dolphins_girl

Membro
  • #Conteúdo

    269
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por dolphins_girl

  1. Boas.

    Nitritos, mesmo a 0 ESTÃO ALTOS...

    TPAS de 50% dificilmente NÃO ALTERAM O PH.

    Tenta perceber o que se passou para teres nitritos e faz MUITAS TPAS mas de menor quantidade.

    JPM

     

    Não faço TPA's de 50% regularmente. Fiz porque me pareceu um caso de urgência.

    Entretanto os valores baixaram para amónia 0, nitritos 0 e nitratos 5mg/l. Este valor de nitratos é normal não é?

     

    Obrigado pela resposta.

  2. Entretanto hoje de manhã quando acendi a luz do aquário estava tudo normal. Saio de ao pé do aquário cerca de 1 minuto e quando volto lá está outra vez o mesmo discu deitado de lado junto ao areão mas não tinha respiração ofegante. Como tinha de ir para a faculdade não pude fazer nada, mas quando voltei 3h depois já ele estava normal...

     

    Porque raio isto se está a passar?

  3. Hoje quando medi os parâmetros da água reparei que tinha NH4 - 0mg/l, NO2 - 0.9 mg/l (o 2º valor a seguir ao mais baixo) e NO3 - 10mg/l (normalmente costuma estar a 5mg/l). Não sei porque terá subido tanto, mas também tive um pequeno boom de algas (estive 1 semana fora, não sei se terá alguma coisa a ver).

     

    OS valores de nitritos e nitratos devem estar à volta de quanto?

     

    Em todo o caso começei a fazer a poda das plantas que já estavam bem crescidas e a limpar os vidros. Entretanto quando volto ao aquário está um dos discus deitado no fundo do aquário (às vezes de barriga pra cima, mas no fundo) mas a respirar. Tirei-o logo com o camaroeiro (apesar de tudo ainda de debateu quando foi apanhado) e coloquei-o num balde com água limpa e uma pedra difusora para aumentar o oxigénio. Ele lá ficou, umas vezes de lado, outras normal, outras de barriga para cima, mas sempre a respirar (talvez ofegante), mas com as cores normais.

     

    Fiz TPA de 50% (apesar de todos os outros discus e peixes estarem perfeitamente normais) e voltei a colocar o discu que tinha retirado. Ele já não estava de lado, mas permaneceu mais junto ao fundo apesar de estar em posição normal. Até que noto que ele tinha uma pequena bolha na parte de dentro do opérculo, parece uma bolha de ar e que não sai quando ele abre e fecha o opérculo e agarradas à barriga. Poderá ser só de estar junto à pedra difusora?

     

    Ele agora aparenta estar mais normal porque já não está junto ao fundo. Poderá ter sido dos parâmetros da água ou o que se terá passado? O estranho é todos os outros estarem bem e ele ter ficado assim em segundos...

  4. O Yellow Sunrise é cerca de 1 mês mais velho que o Solid Red e este cerca de 1 mês mais velho que o Blue Diamond.

    O que é certo é que o Solid Red foi sempre o mais "possessivo": sempre a correr com o Blue Diamond e a comer muito. Agora já tolera mais o Blue Diamond, mas desde que começou a ficar do tamanho do Yellow que começou a ser perseguido por este. Mas a verdade é que sempre notei um grande crescimento no Solid Red, mais do que nos outros (apesar de ser o mais tímido e o único que prefere comer sozinho em vez de comer à mão). Mas ele é mesmo bruto, porque enquanto que os outros quando estão a comer a papa da colher não se sente que estão a comer, o Solid Red dá mesmo pancadas na colher conforme come. ;)

     

    Desde já obrigado pelas respostas :evilbat:

     

    Realmente tento cuidar bem deles, mas a inexperiência de serem os primeiros discus que tenho pode reflectir-se neles...

  5. Espero que realmente não seja nada :arrow: E aquelas manchas rosadas no Yellow Sunrise? Dá ideia que são as formas do esqueleto na zona do crâneo, como que visto à transparência, mas rosado...

