Paulo Sá

Membro
  • #Conteúdo

    37
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    4
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Paulo Sá

  1. Avançou!!! (foi o chamado, projeto do confinamento) 🙂 Com água. Vamos lá ver se as fotos ficam visíveis agora:
  2. Assim está o lago por agora. Falta inserir plantas e fauna (peixes). Talvez uns patos? (opiniões?)
  3. Quase uma década depois do projeto que aparece neste forum como "LAGO - INICIAR um projecto do zero!!!", resolvi deitar novamente mãos à obra e ver se desta sai algo parecido com um lago 😜 Deitei fora (e esqueci) a tela plástica e optou-se agora pelo cimento e uma argamassa de impermeabilização. Agora uma ou duas semanas para acabar de meter umas madeiras para esconder as partes feias e criar uma área de protecção. "VIZINHOS": pessoal da região que queira dar umas dicas, ajudas, opiniões, plantas, etc...
  4. VOLTEI VOLTEI..... A tela barata.... é ... MUITO MÁ e fura! Agora vou ter que aproveitar a base (em cimento... FRACO) e pedra. Alguém sabe como dar um reboco que "garanta" que fica estaque, ou dar um reboco e depois... pintar?
  5. Caros Amigos, Na próxima semana vou começar a meter a tela e a água (pouco a pouco que há pouca vontade de trabalhar com este calor!). 1) Alguém sabe onde comprar as "bactérias" para iniciar a filtragem biológica? (o lago vai ficar numa 1ª fase com +- 30.000 litros). 2) Aceitam-se "doações"/trocas de flora.
  6. Meus caros, Consegui uma tela já "cosida" para o tamanho que necessito (12 x 15m já que reclamei pelos rolos só serem de 6m, pelo que ainda me fizeram a coisa na medida que quero) em EPDM (não tem marca) por um preço que nem vou aqui meter já que o importador me "ofereceu" pelas despesas de importação! Mas o preço do material em si seria de uns 3 euros o m2 (+despesas de importação e +IVA). Daqui a dias (+- 1 semana) é que vou ter comigo a tela e meto umas fotos. Entretanto, contactem o pessoal da MundiSpa (se procurarem no google, aparece) que foram eles que me arranjaram isso já que é a mesma tela que é utilizada por eles nuns revestimentos de protecção de uns jacuzzis.
  7. Viva, Para verem que ainda não desisti ... cá vão umas fotos do estado actual (do buraco... que até ver é só isso). Hoje comecei a fazer um alicerce para os muros de suporte. A tela ainda vem no mar ... mas entretanto hoje chegaram os filtros. Optei por um skymmer com uma pequena bomba só para ele (é aqui que vou testar o filtro caseiro), e depois o resto do material. Obrigado à MundiSpa Portugal que apesar de não trabalhar com lagos conseguiu arranjar-me todo este material a um preço bastante razoável.
  8. Gente boa, A falta de notícias deve-se a uma avaria no "demolidor" que não me deixou acabar o buraco ... mais uns dias e acabo a primeira fase da empreitada A segunda fase vai ser fazer o muro de suporte (depois coloco umas fotos). Muito provavelmente vou peder a primavera e início do verão em obras pelo que vou este ano ter poucas possibilidades de introduzir fauna e flora. O lago vai levar uma tela (liner) de borracha com 0,5mm e o filtro acabei por comprar um e só vou "inventar" um 2º filtro que vai ser ligado ao skymmer. Depois de muito bater com a cabeça encontrei material a preços "decentes" mas tive que comprar a tela directamente no fabricante e o filtro e bomba num revendedor da Alemanha (quando receber o material meto fotos e os preços).
  9. Caríssimos, sobre filtro, um amigo falou-me na possibilidade de fazer uma coisa mais artesanal (do-it-yourself) e acha que o melhor é usar uma bomba submersível (tipo aquelas que usam nos furos) colocada dentro de um bidão ou caixa (tudo furado para a água entrar e para proteger a fauna de ser chupada pela bomba). Depois o filtro seria um conjunto de 2 ou 3 bidões grandes com matéria "filtrante". Algo como nesta foto. Uploaded with ImageShack.us Acham que isto pode ser uma solução ?
  10. Publicado 05 Abril 2013 - 10:16 Onde se encontra essa tela EPDM? Obrigada AINDA PROCURA? Vou mandar vir directo de um fabricante (da asia). Fica a +- 1/3 do preço que cá custa. Se quiser diga que dimensão necessita e posso mandar vir junto.
  11. Continuem a OPINIAR... por favor. As vossas opiniões ajudam muito quem não tem qualquer experiência e o debate também leva a melhores ideias. Fernando Fernandes: como trago outro tipo de material da China, consigo fazer vir aquele filtro por uns 140 euros . Mais a bomba e o skimmer.... são uns 200 euros. Pelo que tenho visto compensa. A grande questão é saber se estou ou não a usar o filtro correcto, a bomba se devo usar esta ou outro tipo ou potência, etc, etc
