E-nuno

Membro
  • #Conteúdo

    87
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por E-nuno

  1. Viva!

     

    Será que alguém me sabe dizer se os Clithon fogem dos aquas como as Neritinas? É que pertencem à mesma família mas não consigo encontrar essa informação em lado nenhum... (e estava a pensar em por um ou dosi num aqua sem tampa :alberteinstein: ).

     

    Obrigado

    Nuno

  2. Olá!

     

    Atendendo ao que escreveste duvido que a minha experiência com bettas seja maior que a tua, muito menos a essa escala e muito menos com reprodução...

     

    No entanto, posso dizer-te, fruto da minha actividade profissional, que as águas de poço podem muito facilmente ser contaminadas tanto química como organicamente. Mesmo que o furo esteja aparentemente longe de fontes de poluição os lençois freáticos subterrâneos estendem-se por muitos quilómetros e é muito fácil os contaminantes da superfície serem arrastados para lá pela chuva. O mais provável, acho eu, é o teu poço ter sido infiltrado por um metal pesado ou por uma bactéria, fungo ou virus (a filtração UV é muito eficaz, mas não 100%...). Por isso é que é desaconselhavel beber água de poço e, neste caso, usa-la em aquários.

     

    Em relação às mortes dos peixes... Atendendo ao filtro UV e à desinfecção que tu fazes diria (adivinhando) que anda aí um metal pesado... Experimentaste usar carvão activo nos filtros? Isso explicava também o facto de as TPA's não ajudarem... a nova água que entra é exactamente igual à que já lá esta, nesse aspecto.

     

    Por fim não te esqueças de acautelar o consumo HUMANO de água! Não sabemos se o problema é este ou não, mas no teu lugar eu NÃO beberia dessa água e mandava-a analisar.

     

    Boa sorte para isso,

    Nuno

  3. Olá

    Se o projecto fosse meu fazia assim: colocava o filtro eo termoestato numa cx maior à parte.

    O tubo que passa por cima de cada um, fazia um buraco por cima de cada cubo e metia uma torneira de ar (há melhores soluções mas essa tb dá). Na outra ponta colocava uma torneira maior (ou aperto) de forma a baixar o volume de agua. Este tubo voltava para o recipiente onde está a bomba do filtro.

     

    Para o sistema de saida de agua dos cubos (é necessário porque senão os cubos estão sempre a encher, não é? )

    Basta que faças um furo de 5mm (depnde do tubo) em cada cubo +- 2.5cm do topo coloques um tubo de ar e coloques a outra ponta no recipiente onde está o filtro/aquecedor..

     

    E já está, tens ciclo completo.

    Assim tinhas um sistema de gota a gota extensivel (podes sempre colocar mais tubos),com temperatura igual (ou muito aproximada) entre todos os cubos e sem ligação directa entre eles.

    Não precisavas de furar nem de colar cubos uns ous outros.

     

    Boa sorte com o projecto !

    Cumprimentos

    António

     

    Eu acho esta ideia boa! Até podias transformar o tal cubo maior numa mini sump :discuss_gathering:

     

    E até podias fazer com uns cubos maiorzitos que os vodafone... Cada cm que acrescentasses a cada aresta representava um aumento exponencial no volume interno! :smokedrag: Mas ai os custos já subiam um bocadito...

  4. Olá :rtfm:

     

    Um conselho... quando juntares os dois cubos junta-os mesmo: faz um aqua de 10 litros só para um betta e esquece as fêmeas... Esse macho vai ficar apertado num cubo e as duas fêmeas no outro ainda mais! De certeza que vão entrar em conflito...

     

    Cumps

    Nuno

  5. Olá! :character0050:

     

    Antes de mais não te esqueças de, depois de montar, fazer bem o ciclo do azoto!

     

    Depois, em relação aos peixes (para daqui a 15 dias ;) ) Tenho um aqua do tamanho desse e por isso já tive exactamente o mesmo problema.