     

    Obrigado pelas respostas :oops:

  6. Passado mais de 1 mês cá estão os matulões ::D:

    No entanto estou com dúvidas se estarão todos a crescer como deviam, pois o Solid Red já está do mesmo tamanho que o Yellow Sunrise, quando no ínicio era metade... Será que é ele que tem crescido muito ou o Yellow Sunrise que está mais lento a crescer? E o Blue Diamond como acham que está?

     

    amarelo.JPG

     

    Como podem ver ele tem uma zona rosada na cabeça que se nota melhor nesta foto. É normal?

     

    dois.JPG

     

    Aqui está o Blue Diamond. Ele de vez em quando tem aquele ponteado branco na barbatana caudal que desaparece e depois volta... O que poderá ser? É o único com isso...

     

    azul.JPG

     

    azul1.JPG

     

    Este é o matulão cá do sítio. Faz grande diferença desde que chegou e em relação aos outros peixes...

     

    red.JPG

     

    red1.JPG

     

    E mais uma vez o Yellow Sunrise

     

    amarelo1.JPG

     

    Vejam a diferença que fazem quer em cores quer em tamanho e em relação uns aos outros desde que chegaram...

     

    A 30 de Junho eram assim:

     

    discos.JPG

     

    A 19 de Agosto:

     

    todos.JPG

    Está um pouco desfocada... Mas da esquerda para a direita: Blue Diamond, Solid Red Fire, Yellow Sunrise.

     

    Que acham deles? ;)

  7. O Fluvermal não ataca todos os parasitas, mas somente alguns. Poderá suceder que estejas a combater a praga errada. Se a coisa persistir, talvez devas pensar em fazer Flagyl.

     

    Antes do Fluvermal já tinham feito uma semana com Flagyl, mas que não tinha resolvido a situação. Face a isso, os parasitas foram identificados ao microscópio e tratavam-se de estrongilideos (nemátodes) e foi por isso que optei pelo Fluvermal :?

     

    Daqui a nada só falta Praziquantel ;)

  8. Boas

     

    a dosagem que utilizaste é a indicada

     

    resolver o problema definitivamente era o que todos queriamos! :D mas infelizmente as desparasitaçoes têm que se fazer regularmente

     

     

     

    abraço

     

    William

     

    Sim, mas uma coisa é ir desparasitando e eles nunca chegarem a apresentar sinais (o que indica que está tudo sob controle) e outra é eles voltarem a ter sinais após a desparasitação. Óbvio que nunca vou acabar com os parasitas (malditos sejam :mrgreen:) mas supostamente ao fim destes 2 tratamentos eles deviam deixar de evidenciar fezes compridas ou transparentes certo?

     

    Obrigado pela resposta ;)

     

    Ana

  9. Tenho estado a fazer um tratamento com fluvermal mas acho que secalhar não fiz bem porque a água só ficou branca muito pouco tempo... Depois aquilo passa logo aí ao fim de meia hora. Fiz 15ml/160litros brutos (o que na realidade até será um pouco superior a 1ml/10litros). Fiz TPA ao fim de 3 dias e 1 semana depois repeti o tratamento... Alguma coisa mal?

    Os peixes nem ligaram ao tratamento... Completamente normais como se não tivesse lá nada.

    Nos peixes que mostravam mais sinais de parasitas (ancistrus) notei que o tamanho das fezes diminuiu brutalmente, mas antes de iniciar o tratamento 1 semana após o 1º por vezes já faziam outra vez fezes muito compridas (mas nem sempre) e os discus por vezes também já faziam tipo com um fio transparente no final.

    Acham que este 2º tratamento vai resolver definitivamente o problema?

  10. O Solid Red anda sempre atrás do Blue...

     

    Boas

    isso é normal, no campeonato nacional acontece a mesma coisa.

    Se puseres um discu verde vais ver que o Solid Red também anda sempre atrás dele... E já agora põe também um branco...

