29André

Membro
  • #Conteúdo

    797
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por 29André

  1. Grande casa mesmo :)

    Podes acrescentar umas quantas fêmeas, problemas de espaço não vais ter. Tens plantas naturais?

    Uma equipa de limpeza, com corys e ottos, um peixe de cardume como neons ou rasboras, e ficas com um aqua bem bonito ;)

  2. Boas,

    as fêmeas nem sempre apresentam as riscas verticais, ou melhor dizendo, nem sempre são observáveis. Mas numa fêmea vermelha deviam ser bastante simples de ver.

    Que método estás a utilizar para a reprodução? Qual a capacidade do aquário?

    Alimentar os bettas apenas com larvas de mosquito não é o mais correcto, deves diversificar tanto quanto poderes o tipo de alimentação.

    A quantidade de larvas por dia, não sei ao certo, mas o que me parece mais correcto seria umas 3 larvas por peixe, e na refeição seguinte outro tipo de comida.

  3. Qual o tamanho do aqua?

    É possível que tenha sido o macho a matá-la, se o aqua for pequeno e não tiver plantas ou esconderijos.

    Normalmente não se tem um macho e uma fêmea juntos, porque o macho vai perseguir a fêmea até à exaustão.

    Acabam por morrer devido ao grande stress ou ás brigas.

  4. Pois, é verdade, a artémia não é propriamente barata.

    Mas há outras comidas que podes dar, que nem são caras, e podes fazer em casa. Os microvermes são uma boa opção para as primeiras semanas de vida, e depois podes dar comida congelada, que ele também devem gostar.

    A artémia, apesar de dispendiosa e muito trabalhosa, é mesmo a melhor opção para um bom crescimento.

    Se os queres ver a crescer muito bem, deves apostar em trocas de água diárias ou de dois em dois dias.

  5. Assim à primeira vista, parecem ambas fêmeas.

    Realmente é bastante chato estar sempre a colocar as fêmeas na maternidade.

    Podes aumentar a flora do teu aqua, para haver mais sítio onde se possam esconder.

    É sempre complicado manter machos e fêmeas de betta no mesmo aqua, uma vez que em estado Natural, estes normalmente só se encontram para se reproduzir.

    Não sei o que podes fazer para acalmar os ânimos nesse aquário, tenta arranjar mais esconderijos, estar atenta ao comportamento do macho e das fêmeas.

  6. 29André porque é que congelas as artémias recem-eclodidas? Dás aos bettas mais tarde? É que os meus alevinos não ligam nada aos nauplios já mortos..

    As larvas de mosquito aparecem assim do nada? Tem de haver mosquitos para as meter não? Isso só resulta se for ao ar livre certo?

    Eu congelo a minha artémia porque não a mantenho por mais de 2 dias. Elas, como não as alimento, passado esse tempo, começam a morrer. Assim, congelo-as e consigo taxas de aproveitamento muito maiores. Dou a artemia congelada quando não tenho muito tempo para recolher a artemia, ou por exemplo, quando a eclosão corre mal, tenho sempre alimento de reserva pronto.

    As larvas de mosquito resultam do depósito de ovos, por parte dos mosquitos, que preferem águas paradas, e com microorganismos para as larvas se poderem alimentar.

     

    Eu dou lhes larvas de mosquitos mas são das compradas nas lojas, adoram. Oh eu no Verão não preciso de andar atrás, eles é que andam atrás de mim, moro numa zona infestada de mosquitos! Zona com pecuária proxima, com muitos charcos, etc. É uma infestação. Mas hei de fazer isso até porque adoro fazer experiências! Mas agora não tenho visto, aparecem pouquissimos mosquitos, deve resultar no Verão. Vai ser cómico, porque normalmente ando sempre a tirar água de tudo o que é sitio para não haver reprodução de larvas de mosquito e agora vou fazer de propósito eheh.. ao menos é para as matar..

     

    Então se tens isso tudo ao pé de casa, não vais ter problemas em arranjar as larvas de mosquito :P

  7. Oh sim que parvoice. Eu sou um bocado disléxica às vezes. Que vergonha. Referia-me a riscas verticais sim. Que erro grave!

    Ás vezes acontece, com a pressa de escrever tudo aquilo que estamos a pensar, lá nos enganamos.

