Mlaura

Membro
  • #Conteúdo

    87
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Mlaura

  1. Olá, tenho um aquário tropical com guppies já há mais de um ano mas fiz recentemente uma limpeza para me ver livre dos caracois e entretanto apareceu-me uma contaminação nas plantas e não sei o que hei-de fazer... nunca tive este problem. Vou tentar attachar umas fotos para ilustração

  2. Bom dia,

    Tenho o meu Betta com a doença dos olhos brancos, já sei que é causado por uma bactéria e que posso curar com antibiótico, acontece que a causa da doença foi a má qualidade da água do aquário-maternidade onde estão os alevinos com uma semana. Não posso fazer mudas de água e tenho agora receio que os alevins morram todos. Acham que posso por antibiótico na maternidade por prevenção? não fará mal?

     

    Bjs

    Laura

  3. minha querida laurinha

    se eu tirar os peixes e colocar em outro aquario

    e por o betta nesse

    ele ficaria bem?????

    pois minha preocupação é com o espaço

    q é grande comparado as beteiras entendeu:???

    e s eu n posso colocar nem mais um peixinho com esse betta

     

     

     

    Podes por mais peixes com o bettas claro, mas 25 litros de água não te permitem ter uma multidão. Mas ele é tolerante com peixes que não tenham barbatanas compridas que ele possa confundir com um betta...

     

     

    Bjs

  4. Tenho um aquario 35x22x16 acho q 25 ltrs

    s n tiver enganado ou ate menos,bom tenho 4 platis e 2 molinesias, queria colocar ou uma cauda de veu um casal

    ou um beta

    porem n sei s é possivel, bom quero saber qual possibilidade disso acontecer se há possibilidade né???

    e se caso eu tirar os outros peixes o beta ficaria lá tranquilo???

    Nesse aquario tenho uma bomba submersa e flora artificial

    pedra artificial tambem

    tem algum problema por favor me ajudem

    há uma luminaria 5watts em cima na tampa

     

     

     

    Do que consegui perceber (acho que não foi tudo o que escreveste) já tens o teu aquário sobrecarregado. Os bettas são peixes com muita personalidade, gostam de ter o seu espaço bem definido e são pouco tolerantes a aproximações e brincadeiras... Claro que cada betta é um betta...

    Por isso, eu não me arriscaria a por um betta nesse espaço já cheio, acho quem nem mais um neon eu punha aí...

     

    Laura

  5. por favor é urgente meus bettas estão com essa doenbça e nao sei o q fazer me ajudem!!

     

    a nadadeira curta e uma mancha grande nas costas, o q é isso?

     

    IMGs:

    http://img138.imageshack.us/img138/7919/dsc02041.jpg

    http://img710.imageshack.us/img710/4563/dsc02033.jpg

    http://img146.imageshack.us/img146/3853/dsc02045z.jpg

    http://img694.imageshack.us/img694/5449/dsc02044j.jpg

     

     

     

    Bolas, coitadinho... ele come bem? dá-lhe artémia congelada (ou viva)

    Isso parece a doença das barbatanas comidas mas em ultimo grau.... mas não faço ideia! Eu pelo sim pelo não isolava-o, nem que seja para estar descançado e alimentava-o exclusivamente com artémia.

     

    As melhoras

    Laura

  6. Amanha já a meto de volta dentro de um recipiente junto ao macho no aqua, depois vamos ver no que dá. Também não sei a evolução do ninho do betta, como estou de serviço só amanha de manha poderei ver e tirar mais conclusões.

     

    Abraço

     

     

     

    k2o3... faço minhas algumas das palavras do pessoal que te foi respondendo no que toca ao retirares o areão, mas o melhor é tirares mesmo todas as pedras para o aquário ficar desimpedido para os bebés que se tudo correr bem serão às centenas a fazer muito lixo e tão pequeninos que fazer a limpeza ao aquário torna-se uam tarefa hércule...

    Depois deves colocar algo que ajude suportar o ninho, podes por uma rodela de esforvite ou uma planta flutuante, eu tinha plantas de folha larga e ajudaram a manter o ninho protegido da luz e ao mesmo tempo bem oxigenado, foi excelente.

    Quanto menos água tiveres melhor para que depois com os bebés possas ir acrescentado um pouco de água (sem cloro) todos os dias para melhorares a qualidade da água.

     

    Outra coisa que eu faria era tirar o filtro. Pode algum bebé ir lá para dentro e não conseguir/querer sair e tu depois pode perder o controlo.

