lpsimaof

Membro
  • #Conteúdo

    39
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por lpsimaof

  1. São lâmpadas diferentes, logo resultados diferentes, quanto a mim o ideal seria uma lâmpada mista (T5+HQI), o que é impossível. Ao escolher o tipo de iluminação a utilizar penso que teremos de ter em conta os aspectos que mais impotantes são para nós. Desengane-se quem pensa que com T5 tem muito menos consumo (tem na realidade se tiver uma iluminação inferior instalda no aqua).

     

    Tenham os 2 sistemas e ficará certamente melhor o vosso aqua.

     

     

    Ps. Trabalho em iluminação há uns anos e não consigo ter as certezas que algumas pessoas por aqui têm. :(

  2. Eu não tive problema nenhum a quando da introdução do xanthurum (introduzi no mesmo dia um veliferum, um sohal e um flavescens) e não houve problemas no aquário.

     

    E têm-se mantido sempre sem problemas até à data? Qual o tamanho do aquário?

     

    A l e x a n d r e

     

    Sim, continuo sem problema nenhum, para mim o que dizem da agressividade da espécie é mentira (estou a brincar).

     

    1,2x0,5x0,6m é a dimensão do aqua.

  3. Olá Ricardo,

     

    Diogo, se introduzires um Z. xanthurum fá-lo em último lugar. Tenho um peixe desses no meu aq. de 2m que não me deixa introduzir peixe nenhum!

     

    O xanthurum está já num aquário com outros peixes, nomeadamente com os 2 hepatus. Os peixes vão entrar todos ao mesmo tempo, à excepção de uns palhaços e uns cardinais que tenciono cravar-te!!!! Achas que posso ter problemas com esta situação? Será que o xanthurum pode atacar peixes tão diferentes como palhaços e cardinais?

     

    Abraço,

    Diogo

     

     

    Eu não tive problema nenhum a quando da introdução do xanthurum (introduzi no mesmo dia um veliferum, um sohal e um flavescens) e não houve problemas no aquário.

  4. Boas

     

    Só mais uma coisa.

     

    A minha calha Hqi tem a lampada, tem um balastro e  

     

    tem outra peça mais pequena que não sei o que é. :)  

     

    A minha dúvida é : Se mudar o balastro de 70w para 150w também

     

    tenho de mudar essa dita peça.

     

    Carlos

    Fiquem bem

     

    O "equipamento" ferromagnético ou convencional para a HQI deve ser sempre composto pela reactância, ignitor e condensador, o electrónico será apenas composto pelo "equipamento" electrónico que já não tem necessidade de equipamento auxiliar como tem o convencional.

     

    Atenção: Se quiseres alterar os 70W para 150, tens que alterar o casquilho pois a lâmpada de 150 W tem um comprimento maior (lâmpada de casquilho RX7s). Tem atenção a este meu comentário, pois poderás não ter a lâmpada que estou a mencionar (à partida será), mas como vocês chamam HQI, nunca sabemos se realmente estamos a dar o conselho correcto, porque HQI existem muitas e com muitos casquilhos diferentes, eu tomo como dado adquirido que quando falam em HQI's é a que tem dois casquilhos (RX7s) e que fica na horizontal.

  5. Viva lpsimaof

     

    Consegues quantificar essa diferença de rendimento em percentagem ? quanto mais ? 20%?

    E dão mais rendimento porquê ? pela lampada em si, pelo balastro ou pelo reflector usado ?

    Porque se a diferença não for muito grande poderá justificar comprar com as Pl se a calha for muito mais barata . Ou não ?

     

    Cump.

    Rui

     

     

    Viva Rui,

     

    A diferença de rendimento nunca será nessa ordem. Em termos de lumens, tens por exemplo a PC de 42W com 3200 lumens (76,2 lm/W), e tens as T5 de 35W com 3300 (94,26 lm/W) ou a de 39W com 3100 lumens (79,49 lm/W). Como podes verificar qualquer T5 (penso que todas elas) têm uma eficácia luminosa superior às PC.

