goldenfish

Membro
  • #Conteúdo

    21
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por goldenfish

  1. Parabens, bom trabalho!

     

    Quanto ao subtracto eu utilizo areão com 5 mm, mas sei que há subtracto próprio.O areão é bom porque as carpas andam sempre a remexer o subtracto e não enturva a água com a sua actividade.

     

    Os nenúfares estão a dar-se bem já floriram...no entanto eu aconselho-te a pôr o dito areão por causa da água limpa.

     

    Agora força com os acabamentos, esconde essa tela com pedras vai ficar mais natural :D

     

    PS:que rica banhoca...;)

  2. As minhas são monocolores ou seja todas laranjas ou amarelas, muitas delas têm no dorso uma faixa preta.Se entretando as mudar para um lago maior tiro uma fotos e coloco o link para voçês verem.

     

    Uma vez que não têm machas de outra cor não são tão atractivas... ;)

     

    Mas continuam a ser bonitas dentro do seu estilo!

  3. Já tive há alguns anos esses parametro da água PH elevado nos 8 a 8.5.Os peixes não se davam mal, se intruduzires muitas plantas poderes baixar um pouco o PH.

    Nenúfares são uma boa escolha juntamente com as outras elódias ou varisnérias.Os nenúfares em particular estão sempre a renovar as folhas são elas, as folhas apodrecidas que vão acidificar um pouco a água tal como toda a máteria organica proveniente das folhas velhas e flores.

     

    A decomposição da matéria organica vai libertar C02 quanto mais C02 menor nivel de PH.O facto de estares constantemente a injectar água do furo vai fazer com que o ph suba.

     

    O facto de teres as tartarugas no lago juntamente com os peixes vermelhos, os escrementos das tartarugas poderão fazer com que as bactérias e fungos se reproduzam rapídamente e prejudiquem a saude dos peixes.

     

    Eu acho que a solução passa por colocar muitas plantas para absorver os nutrientes em exesso das tartarugas e por sua vez ajudam a baixar o PH.

  4. Boas,

     

    As plantas aquaticas que tenho estão em vasos com um areão para nenufares da PondCare e coberto com pedras maiores para que as carpas não retirem o areão. Nos vasos também tenho algumas elodeas. Os nenufares têm se dado lindamente e estão em floração constante. Coloquei também no riacho que liga os dois lagos umas plantas de terrenos pantanosos que dão uma flor vermelha lindissima. Todas estas plantas estão a absorveros nutrientes da água e talvez por isso já não tenha problemas com algas em suspensão.

     

    Já que estamos a falar de plantas, alguém tem expreciência com o Nenufar azul?

     

    http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://...ved=0CDIQ9QEwAw

     

    Cps

    MM

     

    A ideia de ligares os dois lagos com um riacho é espetacular, como já tinha referido antes gosto muito da forma como projectaste o espaço.E podes crer que as plantas no riacho ajudam.Eu acredito que esse curso de água é importante, tambem podes plantar agrião e alguns jacintos de água.Em relação ao nenufar azul creio que seja raro.

     

    Eu tenho nenúfares brancos amarelos e vermelhos, azuis nunca vi reias só na net.Vou tentar alojar uma foto e postar aqui o Link para teres uma ideia da minha flosresta aquática.

     

    http://www.ziddu.com/download/10739237/Gol...uratus.jpg.html

  5. Boas!

     

    vou deixar mais umas questoes:

     

    Quase todos nos optamos por fazer um lago sem substrato no fundo porque alegadamente e mau para a limpeza do fundo.

     

    Nao estaremos nos a prejudicar a microbiologia dos nossos lagos, retirando local de alojamentos para as bacterias?

     

    A nitrificaçao dos detritos nao deveria começar no fundo do lago?

     

    A ausencia de substrato do fundo nao estara a subrecarregar os filtros Biologicos?

     

    Eu acho que retirar o substracto do fundo do lago é um mau principio, para aqueles que querem a sua sustentablidade ao natural o subtracto no fundo é um aspecto fundamental.

  6. "Como disse não tenho agua verde, não tenho UVC, não tenho injecção de ar, não tenho "algas" em excesso, mas tenho algas e não me desfaço delas por nada e porque não quero.

    Tenho uma bomba de 6000l/h e duas cascatas, uma delas grande e a outra pequena apenas para a limpesa superficial.

    Mantenho uma corrente constante, mas não muito forte na agua e não deixo a temperatura ultrapassar os 28ºc, fazendo-a baixar com agua do furo que sai a 12ºC.

    O filtro é submerso e biologico, composto por cinco camaras, leca, ceramica grossa,esponja, esponja, ceramica fina e as respectivas bactérias. A limpesa do filtro é efectuada sem que as colonias de bactérias sejam afectadas pois são elas a alma do sistema, limpesa de duas em duas semanas.

    Outra coisa muito importante é a vida no lago, um lago sem plantas não é um lago e deve tê-las em quantidade e variedade, desde as sumersas, flutuantes e aereas, até as circundantes são importantes para manter o eco sistema.

    Outra não menos importante é o tipo de peixes que temos no lago, por exemplo as orandas cabeça de leão não deixam vestigos num lago se tivermos sonasas ou shimbuncu pois estes comem-lhes todos os dejectos, os primeiros comem as larvas de mosquito, os ovos de rã e algumas algas.

    As zonas de sombra na agua devem ser completamente naturais, com vegetação aquatica benigna e com dimensão significativa.

    Até hoje não fiz aspiração de fundo, tencionalmente para colocar um tapete natural de nutrintes sobre o pvc."

     

     

    Entrei neste tópico e faço uma observação, belo texto muito explicito e sensato com unformação muito útil para quem quer ter um lago natural sem grande manutenção.