    Não te esqueças que esse aquário não vai ser só para as nupcias também vai servir de maternidade pelo menos por 2 meses, altura em que já poderás fazer transferência dos alevins para um outro aquário em condições de segurança.

    Preocupa-te em manteres a temperatura sempre constante nos 28º. Quanto mais amadurecida for a água melhor para infusórios. Por isso mantem-te calmo e sem pressas. Deixa lá o casal maravilha namorar À vontade, deixa-os produzir matéria orgânica para desenvolver bactérias e protozoários que servirão de alimento aos alevins.

     

    Se tiveres que fazer alterações não te preocupes demasiado com o ninho porque o macho está sempre a faze-lo. Ah! e já agora alimenta bem o macho (preferencialmente com artémia) porque depois o coitado vais estar uns dias sem comer. Não o poderás alimentar enquanto estiver a tratar dos ovos e dos alevins para não o induzires a come-los, outra coisa é não te aproximares de mais ou assustares o macho. Na minha primeira criação aproximei-me demais o pai assustou-se e comeu os ovos todos como medida de protecção. Mantem o espaço vizinho do aquário o mais calmo possivel durante esse periodo.

     

    Mais alguma dúvida apita! Pesquisar nunca é demais, estamos SEMPRE a aprender.... Aqui no fórum há artigos cientificos excelentes que te poderão dar uma boa ajuda... mas nós tb estamos claro

     

    Laura

  7. Obrigado pelas respostas. Foram muito esclarecedoras!

     

    O comunitário dela é pequeno (cerca de 17 litros brutos) e já está sobrepovoado. Neste momento tem 3 corydoras, 2 mollys e 2 platys. Felizmente tem-se conseguido manter um aquário aparentemente saudável, mesmo com o excesso de animais. Neste momento ela tem um aquário maternidade (na realidade é meu, mas não interessa lol) onde tem 20 alevins de mollys. Até podia ser esse aquário, só que não tem nem luz, nem termostato (já tem um pequeno filtro interior), para além de que é inestético (é daqueles em forma de cazinha à venda no Continente).

     

    Bem sei que os peixes não servem para decoração, mas que fazem bem o papel, isso fazem. No entanto, nunca coloco a parte de decoração à frente do bem estar dos peixes. Daí ter vindo perguntar o que aconselhavam.

     

    Já agora, sabem onde posso arranjar bettas juvenis na zona de Lisboa? É que por norma só encontro já bem adultos, mas preferia em juvenis, para ela poder ver a evolução do peixe, acho que seria interessante.

     

     

     

    Oi! eu tenho alguns 70 com 2,5 meses... vou sábado a Lisboa... queres? posso arranajr-te quantos quiseres mas como são pequenos ainda não sei se são machos se são fêmes e podes vir a ter problemas se tiveres mais do que um macho no mesmo aquário... mas é na boa!!

     

    Laura

  8. Ups, já estava meio a dormir só pode.

    Vou editar isso antes que alguém saia daqui com ideias erradas sobre os bettas e resolva congelar ou algo parecido ou cozer!!! Sabe-se lá!!!???

     

     

     

     

    Por falar em agressividade dos bettas, podem não acreditar, mas eu tenho num aquário de 60 litros, sem grandes esconderijos, 3 macho e uma fêmea.... vivem harmoniosamente e não vejo lutas nem uma unica barbatana ratada :D

     

    Tudo começou quando decidi tentar a procriação de bettas e fui comprar fêmes (já tinha um macho) o que aconteceu foi que me venderam 4 femeas jovens, 3 dos quais depois ccresceram e viemos a perceber que afinal 3 deles eram machos, felizes todos juntos com uma unica fêmea que anda sempre mortinha para desovar... mas nem sequer sofre muito de avanças, acho que menos do que ela gostaria :P

     

    Depois tenho macho mais adulto de parte noutro aquário que cada vez que tento juntar aos outros só quer é engolir os outros machos lol!!!

     

     

    Enfim... mistérios!!!

     

    Mª Laura

  9. Obrigado, mas não acho que seja assim nada de tão especial.. o que consegui com sucesso foi apenas à terceira. Da 1ª vez já foi à 1 ano ou 2, ainda eu não sabia quase o que era um peixe betta, os alevins nasceram, mas como lhe meti bomba de ar forte demais e não tinha artémia não duraram muito, da 2ª foi este mesmo casal que criou agora mas o ''senhor papá'' comeu os filhotes todos no dia a seguir a terem nascido.. dei-lhe um bocado de fome para o castigar.. :whip: lol mas como o acho muito bonito, não resisti a tentar novamente juntá-los.. :D

     

    Sim, estou a usar cubos vodafone, mas este fim de semana já lhes arranjei um aquário como deve ser, mas estou a mudá-los aos poucos..pois na minha primeira tentativa de os mudar para um aqua maior, fiquei sem a maioria.. Com 3 meses, vejo agora os primeiros a abrirem-se e a ameaçarem-se, até os mais pequeninos já todos arrebitados :dance:

     

     

    Cumps.

