Dário

Membro
  • #Conteúdo

    219
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Dário

  1. Boa sorte então para o teu projecto. Lê muito e procura aqui pelo fórum que encontrarás dicas para tudo o que necessitares e se para além disso te lembrares que em aquariofilia a paciência é uma das palavras-chave para o sucesso vais ver que tudo dará certo.

     

    Abraço

  2. Prejudicial, prejudicial, não será, mas prepara-te para poderes ter algas completamente descontroladas pelo aqua todo :) . Para além das algas, se estiver mesmo sobre luz solar directa a água vai aquecer e isso na verdade já te pode causar problemas mais graves.

     

    Agora se a única luz solar que entrar é quando abrires e fechares a porta, não tens qualquer problema.

    Abraço

  3. Quando mantinha essa espécie no meu aquário, eu colocava as pastilhas e imediatamente apagava as luzes, e digo te, 5 min depois, de colocares uma luz ao pé da luz vez que ele está lá agarrado.

     

    É isso mesmo.

    Por vezes há é espécies, que mesmo com as luzes apagadas, são tão tímidas que enquanto te virem, por causa da luz exterior, não saem do esconderijo. Mas depois é certo que lá vão mesmo.

  4. A fêmea morreu ontem à noite.

     

    Como foi a mais bonita q já vi, estou profundamente desolado. Já apliquei o produto e "rezo" agr para a segunda ñ morrer tb.

    Em relação ao que tu chamas de "doença das pintas brancas" que na verdade é Ictio é melhor dares uma vista de olhos pelo forum e procura posts ou artigos sobre essa doença, vais ver, assim, que raramente a aplicação de produtos ou fármacos é a mais fácil ou a melhor solução.

    Abraço

  5. Boas

    Primeiro que tudo, que marca é o teu limpa vidros???

    :D

     

    Segundo: vê se não estás a exagerar nas doses de Co2 e a matar os peixes à conta disso. Há peixes mais sensiveis que outros.

     

    Terceiro: Se tudo tiver ok, mesmo em relação ao Co2, experimenta outra loja.

     

    Quarto: Evita sempre comprar peixes quando eles chegam às lojas, as probabilidades de eles virem a morrer nas tuas mãos são maiores.

     

    Abraço

  6. obrigado pelas tuas ideias,

     

    toda a gente acha que o aqua é estreito, mas quando eu o comprei não sabia muito sobre isto,

    por aquilo que tenho visto acho que os peixes que quero não vou ter problemas.

     

    no entanto tenho muitas dúvidas ainda...mas pouco a pouco...e com a vossa ajuda vou por o aquário a 100%

    xau 1 abraço

     

    Ok, estás a vontade, vai postando as duvidas que há-de haver sempre alguém que te possa ajudar por aqui.

     

    Abraço

  7. Uma das plantas de manutenção relativamente fácil e que pode formar um tapete engraçado é a Echinodorus Tenellus.

    Quanto à pedra calcária, podes usar qualquer outra que não seja calcária. Básicamente as calcárias é que alteram o PH.

     

    Abraço

  8. Boas,

    O aqua não está mau, agora se me permites, não percebo é para que queres aí uma pedra calcária. Pelo pouco que dá para ver, tens aí pelo menos um Trichogaster trichopterus ou Gourami azul e uns quantos tetras e esses peixes não necessitam de aguas duras e de PH alto.

    Penso que essa pedra, e o tamanho que tem te vai tornar a água alcalina. Embora a turfa que tens no fundo possa ajudar a equilibrar, se tivermos em conta que a água das nossas torneiras é na melhor das hipoteses neutra, em muitas regiões chega aos 7.8 ou mais, vai ser dificil manteres um PH decente para essas especies.

     

    Penso também, que se não puseres mais plantas não necessitas do CO2. As que tens aí são basicamente anubias, certo? Portanto plantas de crescimento lento, se colocas substrato fertil e CO2, rapidamente vais ter por aí algas a pontapé, pois como as anubias não consomem rapidamente nem necessitam de grandes quantidades de nutrientes, vai sobrar bastante para as amigas alguinhas.

     

    Espero que não tenhas levado a mal estes pequenos reparos.

