Dogma-Central

Membro
  • #Conteúdo

    9
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Quem visitou o meu perfil

316 visitas ao perfil

Dogma-Central's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Sim a ideia é ter declive, o aquário só tem 25 cm de profundidade e o declive deverá favorecer a sensação de espaço. Pelas contas que estou a fazer, se quiser fazer 3cm à frente e 7cm atrás necessito de um total de cerca de 6,5 Litros de Substrato. Das minhas opções a que me parece encaixar melhor neste momento é utilizar o Pro Soil 8L sem camada fértil, mais cara que a opção do manado, mas o manado é completamente inerte.
  2. Está tudo correcto, mas a minha dúvida não é como calcular a altura, é como saber a altura desejável. Eu sei que há absorção dos nutrientes em toda a planta, mas estou a assumir que ainda assim a altura do substrato vai condicionar o desenvolvimento da raiz das plantas e consequentemente das plantas em si.
  3. E em termos de volume? Quantos litros seriam adequados para um aquário destas dimensões? Ou que altura é ideal? Obrigado
  4. Olá, obrigado pela resposta. O substrato fértil não é importante para o enraizamento e a manuntenção das plantas no longo prazo?
  5. Olá, Decidi voltar a montar um aquário que tenho arrumado há uma série de anos e quero fazer algo minimamente decente pelo que venho pedir a vossa ajuda. Gostava de começar com um aquário um pouco maior, mas neste momento a ideia é fazer funcionar o material que já tenho, gastando o mínimo possível e, depois, pensar em expandir. Quero um aquário plantado, alguns peixes para decorar as plantas e alguns camarões. O foco serão sempre as plantas. Neste momento as minhas dúvidas estão centradas no substrato, assim que resolver essa questão passo à seguinte até ter tudo planeado. Material Aquário: 50 x 25 x 25 - 30L (Acho que era um kit aquapor ou similiar) Filtro: Interno, já não consigo ver a marca nem a litragem Termostato: 100W Iluminação: 15W - Osram Fluora T8 (a fazer upgrade brevemente) CO2 - Caseiro Fauna Por decidir, mas só peixes pequenos que façam cardume e em pouco número e alguns camarões. Como disse, os peixes são só para enfeitar as plantas . Flora Também por decidir, mas principalmente musgos, plantas de tapete (Utricularia graminifolia em particular) e de plano médio. Estou indeciso entre fazer algo mais despido tipo iwagumi ou completamente plantado de forma a nem se verem os peixes. Vou decidir depois de ter o hardscape completo. Hardscape Neste momento tenho dúvidas nos substratos e volumes de substrato a utilizar, estou a considerar 3 hipóteses: Opção 1 - Substrato Fértil - Tropica Plant Growth 1,5L Substrato Inerte - Amazonia 3L * Total - 4,5L +/- 4cm de altura. Parece-me a solução com melhor qualidade mas parece-me pouco volume e não tenho orçamento para 9L de Amazonia Opção 2 Substrato Fértil - Tropica Plant Growth 1,5L Substrato "Inerte" - Aquatic Nature Pro-Soil 8L * Total 9,5L +/- 9 cm de altura Parece a escolha mais equilibrada e gosto do aspecto do Pro-Soil, mas não vejo muitas referências à sua utilização. Opção 2.5 Apenas 8L Aquatic Nature Pro Soil uma vez que é um solo que supostamente não requer camada fértil. Opção 3 Substrato Fértil - Trópica Plant Growh 1.5L Substrato Inerte - JBL Manado 10L * Total 11,5L - Opção mais económica mas não gosto muito do aspecto do Manado e nem todas as reviews que vejo são positivas. Qual acham que será a melhor opção em termos de substrato e quantidade de substrato? A ideia é fazer um declive mas tenho pouca noção das alturas ideais. Pela pesquisa que fiz não vejo mais opções para o meu bolso. Obrigado
  6. Olá a todos, Alguém tem experiência com o substrato Pro-Soil da Aquatic Nature? Estou a pensar usar num aquário plantado (low tech) com alguns camarões e poucos peixes e, tendo em conta o preço e o lado estético parece uma boa opção. Supostamente é "completo" mas estou a pensar colocar uma camada de substrato fértil por baixo, ou será desnecessário? Obrigado!
  7. Ih, eu não tinha coragem de fazer isso. Sendo assim vou mesmo reactivar o meu aquario velhinho num móvel desses, já estava mais decidido a comprar um cubo pequeno, mas sendo assim vou dar uma chance. Depois colocarei também fotos do processo. obrigado
  8. Olá, Está a ficar com óptimo aspecto! Eu tenho o meu aquario desmontado porque ainda não encontrei um móvel que me agradasse. Já tinha pensado nesse do IKEA mas estava com dúvidas do aspecto com que fica e o peso que aguenta. Será que podes colocar uma foto do conjunto móvel + aquário? O móvel está a aguentar bem (não esta a deformar?)? Colocaste aquela peça que o une à parede? Obrigado!