     

    Dão mais rendimento pelo simples facto de a potência nas lâmpadas fluorescentes poder ser medido pelo seu comprimento, e mesmo nas T5 podes verificar isso (a T5 de 35W tem aproximadamente 1,5 mt e a de 39 W tem apro. 85 cm). Logo nas PC tens os tubos dobrados, mas não podes ter as mesmas dimensões se não terias na mesma uma lâmpada muito grande.

     

     

    O balastro para as T5 só existe electrónico (logo todas as vantagens da electrónica associada, memor consumo, maior duração melhor comportamento ao longo da vida útil, um melhor conteole do feixe luminoso, etc. ), geralmente (na maioria dos casos) o conjunto reflector+ difusor tem melhor rendimento e muito importante a temperatura de funcionamente da lâmpada, enquanto uma T5 atinge o fluxo máximo aos 35º, a maioria das PC's e T8 atinge este mesmo fluxo a uma T= a 25º. Se medires a temperatura dentro de uma armadura (excepto numa sem reflector nem difusor, mas aqui não estás a tirar partido das lâmpadas, ou tens um rendimento minimo) terás sempre uma T maior que os 25º, ou seja o fluxo da lâmpada já não será os 100% mas sim por volta dos 90%, o que quer dizer que a diferença em relação às T5 aumentou.

    Tens também a distribuição de luz que será melhor na T5. Quase tudo (ou tudo) é a favor da T5.

     

     

    Uma lâmpada nunca faz uma armadura, mas sim um conjunto, nunca pensem apenas numa lâmpada, mas sim num conjunto, pois a lâmpada por si só não ilumina. Se por exemplo colocas uma T5 num reflector duma T8 estás a cometer um erro, porque esse reflector não foi estudado para uma T5 mas sim para uma T8.

     

     

    "Porque se a diferença não for muito grande poderá justificar comprar com as Pl se a calha for muito mais barata . Ou não ?"

     

     

    Teoricamente nunca compensaria, agora o que te posso dizer é o que disse em cima, em igualdade de circunstâncias não aconselho, agora como digo também em cima tu podes ter uma PC com um óptimo reflector e um aT5 com um péssimo reflector.

     

    Não sei se ajudei se pelo contrário só baralhei, mas não acredito que uma pessoa que trabalhe em aquariofilia lhes saiba responder a certas questões, pois são técnicas demais para eles, nem muitas vezes colegas de profissão (iluminação) as sabem, quanto mais uma pessoa que tem como principal objectivo vender animais. Não é fácil comprar este produto numa loja destas daí eu aconselhar produros que as lojas da especialidade (aquariofilia) vendem, porque teoricamente foram desenvolvidas para este fim. Uma questão que eu considero também muito importande é a pintura de uma armadura, que à partida terá um tratamento adequado para os salgados, enquanto que os produtos baratos que se vendem em qualquer lado não são desenvolvidos com este fim terão uma vida útil muito limitada.

    Eu aconselho sempre a comprar um produto que de garantias, porque senão no lugar de poupar estamos apenas o adiar o gasto.

     

    Muitas vezes o barato sai caro, mas quem não tem cão caça com gato.

     

     

    E asim me fico espero não ter confundido ninguém.

  6. Então teremos de utilizar a qualidade' date=' e essa qualidade nunca é atingida com peças baratas e feitas em casa, garanto-te.[/quote']

     

    Mas podes comprar coisas boas sem ser já montadas e montar tu em casa. Talvez em HQI seja mais dificil mas em fluorescentes, PC, compactas de balastro incluido, etc...é fácil.

     

    ......

     

     

    Compra os mesmos equipamentos montados ou desmontados e depois diz-me qual a diferença.

     

     

    A questão de sobredimensionar tambem acontece com as HQI, de tal modo que tens de as meter sempre 20 ou 30 cm acima do aquario, provavelmente nos primeiros cm de água tens luz a mais...e mesmo ao lado luz a menos...

     

     

     

    Era das lâmpadasde iodetos metálicos que estava a falar.