     

    Abraço

    CMargarido

     

    chainsaw O Red anda so a mostrar a sua superioridade :dry::laugh:

    :dry:

  11. Ah la estão eles... :( Esses YSR são muito diferentes do meu... Têm essa zona avermelhada por baixo que o meu não tem, mas esse Blue é tal e qual o meu :D

    Olha que isso da perseguição do Solid Red ao Blue deve ser de família porque aqui é exactamente assim. O Solid Red anda sempre atrás do Blue... O Yellow é que antes era mais pacífico e agora volta e meia mordisca o Solid Red quando ele se aproxima, mas não faz nada ao Blue...

     

    Eu TPA's faço todos os dias, mas o areão já se sabe... Agora com as férias vou mudá-lo porque este já está muito sujo e sem efeito para as plantas e provavelmente tenho de tirar os ancistrus porque sujam muito a água e são logo 3...

     

    Gostei de conhecer a familia ;)

  12. Viva ::D:

     

    Então, como é que estão as coisas, peixeirada, filtro, etc?

     

    Já vi que os teus meninos estão (alguns) a precisar de ir ao ginásio...isto do verão...da praia é tramado...

    Temos primos e se calhar irmãos...Também tenho do JP(yellow SR e red S) mas, já são maiores e do Zé Carlos tenho desse tamanho. Devem estar na minha casa à 3 semanas/ 1 mês - 3 blue e 1 solid red.

     

    Jokas:multi:

     

    Ah então tens de postar fotos desses meninos para ficar a conhecer os primos/irmãos :) Estes estão comigo há cerca de 2 semanas.

    Como é que eu vejo se eles estão gordos? Também não os quero escanzelados :D Eu meto-lhes a comida e eles comem tudo o que lhes dou... Tenho estado a reduzir um pouco na comida caseira... Mas também é normal eles ficarem com um pouco mais de barriga depois de comerem não? Mas realmente gostava de saber o que é um disco nem gordo nem magro para poder controlar melhor. Têm de ir ao ginásio para estarem em forma para a praia :wink:

     

    Eu noto que principalmente o solid red cresceu um bom bocado porque antes fazia uma grande diferença do yellow sunrise e agora já não é uma diferença tão abismal (apesar do outro ser o dobro dele ou assim biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />)

     

    O Blue Diamond é que está bastante diferente: antes tinha muito medo do Solid Red e comia sempre sozinho depois de todos comerem e não passeava muito pelo aquário. Agora, apesar de continuar a ser enxotado por ele, volta e come com eles e até afuguenta os guppys :laugh:

     

    Em termos de cores, acho que o azul do Blue está cada vez mais intenso e metalizado e com vários tons. Nos outros 2 penso que os vermelhos estão a ficar cada vez mais fortes.

     

    Achas que em termos de tamanho e cores estão a evoluir bem? Não faço ideia de como deveriam estar a uma altura destas...

  13. Como qq medicamento deve ser utilizado com precaucao, mas desta forma, devido aos picos de dose: hiperdose na preparacao, dose vestigial na administracao, nao vejo grandes riscos.

    A dose terapeutica nunca chega aos peixes, nem acho provavel que o medicamento fique hiperconcentrado no interior dos organismos congelados, porque nao ha actividade biologica: portanto essa impregnacao teria de ser por difusao apenas. Ora sem dose terapeutica - numa dose vestigial - nao ha efeito sobre os organismos, portanto tambem nao havera grande estimulo para o desenvolvimento de resistencias.

    As resistencias vao ocorrer por seleccao natural, se o meio matar os organismos susceptiveis, promovendo-se assim o desenvolvimento dos que nao morrem, que assim passam os genes. Ora se as doses sao muito inferiores a terapeutica, vestigiais, nao estou a ver como irao haver resistencias. A nao ser que o contacto de um organismo com uma dose vestigial do produto tambem de resistencias.

    Mas para isso seria necessario haver parasitas vivos no aqua - ou na comida - o que nao me parece possivel, a nao ser que existisse outra fonte externa de infestacao, sem ser a comida congelada.

     

    Pelo sim pelo nao, passei a lavar a rede em agua corrente antes de soltar a comida (cerca de 1 x em cada 2 ou 3 dias).

