2fazt4ya

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por 2fazt4ya

  1. Boas!

     

    Antes de mais obrigado pelas vossas dicas! Efectivamente não vou optar pela solução do sal dado que tenho coridoras e para além do mais não estou muito inclinado para que seja doença.

     

    Em relação ao volume do aquário, é de 54 L (ainda sou novato nestas andanças).

     

    Vou ver se os supostos ataques param para as barbatanas se começarem a regenerar de vez...

     

    Só uma pergunta... supostamente, se fosse doença, por esta altura todos os peixes já deveriam estar afectados, certo...? digamos que este foi um dos critérios para o diagnóstico diferencial (assim como o tipo de lesão na barbatana e a não existência de bordos brancos que poderiam indicar a existência de fungos)...

     

    Em relação aos serpae...o comportamente agressivo continua, e é engraçado que são os únicos que têem as barbatanas em bom estado agora (eles e uma das coris)

  2. Boas! Obrigado pela resposta!

     

    Entretanto já andei aqui nas pesquisas e pelo que li creio que as doenças fúngicas nas barbatanas se caracterizam por bordos brancos nas mesmas. Á pouco voltei a observar os peixes e agora também tenho 3 neons com a mesma situação... como se tivessem sido mordidas. Neste momento os únicos que ainda não têem as barbatanas em mau estado são duas pristellas, 1 cory albina (muito enérgica mesmo, nem a apanham) e os 3 serpae.

     

    Vou esperar até amanha para ver se aplico algum tratamento, químico ou natural, pois continuo desconfiado que tenham sido ataques e não doença...

     

    Se fosse doença não deveria em princípio ter atingido todos os peixes? e seguido mais ou menos o mesmo padrão de destruição de barbatanas?

     

    Já agora, o facto de eu adicionar as colheres de sal não me vai alterar os parâmetros da água...?

     

    Obrigado... Esperemos que amanha não veja os neons a servir de pequeno almoço aos serpae... :animal_fish:

  3. Boas!

     

    Juntei ontem mais peixes ao meu aquário. Tinha 2 corys e 5 neons(inicialmente), e ontem comprei 3 tetra serpae e 4 pristellas.

    Até os juntar estava tudo bem, sem sinais de doença ou de ataques entre os neons e as coris. Os parâmetros da água estavam bons quer a nível de ph quer de nitritos. Entretanto juntei os novos habitantes e parecia estar tudo bem, até esta manhã que, ao chegar ao aquário, me deparei com 1 das coris com as barbatanas "comidas", assim como duas pristellas (as dorsais até parecem cortadas) e uma serpae(fêmea) com a barbatana caudal roída.

    Observo que o comportamento dos serpae é algo agressivo, principalmente o do macho.

     

    Como seria de esperar, desconfiei imediatamente de doença, dado que estas espécies são supostamente pacíficas, mas tendo em conta o comportamento dos serpae já não sei... creio que eles poderão andar a atacar, principalmente o macho.

     

    A cori afectada mal se mexe, não sai de cima do filtro e sinceramente já não sei o que fazer...

     

    Espero que me possam ajudar!

     

    Obrigado

  4. Boas,

     

     

    não me parece de todo que se trate de Ascite infecciosa (hidropsia), mas antes sim oclusão intestinal. Os peixes já vieram assim? Qual a alimentação que lhes dás?

     

     

    Um abraço,

     

    Boas,

    Agora está tudo bem. Já se comportam como cardume e o inchaço desapareceu.

    Realmente poderá ter sido o que referiu. Estou a dar-lhes flocos da ocean nutrition 1 vez por dia. Quanto ao resto penso que poderá ter sido stress devido à recente mudança.

     

    Agradeço a resposta.

  5. Coloquei à 3 dias os meus primeiros peixes: 5 néons e 2 corydoras.

    Ontem notei que 2 néons estavam com a barriga inchada e apresentavam um comportamento muito agressivo investindo sobre os outros néons. Um deles isolou-se a um canto do aquário ao pé do termostato e investe sobre todos os néons que entrem nessa zona mas não tem esse comportamento para as corydoras. O outro néon que também está inchado por vezes está com o cardume (investindo sobre os outros) mas também se afasta deste muitas vezes.

    Vi alguns tópicos sobre este tema e as pessoas que relatam que têm néons que têm a barriga inchada sugerem hidropisia e dizem também que estes têm as escamas levantadas o que não vejo nos meus.

    Envio as fotos para me poderem ajudar...

     

    pict0428u.jpg

    pict0429.jpg

     

    Portanto estou com estas questões:

    - porque é que os néons estão inchados? e o que é que eu posso fazer quanto a isso.

    - porque é que estão agressivos?

    - porque é que aquele néon está tão territorial e não está com o cardume?