oravla19

Membro
  • #Conteúdo

    7
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por oravla19

  1. Posdemos ter, por exemplo, um uv de 9w, num aqua de 250l, ligado em serie a um filtro externo de 1200l/h, em vez de um uv de 36w por exemplo?

    Penso que apesar do fluxo elevado, a luz uv so teria de estar ligada durante mais tempo......estou certo, ou errado?

     

    Boa tarde,

     

    Ainda não percebi o factor que tem mais influência na escolha da potência do filtro UV. É o tamanho do aquário? ou o flow rate?

     

    Uma vez que o filtro não vai estar ligado 24H/dia há alguma razão para nao se optar por um filtro UV de menor potência desde que se consiga o flow rate aconselhado para esse filtro?

    O que pode pode acontecer é ser necessário ter o filtro em funcionamento durante mais tempo para fazer o mesmo efeito (sendo o flow-rate menor, será necessário mais tempo ligado para passar a mesma quantidade de água)

     

    Alguém tem alguma opinião sobre isto? Pergunto isto porque a diferença de preço entre potências diferentes é significativo.

    PS- Por outro lado, mantendo o filtro (de menor potência) mais tempo ligado, a lâmpada vai necessitar de substituição mais rápidamente e a longo prazo poderá deixar de ser vantajoso...

  2. As algas crescem pelas carências de nutrientes apresentadas.. :)

     

    Visto ires comprar azoto e fósforo, aconselho que os compres azoto separado do fosforo. Cada macro em soluções diferentes.. Assim consegues ter maior controlo do que estás a fazer..

     

    Imaginando que tens os fosfatos a 2.0ppm e os nitratos a 0. Terá que aumentar só os nitratos e se os tiveres juntos, ao adicionar os nitratos para os tirares do 0, estás também a adicionar ainda mais fosfatos. Percebes onde quero chegar?

     

     

    Cumps

     

    Já agora, achas que o ferro que está incluído nestes Micro-nutrientes da Tropica é suficiente ou devo comprar ferro isoladamente (dada a sua importância e seguindo a lógica de controlo)?

    cumprimentos,

  3. Olá. Secalhar esse fertilizante da Tropica, que deve ser o TROPICA PLANT NUTRITION é aquele que não tem N e P, logo é só micro-nutrientes que estás a adicionar.

     

    Leste sobre o tema e percebeste mal.. não é relação de 1N:10P mas sim ao contrário (10N:1P).

     

    A Amónia e nitritos devem estar a 0, sim. O NO3 e o PO4 só é normal estarem a 0 quando são consumidos.. e é necessário adicionar para que tal isso não aconteça. Ter excesso de nutrientes é mau.. ter falta deles é ainda pior..

     

    Para fertilizares estes dois macros, ou compras o da Tropica que contém N e P, ou compras estes dois em separado e vais fertilizando em conjunto com o de micros que já tens. :snipersmile:

     

     

    Cumps

     

    Sim, a relação é 10N:1P, escrevi mal.. :)

    E também acertaste no fertilizante é mesmo o TROPICA PLANT NUTRITION. Na embalagem nao diz nada sobre a constituição em termos de nutrientes sendo só micros, já fazem mais sentido os valores que estou a obter.

     

    Significa então que os NO3 e o PO4 que são produzidos pelo aquário são totalmente consumidos pelas plantas que tenho. Só nao percebo como tanto plantas como algas continuam a crescer.... Mas vou arranjar fertilizante com N e P para equilibrar o aquario.

     

    Obrigado pela ajuda

  4. Olá,

     

    Tenho um aquario de água doce com 180L à cerca de 1 ano.

    Desde o ínicio que tenho medido os parametros do aquario e os resultados andam sempre no zero.

     

    Os parametros que tenho lido são: Amónia, Nitritos,Nitratos, fosfato Mesmo enquanto estava a fazer o ciclo do azoto, no ínicio, nunca me apercebi de valores de Amónia e Nitritos maiores que zero.

     

    Sempre tive algumas plantas (Anúbia, feto de java, Mayaca Vendelii, Staurogyne, limnophila) e fertilizo com um fertilizante liquido da tropica de 2 em 2 semanas, quando faço TPA's.

     

    Nas ultimas semanas tenho lido sobre o tema das plantas e percebi que para as plantas deveria ter os Nitratos (N)e os fostatos (P) com uma relação 1N/10P. Mesmo aumentando a frequência da fertilização para 1 vez por semana, continuo a não conseguir que estes dois nutrientes saiam do zero.

     

    A minha pergunta é se é normal estes parametros estarem sempre a zero.

     

    Nota: ocasionalmente adicionava CO2 Caseiro e recentemente adquiri um KIT de CO2 que tem estado a debitar a 1 gota por segundo durante o dia. O PH anda a 6,5 - 7.

     

    Obrigado

  5. Boa noite,

     

    Três dias depois do acidente, todos os peixes continuam vivos e aparentemente saudáveis pelo que concluo que a mistura que entrou no aquário não lhes é nociva.

    Hoje de manhã o filtro externo (EHEIM 2224) começou a fazer um barulho estranho e optei por o desligar para não forçar o motor. Ao fim do dia fiz uma limpeza geral ao filtro (incluindo tubos). A viscosidade que é visivel sobre todos os elementos do aquario também estava a prejudicar o funcionamento do motor do filtro.

     

    Na minha loja de aquariofilia indicara-me que, para "oxigenar" a água, não seria necessário comprar a bomba de ar, bastando para isso elevar a entrada de água do filtro acima do nível de água de forma a criar um chuveiro. Dessa forma forçamos a entrada de oxigénio na água. Após esta alteração notei os peixes muito mais activos. Quando lhes deito comida todos a procuram, o que indica que estão saudáveis.

     

    Durante os próximos dias vou continuar a fazer TPA's de 10% para ver se a água melhora.

     

    1 abraço,

     

    LA

  6. Boa tarde,

     

    Tenho um aquario plantado de água doce de 180L. Costumo, periodicamente, introduzir CO2 produzido de forma "caseira" usando água, açucar, bicarbonato de sódio e fermento.

    Este fds, por acidente, a garrafa onde estava a produzir o CO2 caiu e o aumento da pressão fez com que a mistura fermentada entrasse dentro da água do aquario.

     

    Até agora o resultado foi uma água turva, mas os peixes estão a aguentar-se.

     

    Já fiz troca parcial de água de cerca de 25%, mas a água continua turva (principalmente de manhã) e os peixes, antes de fazer esta troca de água estavam todos a nadar perto da superficie. Há também um efeito que deverá ser consequência deste acidente que é a libertação algumas bolhas do areão...

     

    Gostava de saber se esta situação já aconteceu a alguém e se há alguma coisa que devo fazer para causar o menor impacto no ecosistema.

     

    Obrigado.