"Como disse não tenho agua verde, não tenho UVC, não tenho injecção de ar, não tenho "algas" em excesso, mas tenho algas e não me desfaço delas por nada e porque não quero.
Tenho uma bomba de 6000l/h e duas cascatas, uma delas grande e a outra pequena apenas para a limpesa superficial.
Mantenho uma corrente constante, mas não muito forte na agua e não deixo a temperatura ultrapassar os 28ºc, fazendo-a baixar com agua do furo que sai a 12ºC.
O filtro é submerso e biologico, composto por cinco camaras, leca, ceramica grossa,esponja, esponja, ceramica fina e as respectivas bactérias. A limpesa do filtro é efectuada sem que as colonias de bactérias sejam afectadas pois são elas a alma do sistema, limpesa de duas em duas semanas.
Outra coisa muito importante é a vida no lago, um lago sem plantas não é um lago e deve tê-las em quantidade e variedade, desde as sumersas, flutuantes e aereas, até as circundantes são importantes para manter o eco sistema.
Outra não menos importante é o tipo de peixes que temos no lago, por exemplo as orandas cabeça de leão não deixam vestigos num lago se tivermos sonasas ou shimbuncu pois estes comem-lhes todos os dejectos, os primeiros comem as larvas de mosquito, os ovos de rã e algumas algas.
As zonas de sombra na agua devem ser completamente naturais, com vegetação aquatica benigna e com dimensão significativa.
Até hoje não fiz aspiração de fundo, tencionalmente para colocar um tapete natural de nutrintes sobre o pvc."
Entrei neste tópico e faço uma observação, belo texto muito explicito e sensato com unformação muito útil para quem quer ter um lago natural sem grande manutenção.
Oiçam este homem ele tem conhecimento, concordo com a sua abordagem...