Olá Sónia,
A minha experiência na criação de barbos não é grande. Mesmo assim consegui bons resultados pegando num cardume de cerca de 6 a 10 barbos adultos e colocando-os num aquário mais pequeno, durante a noite, com água nova mas já devidamente ciclada. A coluna de água deve ter mais ou menos um palmo, cerca de 20 cm. A temperatura deve estar regulada para os 29º e o Ph entre 6,7 e 7, ou seja, ligeiramente ácido.
Muito importante, coloca no fundo um areão bastante grosso com 3 cm de altura. É importante que o areão seja grosso para formar cavidades para que os ovos se esquivem do seu apetite voraz, mas não tão grosso que eles se consigam meter nos buracos, pedrinhas de 1,5 a 2cm de granulumetria.
Depois deixa-los ficar dois dias com as luzes apagadas e num local calmo, não necessitando de ser alimentados. Passados os dois dias e supondo que a desova foi feita, retiras os adultos e colocas uma bomba de ar com uma pedra difusora para arejar e evitar que os ovos funguem. Apartir daí é só esperar uma semana e já deves conseguir ver os alevins contra a luz, visto que eles são mesmo muito pequeninos, nada que se compare com os platys.
Dois dias após o nascimento podes começar a alimentá-los com infusórios.
Um abraço
Luis Velho
Ps: Desculpem o testamento...