jbaptista

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jbaptista

  1. Bom dia, tenho um peixe, que mal nada, e passa muito tempo no fundo do aquario. Já o tive a comparar com o outro peixe da mesma especie, e as barbatanas dorsais dele estão um pouco diferentes, que me levou a suspeitar que podessem estar a apodrecer, ou algo do genero. Mas agora apareceu na barbatana traseira, uma bola branca, genero floco de neve. Já vi no livro de tratamento da SERA e eles la recomendam Sera Aquatan e SERA blackwater aquatan. Caso de infecções ligeiras Sera ectopur e caso de infecções graves Sera costapur. Como é que determino qual dos productos devo de usar, e os outros peixes que estão saudáveis, pois não apresentam sintomas de doença, nem comportamentos estranhos, devo de usar o medicamento com todos os peixes, ou devo separar este e colocar num aquario bola e fazer la o tratamento? Obrigado.
  2. A temperatura para o termóstato esta em 25c, mas reparei no medidor de temperatura que está no lado oposto do aquário e marca apenas 22c. Este termóstato ou não é adequado, ou apenas um não é suficiente. Vou aumentar a sua temperatura para uns 26c 27c a ver se consigo fazer subir mais 1 a 2 graus. Este aquário tem a volta de 2 a 3 meses de vida.
  3. Peço desculpa, esqueci de referir o aquario. Este tem a volta de 200lt, os niveis de nitratos e amonia estao no 0mg. Os nitratos a 2 semanas a que estiveram ate 25mg, mas fui fazendo mudanças de agua ate baixar. o PH esta em 7,2
  4. Tenho um casal de peixes dourados que julgo serem Platis, tiveram criação acerca de um mês. Os peixinhos estão bem, pelo menos os únicos 2 que consigo ver. A fêmea parece normal, agora o macho fica pousado no fundo e depois começa a nadar em direcção a superfície, mas a meio caminho começa a descer como se estivesse a perder a força e cai como uma pedra. Não vejo lesões no peixe, as barbatanas parecem normais, por isso nao sei o que se passa. O que poderá ser? Obrigado
  5. Já tenho novo filtro Ehiem 2224, e comprei 4 daqueles peixes que ficam colados ao vidro, estranhamente só vejo 3 deles, há 1 peixe perdido, lol. Com a adição do novo filtro adicionei o nitrivec, ficou obviamente a agua esbranquiçada mas 2 a 3 dias depois ficou OK. o vidro esta limpo, o barco esta impecável, também reduzi as horas de luz, obrigado pela dica, funcionou lindamente. A agua neste momento esta ligeiramente para 1 tom acastanhado, não esta cristalina como desejável, o ue poderá ser, e o que posso fazer? Obrigado
  6. Ja coloquei o novo filtro, está a trabalhar em simultâneo com o interior, vou deixar assim durante uma semana. A areia, tem tons castanhos e outros esverdeados, assim como o vidro. Que peixe posso colocar para limpar e manter limpo e que se de com espadas, guppys, desse género de peixe. Queria alternativas a aqueles peixes que ficam com a cara escarrapachada no vidro o dia todo, eheheh, algo mais engraçado de se ver.
  7. alvarenga e que tal retirar o filtro do antigo e colocar dentro do novo, li ainda a pouco por aqui que isso seria uma boa possibilidade, senao a mais recomendada. A luz tenho ligada pelo menos umas 12 horas, as vezes 1 pouco mais
  8. Mais algumas novidades. Os peixes ainda estão vivos felizmente, chegou hoje o novo filtro Ehiem 2224. Os testes revelam Nitratos no minimo, Amonia 0,5mg, Ph 7.2. Aparece agora é umas algas acastanhadas chatas no vidro e barco, ja tive mudando a agua, mas aqui vem na mesma. Que peixe poderia colocar para fazer a limpeza, mas que fosse 1 peixe engraçado. Aquele que fica simplismente com a boca presa ao vidro é meio aborrecido, lol e tapa a vista, ehehe. Ao mudar de filtro, devo ter algum cuidado em especial, ou apenas mudar e deixar a natureza seguir o seu curso?
