heldercosta

Membro
  • #Conteúdo

    3
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Câmara de Lobos (Madeira)
  • Localização
    Jardim Da Serra

heldercosta's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Olá, obrigado desde já pela sua resposta! O pimpão comum (Carassius carassius) e o pimpão cinzento (Carassius gibelio) são muito parecidos mas ambos têm coloração prateada ou dourada e não preta azulada sólida e têm o corpo demasiado alongado na vertical. O mais parecido é com um peixe-dourado cometa / kinguio comum (Carassius auratus) mas um cometa com coloração preta é extremamente raro, que é semelhante à de um telescópio. Os kinguio foram uma espécie geneticamente criada pelo homem através do pimpão que têm uma tendência para procriar animais de cor amarela ou laranja e depois de terem sofrido vária mutações ornamentais na Ásia pela preferência por estas cores claras foram domesticados e introduzidos em Portugal em 1611 e daí para o resto do mundo. O peixe-dourado/kinguio se voltar ao estado selvagem volta à coloração dourada ou prateada como o pimpão. Os peixes que tenho estavam no seu estado selvagem e não são prateados ou dourados. É capaz de esta ser uma sub-espécie centenária única proveniente do pimpão que sofreu mutações devido ao clima Madeirense, como a lagartixa da Madeira por exemplo, entre outras espécies de animais e plantas. Se assim for, é mais uma rica descoberta.
  2. Oi, preciso de ajuda para identificar uma espécie de peixe muito comum que se reproduz em poços de rega e pequenos lagos na Ilha Da Madeira onde a temperatura da água varia entre os extremos 13 e os 25º. A espécie foi importada para a ilha provavelmente por motivos ornamentais mas voltou ao seu estado selvagem ao ser introduzida na natureza. O preto (com leve tom roxo) e dourado por baixo é a cor mais comum e raramente um ou outro é completamente laranja. Alguns com até 20 cm de comprimento, são peixes que se alimentam dos detritos no fundo. Tenho 5 que foram pescados num poço de rega muito antigo e abandonado. Para poder cuidar melhor dos animais é necessário mais informação e saber qual a espécie e assim fazer pesquisa. Alguns deles tinham um parasita (pontos brancos) que estou a aguardar a temperatura da água subir para poder eliminar e um deles está inchado num lado e nada inclinado para o outro. Veja as imagens (a foto dos peixinhos mortos não é minha mas ajuda a identificar a espécie!) https://www.dropbox.com/sh/rulca25pq1yzu6m/AABz3h2MXDYOyD2FHKU7zNFNa?dl=0
  3. Olá, sou um membro da ilha da Madeira com algumas dúvidas que espero esclarecer aqui para poder também ajudar futuras dúvidas idênticas de outros membros. Tenho apenas uma espécie de peixe e sou novato na área.