     

    Acho que para barbos não dá... é mesmo pequeno.

     

    Peixes de cardume parece-me que o melhor devido ao seu tamanho reduzido é o boraras maculatus... :D Com outros rasboras ou com néons também dá para cumprir a regra do litro por cm de peixe, mas ficas limitada a um cardume mais pequenito.

     

    Um trio de guppys também dá para cumprir mais ou menos essa regra, mas o mais certo é daqui a uns tempos teres muitos guppyzinhos e não teres onde os meter... pondera essa possibilidade. Mas não deixam de ser uma boa escolha...

     

    Quanto ao que eu fiz... meti camarões :) e se não metesse camarões metia um betta :D

     

    Boa sorte

    Nuno

  6. Atenção nem toda a informação que está aqui é correcta... um animal não precisa de ter placenta para ser viviparo! E o melhor exemplo disso são os marsupiais, que são vivíparos mas não têm placenta. Existem alguns peixes com "placenta" (por exemplo algumas espécies de tubarões); não sei se se pode chamar mesmo placenta ou se se deve chamar protoplacenta ou qualquer coisa assim... mas têm um órgão que cumpre as funções de uma placenta e são, também eles, vivíparos.

     

    Os guppys e afins (Poeciliidae) são ovovivíparos, o embrião desenvolve-se dentro do corpo da mãe mas as suas reservas nutricionais não vêm directamente ta mãe, vêm de uma reserva - o ovo.

     

    Os red cherry são ovíparos: os ovos andam agarrados à mãe mas estão fora do corpo dela.

     

    Portanto...

     

    Vivíparos - a mãe fornece os nutrientes (por exemplo, a maior parte dos mamíferos (placentados ou marsupiais), alguns tubarões...)

     

    Ovovivíparos - desenvolve-se dentro da mãe mas com as suas próprias reservas - o ovo (por exemplo os Poeciliidae: guppys, platys, espadas, mollies :tongue: )

     

    Ovíparos - desenvolvem-se fora da mãe (obviamente com as suas próprias reservas - o ovo... :D ) (por exemplo os reds, as galinhas (e as outras aves todas...), muitos peixes, muitos répteis, dois mamíferos (não, não estou a falar dos frangos do guarda redes do Arsenal ontem :wink: )...)

     

    Espero ter sido útil, não ter dito muitas asneiras e ter ajudado a esclarecer o pessoal ;) E desculpem alguns off topic, foi só para tornar a aprendizagem mais divertida ;) )

     

    Abraço

    Nuno

     

    Edit: Desculpem desenterrar assim uma discussão com dois meses, mas vi o tópico aberto e cheio de confusões e não resisti...

  7. E que tal a parvula? Brincadeira :) Eu tenho Elocharis (parvula ou acicularis sinceramente não sei bem...) e ela dá-se muito bem sem CO2. Não tem assim um crescimento que se veja de um dia para o outro, mas cresce bem e forma runners e tudo! e dá um tapete bem fixe, verdinho :)

  8. Olá!

     

    Parece que vais no bem caminho :)

     

    Alimentar uma vez ao dia deve ser suficiente... Se tiveres disponibilidade podes dividir a refeição em dois e dar em duas vezes. 3 vezes só tenho visto dar a pessoal que está a preparar os bettas para reprodução (porque nessa altura eles passam muito tempo sem comer e gastam muita energia (hehe).

     

    O cubo da vodafone não é o ideal, mas já que é temporário mais vale te-lo lá mais uns dias e esperar que o outro aqua esteja operacional. Isto só para dizer que não te esqueças, por exemplo, do ciclo do azoto. Podes ler acerca disso aqui.

     

    De resto acho que já te foram respondendo às perguntas que puseste :)

     

    Abraço e boa sorte!