     

     

     

     

    Eu também estou com uma ninhada porreira, devo ter uns 50, estão bem instalados num aquário de 60 litros com plantas e tal... não tive muitas baixas na mudança... Agora o que eu acho esquisito nos meus é que já tenho alguns onde já se vê as cores e outros minusculos onde quase só se vê olhos e rabinho. Se não tivessem estado isolados de adultos praticamente desde que nasceram eu diria que são ninhadas diferentes, mas são todos irmãos.... Os teus parece-me que são todos do mesmo tamanho.

     

    Por causa disso mantenho a comida para pequeninos e já ponho artémia adulta para os grandes. Também dou comida seca mas não me lembro do nome :(

     

    Esta diferença de tamanhos nos irmãos né esquisita???

     

    Laura

  10. Obrigado!

     

    Laura, eu dei-lhe artémia recém eclodida, microvermes e de vez em quando sera micron, até cerca de 1 mês e meio.

     

    Alex, a minha artémia acho que eclodia relativamente bem, excepto umas 2 vezes que também não eclodiu. O único problema é que como não aquecia a água, ela demorava mais tempo a eclodir.. Como é que estavas a fazer?

     

    Não fiz infusórios, preferi utilizar plantas e arroz (fios verdes na 2ª imagem) que devem ter criado os infusórios necessários, até porque sabia que nalguns fins de semana os pequenos não iam ter comida..

     

    A partir de um mês e meio +- comecei a dar-lhes artémia congelada, mas escolhia as mais pequenas (ou tentava cortá-las em pedaços) e flocos moídos, mas devia ter continuado ainda com a artémia, pois alguns mais pequeninos agradeciam..

     

    Possivelmente foi cedo demais, mas tava desertinha para que eles começassem a comer da congelada!

     

    Cumps. e boas criações! :):smilecolros::animal_fish:

     

     

    Eu concordo em absoluto contigo sobre a seca que é eclodir a artémia... Para contornar a história da temperatura, eu eclodia a artémia numa garrafa de vidro e enfiava-a no aquário, todos os dias tinha uma pequena quantidade de artémia saltitona!

    Também ao fim do mês, comecei a dar Rotifers congelados, nunca ouvi ninguem referir-se a este tipo de comida aqui no forum os meus alevins parecem gostar, suja muito a água, mas isso... Entretanto também estou agora a introduzir a artémia congelada, lentamente. E também já dou flocos, para não ficarem esquisitos como os pais que habituados à artémia, não comem flocos...

     

    Agora conta-me tudinho, tim tim por tim tim, dos fios de arroz, como fizeste e o que é necessário e tudo e tudo e tudo. :)

     

    Bjs

    Laura

  11. Parabéns mais uma vez, estão lindos. Este fim de semana já os vou ver, já não os vejo a algum tempo, estão bem mais crescidos. :)

     

     

     

    Sim, podes crer que fazer artémia todos os dias é uma seca... só lhe davas artémia? quando é que deixaste de dar artémia recem-eclodida?

     

    Bjs

    Laura

  12. Hehehe,

     

    Pois realmente dá muito trabalho e exige muito tempo criar os bettas.

    Aquilo que eu mencionei era o que acho mais indicado para o tamanho deles, mas à falta de tempo, podes apenas moer cereais e dar ao elevinos e vais intercalando com artémia congelada e larvas de mosquito. Penso que assim é mais fácil. O que eles não comerem retiras pois fica a poluir a água, principalmente os cereais.