     

    Abraço

  9. com essa largura n podes ir pra peixes k cresçam muito... mas podes ter coisas engraçadas tipo grandes cardumes, kribs, rams, apistos..... ou então enche isso de cor, sobe o ph p alcalino e mete isso cheio de cor com uns viviparos (acho que a largura n vai permitir africanos por causa das pedras--- a n ser que sejam não mbunas)

     

    Exacto,

    quanto a africanos nem penses, só se fores para conchilas que são mais pequenos e não necessitam tanto espaço. Há mais uns quantos africanos pequenos de aguas mais abertas e de cardume que também podias meter aí tais como Cyprichromis leptosoma, no entanto com também podem atingir os 10 cm, penso novamente, que mesmo para um cardume destes a largura pode ser problemática.

     

    Resumindo, penso que realmente uns viviparos, juntamente com uma boa e bem escolhida flora, seja o ideal para tais medidas.

    Mas nada como investigares melhor as especies, as suas compatibilidades e muito importante o tamanho em adulto. Pois peixes grandes numa largura dessas facilmente irão começar a stressar.

    Imagina se a tua casa se limitasse a um corredor com um metro de largura, por muito comprida que fosse facilmente davas em doido, não???

     

    Abraço

  10. amigos vamo-nos deixar de ironias ,quando um peixe esta em fase terminal deitar da sanita abaixo e um metodo cumum a muito aqurofilistas e aquele que diz que nao a mim nao me convem-se , claro se o peixe tiver um tamanho consideravel havera outro metodos disponiveis , agora guppies e etc e sanita abaixo , ou dou ao meu oscar.

     

    Também não te vou tentar convencer, mas nos meus anos com aquas, e já são muitos, nunca meti nenhum peixe na sanita.

    Aliás acho muito estranho, que uma pessoa que goste mesmo de peixes, sugira deitar o animal pela sanita para lhe acabar com o sofrimento.

    É quase o mesmo que agarrar numa pessoa com uma doença terminal, e para lhe acabar com o sofrimento, enfiar-lhe a cabeça numa saída de esgoto e esperar que ela morra intoxicada com os gases emanados.

     

    Já para não falar na distinção de importância, por valor monetário, que dás aos peixes. Se não gostas de peixes que são baratos e não estás disposto a perder tempo com eles, ou já estás, como dizes, com o sentimentalismo posto de parte, não os compres.

     

    Agora não venhas dizer que todos fazem como tu. E se a aquariofilia é, como tu afirmas, mesmo assim, então este forum não faz sentido, e este tópico muito menos, não achas?

     

    Abraço

  11. Ok! Aqui vão as caracteristicas:

     

    Aqua 40L +-

     

    Luz: 1Lamp fluorescente Lum325-11w

    Aquecimento: 25wz - 24gr

    Filtro: 5w - 200l/h

     

    Flora: 1echinodorus + 1 microsorum pteropus no tronco +1 (nao sei o nome)

    Fauna: 1 kinguio + 2 espadas (m e f)

    (proxima adiçao - 1 colisa + 1 limpa vidros)

     

    Por enquanto tenho so esta fauna porque comecei a povoar o aquario há pouco tempo.

     

    Ph- entre 7.8 - 8

    nitritos - 0,2

     

    Esse valor de PH é bom para ciclideos mas, para a maior parte das outras especies já é muito elevado. Para baixar o PH, ou usas produtos próprios para tal, que podes encontrar em qualquer loja de aquas, ou então adicionas, debaixo do substrato ou no próprio filtro se tiver espaço para isso, turfa granulada. Outra solução é escolheres especies que se dêem bem com esses valores, claro que, para a capacidade do teu aqua, ciclideos estão fora de questão.

    Verifica, tal como também aconselhou o José Mendonça, o valor de PH da água da tua torneira ou se tens algum elemento calcário que te possa estar a provocar esses valores.

     

    Os troncos podem, no ínicio da sua instalação, deixar a água mais amarela. A turfa e alguns outros produtos que baixam o PH também podem ter o mesmo efeito.

     

    Em Relação à limpeza: TPAs e aspirador. Aconselho-te mesmo, visto teres um aqua só de 45 litros, a TPA's semanais à volta dos 20%. Agora tens de ter em atenção é ao valor do PH da tua tormeira.

     

    Abraço

  12. nao vertical nao dá.nao fica todo submerso será necessário?

     

    ou pode tar um bocado fora?

     

    Obrigado

     

    Depende do termostato, há uns que têm uma marca para o nível de áqua, esses não podem ser completamente submersos, portanto têm mesmo de ter uma parte, onde normalmente se controla a potência, fora de água.

    É uma questão de observares bem o termostato.

     

    Abraço