Rafa

Membro
  • #Conteúdo

    44
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Rafa

  1. Primeiro de tudo deverás ver se existe algum tipo de fuga no sistema de fertilização e se realmente saem bolhinhas com regularidade da pedra difusora.

     

    Caso não houver problemas, aí convem testares o teor de carbonatos do teu aquário (KH). Se o kH tiver alto vai ser custoso baixar o pH, para não falar que ao injectares CO2 no aquário podes estar a aumentar a dureza carbonatada do aquário, se as tuas plantas não o consumirem todo os carbonatos perduram no aquário. Basta reparares na fórmula química do gás (1Carbono+2Oxigénio=CO2).

     

    Outra coisa que pode tar a acontecer é as plantas tarem a consumir o CO2, que é natural que façam. Assim a acidez que o gás te traria vai perder-se pelo consumo das plantas. Para confirmares esta alegria basta observares as tuas plantas: se o teu aqua não tiver muita corrente(o que não nuca deverias ter porcausa das plantas), a parte inferior das folhas vai ter varias bolhinhas pekeninas.

     

     

    Vê lá isso e posta os resultados. Fica Bem

  2. É assim, eu tenho um aquário da Aquapor e posso dizer com certeza que as lampadas são GroLux, como disse o MiguelMartinho, são semelhantes às Aqua-Glo.

     

    As Aqua-Glo são lâmpadas do tipo intermédio por ter um espectro que vai de encontro com a maior parte das necessidades das plantas, sendo também propicia para peixes.

    Coisa que não acontece com a outra lâmpada que não tem o espectro mais próprio para os aquários.

     

    Das lâmpadas que existem à venda por aí, as melhores para plantas e peixes são sem dúvida as Power-Glo. Eu tenho uma e posso dizer que são óptimas.

     

    Não dão problems nenhuns com algas comparado com as Flora-Glo, e até parece que tem muitos mais watts que os 15 proprios da lâmpada. Até dá para fertilização de CO2 e tudo!!! :roll:

     

    Pelo que entendi queres por duas lampadas numa calha só e sendo assim...Eu aconselhava-te a comprares uma Power-Glo (apox.10€), pores no teu aquário na parte de trás e a Aqua-Glo na parte da frente.

     

    Desta maneira terás muito melhores resultados que com a lâmpada de cozinha que era lá k deveria estar, nem deveria ser vendida juntamente com os aquários!

     

    Espero ter ajudado, Fica Bem.

  3. Então não necessitas de CO2. As tuas plantas aguentam bem assim. :lol:

     

    Agora se quiseres ter uma flora super exuberante, a crescer super depressa aí é outra história. Com uma iluminação forte e fertilização de CO2 fazem-se outros aquarios.

    Mas para o tipo de plantas que tens, já lhes forneces tudo aquilo que elas necessitam para se manterem saudáveis.

     

    Fica Bem e depois diz como está essa egeria. :roll:

    Força nisso

  4. Sinceramente com 120l e o tipo de plantas que tens acho que não. Nenhuma delas é exigente. Mas dava geito saber quantos peixes tens.

     

    A egeria densa produz muito O2 e consome bem CO2. Se tiveres peixes suficientes para fornecerem CO2 realmente não se justifica.

     

    E quanto a raíz mole, o melhor é quando podares, não podares só a parte de cima, mas removela mesmo do aquario, cortar pelo meio (caso da egeria) e plantar a parte mais nova com algumas folhinhas enterradas tambem. Essas folhinas vao decompor-se e criar matéria orgânica que estimula o crescimento das raízes a partir do corte.

    Na saggitaria, o melhor é cortares com uma tesoura essas folhas podres , de fora para dentro, junto ao pé, assim salvaguardas o ponto vegetativo.

     

    Doutra maneira as folhas novas que são elas que realmente mantem a planta viva, já que as velhas deixam de "funcionar" apartir dum certo tempo, vão tar a ser sempre cortadas o que atraza o desenvolvimento.

    E cria esse apodrecimento da raíz.

     

    Fica Bem[/b]

  5. Para ser muito simples, eu tenho ideia que macro nutrientes são aqueles que as plantas normalmente precisam mais e os micro aqueles que não são tão necessários. Corrijam-me se tiver em erro.

     

    Macro tipo : Azoto(nitrato), Carbono(CO2), Ferro, Potássio(Fosfatos), etc.

    Micro: Magnésio, cobre, zinco, borato, etc. (basicamente aquilo a que se chama elementos vestigiários)

     

    Pelo menos é esta a ideia que tenho!

    Fica Bem

  6. Isso dependerá do local obviamente, mas se calhar não só pelas plantas, mas tambem pelos calhaus e os tronchudos. Eu não costumo recolher isso por receio e não saber escolher. E isto tambem é uma maneira de quem não sabe ficar a saber.

     

    Eu pessoalmente não convivo com outros aquariofilos pk aki em Braga são poucos e reservados demais em geral. E uma iniciativa destas tem todo o interesse da minha parte.

