relativamente facil..

    O mesmo não se pode dizer de pragas de outros seres como caracóis e outros invertebrados..

     

    Eu sempre usei plantas flutuantes, e para mim é o melhor! Quando já não as quero mais em determinado aquário não é complicado retira-las completamente, quer com a mão, quer com um camaroeiro.

  14. Boas pessoal,

    Em primeiro lugar, muito obrigado pelas ajudas dadas até agora!

     

    A minha técnica é a seguinte, retiro tudo menos o substracto, com a rede ando de um lado para o outro imensas vezes e depois estou 1/2 horas a apanhar a chavalada com um copo de shot :| até faz saltar os olhos de tanto andar a procura deles hehehe

     

    Já vi usarem uma mangueira, e suga-los para uma rede fina :P

     

    Cumprimentos

     

    Essa era básicamente a técnica que sempre usei, e será a que vou usar para tirar aqueles que se vêm.. O meu problema são aquelas miniaturas que se metem no meio dos buracos da akadama..

     

    Fazes assim:

    Passo 1 Tiras uns quantos green e envias-me :priere: (pago os portes)

    Passo 2 Arranjas 1 ou 2 botias

    Passo 3 Aguardas 1 a 2 dias no maximo e tens o aqua livre dos camaroes

     

    Nota: As botias gostam de sagres para a gamba escorregar melhor :roflroll2:

    Abraço

     

    Os botias (os carnivoros :) ) facilmente resolveriam o problema, mas aqui por casa só tenho um que está no áqua de 190litros e que é impossivel de apanhar.. mas é um boa solução..

     

    Dário, vê se isto aqui ajuda.

     

    Cumps

     

    Miguel, isto é uma grande técnica!

    Especialmente para que tem pouca paciencia e algum tempo para esperar que eles entrem.. Mas infelizmente não elimina todos garantidamente..

     

     

    Sergio, a tua ideia também não é má.. Ou tiro a água toda e deixo ao sol, ou então não tiro a água e com o termoestato do aquário grande ponho aquilo nos 50ºC, ou mais.. Assim aproveitava-se e alguuns seres microscópicos possivelmente também iam á vida..

     

    Uma coisa é certa, embora não goste muito da ideia, mas se houver camarões com menos de 2mm de comprimento teram de morrer pois são impossiveis de apanhar e não quero correr o risco que fiquem lá miniaturas. (digo se houver porque á criação neste áqua tem estado muito em baixo..Há muito tempo que não vejo uma femea ovada)

     

    Quanto ao destino dos camarões, os red's são para pôr noutro áqua mais pequeno e dos green's vou fazer uma seleção.. Vou escolher os maiores e mais verdes para venda e o resto é para Oferta..

    Mas peço desculpa, mas nem os da venda nem os da oferta envio por correio.. (Tenho o domingo livre para esta tarefa, mas depois durante a semana não vou ter tempo por causa da escola, e depois para a outra semana vou de viagem até Andorra.. Por isso, só poderam levantar aqui na Amora ou em Entrecampos durante a semana.. Mas isto não é assunto para se falar aqui (segundo as regras do fórum), por isso no domingo vejo isso, coloco os anuncios (segunda talvez) e depois falamos..

     

    Mais dicas são sempre bem-vindas!

     

    Cumps.