     

    Fotos desse macho não tenho. Porque eu tiro sempre com um telemovel e o anterior nao tinha muita qualidade e as fotos não se aproveitavam. No entanto tirei a outros machos que eu tive bem bonitos, já com outro telemovel melhor e criei aqui um album, estou à espera de aprovaçao do album acho.. porque carreguei as fotos mas não aparecem.

    Onde crias-te o album? Neste forum?

    Para mim é mais fácil alojá-las no imageshack, podes ler como se faz aqui:

    http://www.apbetta.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=35&id=5874&Itemid=150

     

     

    Anon a femea nao tinha as escamas levantadas? Às vezes as minhas ficam doentes, super inchadas e com as escamas levantadas, acabando por morrer. Pelo que vi é uma doença sem cura. Hum então essa fêmea é igual a uma que eu tenho no aquário! Hei de publicar uma foto!

    Essa doença de que falas é a hidropsia. Podes ler um pouco sobre ela aqui:

    http://www.apbetta.com/index.php?option=com_content&view=article&id=161%3Ahidropsia&catid=46%3Abacteria&Itemid=133

  8. Um outro alimento vivo, bastante utilizado e muito benéfico, é a larva de mosquito. É relativamente mais fácil dar do que mosquitos, e é bem mais nutritivo.

    Em vez de andares atrás das melgas lá por casa, coloca um recipiente com água tirada do aquário ao sol, e depressa se vai encher com larvas de mosquito.

  9. As riscas horizontais tanto podem ser exibidas por machos como por fêmeas, por isso não pode servir para diferenciar o sexo do betta.

    A compra de mais fêmeas deve ajudar a acalmar o ambiente no aquário, agora cuidado, verifica bem se consegues ver o ovopositor das bettas que compras-te agora, se não acontece-te a mesma coisa de novo :P

    É que é algo comum os bettas plakat serem confundidos com fêmeas pelas lojas que os vendem.

  10. Mónica, por acaso não guardas-te nenhuma foto desse te grande mas pacífico betta? :P

     

    De ficarem de barriga inchada e cheias de riscas horizontais e com um comportamento de quem quer muito ir ter com o macho :P

     

    Só uma questão, as riscas horizontais são sinais de stress, e não de receptividade ao acasalamento.

    As riscas verticais, essas sim, indicam que a fêmea está "pronta" :)

  11. As larvas de betta, tal como os adultos, devem ser preferencialmente alimentados com comida viva e variada.

    No caso das larvas, a comida viva contribui para um acentuado crescimento, aliado com TPAs frequentes.

    A comida industrializada, apesar de própria para bettas, fica um pouco aquém daquilo que o alimento vivo lhes pode dar. Nos primeiros 3 dias de vida, não devem ser alimentadas, uma vez que ainda estão a consumir o conteúdo do saco vitelino. Como são bastante pequenos, no meu caso em particular, alimento com microvermes de aveia, desde o 3º dia de vida, e depois vou intercalando com a artémia recém aclodida.

    Artémia de manhã, à tarde, e à noite dou os microvermes, porque estes duram mais em água doce, resistindo assim à noite.

    Eu não preciso que a artémia dure mais do que um dia ou dois, aliás, passado o segundo dia, retido toda a artémia do local onde a eclodi, congelo-a e volto a eclodir mais.

    Se quiseres que a artémia dure muito tempo, podes arranjar das saquetas de alimento que a Mónica falou (já agora, bem vinda ao forum Mónica :) ), ou podes alimentá-las com uma mistura caseira, que consiste em diluir fermento biológico.

    A artémia eclode tanto mais rápido quanto maior for a temperatura da água, e precisa sempre da bomba de ar ligada.

  12. Boas, esse produto é basicamente igual aos ovos de artémia descapsulados, só que já vem com tudo, não precisas de adicionar nada á água (sal, bicarbonato de sódio e creio que tem algum alimento).

    Para eclodirem, os ovos tem de estar em constante movimento, daí o uso da bomba de ar.

    Podes ler tudo sobre a artémia, e como fazer, aqui:

    http://www.apbetta.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=44&id=83&Itemid=150

     

    Apesar de não ser com o produto da Sera, os passos são os mesmo, exceptuando a adição de qualquer substância à água.