     

    Só que também o problema é o local, pk para mim por ex. com 16 anos, sem carta, fica muito limitado. E depois há gente que simplesmente é muito ocupada para viagens de mais de um dia. É uma questão de voçês combinarem bem o local. E é muito boa ideia a tua de fazer um calendário para o efeito.

  7. Eu, e isto apenas minha opinião, não aconselhava riccia para o começo de nenhum aquariofilo. Um pouco mais tarde até é bom porque a forma emersa desafia a imaginação habilidade por ser uma maneira muito diferente de plantação.Mas logo de começo não acho boa ideia.

     

    Plantas que eu adoro, acho que encaixam em quase todos os layouts e são muito simples de cuidar são as microsorium pteropus. Com a iluminação o teu amigo tem vai dar-se muito bem de certeza :D e não deverá dar problemas.

     

    Podias ver tambem a egeria densa que adapta-se incivelmente bem a todos os ambientes e não dá chance nenhuma às algas. É óptima para principiantes.

     

    As plantas do tipo anubia e a saggitaria subulata também são razoáveis para um iniciante ao hobby, e podem ser bastante decorativas.

     

    Axo que só com isto tens um bom raio de acção para tu mais o teu amigo escolherem um layout porreiro para o aqua.

     

    Espero ter ajudado, Fica Bem e vai dando notícias! :)

  8. Mas a pergunta deste topico era outra. E posso dizer k passei por esse problema e de certa forma ainda passo porque fiz asneiras com a adubação!

     

    Mas o que eu costumo fazer nesses casos é:

     

    Escolho um dia para começar, nesse dia dou uma dose mais generosa ao ventre dos meus meninos;

    kuando acabarem de comer faço uma limpeza daltoabaixo no aqua para reduzir o lixo;

    E logo de seguida desligo a luz durante tres dias, mudando 10% de água em cada um deles.

     

    Se os teus peixes tiverem bem alimentados dantemão (nada de exagerar atenção!), e se tiverem de boa saude os teus peixes vao passar bem, bem como as plantas. As algas é que não!

     

    E se tiveres peixes "limpadores"(é bom arranjares antes de começares isto), eles fazem o seu trabalho muito melhor e mais avontade com a luz apagada.

     

    Experimenta :) comigo o resultado é 5*****

  9. Por falar em fertilização, alguém sabe se a utilização de barras fertilizantes para as plantas de casa são uma hipótese, ou é uma ideia completamente ridicula?

     

    è mt ridicula pk as plantas absorvem do adubo um nutriente muito importante que é o azoto. As plantas de jardim absorvem azoto sob forma de amónia (que em agua de aquario mais básica penso k vira amoniaco!) que é altamente tóxico. As plantas de aquario absorvem sob forma de nitrato tal como as algas.

     

    Por isso iria ser estúpido meteres essa substancia no aquario, k nem sker vai ser aproveitada, para não falar de nutrientes como o ferro e outros que não vem da mesma maneira nos adubos normais como nos de aquario, e não iam ser bem aproveitados.

     

    Espero k fikes esclarecido, Fika bem

  10. É como o "zeneo" diz, primeiro devias escolher a fauna e flora do teu aquário.

     

    Se não quiseres ter problemas com a areia, podes sempre procurar areão de granulometria mais pequena nas lojas da especialidade. Este não te altera as propriedades da àgua e é sempre mais seguro que tirares da praia.

     

    E o akadama, se é realmente de akadama que falas não vai prejudicar em nada. Tens é deter em conta a coloração senão vai dar um efeito muito artificial com a areia.

     

    Fica Bem

  11. Ó pá isso tens de ver uma coisa: se as plantas tiverem mesmo castanhas é porque já foram! Sei que é xato e que é uma pena, mas é como deixares uma planta sem regar, e quando reparas que ela já tá toda seca vais regar a pressa. Não adianta, já está morto.

     

    Mas força, tenta adubar, pouco ( menos de 1/3 da dose recomendada) 3 vezes por semana. Daki a 2 semanas vês as que se salvam as outras....;) paciêcia!

     

    Fica Bem e boa sorte :wink:

     

    P:S:Depois disso se quiseres "posta" aqui uma fotos do teu aqua para o pessoal opinar sobre novas plantas para completar aquelas que não aguentem!

  12. Sinceramente quanto a questão da luz, isso depende das espécies de plantas que tens. Porque como não tens fertilização de CO2(axo eu) pode ser suficiente essa quantidade de luz e apenas 10h de fotoperiodo.

    De facto, fazeres esse tipo de alterações pode-te trazer mais problems com as algas do que soluções com as plantas!!!

     

    Quanto aos peixes que essa era a tua pergunta. Os escalares são peixes que pra 100l pode-se dizer que adultos ficam granditos! e Kribensis, para mim são os ciclideos sul americanos pequenos que necessitam de mais espaço! Portanto com o aquario plantado e com essa fauna acho que não tens espaço para muito mais peixes! Se pusesses seria um pequeno cardume (10) tetras ou outros caracídeos de tamanho reduzido.

     

    Fica Bem

  13. Não é por nada, mas eu tenho um aquecedor como um dos teus e até num aqua de 60l ele esgana-se todo para tentar dar conta do recado!!! Mesmo regulando a temp. para 30º ele só me consegue aquecer 22º. O que me safa é keu tenho uma power glo no aqua ké fechado e vai-me aquecendo o aqua...senão...:)

     

    Não são de muito boa qualidade...