     

    PS: há aqui no fórum um tópico de outro membro que também se está a iniciar. Lê-o porque pode ser que tenhas algumas dúvidas em comum com ele e assim ficam logo resolvidas... ;)

  9. Hum... eu concordo que ele não está completamente estimulado, e assim é difícil dizer ao certo. A diferença entre halfmoon, super delta e delta não é assim tão grande, é mais grau menos grau... ;)

     

    Quanto às dúvidas do nosso amigo...

     

    Realmente eu gostaria de alguma planta natural para acompanhar o Betta, pois acredito que iria melhorar a condição da água (suposição minha) mas aqui onde eu vivo somos "eu e o peixe contra o mundo", então eu tive que mudar o aquário para um local bem menos iluminado... Será que existe alguma planta compatível com o Betta que não necessite muita iluminação e que não cresça muito? Se possível, eu gostaria de sugestões, e como cuidar dela.

     

    Nessas condições aconselho anubias (anubias barter)i, ou uma variação dela), fetos de java (microsorum pteropus) ou musgo de java (vesicularia dubyana). São fáceis de manter, requerem pouca luz, não precisam de substrato fértil e (pelo menos em Portugal...) são baratas e fáceis de encontrar :juggle: Nunca experimentei isso, mas acho que já vi escrito que o musgo até pode ser usado como planta flutuante... não sei se dá ou não, é uma questão de experimentar, se tiveres vontade. Nenhuma cresce muito em tamanho. Sim, podem ajudar a melhorar a qualidade da água.

     

    Bem, consegui "criar" um suporte para um cooler (12v 0.11A) de computador, que fica "jogando" ar em metade da lateral inferior externa do aquario, num ângulo (+ ou -) de 45o. Deve ter melhorado a situação interna do aquário, pois o vidro, na parte sem água, não tem mais aquele embaçado da evaporação de água. Se "jogasse" o ar em ângulo reto, diretamente no vidro, acho que esfriava demais, pois o peixe ficava caído e desanimado. No momento ele se mantém esperto e nadador. Mas me preocupo com o barulho. Será que o peixe se incomoda?

     

    Não percebo nada de coolers... por este lado do Atlântico só precisamos de aquecer a água, ela arrefece sozinha... ;) (inveja) Mas se ele se sente bem deve estar tudo bem... Se conseguires arranjar ou improvisar um termómetro já podes controlar isso, e já que vais usar cooler e aquecedor consoante os dias aconselhava-te mesmo a arranjar um, senão vais andar a fazer tudo "às cegas".

     

    Agora pretendo providenciar um aquecedor para os dias frios, pois a temperatura ambiente aqui pode variar "de repente". Quantos watts seria o ideal para 7L, 8L de água? Se eu comprar esses aquecedores "baratos" eu corro o risco de fritar ou eletrocutar meu "irmãozinho" ?

     

    "O termoestato deve ter uma potencia entre 0,5 e 1W por cada litro de água, depende essencialmente se a divisão em que o aquário vai ficar é muito fria ou não." (diz neste tópico, que, já agora, é muito interessante para quem se está a iniciar). Mais ou menos... os termostatos só são vendidos em tamanhos standart. Tenta comprar um o mais próximo possível do necessário, mas se for um pouquinho a mais ou a menos não há crise... O que acontece é que se for a mais passa menos tempo ligado e se for a menos passa mais, mas nada de grave (também maior = mais caro...). Para o teu aquário compra de 20 ou 25 W. Deve ser o mais próximo da litragem total de 17 L... (pode enche-lo até ao cimo ;) a serio, ele vai ficar melhor e vai ser mais fácil controlar os parâmetros da água, inclusivé a temperatura).

     

    Nunca ouvi falar de termostatos que electrocutem e parece-me que não terás problemas com isso... mas vê se te parece ter um fabrico bom e pergunta na loja se têm tido problemas com aquela marca, just in case.

