heldercosta

.Membro Ausente
  • Content Count

    3
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

1 :)

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Câmara de Lobos (Madeira)
  • Localização
    Jardim Da Serra
  1. heldercosta

    Identificação de espécie peixe selvagem

    Olá, obrigado desde já pela sua resposta! O pimpão comum (Carassius carassius) e o pimpão cinzento (Carassius gibelio) são muito parecidos mas ambos têm coloração prateada ou dourada e não preta azulada sólida e têm o corpo demasiado alongado na vertical. O mais parecido é com um peixe-dourado cometa / kinguio comum (Carassius auratus) mas um cometa com coloração preta é extremamente raro, que é semelhante à de um telescópio. Os kinguio foram uma espécie geneticamente criada pelo homem através do pimpão que têm uma tendência para procriar animais de cor amarela ou laranja e depois de terem sofrido vária mutações ornamentais na Ásia pela preferência por estas cores claras foram domesticados e introduzidos em Portugal em 1611 e daí para o resto do mundo. O peixe-dourado/kinguio se voltar ao estado selvagem volta à coloração dourada ou prateada como o pimpão. Os peixes que tenho estavam no seu estado selvagem e não são prateados ou dourados. É capaz de esta ser uma sub-espécie centenária única proveniente do pimpão que sofreu mutações devido ao clima Madeirense, como a lagartixa da Madeira por exemplo, entre outras espécies de animais e plantas. Se assim for, é mais uma rica descoberta.
  2. Oi, preciso de ajuda para identificar uma espécie de peixe muito comum que se reproduz em poços de rega e pequenos lagos na Ilha Da Madeira onde a temperatura da água varia entre os extremos 13 e os 25º. A espécie foi importada para a ilha provavelmente por motivos ornamentais mas voltou ao seu estado selvagem ao ser introduzida na natureza. O preto (com leve tom roxo) e dourado por baixo é a cor mais comum e raramente um ou outro é completamente laranja. Alguns com até 20 cm de comprimento, são peixes que se alimentam dos detritos no fundo. Tenho 5 que foram pescados num poço de rega muito antigo e abandonado. Para poder cuidar melhor dos animais é necessário mais informação e saber qual a espécie e assim fazer pesquisa. Alguns deles tinham um parasita (pontos brancos) que estou a aguardar a temperatura da água subir para poder eliminar e um deles está inchado num lado e nada inclinado para o outro. Veja as imagens (a foto dos peixinhos mortos não é minha mas ajuda a identificar a espécie!) https://www.dropbox.com/sh/rulca25pq1yzu6m/AABz3h2MXDYOyD2FHKU7zNFNa?dl=0
  3. heldercosta

    Bem-vindo(a) heldercosta

    Olá, sou um membro da ilha da Madeira com algumas dúvidas que espero esclarecer aqui para poder também ajudar futuras dúvidas idênticas de outros membros. Tenho apenas uma espécie de peixe e sou novato na área.
  4. heldercosta

    heldercosta