    Oiçam este homem ele tem conhecimento, concordo com a sua abordagem...

  7. Boas,

     

    Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio.

     

    Em relacão à UV é minha intenção aumentar graduamente o numero de plantas e desligar definitivamente as UV, não só para ser mais natural, mas também para poupar energia.

     

    Quanto te referes a alterar o fundo, estás a dizer tirara a tela e optar por outra alternativa?

     

    CPs

    MM

     

    Boas!

     

    Quando me referi á opção de alterar o fundo não me estava a referir retirar a tela.A tela está lá muito bem...o problema pode ser o substrato das plantas.

     

    Eu no meu caso mantenho dois lagos sem filtro.

    Vou tentar explicar melhor como consegui ter a agua sem algas.

     

    Mas desde adianto que o processo de atingir o equilibrio biologico pode demorar algum tempo.Com a experiência e os erros cometidos verifiquei que, a água absorve as propriedades dos elementos que lá pomos, por exemplo:

     

    As plantas precisam de nutrientes, os nutrientes estão no substrato que temos nos vasos ou na água.Se as plantas forem poucas e houver muitos nutrientes as algas com o Sol explodem porque não teem quêm lhes roube os nutrientes.

     

    O que está a aconteçer com o teu lago é precisamente isso, tens uma grande massa de água com nutrientes e as algas estão a reproduzirem-se.

     

    Se a tua ideia é por o lago a carburar naturalmente, no teu caso aconselho a colocares mais elódias e varisnérias.E a retirar terra ou o subtrato que tens para alimentares as plantas e substitui-lo por areão com 5 milimentos aproximadamente.

     

    Porque areão? porque as carpas são uns bichinhos que remexem o fundo a procura de minhocas e turvão a água.Porque com 5 milimetros porque permite um arejamento maior entre as raizes e facilita a propagação das plantas.

     

    Alguns de voçês poderão pensar que o areão por si só com a água e o sol não serão suficientes para forneçer os ricos nutrientes necessáros ás plantas que tanto precisam.E que as algas ao principio vão levar a melhor...é possivel mas isso é natural!

     

    Deem tempo ao tempo e vão ver que os excrementos das carpas ricos em suplementos vão abubar todas as plantas aquáticas e vão crescer.

     

    Eu tenho que podar 2 a 3 vezes por ano as varisnérias e os nanúfares aquilo é uma selva amazónica, dai que as algas não tenham hipoteses.Mas tenho que o fazer 2 a 3 vezes senão começam a apodreçer e a servirem de restos para as algas.

     

    Portanto é tudo uma questão de equilibrio.

     

    Se o lago for novo há que dar tempo ás plantas para se reproduzirem e crescerem, o sol é um catalizador com o combustivél necessário faz varisnérias de 1metro .Engrossa rizomas de nenúfares com grossora de um punho muitto rijos de partir, vejo-me arrasca para os arrancar.

     

    Já há muito tempo que não visitava este Forum, aprendi aqui coisas novas embora muitas delas não as utiliza-se mas serviram de estimú-lo e é sempre exitante quando alguem construi um oasís de agua (lago) e partilha comnosco sua evoluição.

     

    Este forum é muito importante porque aprendemos uns com os outros!

  8. Gostei muito do teu lago, está exelente é dos mais bonitos espaços que já vi.

    Em termos de geometria e jardim está bem construido com muita estética.

     

    Tem formas geométricas inregulares o que lhes confere um aspecto muito natural, muito ao meu gosto.

     

    Para torna-lo mais exuberantes tens dois caminhos, o artificial ou o natural.

    Eu prefiro o natural = + Plantas, e alterar o fundo.

    Artificial= Lâmpada UV

  9. Manchas nas barbatanas, o mais provavel é o apodrecimento das mesmas, por bactérias que existem

    em todos os aquarios.Contudo só se manifestam em aquarios super povoados como é o caso do teu.

    Por isso tudo o que fui escrito está correto. Quanto ao tratamento para alem do sal, adicionar SERA BAKTOPUR combate as bactérias e permite que as partes destruidas das barbatanas creçam rapidamente. bigsmile

  10. :microwave: Ora então cá vão algumas dicas, penso que o principal problema está nas variações de temperatura. Se é um lago com 260l, o que é pouca massa de água, supostamente não terá uma profundidade minima de 0,8 m. A profundidade é importante para que os peixes se adaptem suavemente ás temperaturas, o que os faz adoencer são as mudanças rapidas de temperaturas sem que eles tenham um sítio mais profundo, que é mais quente para se abrigarem. Da experiência que tenho há dias em que não aparecem nem para comer no horário habitual. Os cometas são peixes muito resistentes, tal como os vermelhos comuns. Já os telescópios não se pode dizer o mesmo, são peixes para aquario, aonde não há grandes variações de clima. Espero ter ajudado com estás dicas, conhecimento adquerido na literatura e em 2 lagos que mantenho com aproximadamente 300 peixes! bigsmile
  11. OLÁ ATTILA, NÃO SOU MUITO CONHECEDOR DE PLANTAS. MAS SEI QUE EXISTEM MUITAS VARIEDADES, E QUE A SUA CLASSIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DEPENDEM MUITO DA INFORMAÇÃO OBTIDA DAS MESMAS.EXEMPLO; ORIGEM DAS FOTOS (SÍTIO), RECOLHER UMA AMOSTRA, UM PORMENOR AMPLIADO DAS SUAS FOLHAS. SE A INFORMAÇÃO É ESCASSA A SUA IDENTIFICAÇÃO É DIFICIL... E CLARO OS PALPITES E AS RESPOSTAS MUITO POUCAS...