  14. Realmente, gastar rios de dinheiro com isso ñ é necessário. Podes até usar uma tesoura convencional, basta fazeres-lo de noite com pouca luz e os teus peixes não se devem importar muito. Eu pessoalmente uso o mesmo material que uso para podar e plantar os bonsais!

     

    Mas é claro que há material especializado, procura o da JBL que tem uma boa variedade de instrumentos e de boa qualidade. Só que é por 30€ a unidade!!!!

     

    É contigo, se fores criativo podes arranjas maneiras mais baratas de fazer o trabalho. Fica Bem

  15. Nananinanão !!! Não faças adubações com fertelizantes para já. Deixa primeiro o aquário rodar bem e o ciclo do azoto tar completo. Daki a 3 semanas podes começar, doutra maneira vais ter um pequeno bum de algas que não sei se o pleco vai conseguir dar conta!!!

     

    Para já vai só fazendo TPA's que já é um bom fertelizante para as tuas plantas! :)

     

    Fica Bem

  16. Bem isso da gordura na te preocupes keu tenho o mesmo no meu aqua e não é nada de assim tão relevante, não afecta quase em nada.

     

    E quanto ao CO2, o teu aquário nesta altura tem mais que suficiente para essas plantas com uma iluminação menor, porque sem amónia no teu aqua, sem CO2, mesmo com fertelizante(nao k esteja bem, por acaso axo kisso devias so por depois de 1 mes no minimo) as plantas tao com muita energia luminosa para uma carência tão grande de nutrientes importantes como amonia(nitrato) e CO2. Para mim é isto pk de resto axo ok.

     

    Já agora, tu és novo nisto ou já tens alguma experiência S-Bay?

  17. Depende, existem muitos tipos de algas e da maneira que descreves-te a situação podem ser.

     

    Tens a tua disposição nesta mesma secção "Plantas" um inamovivel com imagens de algas para identificação. Sugeria que desses uma olhadela.

     

    E só mais uma coisa, por acaso não misturaste o substracto da JBL com o areão e deixaste mesmo assim, ou meteste uma boa camada de areão puro por cima?

     

    Fica Bem

  18. Realmente aumentar a potencia so se justificaria se tivesses plantas naturais que beneficiassem da luz de uma maneira muito eficiente para consumir os nutrientes d kas algas tãosse a aproveitar para krescer.

     

    Talvez mais tarde com bastantes plantas e bem aclimatizadas possas vir a fazelo se desejares, agora so te aumntaria o problema. Quanto as TPA's, a meu ver como n tens plantas aí, as TPA's viriam introduzir posfatos que se calhar serão aproveitados pelas algas para crescer.

     

    O sentido das TPA's seriam mais no reduzir o lixo orgânico k deves ter aí no aqua, ou alguma outra coisa k esteja a alimentar as maganas das algas!!!

     

    Como os teus peixes são de água fria e são, eu fazia o seguinte:

     

    pegava nos peixitos e punha num recipiente fora do aquario;

    retirava a o objecto algoso e limpava-o com uma esponja sem kuaisker vestigios d detergentes;

    fazia uma ganda sinfonação a esse areao e metia umas plantitas.

     

    Depois punhas os rapazinhos outravez la dentro e kuanto a iluminação 15 watts vao remediando mt bem.

     

    Espero ajudarte :shock:

    Fica bem

  19. Se mesmo depois de teres reparado a fuga o problema continuar mete água morninha, e quando tiveres tudo instalado agita como se faz com o Compal!!!

     

    Apertas um nikinho mesmo de nada e começa logo a saír bolhinhas regularmente. Senão volta a agitar, é uma maneira de ganhares pressão mais depressa :shock:

     

    Fika Bem

     

    P:S: Já agora vê a que temperatura é que a garrafa fica senão as leveduras do fermento não produzem gás rapido o suficiente para manter a pressão necessária. As vezes basta encostares a garrafa ao vidro do aqua junto onde pões o termostato.

  20. Lá está, comigo já aconteceu a mesma coisa. Para ter resultados mais rapido e um maior fluxo de gás dobrava a quantidade de fermento e punha àgua bem morninha como se fosse pa tomábanho.

     

    Mas só aconselho a dobrar o fermento se for mesmo necessário senão :shock: MMMMAAAARRREUUU!!!! :shock:

  21. É, realmente é como o Daniel diz.

     

    Ter dois casais no mesmo aquário desencadeia um comportamento de competição muito engraçado em que ambos os casais tentam realizar a corte mais elaborada. Muito bonito, mas só quando questões territoriais não estão em jogo, ou seja aquas mui grandes e com esconderijos bem marcados e divididos por vegetação densa.

     

    O que tavas a fazer é obrigar um dos machos a entrar forçosamente no território do macho dominante uma vez que o aquário é pequeno demais para "dois territórios". Resultado: É Bulha é u que É!!!!

     

    Vê lá isso se ainda tiveres com problemas!

     

    Fica Bem :oops: