José Alves

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Reputação

  1. Na Acrilab, em Benfica, a onde costumo comprar o acrílico. São mesmo dobradiças em acrílico.
  2. Boas, Tiago, obrigado pelas tuas palavras. O gasto, que tenho tido com energia, ronda média mês, por volta dos 35€.
  3. Boas, emerson Obrigado, é tudo uma questão de consenso . Mas quando se quer até consegue-se convencer Como em tudo, nós devemos nos informar bem do que pretendemos, mas mesmo assim acabamos por praticar alguns erros, talvez por precipitação outras por desconhecimento. Espero que dentro em breve possas postar o teu próprio reef. Força com isso. Cumprimentos José Alves
  4. Boas, José Todo o material de pressão e respectivas ligações costumo adquirir na ETOPI. Aqui fica o site deles: http://www.etopi.pt/index1.htm. Podes, dizer que o material que queres é para fins de aquariofilia, que eles já sabem o que pretendes... E obrigado por teres gostado da minha montagem. Espero, que te seja útil
  5. Olá, boas. Obrigado, pelas tuas palavras. Espero, se algum dia o vieres a fazer, que o teu espólio hereditário, venha-se a engrandecer. MCunha, obrigado pelas amáveis palavras. Sinceramente, espero que o neutrão não tenha provocado estragos. Obrigado. Cumprimentos José Alves
  6. Olá, Boas. Como já tinha referido, a calha de iluminação iria sofrer alterações, que consistirão no seguinte: introdução de toda a iluminaria dentro da calha com a respectiva protecção do vidro, aumento da área de reflexão, colocação de 2 PC 24W e colocar os dois temporizadores horários digitais numa caixa à parte. Desde já, os meus parabéns ao Rui Alves (RAMIREZI), pelo excelente trabalho 5*. Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, mas a máquina não se prestou a melhor. Topo da calha Inferior Temporizadores horários digitais. Colocada já no seu respectivo lugar. Panorâmica do aquário, já com a nova iluminação. Entretanto, aproveitei para aumentar a circulação no aquário, com a troca de um dos transformadores das Turbelle stream 6000, por um 6100, que adquiri na Seahorseshop. Certamente, duas transformações, que vieram, melhorar o meu sistema. Cumprimentos José Alves
  7. Obrigado pelas tuas amáveis palavras. Espero realmente poder a vir a ter um reef agradável de se ver. Tentando para que isso aconteça. Cumprimentos José Alves
  8. Obrigado, pelas tuas palavras. Só espero que a memória do teu pc tenha suportado a paciência do visionamento do meu poste. Cumprimentos José Alves
  9. Obrigado, pelas tuas palavras. Bem, realmente demorou algum tempo. Desde o inicio do projecto, até ficar totalmente concluído um ano e quatro meses. Mas, também deveu-se ao facto, de não ter pressa e por outro lado ter sido quase sozinho, na construção do sistema. O que naturalmente, manteve-me entretido e deu-me algum gozo. Olá Luis, Devias ver a desarrumação, que foi feita aqui em alguns dias. acabou por servir para arrumar o resto Obrigado pypo. Realmente, valeu a pena, o gozo que deu e dá, depois de concluída a obra.,
  10. Olá a todos. Descrição das diversas fases de montagem do meu reef. As exemplificações serão no geral, não tão detalhas, mas acho que poderá contribuir para um bom entendimento da sua construção. A bem dizer, nada terá assim de tão transcendente, mas sim com alguma, pouca talvez, originalidade. Bem, espero, e essa é a minha intenção, poder contribuir, com estas imagens e descrições, da mesma maneira, que para além de ter amigos que me ajudaram nas dúvidas desta construção (e foram alguns) também aqui e em outros fóruns, absorvi muito do que aprendi, que me ajudou em muito a concretização deste projecto. Por isso acho, que devo, poder partilhar com os outros, o que muito com eles aprendi. Osmose/Vazamento: Fotos 1, 2: Foto 3, 4, 5, 6: Nas fotos 1 e 2 temos a osmose que optei por colocar na cozinha. Visto a sala a onde se encontra o aquário ser junto a mesma: Aproveitei e furei a parede para poder passar a tubagem, quer da Osmose quer do