     

    Quanto à artémia como vives perto da praia tens muita água do mar, experimenta a colocar água num recipiente grande e mete uns ovos de artémia lá para dentro e deixa na rua ao sol. Uma vez por semana muda +-25 % da água. Logo vês se dá alguma coisa. Desta forma não dá muito trabalho, mas também não garanto que dê certo, lol

     

     

     

     

     

    Quando da outra vez te perguntei como farias no inverno a tua produção de artémia não me estava a referir À temperatura, estava a refir-me a ires buscar água com o mar ruim... é que como sabes aqui na Nazaré o mar não é para brincadeiras nem de baldinhos, claro que posso sempre ir ao Porto de Abrigo buscar um balde dela ;)

    Mas por acaso a temperatura aqui desta terra no Inverno não ronda prorpiamente os 20º :)

     

    Vou tentar... a ver vamos :)

     

    Bjs

  13. Boas Laura,

     

    Eu comecei a dar artémia adulta e flocos moídos por volta das 5 semanas. Não sei se foram os flocos ou a artémia, mas foi nesta fase que notei um pulo enorme no crescimento deles até fiquei ;)

    Como sabes num cubo de artémia existem algumas maiores e outras mais pequenas. Eu descongelava um cubo de artémia e passava-a por aqueles crivos (com 4 tamanhos diferentes) que se vendem nas lojas de peixes. Só lhes dava as artémias que ficavam nos 3 últimos crivos que era uma minoria, a restante ia para o aquário comunitário.

     

    O ideal seria fazer crescer alguma artémia durante +-10/15 dias e dares essa artémia. Seria maior que a recém eclodida e mais pequena que a que se compra congelada. Infelizmente não vendem artémia com este tamanho. (Se estiver a dizer alguma asneira corrijam-me e digam-me onde compram artémia com esse tamanho e a marca para eu comprar)

     

     

    Oh Diabrete, eu percebo que a tua intenção é das melhores, mas se para mim eclodir ovos de artémia é uma seca imagina andar de volta delas 10 a 15 dias... chiça! Trabalho, sou mãe e esposa tenho 1 cadela boxer, 2 piriquitos e 3 aquários... a artémia congelada é óptimo para mim, se calhar vou começar a dar-lhes assim mesmo, a que eles não conseguirem comer, comem as plantas... que te parece?

     

    Laura

  14. Vamos lá ver se eu consigo postar cá uma fotos do meu pessoal...

     

    aqurio002.jpg

     

    foto do aquário dos adultos

     

     

    http://i882.photobucket.com/albums/ac21/la...a/aqurio003.jpg

    foto do papá

     

    http://i882.photobucket.com/albums/ac21/la...a/aqurio004.jpg

    foto do aquário dos bebés

     

    http://i882.photobucket.com/albums/ac21/la...a/aqurio007.jpg

    fotos dos bebés

     

    aqurio008.jpg

    mais foto dos bebés

     

     

     

    Que vos parece?? já sei que tenho que por cartolina preta na parte de trás dos aquários, mas nas fotos nota-se mais do que na realidade...

     

    Laura

  15. Por favor se alguem pudesse agradecia que respondessem a este topico com imagens das femeas que voces usam para reproduçao de bettas.

     

    So para ver se sao iguais as minhas.

     

    Obrigado.

     

     

     

    Faz antes ao contrário, poe as tuas que depois logo a malta diz se é das mesmas ou não...

     

    Laura

  16. De nada! Boa sorte com a criação.

     

    Já testei a criação de artémia, mas num recipiente pequeno, pelo menos já consegui fazer com que parte delas se mantivesse mais tempo viva e crescessem um pouco. Houve um dia que grande parte dela morreu talvez lhe tenha falhado a alimentação ou talvez iluminação já que o local onde estão tem pouca luminosidade. Mas sem duvida que se nota uma diferença abismal se ela for eclodida com água do mar ou se for eclodida com água e sal misturados. A água do mar ganha em larga escala. E acredito que a artémia seja também mais nutritiva.

     

     

     

    Olha lá Diabrete e quando começar o inverno onde vais tu buscar a água do mar?

     

    Já alguma vez plantaste arroz? tou a pensar nisso... que te parece?

     

    Laura

  17. A atermia é sem duvida a melhor...mas eu quando cheguei a essa altura já alternava com a sera micron, é comida seca mesmo micro...atenção que a atermia tem de continuar..mas podes começar a esfarelar comida normal de peixes(flocos) e para os maiores começarem a desenvolver mais rápido ainda...trocas parciais de agua são essenciais!

     

     

     

    Ok, muito obrigada :eusathink:

    Sim as trocas são feitas mas só ao fds... Embora eu tenha um filtro, envolvido por uma collant, a trabalhar...

     

     

    Bjs

    Laura

  18. Olá!!

     

    tenho os meus alevins com cerca de 1 mês de idade, quando é que posso passar a dar artémia adulta congelada? Estou farta de eclodir artémia... é uma seca. Quem me sugere outro tipo de alimentação que seja mais fácil e rápida para alternar com a artémia recem-eclodida?

     

    Muito obrigada

    Laura