     

    Há 2 coisas "erradas" no teu raciocinio:

     

    - Segundo dizes, dás uma dose dose inferior à terapêutica ou, como dizes, uma dose vestigial. Então para que é que dás? O que é que um medicamento numa dose inferior àquela a que é suposto fazer efeito vai fazer? Se não dás a dose necessária para que haja efeito então não estás a fazer nada... Ou por outra, estás:

     

    - Ao estares a dar uma dose inferior ao que seria desejável aí sim estás a favorecer a resistência porque os parasitas ou bactérias não morrem porque a dose não é suficiente para isso e vão-se tornando resistentes ao Flagyl e passando essa resistência à sua descendência. Dar uma dose inferior à terapêutica ou fazer um tratamento com menor duração que o indicado favorece as resistências.

     

    Tendo estes 2 pontos em conta é claramente contra-indicado estares a dar Flagyl dessa forma. Se queres prevenir que eles venham a ter parasitas então fazes desparasitações durante o tempo aconselhável com a dose terapêutica indicada de x em x tempo (que obviamente será com menor frequência do que como estás a fazer agora).

     

    :mrgreen:

     

    Ana

  14. Estou a pensar remodelar o aquário porque antes tinha uma calha DIY (6 * 25w PC + 2 * 18 T8) que me permitiu ter todo o tipo de plantas que quis e fazer um óptimo plantado, mas optei por comprar uma Lifetech 2x55W PLL por razões estéticas e por ser mais leve (a que tinha era bastante pesada e estava directamente apoiada sobre o aquário, o que não permitia mexer lá dentro com a calha posta). No entanto, com esta calha deixei de conseguir ter muitas das plantas e noto que tem muito menos luz.

     

    Desta forma, quero ver se volto a uma DIY, mas gostaria de saber quantos watts e Kº é que acham que devia colocar para fazer um bom plantado.

     

    Aquário 90x30x60 (é um pouco alto eu sei..

     

    Em relação ao substrato tenho usado o ADA mas também está na altura de mudar porque já lá vão 3 anos... Gostei bastante do substrato, mas gostaria de saber se há outras opções que me aconselhem. Estive a ver o Flourite da Seachem, já vi que também há quem use Elos ou Tropica... O que acham?

  15. boas

     

    quanto aos substratos de topo penso que todos eles sao bons. aqui a experiencia é nula nunca usei nenhum.

     

    quanto á calha para o teu aquario o edial seria ser lampedas t5 que penetrao melhor na agua alcançando mais profundidade.

     

    já agora quais os kelvins e lumens das lampedas que usas ???

     

    se tivesses ipotece de meter mais uma lampeda nessa calha ficavas servido ou seja fazer o diy na propia calha da Lifetech.

     

    umas lampedas milagrosas para mim sao as da arcadia carotas mas muito boas.

     

    Estava agora a ver... Estava convencida que eram T5, mas são PC.

    São Osram Dulux L 55W 4650 Lumen Luminux Daylight se não estou em erro com 6000 ou 6200K.

     

    Na calha DIY eram 6 PC de 25W com 6200K + 2xT8 de 18W cada, próprias para plantas, da Sylvania.

  16. Estou a pensar remodelar o aquário porque antes tinha uma calha DIY feita por mim que me permitiu ter todo o tipo de plantas que quis e fazer um óptimo plantado, mas optei por comprar uma Lifetech 2x55W por razões estétitcas e por ser mais leve (a que tinha era bastante pesada e estava directamente apoiada sobre o aquário, o que não permitia mexer lá dentro com a calha posta). No entanto, com esta calha deixei de conseguir ter muitas das plantas e noto que tem muito menos luz.

     

    Desta forma, quero ver se volto a uma DIY, mas gostaria de saber quantos watts e Kº é que acham que devia colocar para fazer um bom plantado.

     

    Aquário 90x30x60 (é um pouco alto eu sei.. :bad-words:

     

    Em relação ao substrato tenho usado o ADA mas também está na altura de mudar porque já lá vão 3 anos... Gostei bastante do substrato, mas gostaria de saber se há outras opções que me aconselhem. Estive a ver o Flourite da Seachem, já vi que também há quem use Elos ou Tropica... O que acham?