     

    Nota que iodetos metálicos não é só HQI, os iodetos metálicos têm algo mais que as HQI

    /quote]

  7. ....

     

    existem possibilidade de concepção de geometria de reflectores que focam "quanto tu quiseres" ...

     

     

     

    Faz então um reflectro ou reflector+ difusor de ângulo concentrado para fluorescente e vais ver que ganhas muito dinheiro, pois até hoje nenhum fabricante de luminárias o conseguiu fazer. Ainda não percebeste que falo disto com conhecimento de causa, pois não? Tens um exemplo muito simples: Numa lente em que consegues concentrar um abertura do feixe luminoso (para hlogéneos, nota que aqui os iodetos metálicos já têm um angulo de abertura muito maior, aproximeadamente 8º) em por exemplo 2 graus, coloca lá uma fluorecente e diz-me o que acontece.

  8. ....

     

    A luz das lâmpadas fluorescentes é sempre difusa, enquanto que com as HQI tens a possibilidade de concentrar

     

    Tanto uma como outra são luzes difusas, uma vez que tanto as hqi como as fluorescentes emitem numa geometria de 360º á volta do tubo...a HQI tem é a emissão concentrada no que toca a comprimento. mas ambas são passiveis de ser concentradas. Alias...se considerares que queres iluminar um aquario de dimensões razoaveis como as apresentadas pelo Rui, reparas que uma HQI só não chega já que tens de emitir em vários pontos com HQI para obteres uma luminosidade +- uniforme ao longo do 1,60m enquanto que com t5 tens de meter mais lampadas mas lado a lado.

     

     

    ....

     

    Uma coisa é o que dizes que a lâmpada emite luz num raio x outra é ser ou não difusa, e aqui continuo a salientar não podemos separar a lâmpada da luminária (conjunto que emite a luz), porque a lâmpada por si só não dá luz.

     

    Coloca uma lâmpada fluorescente e uma outra de iodetos metálicos no mesmo conjunto reflector+difusor e depois diz-me qual o que tem um ângulo superior de abertura (a qual difunde mais a luz).

     

     

    Coloquem de uma vez por todas nas vossas cabeças que o conjunto é que tem que ser bom, não pode ser apenas um elemento, e temos de analisar bem o que queremos fazer e só depois então partir para a iluminação. porque pela minha experiencia o ideal é quase sempre a união das 2 lâmpadas e não apenas o uso de ums delas.

    Pedro Alves

  9. Só agora apanhei este tópico... :)

    e já agora os meus 5cent

     

    Apenas quero referenciar que quem tiver $$ não se ponha a inventar em fazer armaduras, pois não percebem um corno disso e só perdem, tanto em, rendimento como muito vezes (quase sempre) na duração do material. O que se ganha em qualidade (quantidade de fluxo dirigido para a água e tempo de duração dos aparelhos) compensa quase sempre o que se poupa.  

     

    .....

     

    E porque não? Não concordo de todo com isto...

     

     

    Porque....

     

     

    Por exemplo, são poucos os reflectores que utilizam óptica do tipo CPC, vendo-se muito mais reflectores em /-- ou /--| do que os em "w arredondado" que teem eficácias muito maiores e são conhecidos faz alguns anos.

     

     

     

     

    Falando de rendimentos luminosos não podemos esquecer que o consumo anunciado é apenas aquele que se dá na lampada, sendo que o consumo nos "back stages" é raramente discutido e na verdade a utilização de balastros de eficiencias diferentes é um assunto bastante importante! Assim importa contabilizar nas comparações T5/T8/HQI os consumos dos respectivos elementos auxiliares.

     

     

    Isso é o que tenho andado a tentar explicar, que uma luminária é um conjunto de peças e não uma única.

