Errnesto

Membro
  • #Conteúdo

    18
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Errnesto

  1. Boas, ontem por aqui também foi dia de limpezas, 2 horitas a fazer tpa, a raspar algas de pedras e a lavar areia para poder voltar a colocá-la no aquário. Até parece outro aquário, branquinho e bonito! O resultado da minha pescaria resultou em 6 nassários, 2 cerites, 2 eremitas (não sei de que tipo de patas, mas tou contente porque ainda não vi porrada) e por fim uns 12 burries. Agora tenho esperança que as algas comecem a ser controladas, fiz teste de fosfatos essa semana e tava no zero! Cumps
  2. Lool, há alguns que não devem muito à beleza. Aconselho-te é pesquisares informações acerca da espécie, e se come algas que tipo de algas come. Faço-te a mesma pergunta que o pedrolena, são algas verdes?
  3. Boas Nelson, o forum serve para isso mesmo, trocar ideias, sempre que saiba as respostas eu ajudo. Quanto a equipa de limpezas, começamos por pensar sempre em invertebrados em primeiro lugar, eremitas, burries, turbos, nassários, cerites e um camarãozinho também é fixe! Nunca me tinham falado de um goby que comesse as algas mas é capaz de haver, porque salvo erro a família gobidae é das maiores a nível de espécies sendo muito difícil identificar-te um goby pelo simples facto de ser castanho. Se fores à nossa costa em zonas rochosas (maré baixa) vais encontrar vários exemplares de gobys, uns acinzentados, outros acastanhados etc etc. Quanto a minha experiencia (que não é muita), se não tens equipa de limpeza começa por colocar uns quantos burries (são tipo caracois e sempre vao comendo algumas algas), 2 ou 3 eremitas do mesmo tamanho para não haver muita pancada e uns 5 ou 6 nassários para irem-te limpando os dejectos de peixes e restos de comida. Em relação ao goby informa-te do nome da espécie e pesquisa para saberes se são reef safe, o que comem ao certo, se são pacíficos etc etc. As algas são muito chatinhas, é preciso ter paciência e para dizer-te a verdade tenho feito tudo certinho e seguido ajuda de colegas mais experientes e mesmo assim é complicado controlá-las embora esteja a começar estabilizar a situação. Qualquer dúvida é só perguntar, Cumps Ernesto
  4. Olá, amanha já me deve chegar os testes que me faltam e o carvão, pelo que li é um carvão com o proposito de absorver/adsorver fosfatos e silicatos e não só. Ando a pensar onde vou colocar aquilo e surgiu-me a ideia de amarrar à bomba de circulação, não sei se vai resultar mas logo se verá. Amanha também vai ser dia de pescaria, vou arranjar uns eremitas e uns nassários finalmente, com sorte vem um camarão também.
  5. Olá Pedrolena, quanto aos eremitas cheguei ao ponto de ter umas 7 ou 8 carapaças, mas os desgraçados queriam era as carapaças uns dos outros! lol! Quanto ao carvão acredito que não resulte muito bem, mas tenho esperanças, porque ter as algas assim dessa forma é muito chato. O dono da loja que frequento insiste muito na aquisição de um zebrassoma flavescens para limpar o aquário embora reconheça que quando o peixe for maior o aquário que tenho é insuficiente.
  6. Também tive aqui 3 nerites mas acabaram por morrer, inicialmente tinha uma equipa de limpeza razoável mas como eram todos apanhados na costa portuguesa acabaram por morrer depressa devido as temperaturas no aquário serem mais elevadas do que eles estão habituados. Os eremitas que tinha (3) matavam-se uns aos outros e atacavam os burriés, o mais interessante de tudo, um eremita matou os outros todos e quando se viu sozinho morreu Depois fiquei sem tempo para ir apanhar mais e fui deixando andar até ao ponto que as algas e cianos começaram a tentar arruinar o aquário. Esta semana vou ter que voltar à carga e arranjar mais membros para a equipa de limpeza e vou ter que escovar as rochas para tirar as algas. Também ando para aqui a penar em meter carvão activado para ver se a água fica mais limpa para não voltar a pôr a vista em cima dessas algas verdes, o meu problema prende-se com o facto de não ter sump mas acho que metendo um copo de plastico daqueles da superbock cheio de buraquinhos e com o carvão lá dentro a coisa resulte.
  7. Por acaso também tenho ouvido falar de uma loja em portimão, embora ainda não tenha tido a disponibilidade para lá ir. Vou ver se arranjo um tempinho para ir lá pesquisar onde fica e o que tem. Fiz a pergunta de preços porque vi turbos a 4 € e gostava de ter algo para comparar e para saber se valem esse euritos todos. Vou fazer uma pesquisa na bubbles para ver o que têm por lá. Obrigado
  8. Boas, alguém tem conhecimentos acerca de preços de invertebrados e lojas onde os possa adquirir a preços razoaveis? Quando falo em invertebrados refiro-me mais propriamente a turbo snails e Lysmatas amboinensis. De modo a estabilizar melhor o meu sistema pensei que estes organismos pudessem dar uma ajuda, o que acham?
  9. Muito obrigado pela ajuda e pelas sugestões! Os palhaços estão na boa já, com os seus comportamentos normais e a comerem mais do que aqilo que conseguem! lol! Quanto as algas ainda não me livrei definitivamente delas, embora o seu crescimento esteja a ser muito mais lento devido as TPAs de maior volume. Agora é esperar para ver se as algas estabilizam e acabam por desaparecer para depois não atrofiarem com possíveis corais que venha a adquirir. Abraço e mais uma vez obrigado, Ernesto
  10. Olá, obrigado pela resposta! A tua resposta deve estar correcta pois os palhaços estão a a voltar ao normal e a comerem bem! A bomba que eu tinha antes era uma powerhead de 750l/h e por acaso akilo causava-me problemas no substrato, a bomba que coloquei agora é uma wavemaker da Hydor Koralya 1500l/h. Os peixes devem-se ter ressentido porque adoptavam aquilo muitas vezes como "casa" e passavam a vida ou em cima dela ou em baixo, agora com uma wavemaker é mais dificil apoiarem-se.
  11. Boas, em primeiro lugar quero agradecer-te pois tens sido o único que se dá ao trabalho de responder, um muito obrigado! Quanto ao aquário, muito dificilmente poderá ser um pico de amónia, de momento não tenho aqui o teste de amónia por isso não o fiz. Mas tenho feito TPAs de 20% todas as semanas e quando meti a bomba não levantei muitos detritos porque a pus mais a superficie. Claro está, não posso afirmar que não tenha sido um pico de amónia, mas foi muito estranho porque foi mal meti a bomba. Ainda pensei que pudesse ser da corrente mas também não me está a parecer ou então os peixes já se habituaram, porque ontem já comeram qualquer coisa. Esta semana vou tentar arranjar o teste de amónia para ir monitorizando essa situação. Obrigado pela resposta!
  12. Boas, finalmente a bomba de 1500h/l chegou, meti-a no aquário e, num dia a xénia que tinha no aquário morreu e os amphiprion ficaram passados. Eu desliguei a bomba logo uma hora após a ter colocado no aquário porque reparei que algo nao estava bem com o coral e tambem com os peixes. Sugestões para o que possa ter estado na origem? É que uma hora com bomba ligada não é suficiente para causar tao mau estar no aquário. Os palhaços estão a comer muito menos e estao sempre a abrir e fechar a boca, até parece um tique nervoso, alguém sabe o porquê de eles estarem a fazer isso?? Ajuda pleaasee..
  13. Errnesto

