Tiago Tomas

Membro
  • #Conteúdo

    6
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Tiago Tomas

  1. Boas Tiago Tomas
    Sobre as algas vê aqui, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm
    Saudações  
    Pelo que consegui "analisar" diria que é o tipo de algas que está identificada como "hair, thread, fuzz" . Mas também "Oedogonium" , diatomas. Gostaria de ouvir uma opinião que me pudesse indicar o caminho certo. As manchas mais escuras nas anubias penso que sejam causadas por excesso de fosfatos e uma iluminação baixa.

    Agora quanto á Ludwigia a ficar com as folhas amarelas/transparentes e depois morrerem e cair apontava talvez para problemas com nitrato.

    Já os fetos de Java com as manchas de necrose a ficarem cada vez maiores, um deles já está quase todo morto (o rizoma continua bem verde) li que poderia ser falta de potássio.

    Li vários artigos, mas deixo aqui este como referência para avaliação. https://www.aquasabi.com/aquascaping-wiki_nutrients_deficiency-symptoms-in-aquatic-plants

    Dicas e opiniões são bem vindas. Que Testes devo adquirir? Nitratos, fósforo e potássio e ferro?

    Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

  2. Tenho fetos de Java com folhas a morrer, ficar castanhas e acabam por morrer e soltar-se sem no entanto dar origem a "filhos" . E a Ludwigia repens Mesacana começou a ficar também com algumas folhas castanhas que morrem e os rebentos na ponta parece que estão a ficar "murchos" quando até aqui ela cresceu muito bem ( não está vermelha porque a luz também é fraca).

     

    E para não criar outro tópico, se me ajudarem a identificar o problema das algas que tenho a crescer pelo aquário agradecia, posso encomendar alguns testes para poder despistar melhor o problema (sempre tive este problema, por vezes com mais ou menos intensidade, aspiro grande parte quando faço TPA e manutenção às plantas)

     

    Tenho este aquário plantado há 11 meses. 10 meses desde que adicionei peixes. Tinha inicialmente plantadas anubias nana e outro tipo de anubia que não me estou a recordar o nome e Bacopa Caroliniana. Recentemente, há1 mês atrás plantei Ludwigia repens "Mesacana" , Cryptocoryne wendtii brown e monte carlo.

    Montei sistema injeção de CO2 há 1 mês.

     

    Testes Efectuados: neste momento estou á espera de destes de nitratos, de fosfatos. Só fiz de nitritos e amónia que estão a 0. E tenho um teste de fita que tem teste de nitratos que indica 25mg (vou confirmar mais logo)

     

    Fertilização: Tropical Nutrition Capsules ( há um mês atrás quando plantei novas plantas)

    E reeflowers all inclusive 1 vez por semana quando faço tpa

     

     

    Substrato usado: JBL Manado

     

    Iluminação: aquatlantis easy led - 900 lúmens ( vou adquirir uma chihiros wrgb II 45 quando a loja tiver stock)

     

    Capacidade total do aquário em litros: 50

     

    Fotos:

    55e5c68cb61ca9b5ec02f5c430f6a6ac.jpg05064ce5432c8bee294eaabd078a6646.jpg34f42ed61064239774fce8ecbf6db087.jpg30fca2b88f1fa9d901e4ff05f7e1461c.jpg2a1d4b8d93ca580dbfc5186f33c7d544.jpg55858ad6ff3c22e769b77f00d76259c0.jpg15e804f4730ad36f80d38c30addc5f9d.jpgddd8fe233227e272ab98b059c214a92e.jpg

     

    Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

     

     

    • Gosto 1
  3. há 1 hora, PMarinho disse:

    Pelo que li em outros fóruns, e mesmo feitio. No meu caso, como comecei a injectar antes das luzes ligarem, e mais co2, nunca mais me preocupei com isso.

    Li o mesmo. Agora só queria era resolver o problema mas não sei como. Tenho uma valvula solenóide para Ligar/desligar, mas para ligar tenho de ir sempre ajustar porque o CO2 não "empurra" a água de novo para o circuito

  4. On 24/02/2020 at 09:08, PMarinho disse:

    Bom dia malta! Desculpem reactivar este topico tao antigo, mas nao creio que faca sentido criar um novo... Noto que quando o CO2 e ligado, demora bastante ate conseguir ver bolhas no meu JBL proflora direct. Pode estar a dar-se o caso da agua estar a entrar para o tubo durante a noite enquanto o co2 esta desligado, ou e normal que demore um pouco a sair?

    Estou com esse problema, todos os dias tenho de dar "uma gazada" de co2 para empurrar a água que fica acumulada no tubo e começar a injetar CO2 no JBL Proflora Direct. Instalei hoje um anti retorno mas acho que não vá resolver nada.

  5. há 4 horas, Brunomcc2000 disse:

    Boas antes de mais podias dar-nos mais informação sobre o aquecedor, filtro, iluminação e até mesmo as plantas, o aquecedor é aquecedor ou termostato? Quantos W tem? O filtro é interno? Hang On? Externo? Quanto L/H debita? A iluminação que tipo de iluminação é? Que potência tem? As plantas que plantas são essas? Pelo que diz talvez sejam Fetos, Anúbias ou Bucephalandras tirando essas não sei quais não devem ter as raizes enterradas..