  9. Novidades a amónia continua no mesmo valor, nitratos desceram e a agua esta a começar a ficar mais límpida.
  10. Que me dizem do filtro Eheim Professional 2224?
  11. Ihihi é verdade. A agua clareou finalmente um pouco, o valor dos nitratos baixaram um pouquinho, a amónia manteve-se
  12. Lavei o filtro mas foi com a agua do AQUA, não usei da torneira. Tenho deitado acondicionantes, porque não me é pratico ter baldes cheios de agua durante 48horas. Tenho mudado a agua todos os dias, em cerca de 10% a 20%, mas os níveis de amónia e nitratos tem teimado em baixar, e a agua, apesar de melhor, continua ligeiramente esbranquiçada. Isto também poderá ser, porque não tenho o filtro adequado, uma vez que já coloquei as bactérias boas no aquário, a agua so devia ter ficado turva durante 3 dias máximo, pelo menos foi o que o Sr. da loja disse. Ele diz que se mantiver-se turva, e que tudo está certo e não ha razão para o aquário ficar turvo, é muito provável de que o filtro não é adequado, e quando referi que era interno, ele teve a mesma opinião que vocês, é melhor usar um de balde. Vou pesquisar por uma boa oportunidade aqui no forum, porque novo é um pouco carote.
  13. Pessoal preciso de ajuda. Morreu um peixinho, os restantes parecem bem de saúde. Já mudei 50% da agua, e fiz o tratamento com aquatan, fiz mudanças parciais diárias de 10% a 20% usando o aquatan na agua. Fiz ontem outra mudança e usei um producto que para além de eliminar o cloro e metais pesados, também elimina a amónia e nítritos. Mas a agua continua esbranquiçada, melhor do que antes, mas não esta nítida. Será que o facto de a agua ainda estar assim é pelo facto de ter um filtro interno? Poderá ser provocado pela dureza da agua? Obrigado.
  14. Já fiz uma substituição parcial da agua, cerca de 10% e usei o Aquatan. Os valores dos testes anteriores mantiveram-se.
  15. Pois, eu o limpei, porque como antes a areia estava suja e certamente o aleitamento da agua anterior devia-se a sujidade da areia, digo isto porque os valores de amónia nunca passaram do 0 e agora estão a passar o que se compreende o aleitamento da agua. Quando fizer o TPA devo num balde colocar o Aquatan e o deixar durante algum tempo e então só depois o colocar na agua? Suponho que na nova agua não coloco o Nitrivec, pois não?
  16. Mas as bactérias não ficam apenas na cerâmica? Eu só lavei a lã e filtro(azul) o carvão e cerâmica não lavei.
  17. Fiz agora os testes. O PH esta nos 7.2 O NO3 esta nos 0 O NH3/NH4 esta em 0,3 A amónia esta a subir, ainda esta em valores não tóxicos, julgo que o ciclo de azoto esta a iniciar. Aquele producto realmente fez as coisas andar. A agua esta mais clara do que antes, mas nota-se que não esta cristalina, é do producto Nitrivec. Lavei hoje o filtro, já tinha alguma sujidade, infelizmente não da para abrir a caixa onde os filtros estão, por isso a lavagem não é 100% eficaz, digo eu. Os peixes parecem bem de saúde, estão a brincar muito, estão alimentar-se. A planta deu um toque bonito no aquario e também esta a aguentar-se bem.
  18. Os peixes ainda estão vivos felizmente o tanque esta a ficar com a agua mais cristalina, o producto das bactérias era leitoso por isso demorava 4 a 24h a ficar tudo limpo. Suponho que vai ficar bom, a areia foi lavada imensas vezes, caiu muita porcaria ontem, inicialmente ficou mal lavada mas penso que agora ficou bom. Os peixes parecem estar bem não vejo nenhum comportamento errático, fazem o que estavam a fazer inicialmente. As espadas gostam de estar perto da superfície, sem colocar a cabeça para fora da agua, e os outros gostam de passear pelo tanque. Já agora 1 curiosidade, como vê-se que um peixe ta gravido? Tou desconfiado que o peixe (da 1 foto) tem a barriga demasiado abolada e o macho esta sempre atras dela e vai muitas vezes a zona da barriga dela
  19. Pelo vistos o meu utilizador original já funciona. Obrigado. Fiz uma intervenção drástica no Aquário numa tentativa de salvar os peixes. Retirei os peixes para uns recipientes com a agua do aquário, removi toda a agua, e lavei novamente a areia. A areia afinal não estava bem lavada, ate porque esta ainda libertou porcarias, desta vez lavei umas 10x ate a agua que saía dela vinha cristalina. Deitei Substrato no fundo do aquário, desde a metade ate um dos cantos do aquário( lugar onde vou colocar plantas). Deitei por cima a areia lavada, e deitei um pouco de agua morna, e fui gradualmente arrefecendo até ficar os 25cº. Depois deitei um acondicionador de agua (Aquatan), e deixei por uma hora a circular. Verifiquei o PH e ele tava em 7.4 Após uma 1 hora. Deitei o Bio Nitrivec e o deixei a circular na agua durante algum tempo, depois acabei por colocar os peixes, embora devia ter feito 24h depois, mas um dos peixes chegou a saltar do recipiente, vi que estavam stressados, achei melhor coloca-los no aquário, já que também este ultimo produto não os faz mal. Coloquei uma Anubia grande para ajudar a estabilizar o aquário. Agora estou a ver como é que os peixes estão a reagir, pelo que vejo estão felizes da vida, passeiam dentro do barco, andam uns atras dos outros, comem, etc. Depois vou postar o resultado, so espero que seja positivo, eu adoro mesmo estes peixes que estão no tanque.