  10. Espaco horizontal = layout ? sim irei mudar com tempo e dinheiro em especial o aquario do meio,espero ainda esta semana mudar para akadama e fazer um mini-plantado

     

    Em vez de espaço horizontal devia ter dito dimensões horizontais ;) não que ache que 30x30 é pouco... mas a fazer de raiz de propósito para invertebrados se calhar teria feito mais largo e comprido e mais baixo porque a eles não faz tanta diferença ter uma coluna de água alta... Acho que já alguém tinha falado disto mais acima :dance: é mais um pormenor e uma opinião...

     

    Do layout gosto bastante :dance: especialmente os dos lados... estão esteticamente muito fixes e como têm cores opostas fazem um contraste engraçado. O do meio realmente está mais pobrezinho, mas não está mal... tem é mais por onde evoluir bang

     

    Abraço

    Nuno

  11. 4º - não podes manter espécies com necessidades diferentes a nível de pH ou temperaturas

    (O aquario foi pensado em especial no crytal red´s logo guio-me por eles e outros "aguentam-se")

     

    Acho que o que ele quis dizer foi:

     

    Neocaridina heteropoda: pH 6,5 a 7,5; tº 15º a 28º

    Neocaridina cf. zhangjiajiensis: pH 6,5 a 7,5; tº 18º a 28º

    Caridina cf. breviata: pH: 6,5 a 7; tº 18º a 25º

    Caridina cf. cantonensis: pH: 6,5 a 7,2; tº 21º a 27º (e muito mais sensíveis a nitratos).

     

    Deste modo se cumprirmos as exigências da espécie mais exigente garantimos que as outras não estão só bem, estão óptimas!

     

    É do tipo... se eu preciso de uma sopa e um pão para ficar satisfeito e o meu amigo só precisa de uma sopa, então se ambos comermos uma sopa e um pão vamos ficar os dois bem :)

     

    Vamos lá criar críticas construtivas, malta, sem nos desviarmos do que é importante!

     

    Eu gostei muito da bateria e tenho vindo aqui muitas vezes ver como vai andando ;) Boa sorte para a fêmea ovada (do outro tópico) ;) A única coisa que mudava era mesmo o espaço horizontal que já foi falado... mas pronto, não deixa por isso de ser um projecto excelente!

     

    Cumps

    Nuno

  12. Boas

    Sim em principio esse prob ja estara resolvido(pelo forum da apk) e passara por usar cordao de aquecimento por baixo dos aquas.Quanto a sump os aquas nem sequer vao ter filtragem ou sera minima pra nao haver grande movimento de agua e nao quero arriscar doenças

     

    Hehe, acertei :-D

     

    Boa sorte com a fishroom ::D:

     

    Cumps

    Nuno

  13. Será que ele não ficará estressado de tanto subir e descer pra respirar? Na natureza em geral, qual a altura da água do ambiente dos bettas? Eu não entendo muito sobre física, mas colocar mais água seria uma boa opção para evitar variações bruscas de temperatura. :roll: Estou no Brasil, e aqui onde eu moro a temperatura "sobe e desce" tão facil quanto trocar de roupa. Essa é a minha maior preocupação. :? De qualquer forma, antes de colocar mais água vou tentar arrumar alguma plantinha mais alta, para que ele possa dormir, ou descansar próximo da superfície.

     

    Ora bem... se tens um aqua com essas medidas de comprimento e largura e 17L deve ter +- 22 cm de altura... isso não é suficiente para o stressar por estar sempre a subir :) não seu qual é o tamanho das poças no habitat natural (deve variar, como tudo na natureza :D ) mas com 22 cm podes estar descansado que eu tenho bettas com alturas maiores de água e estão óptimos :)

     

    Também não percebo muito de física, mas assim de repente tinha lógica que mais água sofra variações de temperatura menos bruscas... mas não faço ideia até que ponto isso será ou não significativo. Tens alguma maneira de controlar a temperatura dentro do aquário? Assim ficavas sem dúvidas qual é a temperatura da água e se varia ou não.