    A diferença entre os solos e os substratos férteis é que os solos são substratos ativos, substratos de topo(por norma usam ou sozinhos ou por cima dos férteis) ou sejam tem influência química na água, por norma acidificam e amolecem a água, enquanto os substratos férteis são substratos de fundo(têm de ter um outro substrato por cima) estes substratos servem nutrientes às raízes das plantas daí serem substratos de fundo por se tiverem em contacto com a coluna de água vão libertar nutrientes para a coluna de água e consequentemente irá haver um pico de amónia o que poderá ser fatal.

    Quanto à real questão solos ou substrato fértil.. pelo que vejo está a iniciar-se e como tal aconselho apenas solo ou seja aconselho-o a seguir por algo Low-Tech(fácil manutenção), sem injeção de CO2, sem fertilizações, sem exigir uma boa iluminação.

    Segue aqui em em baixo um exemplo de um aquário de fácil manutenção(Fetos, Anúbias, Cryptocorynes, musgos).

     

    5150_2.jpg

     

    Quanto à rocha vulcânica por cima ou por baixo do substrato de usar, por cima não terá problema por baixo "também não", se optar tanto por solo como por substrato fértil não vai conseguir mexer nas rochas enterradas por isso é bom que estude bem a situação antes de o fazer porque se depois de montado o aquário quiser mexer nas rochas enterradas o mais certo é ter um pico de amónia.

    Gosto desse layout, gosto do uso da areia para fazer "ilhas". Vou ver o que consigo fazer por aqui, ainda estou na fase dos planos,

    O aquário é um Kit que me foi oferecido Aquatlantis 55, pensarei em upgrades mais tarde,  
    O filtro fica dentro e ocupa algum espaço, o aquecedor (penso que tenha termostato que pare quando chega á temperatura) fica dentro do compartimento do filtro. Penso que lâmpada não será pensado em plantas, mas onde irei colocar o aquário tenho alguma luz natural que penso que será suficiente para plantas que necessitem de menos luz.

    Agora, quanto a plantas, tenho uma Anúbia bonsai e as outras seguem as fotos que não tenho a certeza do que são, uma delas é um feto e a outra não sei mesmo. 
    Eu nem sei ainda bem como as plantar, se é possível separar em várias cada planta e deixar que ela se continue a desenvolver (assim evitava ter de comprar muitas plantas 🙂 ) . Estas plantas terei de fixar em algum tronco ou rocha que coloque no aquário ou estava enganado?

    Também em relação ás plantas, quais me aconselham para tapete?

    20190625-120855-1.jpg

    20190625-120847.jpg

    20190625-121021.jpg

    20190625-121022.jpg

    O solo que penso que irei usar é o JBL Manado , talvez use alguma rocha vulcânica que cá tenho entre 2cm a 8cm só para aumentar a altura na parte traseira para não ter de gastar tanto solo .

  6. Boa noite manda do mundo da aquariofilia. Então após muitas leituras aqui pelo forum depois de uma primeira (Des)Ventura neste hobby. Sim, tive um pequeno globo de 15 Litros com kinguios. Só pelas condições não é preciso explicar o que aconteceu. Mas adiante... 

    No entretanto ofereceram-me um aquário de 50L,  1 aquecedor,  filtro e iluminação e eu estou a planear as coisas de forma a conseguir ter uma melhor sorte nesta 2ª tentativa.

    Por aqui já li imensos tópicos sobre os mais variados temas, mas que mesmo assim continuo com dúvidas e esperava que me conseguissem esclarecer e ajudar.
    Eu quero plantar o aquário, já tenho cá 3 plantas que pelo que percebi nem precisam de solo (podendo este até asfixiar as raízes), bastando um tronco (que já estou a tratar) ou rocha. Mas chegando á minha duvida, eu queria colocar plantas que fizessem tapete na frente e estou em duvida quanto ao solo que devo comprar. Como exemplo nesta loja https://www.ecoarium.pt/ temos os solos separados por SOLOS https://www.ecoarium.pt/314-solos-substratos e SUBSTRATOS FERTEIS https://www.ecoarium.pt/342-substratos-ferteis-substratos . poderei comprar apenas https://www.ecoarium.pt/substratos-plantas/84-jbl-manado-5l-2101370.html ou necessito mesmo é do substrato fértil?

    Outra questão: posso colocar rocha vulcânica por cima do substrato, é rocha vulcânica mais ou menos calibrada entre 20mm e 70mm . Por norma deixasse esse solo sem colocar nada por cima. Caso queria fazer uma espécie de ilha mais alta, posso usar esta mesma rocha vulcânica que falei para elevar a altura e colocar o solo ou substrato apenas por cima?

    E mais uma: o aquário será para colocar inicialmente um Betta, mas com objectivo de colocar mais alguma coisa, uns pequenos de cardume algum de fundo. ainda estou a planear, daí querer tirar todas as duvidas primeiro.

    Bem, outras questões me vão surgindo com certeza, mas por agora deixo aqui estas e agradeço a vossa ajuda