Fozkas

Membro
  • #Conteúdo

    135
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Fozkas

  1. Boas tardes!

     

    Tenho aqui um receio sobre uma das minhas cory albinas que pelo que pesquisei não encontrei nada conclusivo.

     

    Desde à uns dias que a noto um pouco mais parada, pálida (menos rosada, vá... no fundo é albina) que as irmãs e também surgiram estas "marcas" :

     

    8c119cbd49235801e7b601b06ad27536.jpg

     

    Será algum parasita/doença ou será apenas alguma ferida de passar nalguma rocha?

     

    Num aparte, uma outra cory bronze passou uma dias a nadar bastante junto a superfície a "respirar". Subi ligeiramente a saida de água do filtro para fazer um pouco mais de agitação à superfície e parece que resolveu o problema. (possivel falta de O2 na água por falta de agitação na superfície).

     

    Parâmetros do aqua

    NO3 - 0

    NO2 - 0

    E restantes sem qualquer alteração excepto temperatura que baixou 1°C pelo frio qie tem estado.

     

    Obrigado

     

    Cumps, jA

  2. gH não acho que seja muito relevante para elas mas o kh até tenho ideia que elas gostam de valores mais baixos.

     

    As barbatanas existe problema é se não se voltarem a regenerar.

     

    às rasboras imagino que dês algo tipo flocos, há-de haver algo que chegue ao fundo para as corys, mas acho que também não é por aí que teriam alimento em excesso.

  3. talvez disfunção da bexiga natatória causada por algum parâmetro no teu aqua e imagino que não seja por excesso de alimentação. Pela tua descrição, não me parece que alimentes em excesso.

     

    As barbatanas das cory roídas, eu sei que as minhas às vezes aparece isso mas é de estarem dentro da rocha e raspam para sair lol, mas não é de excluir que algum outro peixe esteja a chateá-las.

     

    perguntei da oxigenação por causa das guelras avermelhadas, que fora a falta de oxigénio podem ser atribuídas a parasita ou constipação (que podem levar ao problema da bexiga natatória)

  4. sim, pode acontecer o termostato entrar em "safety-mode" quando há algum pico de corrente ou "problema" semelhante. simplesmente desliga e não volta a ligar até que faças um ajuste manual no regulador de temperatura.

     

    já me aconteceu duas vezes com dois termostatos diferentes ;)

     

    mas sim, é mais uma desculpa para arranjares outro termostato que te permita descer isso aí para os 24 (não te esqueças de o fazer do modo mais gradual possível para evitar choques)

     

    lamento a ultima cory que perdeste, mas pelos vistos era mais uma para o "saco" dos casos perdidos, infelizmente.

     

    agora é que começa a luta entre o quereres ver o aquário a desenvolver e a paciência que isso exige :P

  5. Não tires água da torneira aquecida, a probabilidade de apanhar calcário ou alguma oxidação é maior ao passar pelas tubagens de esquentador.

     

    De resto, há malta que mete o condicionador e agita um pouco a água antes de a meter no aquário e não assim que a tira da torneira. Não sei se por aí poderá fazer diferença, mas alguém mais letrado nessa parte que se manifeste.

     

    Neste momento o importante é a tua colónia de bactérias.

     

    E aproveitas no entretanto para arranjar testes para os nitratos e nitritos, pH, carbonatos e dureza (tipo o 6 em 1 da tetra).

     

    Os carbonatos e a dureza não é costume causarem problemas, mas vá-se lá saber se a qualidade da água na tua zona poderá ter algum problema

  6. Tem duas mas estou a utilizar a filtraçao quimica neste momento foi aconselhado assim na loja durante 2 meses nao se se é a isso q se refere pois sou muito novato ainda :/

    Vou fazer devido ao NO2 elevado acho q é uma maneira de reduzir penso eu

     

    isso tem de ser feito aos poucos se não causas distúrbio na água. acredita, aquários é um jogo de paciência mesmo com coisas urgentes.

     

    se estiveres sempre a por agua nova o aqua também não tem capacidade de eliminar esses NO2

     

    ok, duas esponjas que neste momento estão a fazer filtragem mecânica e um pouco de biológica, que é a que realmente nos interessa para baixar os NO's. Não interessa julgo eu ter química com filtros de carvão e afins se não tiveres medicamentos no aqua.

     

    o que podes e deves fazer é, além das trocas que referi antes de 2 ou 3 dias de intervalo, marcares um dia por semana(que coincida com UMA das TPA) e lavas UMA das esponjas com a água que retiraste nessa TPA. a cada semana vais alternando a esponja a limpar.

    se estiverem lado a lado é só limpares a que estiver mais suja. o que segundo a lógica irá ser alternado

    se estiverem sobrepostas, limpas a de baixo e a que ficar trocas para baixo(lado por onde entra a água) e na semana seguinte repetes.

     

    Deste modo vais re-circulando a pouca água que tens mas sem exageros e consegues manter o filtro a funcionar estavelmente sem perderes a tua colónia de bactérias.

     

    São estas bactérias que te interessa desenvolver para baixar os NO's e não as trocas de água.

     

    Falando em trocas de água, usas algum condicionador na água, ou tiras a água com antecedência e deixas ao ar, ou é directa da torneira?

  7. é típico dos guppys

     

    tens plantas no fundo ou algum sítio tipo esconderijos? nessa situação os pequenos fazem por si e escondem-se, caso contrário a não ser que arranjes um outro cubo desses e passes alguma água desse aquário para o novo não estou a ver como podes safar essa ninhada.

     

    a guppy já devia vir prenha, mesmo assim se só viste 12 é porque MUITOS já serviram de pequeno almoço, e é uma questão de dias até potencialmente desaparecerem todos (eu cheguei a perder alguns só pela acção do filtro do aqua)

  8. Obigadinho! Para ja esta tudo a correr lindamente :) e graças a todos voces neste maravilhoso forum onde todos os dias aprendo algo novo... Como faço para separar a mae dos filhotes num aquario maternidade de 14l ? :/

     

    idealmente em aquários separados, ou como recurso uma caixa destas dentro do aquário

     

    http://golden-library.com/images/product/lees%202%20way%20breeder%20fish%20fry%20plastic%20used.jpg

     

    mas como nessa litragem não deves ter espaço para uma caixa destas e como o aquário maior ainda não está em condições, se fosse a ti, nem pensava em criação para já

  9. Parabéns pela evolução, especialmente para quem partiu totalmente do zero. Vais ver que quando tomares gosto ás plantas não vais querer outra coisa. Passei pelo mesmo e neste momento aprecio mais a evolução de um plantado que propriamente os peixes em si.

    Abraço

     

     

    Obrigado! :)

     

    Eu até gosto das plantinhas, mas sinceramente não me vejo muito inclinado para estar a arranjar substratos e CO2 daí que no máximo devo arranjar mais uns pés de alguma planta rasteirinha para espalhar e ficar apenas um pouco mais verde.

     

    Mas para já há-de se manter tal como está até janeiro (ou até passar o frio) e vou começar a pensar em mais uns peixinhos :)

     

    Cumps

  10. Estive a ler este tópico desde o início e está aqui um bom exemplo de como as coisas vão evoluindo com calma e de que forma um fórum como este pode ajudar as pessoas a desenvolver gosto pela aquariofilia e pelos peixes fazendo tudo para que eles possam viver num ambiente melhor.

    É claro que forma cometidos alguns erros pelo caminho, mas o importante destacar é a evolução :)

    Boa sorte com esses projetos!

     

    Obrigado :)

     

    Sim, infelizmente cometi alguns erros crassos. Mas o mais importante nisto é a paciência.