D1N1S

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

D1N1S's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Ok, a ideia é ir colocando aqui as novidades. De qualquer forma estou em fase de estudo/projecto e é provável que muita coisa ainda venha a sofrer alterações. Vou aguardando por todas as vossas sugestões. Cumprimentos, Dinis Magalhães.
  2. Boas, A reposição automática a minha ideia era ir pondo quase "gota a gota". Assim a quantidade de cloro que vai entrando é mínima, comparando com os cerca de 500 litros de água do aquário, mais os 100 litros da sump. De qualquer forma, posso sempre colocar mais tarde um filtro de osmose inversa antes da entrada para o aquário. Cumprimentos, Dinis Magalhães.
  3. Boa tarde Carlos, Obrigado. Ainda faltam alguns detalhes que ando a estudar. De qualquer forma penso que o que sugeres, em termos de luz e espessura dos vidros, é mesmo a melhor opção. Vou continuando a aguardar feedback dos membros mais experientes. Cumprimentos, Dinis Magalhães.
  4. Boa tarde, Venho apresentar aqui o projecto que ando há uns tempos a planear, para fazer um upgrade cá para casa. Neste momento tenho um nano de 30l. A ideia é colocar um aquário de água doce de 150cm x 60cm x 60cm, numa estrutura de ferro (tubo de 30mm), com sump (100cm x 40cm x 40cm), e com ligação ao esgoto e à rede de água para reposições automáticas. Pensei em sump, pois quero que esteja já preparado para no futuro poder converter em água salgada se desejar. Aqua (150x60x60) Vidro 10 mm ou 12 mm com travamento francês. Alguma sugestão quanto à espessura de vidro aconselhada? Coluna seca externa Sump (100 x 40 x 40) Vidro 10 mm 3 filtragens mecânicas 1 filtragem biológica (cerâmicas em princípio) Reposição e esgoto Iluminação Ainda nada pensado. Alguém sugere algo? Tendo em conta que o aqua levará tampa. Bomba de retorno Ainda não decidido o modelo. Qual o caudal ideal? 3000 l/h? Móvel Estrutura em ferro de 30mm Cobertura em MDF hidrófugo pintado ou lacado Reposição Automática A reposição automática / TPA e feita através de uma torneira ligada à canalização a entrar directamente na sump e com um caudal muito pequeno (cerca de 1 l/h), de forma a ir fazendo as TPAs e repondo a água que é evaporada. Após ultrapassar um determinado nível na sump, a água sai para um tubo de esgoto. A quantidade de água que sai é regulada através da torneira de água de entrada. Será colocada uma válvula tipo autoclismo na entrada, de forma a que caso o esgoto entupa, a sump não transborde. Seguem algumas imagens do que pretendo fazer: O que acham? Aguardo sugestões vossas. Obrigado, Cumprimentos, Dinis Magalhães.