tryall

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Covilhã (Castelo Branco)
  • Localização
    Piornos

tryall's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. tryall

    Quando colocar plantas?

    OK,muito abrigado pela ajuda.
  2. tryall

    Quando colocar plantas?

    Boas, Obrigado pela rápida resposta, pelo que percebi, assim que colocar pela primeira vez alguma água, planto logo de imediato, correcto?
  3. tryall

    Quando colocar plantas?

    Boa tarde, peço desculpa por abrir um tópico com uma pergunta que pode parecer fácil, mas após pesquisar no forum e na net não encontrei resposta especifica. Tenho um aquário é totalmente novo, já coloquei o substrato JBL aquabasis plus, areão do rio lavado e fervido, e algumas pedras, o tronco está a finalizar o tratamento. Agora queria colocar a agua para iniciar a ciclagem, mas não sei quando devo colocar as plantas? Coloco já? deixo passar algum tempo? ou tenho de aguardar pelo fim da ciclagem? Se me pudessem esclarecer agradecia, cumps.
  4. O aquário lavei somente com água e uma esponja. Quanto ao filtro, comprei lã filtrante e cerâmicas Siporax mini, vou ver como se aguenta o filtro na ciclagem e depois logo decido. Termómetro o tradicional de vidro, não encontrei aqueles também de vidro mas finos. Andei afazer algumas experiências e confirma-se que a água, em alguns períodos, anda nos 14-15ºC, terei de adquirir um aquecedor para no Inverno para manter a temperatura nos 18-19ºC. Um de 100w deve dar não? Já agora qual a diferença entre aqueles em que se vê a resistência e os que são “tipo um tubo metálico” (dentro do vidro obviamente)? O mais importante, os peixes: Gostei da sugestão da (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], é esse que é chamado de “peixe mosquito”?, pelo que pesquisei na net são pequenos fêmeas 4-5cm e machos 2cm. Vi que existe na natureza em Portugal, pelo que deve estar ambientado ao clima, espero que exista nas lojas… Também me falaram em Medakas e noutros que são Rainbow darter, mas será que encontro em Portugal? Obrigado e cumprimentos.
  5. Boa noite, se me pudessem dar mais alguma ajuda relativamente aos peixes agradecia. Agora mais uma duvida relativa a material: Os termómetros digitais adesivos que se colam nos vidros são de confiança ou é preferível os tradicionais?
  6. OK, obrigado pelas sugestões. Relativamente ao aquário, devido ás limitações de espaço ( e depois de começar a investir neste, também orçamento) não me parece que possa evoluir muito mais. Vou coloca-lo num corredor com uma janela a cerca de 4m mas num móvel tipo prateleira pelo que não irá receber luz directa (essa janela também nunca recebe sol direto). A lampada vou ver se encontro uma mais potente (mas não acredite que encontre uma de 50/60W) ou especial para as plantas. Quanto ao filtro vou experimentar somente com lã filtrante e siporax mini, e claro que o vou plantar e ciclar primeiro. Agora quanto aos peixes pequenos de água fria, somente os tanictis aguentam estas condições, não haverá outros?? Conhecem lojas que os tenham? será possível mandar vir? nesse casos como se processa o transporte? Obrigado, cumps.
  7. Boas tardes, Após andar há algum tempo a pesquisar e a ler os posts aqui do fórum, hoje resolvi registar-me para poder esclarecer algumas das muitas dúvidas que persistem. Pretendo reaproveitar a maior parte do material (de um familiar), que já está parado há cerca de 3-4 anos: aquário de 60 L, filtro de cascata 350 L/h, tampa com lâmpada de 15w. Gostaria de ter 3 ou 4 plantas e claro alguns peixes. As minhas primeiras dúvidas são relativamente ao material: Uma vez que o material já é usado, será necessário desinfectar o aquário e o filtro com algum produto próprio ou somente lavagem com água chega? Quanto ao filtro, pelo que percebi das pesquisas, mais importante que marcas e modelos é a adequação do caudal em relação à capacidade de aquário e tipo de materiais filtrantes que se podem lá colocar. Acho que com um pouco de jeito consigo lá colocar o essencial, lã filtrante, siporax mini e … Coloco carvão ou não? Será que a capacidade do filtro está adequada ao aquário? Quanto aos peixes, devido às limitações do aquário e gosto pessoal não queria os tradicionais Kinguios e outros semelhantes, até devido ao tamanho que estes podem alcançar. Assim gostaria que me pudessem aconselhar sobre quais os peixes de água fria o mais pequeno possível que posso encontrar em Portugal (tamanho adultos 5cm ou menos). No entanto relato outro problema, vivo na Serra da Estrela, dentro de casa por vezes tenho temperaturas de 14-15ºC, os peixes escolhido terão de suportar temperaturas baixas e oscilações. Alguns que já me falaram, a maior parte muito difícil de encontrar por aqui: Bettas (estes consigo encontrar mas alguns têm em água fria outros a 24º), Guppys (também encontro mas vejo-os sempre em água quente), Tanictis (nuvem branca), Peixe mosquito, Danio Zebra, Medaka… tal como refiro, estes últimos não encontro por aqui (será possível mandar vir? nesse casos como se processa o transporte?) e outros que me disseram que poderia usar em água fria, estão sempre em água aquecida. Desculpem o testamento, Aguardo pelos vossos conselhos e sugestões. Obrigado