     

    Vou tentar colocar aos poucos. Minha preocupação é evitar o entulho submerso. Como tenho poucas pedras, será que essas artemias que acabam caindo ao fundo nao irão fazer mal ao bichano?

     

    Sim, os restos que ficam no fundo aumentam a amónia e não são nada bons para ele...mas isso é muito fácil de aspirar com um tubinho e pelo principio dos vasos comunicantes! :)

     

    Cumprimentos

    Nuno

  14. Olá!

     

    A mim parece-me que aquecer a sala vai ser energicamente pouco eficiente e muito caro. (para além dos problemas de conforto que te traria...)

     

    Se o queres fazer sugeria que isolasses MUITO bem a sala e que usasses daqueles acomuladores eléctricos que carregam durante a noite e mantêm a divisão quente durante o tempo todo. Termoventiladores, principalmente, ia ser muito caro: a transformação de energia eléctrica em energia térmica na resistência pode ser a mesma com todos os sistemas mas a eficiência da transferência dessa energia térmica para o ar, que é o que interessa não é sempre a mesma! Para além disso sempre poupavas uns trocos na tarifa económica noturna.

     

    Quanto ao que eu faria... Eu estou como o jbrazio e usaria sumps. É pela propagação de doenças que não queres usar a sump ou tens outras razões?

     

    De qualquer maneira o teu problema específico deve ser comum na killiefilia. Porque não experimentas por a tua dúvida no forum de killies? De certeza que já alguém teve esse problema e o resolveu de alguma maneira por lá :sign_welcome:

     

    Cumps

    Nuno

  15. Recentemente (1 semana) ganhei um peixe betta, em uma beteira que deve ter 2 ou 3 litros. Sempre que eu olhava para o peixinho eu me perguntava se o ambiente não era pequeno demais para ele. No momento estou desempregado, mas graças a Deus (ou quem quer que seja nosso anjo da guarda) consegui adquirir um aquario maior, o qual deve suportar mais ou menos 17 litros. Pesquisando em alguns livros, e na internet, eu aprendi que o betta é: um peixe de agua rasa, precisa respirar na superficie e gosta de agua parada. Por esses motivos, eu apenas coloquei 7 litros no aquario (altura da agua tem aproximadamente 5 dedos) mas possui bastante espaço lateral (40,1 x 19 cm). Agora eu vejo o bichinho nadando pra todo lado, realmente parece que está mais feliz. Consequentemente eu tbm fiquei mais feliz! :D Segue link do youtube, se alguem quiser dar uma olhada e retornar algumas dicas... www.youtube.com/watch?v=q-8U8thQl90

     

    Olá!

     

    Antes de mais :sign_welcome:

     

    Em relação ao aquário... realmente ele estará melhor no aquário maior! :) Podes enche-lo todo que ele vai gostar de certeza :) Parabéns pelo esforço que estás a fazer!

     

    Porém, como eu nunca criei peixes, tenho muitas duvidas e medos, até porque eu não tenho nenhum aparato no aquario (oxigenador, regulador de temperatura, etc), tenho somente as plantas artificiais, comida, e o condicionador de agua (aquasana). Será que isso é suficiente para o bichano? A temperatura ambiente esta variando entre 29oC e 31oC. A quantidade de agua esta boa para essa temperatura? :|

     

    Não actualizaste o teu perfil, mas pela maneira de escrever pela temperatura de fazer inveja arrisco a dizer que estás no Brasil :) Se essa temperatura se mantiver constante parece-me que não precisas de por nenhum aquecedor no aquário porque o próprio clima se encarrega de o fazer por ti... Os bettas são peixes tropicais e os aquecedores são úteis para nós que os tentamos manter em climas não tropicais... hehe :D

     

    Oxigenador ou bomba de ar não precisas, eles gostam de águas paradas e com pouco oxigénio.