Vazamento (TPA’s) do aquário. Utilizei acessórios de engate rápido com tubo rígido de pressão e calha técnica para a passagem dos mesmos como podermos ver mas fotos 3, 4, 5, e 6. Armação da base, suporte do Refúgio/calha de Luz: Fotos 1: A estrutura de suporte do aquário, utilizei ferro galvanizado de 60x30 m/m para o topo e pé e 30x30 m/m para as traves ao alto. No suporte superior utilizei o mesmo tipo de ferro na medida de 20x20 m/m. Toda esta estrutura foi depois revestida com duas de mão de tinta própria para ferro galvanizado. Os tampos utilizados para revestimento do fundo e topo da estrutura inferior são em contraplacado marítimo de 15 m/m com duas de mão de esmalte marítimo. Tanque: Foto 1: Foto 2: O tanque, foi construído em vidro de 12 m/m, com as medidas de 122 cm © x 69 cm (L) x 65 cm (a) com travamento (foto 1), coluna seca com três furos respectivamente de 40 m/m para queda de água, 32 m/m tubo ladrão e de 25 m/m de retorno (foto 2). Colagem com silicone preta. Foto 3: Foto 4: Foto 5: Na foto 3, poderemos ver a abertura, para a passagem dos canos para a sump e retorno com a esferovite já colocada. Na foto seguinte (4), podemos ver um pormenor da armação já lacada, com a perfuração para suporte das madeiras e com o tampo de contraplacado marítimo e a placa de esferovite Foto 5, temos a construção do pente a ser colocado na coluna seca, feito em PVC. Os materiais utilizados foram uma tira de PVC, varão de soldadura de 4 m/m do mesmo material, que posteriormente foi soldado, ao revestimento da coluna seca, na qual foi utilizado placa de PVC de 3 m/m. Sump: Foto 1: Esta sump, foi construída com acrílico de 8 m/m e colada com cola própria para soldar o acrílico e isolada no interior com silicone. Nesta foto podermos observar os diversos compartimentos, dois deles fechados na parte superior, este compartimentos são a onde existe quedas e bastante movimentação de água. Foto 2: Foto 3: Foto 4: Aqui nestas três fotos, podemos ver do lado esquerdo, a onde se da queda da água do aquário por gravidade, e a saída para a área maior da colocação do escumador. Ao fundo vemos outra caixa com uma furação, que vai servir para colocar a saída do tubo do escumador. Foto 5: Estas curvas de PVC, servem para que haja respiração, dentro das mesmas e que a sua saída seja feita para baixo. Foto 6: Foto 7: Foto 8: Foto 9: Foto 10: Na foto 6, vemos a área, onde toda a agua se junta e passa ao compartimento de sucção da bomba. Nesta área aproveitei para colocar os termóstatos e construir um acessório, que desse-me para utilizar matérias de filtração. Nas fotos 7 e 8, temos esse acessório, depois de uma utilização de filtração numa TPA. Fotos 9 e 10, acessório colocado no seu respectivo lugar, sem qualquer acção de filtração. Foto 11: Foto 12: As fotos acima (11,12) podermos ver a sump em pleno funcionamento. Refúgio: Foto 1: Foto 2: Aqui vemos o refúgio já construído e colocado em locar próprio. Foi construído em acrílico de 10 m/m colado e isolado com os mesmos procedimentos da sump. Foi revestido a autocolante plástico azul, para quando ligada a luz, poder dar um espectro de luar. Por isso foi necessário, fazer uma tampa em acrílico de 6 m/m a onde foi colocado uma ventoinha, para extracção do ar, evitando a condensação provocada pela temperatura. Esta tampa foi afixada a parede com dobradiças usadas para portas de vidro. No seu interior podemos ver a calha de luz, (T8 de 30W) também ela construída em acrílico preto, Foto 3: Foto 4: Nas fotos 3, observamos a entrada de água, alimentada pela bomba principal de retorno, em tubo de 20 m/m, para que a movimentação não seja muito agitada, na foto 4, temos a saída por queda de gravidade, directamente para o tanque, em tudo de 32 m/m. Nesta queda foi colocado algumas curvas e respirador para eliminar o barulho e bolhas de ar. Foto 5: Na foto acima, poderemos ver a bóia do alarme de nível da TUNZE, que serve, na eventualidade de algum entupimento, desligar o abastecimento de água ao