     

     

     

    Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade
    O espectro de emissão, o tipo de vidro que é utilizado para a redução da emissão UV são todos factores bastante importantes para contabilização dos lumens emitidos pela lampada. Numa lampada HQI não temos fosforos a mediar o decaimento mas sim o vapor dos iodetos metálicos que fazem o decaimento. E em principio duas lampadas com temperatura de cor igual deveriam ter espectros muito similares mas como estaos a falar de luz muito concentrada, uma diferença na constituição do vidro da lampada pode-se reflectir muito nos lumens por ela emitidos.

     

     

    Então teremos de utilizar a qualidade, e essa qualidade nunca é atingida com peças baratas e feitas em casa, garanto-te.

     

    A luz das lâmpadas fluorescentes é sempre difusa, enquanto que com as HQI tens a possibilidade de concentrar

     

     

     

    Tanto uma como outra são luzes difusas, uma vez que tanto as hqi como as fluorescentes emitem numa geometria de 360º á volta do tubo...a HQI tem é a emissão concentrada no que toca a comprimento. mas ambas são passiveis de ser concentradas. Alias...se considerares que queres iluminar um aquario de dimensões razoaveis como as apresentadas pelo Rui, reparas que uma HQI só não chega já que tens de emitir em vários pontos com HQI para obteres uma luminosidade +- uniforme ao longo do 1,60m enquanto que com t5 tens de meter mais lampadas mas lado a lado.

     

    Neste caso estou falar da luminária em si e não da lâmpada apenas. Aliás, tu consegues concentrar a luz de uma lâmpada de iodetos metálicos, de um halogéneo, de uma incandescente, mas nunca (estou a falar de ângulos reduzidos) de uma fluorecente.

     

    Assim a perda de intensidade apenas tem a ver com a intensidade no ponto de emissão, com a distância ao ponto iluminado ao quadrado e com os meios atravessados. Numa HQI a distancia ao ponto exactamente por baixo de si é exactamente uma linha recta, enquanto que numa fluorescente é a integração das distâncias (sendo que tambem temos uma variação na distancia atravessada em meios diferentes) e pequenas variações na distância como teem uma importancia quadratica na formula revelam-se importantes. Nos pontos entre duas HQI o efeito é ao contrario.

     

    T5- tens mais ou menos entre 37 000 lumens a 42 000lumens - vais ter iluminação mais uniforme (melhor uniformidade média) mas não a muita profundidade

     

    HQI- em termos de lumens tens mais ou menos a mesma coisa, mas com uniformidade média muito baixa, e onde está focado vai a grandes profundidades, tens locais com muita iluminação e outros com muito pouca

     

    Assim vejo-me obrigado a discordar desta resposta na parte do negrito já que muitas vezes a iluminação nas HQI é sobredimensionada para estas profundidades...sendo que provavelmente podes ir muito bem a 80cm ou 1 metro usando apenas fluorescentes.

     

     

     

     

    MAs se não consegues resolver bem o problema (chegar a essas profundidades), tens de sobredimensionar (ter luz demais) para teres algum resultado satisfatório. Isto é como ires comprar um determinado produto que vendem em caixas, necessitas de 10, mas só vendem caixas de 6 e 12, o que fazes? Compras as 12, não precisas de todas, mas compras porque é a única hipótese que tens.

     

     

     

    De notar que aqui o espectro é importante ....

     

     

    Muito importante.

     

    No meu aquário eu conseguiria colocar 30 dessas lâmpada...

     

    Atenção: Um reflector para apenas uma lâmpada tem sempre um rendimento (muito ) superior a um reflector para 2, 3 ou 4 ou mais lâmpadas (á medida que se tem mais lâmpadas, menor é o rendimento.

     

    ....

     

    Ou seja, as T5 são mais eficientes q as lâmpadas comuns (q totalizaram 40 mil lumens) e mais eficientes q as HQIs .

    ...

     

     

    Isso depende de muitos factores. As coisas não são tão lineares como dizem.

     

    Continuo a falar nos carros , todos andam, mas uns são mais rápidos, outros curvam melhor, outros têm mais conforto. Temos de ter atenção ao que queremos ter (preveligiar), uma vez que não existe a lâmpada ideal.