     

    A única coisa que poria aí seria um filtro... não só aumentava a qualidade da água como te tirava trabalho na hora de trocar a água. Se procurares certamente consegues arranjar um filtro baratinho ou em segunda mão ou de uma daquelas marcas brancas que acaba por fazer bem o serviço (eu tenho um de uma marca que nem conheço nem nunca mais vi a venda mas que faz um trabalho impecável sem barulho nem nada há muitos anos! e custou uma fracção de um filtro de marca...)

     

    Sobre a comida, tenho em bolinhas (tetra, especificas para betta) e artemias (alcon, em flocos, mas nao sao especificas para betta). Ele so come as bolinhas. Sera que tenho que comprar artemias em bolinhas, ou flocos especificos para betta? :|

     

    Não tenho experiência com as bolinhas, mas tenho lido que podem causar obstrução intestinal se forem dadas sempre. O ideal era mesmo ires alternando com a artémia, como estás (e bem) a tentar fazer (não há crise de não serem específicas... artémia é artémia). Experimenta dar as bolinhas e um bocado de artémia, para ver se ele toma gosto ao sabor :) pode ser que comece a comer assim e passe a gostar.

    A comprar mais um tipo de comida eu compraria comida congelada (por exemplo artémia congelada ou larvas de mosquito). Assim tinhas mais uma prato no menu dele :) Não sei como é ai, mas por aqui a comida congelada é barata... eu pelo menos tenho comprado as embalagens a um preço mais baixo do que as de comida seca...

     

    O que eu achei bem legal é que o bendito já ficou "amigo" de uma das plantas, e a usa como apoio para dormir. Ele nem se mexe para respirar a noite, so precisa levantar a cabeça! :P A outra planta possui um enfeite de tronco, mas é oco por baixo. Varias vezes ele tenta se enfiar naquele buraco, o que me deixa uma duvida: eu posso colocar algum tubo de pvc (desses de encanamento) ou um copo de plastico de festa sem fundo para ele usar como casinha? Como disse anteriormente, eu estou sem condiçoes financeiras para comprar um "castelo" ou outros acessorios, tenho q me virar com o que tenho por aqui... :(

     

    Hehe, eles gostam dessas plantas junto a superfície :) Eu acho que podes por um tubo desses... mas também acho que ele vai continuar a preferir a tal planta onde se costuma encostar... eles gostam de estar perto da superfície :) De qualquer maneira acho que podes experimentar, tem só cuidado de não deixar arestas onde ele se possa ferir ou aberturas onde possa ficar entalado e assim :)

     

    Pra encerrar: eu pretendo trocar 1 litro de agua por dia, e lavar as pedras e o aquario 1 vez por semana. Sera que isso é suficiente?

     

    Sem filtro se calhar era mais seguro fazeres trocas de 30 a 50% da água de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias, tendo em conta as dimensões... Se arranjares o filtro uma troca de 20 a 30% de 15 em 15 dias deve ser suficiente :)

     

    Não sou nenhum especialista mas espero que o pouco que disse tenha sido útil...

     

    Boa sorte para a tua nova aventura, até agora pareces ir no bom caminho :)

     

    Abraço

    Nuno

  16. Olá!

     

    Alguém sabe onde se pode fazer o download dos standards da IBC? tentei no site deles mas é preciso fazer login... e pagar biggrin :D

     

    Se alguém conhecer uma maneira "alternativa" ( biggrin.png' alt=':biggn:'> ) de lhes ter acesso, não é que me faça muita falta... mas tinha curiosidade e o saber não ocupa lugar :)

     

    Abr

    Nuno

  17. Pois... é claro que para apurarmos qualquer característica tem obrigatoriamente de existir algum inbreeding... Basta ver nas entrelinhas do aparecimento (por exemplo) dos halfmoon para perceber que isso aconteceu... ou até na história de Mendel (se bem que o inbreeding nas ervilhas não deve ser muito problemático biggrin ).