refúgio, parando automaticamente a bomba de reposição. Foto 6: Por último, vemos o refúgio em pleno funcionamento. Quadro eléctrico: Foto 1: Nesta foto vemos, dois conjuntos eléctricos, quadro principal a onde se encontra um diferencial e dois disjuntores, que por sua vez, estão ligados e controlam a calha eléctrica a onde é ligado todo o equipamento do aquário. Foto 2: Foto 3: Na foto 2, poderemos ver em pormenor a caixa em acrílico, que construi para colocação do diferencial e disjuntores, com os respectivos led’s de sinalização de marcha. Poderemos também observar na foto 3 que na construção da calha, optei por compartimentar em conjuntos, de três e duas, as tomadas e nelas colocar um comutador para facilitar a interrupção do equipamento a elas ligado, sem desligar o restante. Foto 4: Nesta imagem, temos o aspecto geral, do quadro eléctrico, já em pleno funcionamento. Reposição da água/kallwaser no sistema: Foto 1: Para a reposição da água, optei por construir um reactor de Kallwaser e a ele fazer ligação directa da osmose. Como queria que o funcionamento da reposição fosse em contra ciclo (kallwaser /noite e água de osmose/dia), fiz uma ligação ao Osmoregulador da TUNZE, com um relé ligado a uma tomada Schuk a onde encontram-se os temporizadores de reposição de água que me possibilita controlar o horário mais apropriado a cada uma das opções. Foto 2: Nesta foto, vemos a tomada schuk, com uma ficha tripla à qual esta ligado ao meio o motor do reactor de kallwaser, do lado esquerdo o temporizador que controla a válvula solenóide da entrada da água no reactor de kallwaser e do lado direito outro temporizador, este controlando a outra válvula solenóide com reposição da água directa para a sump. Circulação: Foto 1: Em relação à circulação, primeiro optei por duas EHEIM 1262, seria uma para retorno, outra em close loop, mas vim alterar e optar por uma bomba bem mais potente, foto 1 (IWAKI MD55R-5, 4200L/H) com um poder de elevação a 8 metros, dá-me a possibilidade de ter muito mais pressão, à altura que encontram-se as saídas da água.Com esta bomba, pode fazer as derivação para alimentação ao refúgio e filtro UV, o que possibilitou a eliminação de outras bombas que operavam com esse fim e consequentemente a diminuição de gastos eléctricos. Foto 2: Foto 3: Foto 4: Foto 5: Na reposição, coloquei duas saídas de retorno (foto 2), apoiadas cada uma por um SWCQ e quatro dispersores de caudal diferente da Loc-Line, como se poderá ver nas fotos 3, 4, e 5. Foto 6: Foto 7: Nas fotos 6 e 7 poderemos ver as respectivas saídas já colocadas e em funcionamento. Foto 8: Em relação a circulação interna, utilizei duas bombas TUNZE STREAM 6000 com Multicontrolador 7095. Escumação: Foto 1, 2: Para a escumação utilizei o DELTEC APF600, com alimentação por gravidade da coluna seca como se poderá ver nas fotos 1 e 2. Foto 3: Nesta foto, poderemos ver o tubo de saída do escumador, directo para o compartimento já referido em cima: (Sump Iluminação: Fotos 1, 2: Nas fotos acima podemos ver a calha inicial construída by Rui Alves (RAMIREZI). Esta calha inicialmente era de duas lâmpadas de T5 54 W e duas HQI de 150 W. Posteriormente foi alterada para levar mais duas lâmpadas de 54 W, como poderemos ver nas fotos a baixo. Foto 3: Foto 4: Na foto 3, vemos a alteração feita para colocação das duas lâmpadas T5. Por último, temos a calha ligada, já com as alterações feita, comportando: 516 W repartido por, HQI 2x150w BLV 10000K + T5 2x54w ATI Blue Special + T5 2x54w ATI Blue Plus. Não ficando por aqui, ira em breve, ter nova alteração, para poder comportar mais duas lâmpadas de 36 W e a colocação de todas dentro da calha e a sua protecção. Reactor de cálcio: Foto 1: Este reactor, foi construído com base no modelo DELTEC PF601, com segunda câmara e algumas alterações. É alimentado pela bomba de retorno, botija CO2 de 2 kg com válvula redutora de pressão TUNZE e controlado por PH Control Set da AQUA MEDIC. Como se pode ver na foto acima. Este foi