  12. Meus caros, enquanto a chuva não dá tréguas para escavar tudo e decidir a impermeabilização, tenho que ir pensando na filtragem já que tenho um contentor um dia destes a sair da China (outro tipo de coisas) e posso aproveitar para mandar já vir o material para o lago. Para já estou inclinado para o que vou colocar na foto (filtro, bomba e skymmer). OPINIÕES POR FAVOR!!!!! Como não sei nada de bombas, electricidade, etc ... - Alguém me dá uma ideia de quando me vai custar o funcionamento da bomba (indicaram-me a que tem a Ref 1300, que diz ser de 180W e ... parece-me pouco ... não sei...) "opinem!!!" Uploaded with ImageShack.us
  13. ESCAVAÇÃO EM GREVE.... A chuva não deixou trabalhar este fim de semana. Sobre a base: hoje falaram-me em "silicone líquido" que podia dar sobre o chão ... (rubson sl 3000 da henkel). Alguém tem experiência com isto? (até ver continuo mais a pensar na tela/"liner"...
  14. Olá, parabéns pelo lago. Sobre os peixes, parecem ser "ruivacos" (podem ter várias designações dependendo da região do país). Se assim for terão as barbatanas laterais avermelhadas.
  15. Meu caro, cada vez que penso no assunto... vou mudando de opinião!!! Acho que há prós e contras em todas elas e com a crise acho que a tela vai ser a opção (hoje acho isto ... amanhã...). Mais 2 sábados para escavar e depois vamos juntos reflectir no tema.
  16. Olha.... que estamos em crise! Vi telas a 2 ou 3 euros o m2 (tenho funcionário na China ... ele compra lá e envia). Também filtros por uns 300 euros. Isto é: com 1000 euros tenho que comprar tela, filtros, skimmer, blocos e cimento, etc. Pedra e a água vou roubar, os peixes ... vou pescar!
  17. PEDRAS: a ideia era mesmo usar os penedos ao fundo para serem paredes do lago. Vi fotos de lagos (pelos USA) em que isso estava muitoooooo bom. Mas com a falta de experiência ... para já estou mais inclinado para usar tela. ESCAVAÇÃO: 1º Sábado, estamos só a "rapar" a terra já que por baixo aparece novamente pedra (pedra podre .... mas pedra). (mais 2 sábados e talvez a coisa fique limpa).
  18. Caro nelofr, obrigado pelas ideias: 1) AFUNDAR ao meio: vou começar a escavar, mas pelas experiencias feitas não vai dar grande coisa já que encontro pedra. Talvez tenha que subir do lado da casa para uns 40 cm de água. A ver vamos! 2) BETÃO/PEDRA: Eu também acho um desperdício tapar totalmente aquelas pedras com tela. O que me assusta no betão é que tenho receio de possíveis perdas de água, que rache na junção com a pedra, e principalmente tenho receio de que não consiga tornar a pedra totalmente impermeável (tem bom aspecto mas tem veios e partes mais "podres". (além de que hoje já vi que se arranja tela a 3 euros o m2 -» made in China claro), 3) PLANTAS: usar vasos? Ou fazer 2 patamares de lago e nesse caso usar um deles para meter as plantas? NOTA: próxima semana começo a retirar terra!
  19. MURO: parece que do lado da casa terei sempre que subir um muro para o lago poder ter alguma profundidade. DÚVIDA: será que consigo aproveitar as pedras que se vêm para serem elas próprias as paredes do lago ou é melhor revestir? (seja betão ou tela). Há como isolar essas pedras para não absorveram a água ou isolar fissuras ?
  20. muro em causa vai suportar +- 40 cúbicos de água ... será que se for só assim que não vou ficar com um tsumani à porta ?
  21. Quero fazer um lago junto de casa (Gouveia - Serra da Estrela) e tenho “SÓ” um problema -» NÃO ENTENDO NADA DO TEMA! Desde que a casa está feita que olho para o local que vos quero apresentar e ... acho que gostava de lá pescar Se fizer onde penso e com o formato que penso estamos a falar de por exemplo 40.000 litros! DÚVIDAS: -» como fazer, com que formato e tamanho? -» aproveito as pedras no local para serem "base/parede" do lago ou revisto-as com alvenaria ou tela? -» que materiais utilizar? (alvenaria? tela?) -» faço o lago 1º e depois trato do resto ou já tem que ficar tubagens e outras ligações? -» que tipo de filtragem, características e custos? -» capacidade necessária de filtro? -» bombas a usar, quais as melhores soluções e menores consumos? -» local -» é tão adequado a um lago como a mim parece ou é melhor colocar no meio do jardim? -» água ... essa ainda por cima vou ter que "roubar" do poço do vizinho! Tudo isto e ainda nem falamos nos peixes! Alguém da zona da Serra da Estrela ou Viseu que tenha ou conheça um lago que se possa visitar para partilhar ideias? (se alguém quiser vir ao local também será bem vindo). Umas fotos para vos dar umas ideias e vamos vendo caso a caso, passo a passo. http://img26.imageshack.us/img26/1533/lagogouv00.jpg
  22. Viva, A área vai ser de 9,5 x 7 a 7,5m... profundidades várias (média eu diria uns 50 cm) Sabe onde posso comprar a tela? (a preço decentes que já vi numa loja onde custava 5 euros o m2... isto é, para uma tela/liner 10 x 15 -» queriam 750 AÉRIOS )
  23. Viva, sou de Gouveia e estou a pensar projectar um lago (sou 100% novato no assunto). Também vou ter o problema da geada. Se tiver informações úteis... peço que também mas passe.