LUISSM

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por LUISSM

  1. Pois, tb já tentei. Fiz uns testes com uma bomba de máquina de lavar, mas tanto o caudal como o consumo eram exagerados. Neste momento continua a bomba de 12V, 3.6W que custou 1$/W $3,6 😉 Fiz uma limpeza interna cuidada e apliquei um filtro na captação. O interessante desta bomba para além do preço que custou, é o silêncio, o caudal aos 2m que ronda os 120L/H e o seu consumo, uma vez que um dos objetivos é a sustentabilidade do projeto. No entanto vou comprar outra que julgo cumprir os parâmetros definidos. Embora ligeiramente mais potente e mais cara, tem melhores características do que esta. Desliga automaticamente na ausência de água, permite desmontagem mais fácil e acesso ao eixo do impeler para melhor manutenção, continua a ser uma bomba de 12V e com um consumo que no máximo chegará aos 15W e não deve aquecer praticamente nada. Veremos o resultado. Depois mostro a sua instalação. Agradeço as sugestões até ao momento.
  2. Ilustres membros deste fórum, Venho pedir a vossa ajuda na escolha de uma bomba para o meu projecto hidropónico caseiro. Julgo serem as pessoas mais indicadas para me ajudar nesta tarefa, dada a vossa experiência com este tipo de equipamentos. Muitos projectos de Hidroponia Caseira utilizam bombas de aquário para fazer circular a solução nutritiva pelos canais de produção. Quando arranquei com este projecto, comprei uma bomba de 3,60€ na China, que resultou na perfeição. No entanto, dada a composição salina da solução nutritiva, ao fim de uns meses a sua acumulação no rotor magnético tem impedido a bomba de arrancar com alguma frequência. Mesmo depois de várias limpezas. Passada a fase de testes, procuro uma bomba que ofereça mais garantias e pensei nas bombas de aquário. Apesar de que nem todas cumprem os requisitos deste projecto, principalmente no que respeita à coluna de água. Peço então ajuda para escolher uma bomba que irá trabalhar nas seguintes condições: Altura Manométrica de 2m Caudal entre 100 a 200 Litros por hora aos 2 metros A bomba não pode aquecer ao ponto de interferir na temperatura da solução nutritiva Funcionamento intermitente 15min ON, 15min OFF, das 7h às 21h. Composição salina da solução nutritiva indicada no final deste post E claro, a questão financeira também é importante, não deveria ultrapassar muito os 30€. Isto para que a bomba não fique mais cara do que o restante sistema. A ideia é conseguir montar um sistema hidropónico NFT para 25 plantas, eficiente, adaptável, de fácil manutenção (desmontável), esteticamente agradável, com materiais acessíveis a qualquer um e pelo mais baixo custo possível. Daí que a bomba deverá encaixar nesta filosofia. Carreguei para o Youtube um vídeo onde é possível ver o sistema a funcionar em fase de testes. Apesar do vídeo ser um pouco a história da minha Horta na Varanda, este link arranca no minuto certo em que mostro o sistema a funcionar nos primeiros testes. Vídeo Aguardo as sugestões, conselhos e ensinamentos com base na vossa experiência. Desde já o meu obrigado. LUISSM Fórmula nutricional para Alface.
  3. Obrigado Álvaro, Já li todas as regras e recomendações do forum em LER ANTES DE COLOCAR QUALQUER MENSAGEM Vou colocar o post em Início >EQUIPAMENTOS >FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO, julgo ser o local mais indicado. Se não for pf corrige.
  4. Obrigado. Apenas venho pedir a vossa ajuda num tema em que julgo serem a comunidade melhor qualificada. Espero não vos chatear muito :)