o reactor inicial, pois já construi outro, como mais a baixo o demonstrarei. Foto 2: Foto 3: Na foto 2, temos um pormenor da saída do reactor para a sump. A bomba utilizada foi uma bomba EHEIM 1250 de 1200L/H, como poderemos ver na foto 3, assim como o conta-bolhas em acrílico DIY. Foto 4: Vista do topo da câmara principal, coma a entrada e saída reguláveis e entrada para a sonda de PH. Foto 5: Foto 6: Este reactor é em muito parecido, com o anterior, feito na mesma, com base nos princípios do modelo DELTEC PF601. Foi alterado, em algumas coisas para melhorar o seu desempenho. A adição da água ao reactor, deixou de ser feita, pela bomba de retorno e passou a ser alimentada por uma bomba peristáltica da AQUAMEDIC SP 3000, sendo possível a sua constante e doseada alimentação. Foto 7: Nesta foto, poderemos observar a bomba AQUABEE 2000, que optei por colocar, tendo um maior caudal, sem ser de grande elevação e com um gasto bem menor, que a colocada no outro reactor. Foto 8: Foto 9: Foto 10: Vista dos topos das câmaras do reactor. Foto 11: Foto 12: Nas fotos acima, temos a bomba peristáltica, válvula solenóide do CO2 e a regulação da admissão da água ao reactor Aquecimento/Refrigeração: Foto 1: Para controlar a temperatura do aquário, optei por a compra de um controlador marca RKC modelo CB100F. Construi uma caixa em acrílico, a onde foi-me possível fazer todas as derivações (controlador, termóstatos 220V, ventoinhas 12V) e criar as ligações aos respectivos componentes para melhor os gerir. Como poderemos ver, na foto acima, temos a saída da sonda PT100 (cabo branco, à esquerda em baixo). Fichas dos termóstatos JÄGER 2x 250W (á esquerda da caixa), quatro saídas para as ventoinhas, repartidas por duas para a sump e outras duas no tanque (à direita da caixa) e o interruptor geral ao centro. Foto 2: Foto 3: A disposição das ventoinhas, repartidas por o tanque e a sump. Foto 4: Foto 5: Para facilitar o acesso ao interior da sump e para poder tirar maior partido das ventoinhas foi feito em acrílico um suportes para a sua colocação. Com este sistema e tendo por base as possibilidades dadas por o RKC posso ter um maior controlo e gerência dos componentes, ou seja: tendo por base a temperatura de 25º, poderei colocar a primeira activação de alarme ao 26º (posso regular em décimas de grau, por exemplo 25,7), uma segunda activação aos 27º caso a temperatura continue a subir. Caso haja, uma quebra ou subida brusca de temperatura, automaticamente é activado o estabilizador, que fará com que seja, atenuada essa variação acentuada. Alarme de Nível de Água: Foto 1: Foto 2: Foto 3: Prefaciando um ditado bem português, “o seguro morreu de velho” e como nestas coisas, água e eu, nunca nos demos muito bem, optei pela colocação do sistema de alarme de nível de água da TUNZE, com três sensores dois deles colocados na Sump o baixo e alto nível (foto 1) e um terceiro de alto nível no refúgio (foto 2), tomada Schuk a ela ligadas a bomba de retorno e o sistema de reposição de água através de uma ficha dupla (foto 3), para que na eventualidade de uma falha do sistema desliga o abastecimento de água ao aquário, assim como pára a bomba de retorno. Filtração/Controladores: Foto 1: Inicialmente utilizei o ECCO EHEIM 2232, com um funcionamento 24/7 com carvão activado ou Chemi-Pure. Mais tarde, vim a desactiva-lo, passando a tirar partido da zona de depuração que criei na sump, a onde passei a colocar o carvão activado ou qualquer outro material que necessite. Passei só a utiliza-lo, quando efectuo TPA’s com água natural. [/img] Foto 2: Foto 3: Foto 4: Foto 5: Tirando partido, da placa de contraplacado marítimo de 15 m/m e da esferovite também ela de 15 m/m, que coloquei entre a armação de ferro e o tanque, deu-me para afixar alguns componentes na parte superior da sump. O espaço, também não é muito e por isso tive, que o saber gerir da melhor maneira possível. Na foto 2, poderemos ver o filtro UV RENA 11 W, com a entrada de água, feita pela bomba