     

    Eu percebo pouco de criação de bettas e um bocadito mais de genética, mas parece que estás a medir bem os prós e os contras biggrin.png' alt=':biggn:'>

     

    Boa sorte e oxalá consigas atingir o teu objectivo de chegar a competições internacionais!

     

    Abr

    Nuno

     

    PS: Razão pela editar: está fixe a foto reportagem do teu método de criação!

  18. o tronco é facil de tratar, ferve o tronco, muito bem fervido, se sobreviver a esse tratamento aguentara no cubo...

     

    nao teve qqr outro tratamento e esta lindissimo

     

    E só com esse tratamento não te deixa a água amarela?

     

    Quando for ai para cima já trago um para experimentar!

     

    Fico a espera das fotos, então :transport027:

     

    Abraço e boa sorte!

  19. Pois só assim que se consegue hibridos, inbreeding. Desvirtuar mais esta especies é quase impossivel :transport027:. E neste momento é a única forma do o obter e fixar, é o melhor que consigo neste momento

     

     

    Com inbreeding consegues fixar mais facilmente características fenotipicas que são genotipicamente recessivas :) Como é o caso das caudas CT! (daí se criar o problema de se apurarem também outras características recessivas não tão desejáveis). Híbridos consegues quando cruzas indivíduos de espécies diferentes.

     

    Realmente é difícil encontrar fêmeas CT... fica atento ao BettaMadeira porque ele as vezes tem.

     

    Abraço

    Nuno

  20. Olá :roflroll2:

     

    Gosto do cubo! Está uma ideia engraçada...podias elaborar mais um bocado, agora... se for essa a intenção :tapfoot: por mais umas plantitas, pra isso ficar mais composto... se fosse eu punha um musgo de java em cima da "árvore", para parecer mais uma árvore, e punha o resto dessa planta que está agora na árvore na da parte escura do substrato (é akadama?). O musgo era capaz de se aguentar mesmo sem substrato... desde que não abrisses a janela no meio das nevadas! Só uma sugestão...

     

    Só uma pergunta... esse guiço não te turva a água? É de que? Carvalho? Castanho? Como o trataste? Queria fazer uma coisa assim com uns ramos finos só que os troncos que se vêm normalmente nos aquários não são bem como eu quero e assim uma cena dessas era capaz de me resolver o problema!

     

    Cumps

    Nuno

  21. Olá!

     

    Estive a ler o teu tópico e o layout do cubo até está giro...

     

    Mas eu também sou da opinião que é pouco para um betta. Não é escandalosamente pouco nem será uma tortura para ele, mas o certo é que estaria melhor com mais espaço. As cores melhoram, torna-se mais activo... O mesmo para o termostato. Até pode estar em temperaturas aceitáveis mas não são as ideais. Em relação ao filtro... não sei se as condições da água seriam melhores do que com TPAs como estás a fazer, mas de certeza que te tirava trabalho.

     

    A bomba de água não aconselho... é um betta, gosta de águas paradas.

     

    Agora vale a pena ter o peixe em condições aceitáveis em vez de ideiais? Vendo de uma perspectiva económica... Por bem menos de 50 euros (cerca de 20 ou 30) já vi à venda aquas de 15 litros no Feira Nova, com aquecimento e filtro e tudo. E se procurares aqui no fórum és capaz de encontrar mais barato. E gastando apenas um pouco mais. São poucos dias de poupança para muito mais qualidade.

     

    Em relação às lojas e aos criadores, tal como foi dito são instalações temporárias! Não são a "casa" definitiva do animal. A maioria dos criadores também mete a fêmea num copo antes de a juntar ao macho... mas isso não significa que ela deva viver lá a vida toda.

     

    Eu não acho que o que estas a fazer seja um crime ou uma situação gravissima... mas acho que podias fazer bem melhor com pouco mais e que estás só um passo a frente do aqua de bola...

     

    Cumps e boa sorte!