  17. :lol:

     

    Tadinhos... O Blue Diamond até nem tem barriga... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

     

    Tenho de lhes dar menos comida, mas os rapazes são comilões... :happy:

    Tenho medo que não comam o suficiente para crescerem e serem "altos e espadaudos" :D

     

    Tirando o facto de estarem gorditos achas que estão a evoluir bem? :unsure:

  18. E cá estão mais umas fotos fresquinhas.

     

    Estes meninos são uns comilões e todos destemidos. Desde o 2º dia que comem à mão e estão mais gordinhos :) Também penso que as cores estejam a ficar mais realçadas...

    Têm aproveitado o facto de ter várias fêmeas guppys a parir e têm comido uns alevins... Até se posicionam por baixo delas à espera que caia um ou outro. É o chamado fast food :cool2:

     

    De resto, cada vez que me aproximo do aquário lá vêem eles ver se há comida e, se meto as mãos dentro de água (com ou sem comida), lá me vêem dar dentadinhas nas mãos :happy:

     

    Que vos parece?

     

    blue.JPG

     

    blue1.JPG

     

    yellow.JPG

     

    yellow1.JPG

  19. Não referi (e espero não estar a cometer nenhum erro) que nunca vi limpa fundos (sejam corydoras,plecos, synodotus,whatever) com problemas de parasitas internos. Tenho um pleco, e por vezes as fezes dele são dessa tonalidade. Deve ser do tipo de alimentação.

     

    Preocupa-te quando as fezes forem mesmo claras (esbranquiçadas).

    Cumps

     

    Eu já li várias pessoas que tiveram problemas de parasitas intestinais em plecos e ancistrus pelo menos.

     

    Daí a minha preocupação.

  20. Olá,

    Quanto à alimentação,podes grande parte das verduras que aí tenhas: cenoura,fava,ervilha,espinafres,batata. Tem de ser com moderação,pois a água suja-se e depois é necessário mais tpa's. Com a adição destas verduras (que são importantes na dieta desse tipo de peixes) deves ter em conta que poderá surgir-te uma praga de caracóis "se é que tens algum no aquário" (falo daqueles que o pessoal diz ser praga).

     

    Cumprimentos

     

    Isso sujidade não é problema porque tenho discos e faço-lhes comida caseira que já suja a água e os ancistrus também comem restos dessa comida.

     

    E quanto aos caracóis também não há problema porque nunca tive :puppydogeyes:

     

    Vou então ver se eles gostam desse tipo de comida. Pelo menos da dos discos gostam...

     

    Obrigado pela resposta :rainbowafro:

  21. Boas,

     

    Não creio que sejam parasitas, já que a coloração e morfologia das fezes é regular. O comprimento das mesmas é que não é o mais comum, facto que poderá estar relacionado com a alimentação que lhes dás. Experimenta dar-lhes alimentos frescos - vegetais - e verifica se há alguma alteração.

     

    O Flagyl deve ser administrado na própria comida. Aplicado na água tem uma eficácia 3 vezes inferior...

     

    Obrigado pela resposta :D

     

    Eu pensava que elas deveriam ser mais escuras... Esta cor é normal?

    Já experimentei ontem embeber uma pastilha das que eles comem num bocadinho de água com Flagyl, mas se eles comem aquilo suficientemente rápido para o Flagyl não se dispersar na água já não sei...

     

    Vou experimentar dar-lhes pepino. Que tipo de coisas lhes posso dar? Ervilhas?

  22. Há excepção de serem bastante compridas, tudo me parece normal.

    E o comprimento também não me parece nenhum sintoma anormal.

    São fezes típicas de loricarídeos... e nada mais.

     

    Mas não deveriam ser mais escuras? Tenho procurado tentar saber qual seria a cor normal mas não encontro... Mas sempre que encontrava a dizer fezes claras era porque tinham algum problema, logo depreendi que tivessem escuras como outros peixes...

     

    O facto de às vezes serem segmentadas ou ficarem durante muito tempo penduradas também é normal?

     

    Obrigado pela resposta :)