    Cryptocentrus cinctus

    Boas, alguém com conhecimento acerca dessa espécie?!
  14. Sim é o que estou a fazer nestas ultimas semanas, passei de TPA's de 10% para 20% e aspiro sempre tudo o que consigo, chega ao ponto que vem areia com as ciano e eu lavo em agua de osmose e volto a pôr a areia no aquário. Segui o teu conselho de pôr uma bomba mais forte e já encomendei uma de 1500l/h da Koralya ( já andava a pensar fazer isso, principalmente porque não gosto do fluxo tao direccional como estava). Nesta última semana as cianos não tao a conseguir aparecer tão bem como apareciam devido as TPA's, mas as algas depois de terem sido raspadas voltaram a aparecer fazendo tipo penugem na rocha (ainda tão tímidas) mas se não tratar daquilo já, sei que crescem que se fartam. Os burriés e os turbos fartam-se de pastar mas mesmo assim está difícil.
  15. Errnesto

    Cryptocentrus cinctus

    Boas, alguém sabe ou conhece possíveis características que possam distinguir um Yellow watchman goby macho duma fêmea? São peixes que mudam de sexualidade conforme a dominância de um elemento (tipo A. ocellaris) ? Andei a pesquisar mas pouco tenho encontrado acerca da identificação do sexo nesta espécie, muitos dizem que é difícil distinguir e não dizem mais nada.
  16. Alguma sugestão pessoal?
  17. Boas, obrigado pela resposta! Aqui vai o setup: Aquário como eu disse anteriormente de dimensões 60x30x30; 2 bombas de circulação: 1 Jebo Powerhead AP1700 de 750l/h; e a outra 1 Hydor Koralia Nano de 900l/h. O escumador é um Boyu Model WG-310 de 150l/h; A calha de iluminação é de 60cm e possui 2 T5 de 14W cada. Quanto ao escumador não sei será o ideal mas foi o que surgiu de mais barato na altura e como não tenho sump este escumador é óptimo. A circulação penso que também não está má embora ás vezes também comece a ter dúvidas quando vejo as cianobactérias, talvez não tenha colocado da forma mais correcta as bombas mas o que posso dizer é que a bomba que tem o fluxo direccional encontra-se do lado direito e parte inferior do aquário e a Koralia está a frente do lado esquerdo direccionada para o vidro e para cima. Alguma sugestão? Quanto ao zebrassoma também nunca tinha pensado em tal coisa por saber que é um peixe que se torna grande mas como me foi sugerido para controlar as algas vim aqui pedir opiniões.
  18. Boas pessoal, decidi postar uma dúvida aqui para todos vocês com mais experiência pois estou indeciso quanto ao meu aquário. Eu tenho o aquário de 60x30x30 montado e a funcionar desde meados de Abril deste ano. Nele tenho 2 Amphiprion ocellaris e uma uma xénia acompanhados de equipa de limpeza e até 2 meses atrás estava tudo bem até as cianobactérias e algas verdes filamentosas terem aparecido em grande plano. Também possuo rocha viva mas nao sei o seu peso. A dúvida que tenho é se acham que devo ou não colocar um Zebrassoma flavescens? Esta ideia de ter um zebrassoma está relacionada com o pequeno problema que tem se tornado muito complicado de resolver que é o facto de ter-me aparecido as tais algas verdes filamentosas e aconselharam-me numa loja de animais a colocar zebrassomas ou outros cirurgiões. Como o aquário não é muito grande e só tem um coral e para um flavescens não tem propriamente refúgios estou na dúvida se será uma boa ideia. Será que alguém tem boas experiência com zebrassomas em aquários pequenos?