Joaquim Galinhas

Membro
  • #Conteúdo

    9
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Joaquim Galinhas

  1. Só para esclarecer, o ar quente tem uma maior HR que o ar frio, aquecer o espaço não retira humidade.. Ventilar atravez da lareira não resolve porque o ar quente sobe logo o que a lareira ía retirar éra o mais frio. Sem medições e algumas contas dificilmente se faz um sistema eficaz.
  2. Bom dia, Afonso Já exprimentou ou tem a possibilidade de usar uma lente com outro ângulo? Pode ter aí a solução ou até mesmo tirar a lente que está a usar e deixar os LED´s livres. Pode resultar melhor, estive a ver uns canhões sem lente, de outro colega a semana passada e o resultado era mais interessante. Um abraço
  3. Boas, David Esqueçe a rocha DIY, mais vale uns pedaços de rocha morta se tiveres paciencia de esperar pela colonização do que qualquer coisa que tentes fazer apesar de poderes ter muito jeito para a bricolagem. Num aquário tão pequeno o investimento em R.V. até não é factor determinante e podes sempre adicionar mais tarde aquela rocha que viste á venda e gostás-te, e garanto-te que não vai ficar deslocada do cenário. Há coisas que já estão inventadas e não vale a pena mudar. És daqui perto, eu estou no Seixal, se quiseres apareçer e ver algumas coisas, trocar idéias etc. avisa e combinamos. Assim podes sempre evitar gastos desnecessários ou pior do que isso abandonar o projecto e o mundo dos salgados. Cumps
  4. Boa tarde, Afonso Vejo que já tem o canhão a bombar. Que acha numa primeira abordagem?
  5. Boa tarde, César A melhor solução tratando-se de uma cave passa por ventilação controlada, necessitas para o efeito de um ventilador e um humidostato para que desta forma não alteres a HR desejada no local dado que tem presença humana. Qualquer sistema que implementes diferente disto vai criar uma evaporação exagerada no aquário e consequente gasto de O.I. além do desiquilibrio da HR o que pode provocar efeitos nada desejáveis principalmente no Inverno. Para um cálculo correcto da ventilação necessária são precisos alguns elementos como p. ex. volume, pé-direito, zona de implementação, tipo de construção e elementos construtivos, etc. ou seja vais precisar da visita de um técnico. Isto para ser bem feito. Outra forma é tentativa e erro mas 400L / 500L em 90m2 não me parece tarefa fácil. Caso tenhas uma planta da casa e uma idéia do local onde vais colocar o aquário e o tipo de móvel para o mesmo, posso dar uma ajuda á distancia.
  6. Boas, Uma forma fácil e relativamente acessivel de controlar essas "meninas" é com um Auriga, este peixe faz maravilhas no seu controle além de que pode sempre ser trocado com outro membro que tenha aptasias. Isto porque quando se acaba a sua dieta principal ele por vezes dá umas trincas nos corais Mas resulta.
  7. Olá, Sérgio Podes sempre aproveitá-lo para fazeres uma sump e partires daí para um bom sistema com um aquário com medidas mais apropriadas para reef. Os 40cm vão sempre condicionar os corais e outros vivos que introduzas.
  8. Parabéns, tens aí um bom aquário muito limpinho e com boa disposição de rocha e corais. Gostei de saber que usas água natural, sou um dos que defende essa prática há muitos anos mas vejo cada vez menos adeptos. Boa sorte
  9. Boa tarde, Calheiros3166 Já passou mais de 1 mês que tens essa calha no teu aquário de 2 metros e a minha curiosidade é se ainda estás satisfeito ou já notas alterações que te façam mudar de opinião. Isto porque alguns dos meus aquários tem também essas dimensões e tenho pensado construir uma calha mista para um deles, quando digo mista significa que não seria exclusivamente LED´s. Adoro HQI´s desde há muitos anos que uso, depois T5 e agora eventualmente um projecto misto que consiga excelente reacção nos corais. enfim... experiencias como sempre.