Sofia Correia

Membro
  • Tópicos

    649
  • Membro há

  • Última Visita

  • Days Won

    28
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Sofia Correia

  1. Desculpem ser uma "babada" com o meu aquário e postar imensas fotos. Mas caramba...não estou a conseguir lidar sozinha com este pearling tão bonito 😍 :
  2. Vou mesmo ver melhor as opções que existem no mercado e a que preços. Eu queria uma que fosse RGB, não sei se isto faz ou não sentido... Mas as cores do tanque ficam super lindas com RGB. De qualquer forma isto é uma nao prioridade dado que as plantas estão a crescer minimamente bem com a luz que tenho (que é fraquinha). É uma coisa a fazer quando houver um orçamento extra... 😄 depois mostro-vos as alternativas que seleccionei e dão me a vossa opinião.
  3. A nível de rotina parece-me estar tudo fixe e usaste as bactérias para acelerar o processo. A temperatura de 26 ºC também é mais vantajosa no crescimento de bactérias. Não há grande razão para a amónia não descer...Há possibilidade dos testes estarem com um erro de detecção? Ou são todos novos? Esta do camarão ainda não tinha ouvido ahahah
  4. A questão das TPAs será um tema a explorar certamente à medida que o tempo passa. Tava tentada na Twinstar Light 30B. Mas pronto, mas tenho de ver reviews e pesquisar melhor.
  5. Tens valores de Nitritos? Se tivesses conseguias perceber se a amónia estava a ser degrada/transformada em Nitritos. Usaste algum acelerador de ciclagem? E qual a rotina de TPAs que estás a fazer?
  6. Tenho usado um escorredor de cozinha...pode parecer silly, mas funciona ahahah Ahahah tenho ali uma pequena alga verde numa pedra, mas so far so good. Foi claramente sorte de principiante 🤗 Vou ver o que eles tem dentro das dimensões do meu tanque. Tinha também visto umas que são as Hygger Smart RGB 30, mas entretanto também não existe stock.
  7. @Diogo.Sousa Já limpaste as algas todas? 😃
  8. @chefe e updates/fotos desse aquário?
  9. Depende do quão "bruta" sou nas TPAs. Mas agora também já só estou a fazer uma vez por semana e acredito que começe a acontecer bastante menos. De qualquer forma aconselharam-me ontem na Solaqua e daí a pergunta. Não posso deixar de partilhar convosco a evolução do meu aquário: 16/04 - 1 dia depois da montagem 29/04 - Dia em que plantei a Eleocharis e a Monte Carlo e onde também podei pela primeira vez a Limnophila Sessiliflora e replantei. Tinha muitas dúvidas que a Monte Carlo tivesse a crescer, mas claramente a última foto diz-me que sim. Próximo passo, adquirir uma lâmpada mais porreira 🙂 Sugestões com uma boa relação qualidade-preço?
  10. Eu não colocaria as Cory's em primeiro lugar..do que li/disseram são meio sensíveis e é preciso ter mesmo a certeza que está tudo certinha com os parâmetros do aquário e não há desequilíbrios. No entanto o pessoal mais experiente saberá responder melhor que eu 😊 Parabéns pelo aquário e adaptação do móvel ficou bem fixe e harmonioso.
  11. Já agora, alguém tem feedback do Seachem Flourish Advance para criar raízes mais rapidamente nas plantas?
  12. Próxima semana começo a colocar equipa de limpeza 🙂 Depois mostro fotos
  13. Eu confesso que gosto no look natural que as algas dão (quando não são em demasia) 😃
  14. Eu quando me proponho a entrar em algo, normalmente é para fazer as coisas da melhor forma possível e nunca sem saber bem o que tou a fazer ahahah