de retorno e a saída para o compartimento na sump, o mesmo, onde sai a do escumador. Móvel: Foto 1: Foto 2: Partindo de uma ideia inicial, utilizei contraplacado marítimo e pinho nórdico para o revestimento do sistema. Como podemos ver nas fotos acima, parte superior já armada e pronta para a pintura (foto1), as portas para a parte inferior (foto 2), polidas e prontas a serem lacadas. Foto 3: Foto 4: Para poder colocar a trave que faz o remate entre o tanque e a estrutura de ferro, furei a barra (foto 3), para poder atravessar os parafusos de aperto. Na foto 4, vemos colocado a trave já lacada. Foto 5: Foto 6: Colocação da armação superior já tratada (foto 5), com as portas e dobradiças de sustentação (foto 6). Foto 7: Foto 8: Na parte inferior, para sustentação das portas, como não queria utilizar dobradiças, optei pela colocação de ímanes, como se pode ver na foto 8. Foto 9: Foto 10: Para melhor escoamento e respiração, do interior da sump, coloquei uma grelha (foto 9), na porta lateral. Na foto 10, poderemos ver, já quase terminado. Foto 11: Na foto acima, por último, temos o aspecto final com que ficou. Espero, que de alguma utilidade, possa vir a ter, o que aqui postei. No entanto, estou aberto, a qualquer pergunta que em algo possa ter criado dúvida, ou em alguma informação, que possa responder dentro do pouco que sei Como não poderia de deixar de ser, as criticas também são bem-vindas , boas ou más, sempre ajudar-me-ão no melhor conhecimento, deste interessante hobby. Cumprimentos José Alves
  11. Setup OcyanusReef: Inicio do estudo do projecto: 6-4-2005 Inicio da montagem: 20-8-2005 Enchimento: 28-10-2005 Finalização da montagem: 15-6-2006 Aquário: Capacidade: 542 litros 121cm © x 69cm (l) x 65cm (a), em vidro de 12m/m com travamento e coluna seca.com três furos respectivamente de 40m/m para queda de água, 32 m/m tubo ladrão e de 25m/m de retorno. Rocha: 99 kg 45 Kg Rocha Viva: 24 Kg Rocha (do aquário do José Perpétua). 30 Kg Rocha Morta Substrato: 130 kg. CARIB SEA Aragamax (Sugar Size) + – 13 cm de Substrato suficientemente profundo ( 12 a 15 cm ) para que nas zonas onde não existe oxigénio as bactérias desnitrificantes possam consumir nitratos.">DSB. Sump: (DIY) Capacidade: 175 L 70cm © x 50cm (l) x 50cm (a), em acrílico de 8m/m, vários compartimentos e zonas de depuração. Refúgio: (DIY) Capacidade: 30 Litros 118cm © 16cm (l) x 36cm (a), em acrílico de 10m/m, revestido a autocolante azul, Iluminação de 30w 2000K, fotoperíodo em contra ciclo, circulação alimentada por bomba de retorno e queda da água por gravidade. Rocha: 6 kg Rocha viva Substrato: CARIB SEA Aragamax (Sugar Size) + – 5 cm de altura. Iluminação: Calha de 516W By Rui Alves, HQI 2x150w 10000K + T5 2x54w White 10000k + T5 2x54w Blue actinic, com um fotoperíodo 12h, (T5 Actinícas das 18h-6h, T5 White das 19.00h-5.00h, HQI’s das 22h-4h). Circulação: Bomba de retorno IWAKI MD55R-5, 4200L/H com duas entradas, uma em close loop, outra da Sump, duas saídas de retorno apoiadas cada uma por um SWCQ e quatro dispersores de caudal diferente, 2 TUNZE STREAM 6000 com Multicontrolador 7095. Escumador: DELTEC APF600, com alimentação por gravidade da coluna seca. Reactor de Kalkwasser: (DIY) Modelo com base no DELTEC KM500 com algumas inovações. É alimentado directamente por a Unidade de Osmose e é apoiado por uma válvula solenóide e um temporizador horário. Reactor de Cálcio: (DIY) Modelo com base no DELTEC PF601 com segunda câmara e algumas alterações. É alimentado pela bomba de retorno, botija CO2 de 2 kg com válvula redutora de pressão TUNZE e controlado por PH Control Set da AQUA MEDIC. Aquecimento / Refrigeração: (DIY) Termóstatos JÄGER 2x 250W e quatro conjuntos de ventoinhas repartidas pela Sump e na parte superior do aquário, sendo activadas consoante a temperatura pelo controlador de temperatura, com dois alarmes de arrefecimento e estabilizador de quedas buscas ou subidas de temperatura. Controlador de PH: PH Control Set da AQUA MEDIC. Neste