  20. Como referi anteriormente, a agua ficou esbranquiçada. Por isso hoje de manha, fiz os testes de PH, NH3/NH4 e NO3 e os valores estão iguais como estavam anteriormente (inicio do tópico). Os peixes ontem começaram a vir a superfície, julguei que fosse falta de oxigénio na agua, levantei um pouco a saida da bomba para a agua cair e provocar oxigenação mas ficou igual. Voltei a por como estava, em que faz uma boa ondulação a superfície, e os peixes deixaram de vir a tona, ja estão horas que não sobem. Talvez estivesse algo mal na bomba, mas penso que agora já está tudo ok.
  21. Respondendo as outras perguntas, pelo que tenho aqui no papel da bomba, que é a EasyFlux 900: max lt/h - 650LT H max - 0,5 Potencia(w) - 6,3 Na caixa do filtro tem la a dizer para tanques menor/igual 250LT Filtros - Aquaclay -> coarse Foam -> Carbon Foam -> Fiber E as lampadas são 2. TecaTlantis Super Light Color 895mm 30w-T8
  22. O aquario começou a ficar num tom esbranquiçado. Falei com a Sr.ª onde comprei os peixes, ela diz que é normal para não preocupar-me que os peixes deverão resistir. São estas as 2 especies diferentes que tenho, cada 1 deles tem outro igual, prefazendo 4 peixes no total
  23. Epa já fiquei assustado, estive a ler um documento em que dizia que o ciclo de azoto fazia-se com 1 a 2 peixes resistentes, em que haveria um pico de amónia seguido de outro pico nítritos e por fim esses baixam e da-se outro pico de nitrato. Pelos vistos já fiz asneirada, que posso fazer para salvar os peixes? O aquário tem a volta de 200 litros, fundo de areia branca, não tem fauna, tem um filtro bio box 2 e um couraçado no fundo. Tem um termóstato para manter a agua nos 25c. O aquário teve 2 dias a circular a agua vazio, só depois adicionei areia, e então hoje 4 peixes pequenos. Fotos eu ainda noa tenho, mas posso tentar tirar amanha e colocar aqui.
  24. Bom optei por areia fina branca, ficou muito giro com um couraçado no fundo ihihi. Medi o PH e esta nos 7,5. O NH3 esta em 0 assim como o NO3. Como o tanque levou cerca de 200 litros coloquei 4 peixes pequeninos para iniciar o ciclo de azoto. Só espero que corra tudo bem, vou verificando os níveis da agua para ter a certeza que estou no bom caminho para ter um aquário saudável. Sei que só devia ter colocado um a dois peixes, mas como eles são pequeninos julgo que não devera haver problema.
  25. Olá viva, sou um recente membro deste fórum, que devo de dizer desde já que é fantástico, nunca encontrei um fórum com tanta informação e membros que se entre ajudam. Comprei um Aquario Ambiance 120 da Aquatlantis, estou muito satisfeito com ele, tem bons acabamentos, linha moderna, perfeito na sala, eheh. Já veio incluído um Filtro BioBox 2, não sei se é bom ou não, mas parece-me que sim. O meu interesse é os peixinhos mais pequenitos, género guppys, neons, etc, não conheço para já muitas espécies, mas com o tempo irei conhecer. Alguns artefactos, talvez alguma planta, mas para já não. Como estou a começar não quero colocar muitas coisas, porque para aprender a cuidar é mais difícil, pois são muitas variáveis ao mesmo tempo, assim pretendia ir crescendo neste mundo aos poucos. Sei que isto é meramente o gosto de cada, mas em termos de fundo pensei em areia branca, mas já li que os peixes ao se ambientar ao fundo branco "reduzem" a sua cor, uma areia preta seria melhor, depois tem o areão em que o conceito deve de ser o mesmo, mas que suja-se mais e provoca outros factores na agua. Qual a vossa opinião ou o vosso gosto, tendo em conta o tipo de peixes que irei colocar. Obrigado.