  15. Não sei que tipo de testes usas, mas há que ter em conta que isto é um teste de fita, e o erro associado aos mesmo é sempre duvidoso. Isto para dizer que o meu pH normalmente anda entre os 7 e os 7.4 o que é perfeitamente "ok" até porque todos os outros valores parecem estar normais. Acho que ao mais importante é a consistência dos valores (mas isto é uma visão de quem começou há muito pouco tempo neste mundo). Eu estou a usar o Seachem Prime e a medição de referência da água que tenho a nível de pH e 7.2. Acima de tudo, notei ontem que haviam raízes novas nas plantas e elas parecem estar todas bem e nada a derreter 🙂 por agora vou deixar assim, mas talvez num futuro adicione mais substracto. Mas farei primeiro um tratamento ao substracto do estilo, deixá-lo em água, e fazendo-lhe TPAs para que ele liberte a amónia que tem...ir medindo a quantidade de amónia da água onde ele está à medida que faço as TPA's e adicionar o substracto só quando não for detectável amónia na água onde o estou a "lavar".
  16. Temperaturas à parte...medições feitas hoje antes de TPA: Temperatura - 24 °C pH - 7.4 Nitrito - 0 ppm Nitrato - 10 ppm Amónia - 0.05 ppm (menor valor da escala do kit da JBL) Agora estou meio frustada com a Monte Carlo e a Elocharia porque hoje lá sairam uns "tufos" do substracto e eu tive de replantar (eu sei @JoseCarlosMarques que me disseste que ia acontecer e que tinha de ter paciência). A questão é que não deixo de pensar que secalhar tenho pouca altura de substracto na parte frontal do aquário...tenho cerca de um dedo de altura (1 cm/1.5 cm). Sendo este o caso...consigo resolver ou não mexo e siga?!
  17. Isto já me tinha passado pela cabeça...até porque as bactérias tem normalmente uma temperatura ótima de crescimento de 37 ºC.
  18. E quanto mais pequeno for aquário, pior serão as alterações. Se tiveres paciência, isto acho que é mesmo o ideal e o mais ponderado de sempre!!!
  19. Confesso que foi a mesmo a principal preocupação 😃 Sim...eu estou meio desapontada com os termoestatos...eu estava à espera que se faço o set para 25 ºC ele aquecesse a água a 25 ºC...
  20. Não precisam CO2 mas crescem mais na presença dele. E sim, fazem carpete 😁
  21. Quando a amónia chega a 0, em teoria significa que a primeira parte do ciclo está completa. Química e biologicamente o que tem de acontecer primeiro é teres amónia no teu aquário. (para o ciclo se iniciar) Com essa amónia, bactérias existentes no meio ambiente e que são capazes de degradar amónia vão se inserir no teu aquário. Essa amónia é degradada em Nitritos e surge um pico de Nitritos. Os Nitritos vão permitir que bactérias que degradam nitritos começem também a viver no teu aquário. Estas bactérias transformam Nitritos em Nitratos que por sua vez são controlados com TPA's. O ciclo está completo quando Amónia e Nitritos estão a 0. Se não estou em erro...é assim que funciona..mas a química ficou na Universidade há uns anos 😅
  22. Eu agora tenho a 23 ºC/ 24 ºC. Nunca pensei que fosse tão dificil acertar temperatura num aquário 😨 As Monte Carlo parecem estar bem e não estarem a "derreter"...por favor ignorem a minha técnica de plantar que não é de todo profissional comparando com a qualidade de "jardineiros de aquários" que se vê neste fórum:
  23. Aposto que o @Diogo.Sousa tirou-as mas ainda está a editar para ficarem mais bonitas hehehe
  24. Era o da Tropica que queria dizer 😪 mas sim, acho que se ainda tens não vale a pena o investimento de todo. Não sei como funcionam os da Tropica mas estes depois tens a perspectiva mais económica da coisa, que é compras recargas para a embalagem inicial que são mais baratas (300 mL foram 20 euros e a recarga de 500 mL são 30... Poupas cerca de 3 euros)
  25. Ahahah sim, agora tenho de juntar para uma lâmpada mais fixe 🙄 será o próximo passo! Em relação ao fertilizante disseram me que este em específico seria o ideal para aquários a ciclar porque não aumentam os nitratos e fosfatos. Já vi comparações com os da Seachem e pelo que percebi são muito semelhantes em resultados 😊