momento a motorizar valores PH no Reactor de Cálcio. Osmose: Unidade de 5 estágios 170/L com reservatório de 12L, alimentando directamente a reposição de água no aquário e o Reactor de Kalkwasser através das válvulas solenóides e temporizadores horários, controladas por o Osmoregulador. Osmoregulador: Regulador osmótico da TUNZE com um relé ligado a uma tomada Schuk a onde encontram-se os temporizadores de reposição de água e do Reactor de Kalkwasser. Alarme de Nível de Água: Alarme de nível de agua da TUNZE, com três sensores dois deles colocados na Sump o baixo e alto nível e um terceiro de alto nível no refugio, tomada Schuk a ela ligadas a bomba de retorno e o sistema de reposição de água através de uma ficha dupla, para que na eventualidade de uma falha do sistema desliga o abastecimento de água ao aquário, assim como pára a bomba de retorno. Controlador de Temperatura: (DIY) Construído com controlador de temperatura da marca RKC modelo CB100F, em caixa de acrílico, com ficha para ligação de sonda PT100, 2 fichas de 220V (termóstatos) e quatro saídas (12V) para comutar a várias Ventoinhas. Filtração: UV RENA 11W, alimentado por bomba de retorno com um período de funcionamento de 12 horas diárias no período diurno do aquário. ECCO EHEIM 2232, com um funcionamento 24/7 com carvão activado para filtração nas TPA’s e sua utilização nas 4 semanas seguintes. Zona de depuração da Sump com Chemi-Pure filtros quando das TPA’S para retenção das sujidades. Móvel: (DIY) Estrutura em ferro galvanizado em tubo 60x30m/ ao alto, topo e base, 30/30m/m para os pés, revestido a tinta de esmalte antiferrugem, portas em contraplacado marítimo com verniz contra intempéries. Estrutura superior (suporte ao refúgio e calha de luz) em tubo de 20x20m/m revestida á mesma tinta que a base assim como o mesmo verniz para contraplacado das portas e esmalte marítimo (preto) nos tampos e na estrutura de suporte. Manutenção: TPA’s quinzenais de 20% com água natural (algumas vezes com sal artificial, quando o aprovisionamento de agua acaba e não me é possível repor). Visionamento diário e quanto possível ou necessário alguma limpeza. Verificação mensal de todo o sistema e trimestralmente limpeza e verificação de todo o sistema. Alimentação: Uma a duas vez por dia, sendo variada, desde flocos, granulado, artémia viva, e comida congelada. Invertebrados: 40 Eremitas (Papurus sp, Paguristes cadenati, Clibanarius sp, Calcinus elegans), 15 Astraea, 20 Cerites, 6 Turbos, vários Nassários e Caracóis da nossa costa, 3 Mithrax, 2 Lysmats amboinensis, Lysmats grabhami, 2 Lysmats debelius, 2 Stenopus hispidus (casal), 5 Ofiúros, 2 Pepinos (Pentacta anceps), Estrela (Archaster typicus), Strombus, 2 Tridacna derasa. Peixes: Acanthurus leucostermon, Acanthurus shoal, 2 Amphiprion ocellaris, 2 Amphiprion polymnus, Chelmon rostratus, 5 Chromis viridis, Cryptocentrus cinctus, Halichoeres chrysus, Labroides dimidiatus, Nemateleotris magnifica, Paracanthurus hepatos, Pseudocheilinus hexataenia, Salarias fasciatus, 2 Synchiropus splendidus, Valenciennea puellaris, Zebrasoma flavescens. Corais: Moles: Colt Coral, Sarcophyton sp, Protopalythoa sp., Zoanthus.sp, Xénias brancas e castanhas sp. Duros: LPS - Alveopora, Caulastrea sp, Euphyllia paranchora, Turbinaria peltata, Goniopora sp. SPS – Várias mudas de Seriatopora, Montipora, Acropora. Parâmetros: (médias) pH……………......8.3 Temp. …… …..25.5 º KH-………….......8.7 Densidade -. 1024 Nitritos………....0.0 mg Nitratos………....17 mg Fosfatos……. ..0.0 mg Amónia……. ....0.0 mg [/u][/i]
  12. Boas, Diogo. Bem, em baixo é capaz de ser verdade. Ficou bem. Obrigado :D . Em cima, invejo eu a tua disposição do teu reef. Para mim a percentagem, até que ficaria pela quarta parte do teu :D .
  13. Olá Luís Muito obrigado pelo teu elogio. :D Quanto a rocha do Zé Perpétua, é isso mesmo, é para fazer crescer, e as mudas que vieram do reef dele foi com essa intenção, por isso ele diz: “é o meu segundo aquário” :D Cumprimentos José Alves