     

     

    Pedro Alves

  10. Alexandre escreveu :

    ....em termos gerais entre dois hipotéticos sistemas:

    Se usarmos 2 lâmpadas HQI de 250w a 14000 lumens temos 28000 lumens num total de 500w.

    Se usarmos 6 lâmpadas T5 Osram FQ 80/86 a 6650 lumens temos 39900 lumens num total de 480w.

    ....

     

    Abraço' date='

    Rui Alves[/quote']

     

     

    Mas se usamos para termos de comparação a Osram, porque não vamos buscar uma lâmpada de idodetos metálicos de 250 W desta marca, que tenha no lugar dos mencionados 14 000 lumens uns bem mais expressivos lumens (entre 20 000 e 25 000) ou a T5 de 80 W com uns 5700 lumens no lugar dos 6650?

     

    Como já disse em cima não existe uma lâmpada perfeita (existem uma melhores que outras) e mesmo esta lâmpada ideal sozinha (uma andorinha não faz a primavera) pode não iluminar bem. Nunca podemos comparar apenas a lâmpada e por aqui muita gente (quase todos) se esquecem disso.

     

    Continuo a perguntar para quê um motor de um Ferrari se temos o chassis do Fiat Punto?

  11. Então aqui vai uma pergunta prática aos 2 excelentes conhecedores de iluminação lpsimaof e ramirezi

     

    Num aquário de 160x80x80cm de recife com corais duros SPS qual seria a melhor iluminação considerando eficácia e economia  

    - 6 T5 de 80 W ( 480 W)

    ou

    - 2 HQI de 250W (500W )

    ?

    E porquê?

    A capacidade de penetração das T5 é igual à das HQI ? A capacidade de penetração depende apenas do rendimento luminoso ( lumens ) ou também de outros factores mantendo-se evidentemente igual a altura e características da coluna de água atravessada ?

     

    Cump.

    Rui

     

     

    A luz das lâmpadas fluorescentes é sempre difusa, enquanto que com as HQI tens a possibilidade de concentrar. Salvo raras excepções os projectores de HQI (ter em atenção que existem várias lâmpadas de HQI) irão ter um ângulo de abertura do feixe luminoso menor(embora isto dependa do reflector, mas devido ao seu tamanho, nunca será igual a uma fluorecente), logo à partida não conseguirás ter uma distribuição homogénea de luz ou seja vais ter uma uniformidade má embora tenhas uma iluminação média superior. A meu ver (salvo queiras algo em contrário) o melhor seria teres as T5, tomando como nota que à profundidade máxima vais ter muito menos iluminação.

     

    T5- tens mais ou menos entre 37 000 lumens a 42 000lumens - vais ter iluminação mais uniforme (melhor uniformidade média) mas não a muita profundidade

     

    HQI- em termos de lumens tens mais ou menos a mesma coisa, mas com uniformidade média muito baixa, e onde está focado vai a grandes profundidades, tens locais com muita iluminação e outros com muito pouca.

     

     

    Possivelmente tens uma possibilidade de tonalidade de cor muito maior nas fluorecentes, hoje em dia com restituiçaõ de cores também muito bom (cada vez melhor).

     

     

     

     

     

     

    Um aparte: Daí as fluorescentes serem muito utilizadas para iluminações gerais (onde queremos homogeneidade de luz e as HQI ( halogénios, incandescentes, Sódios, Mercúrio) serem utilizadas na chamada iluminação decorativa (accent em espanhol, onde queremos tornar algo visivel, que se diferencie isso)

     

     

    Quanto a mim não existe uma lâmpada perfeita, esta para existir teria de ser a combinação de várias lâmpadas de famílias diferentes.

     

    Penso que o ideal neste caso é a conjugação dos dois tipos de lâmpadas, pois todas têm as suas vantagens e desvantagens, se queres que te diga

    qual a escolha que faria utilizando apenas um tipo, eu digo que utilizaria as T5 com reflector bem feito (aqui muitas vezes está a difença), porque podes ter uma T5 com um reflector reles e com uma lâmpada T8 conseguires melhor prestação. Um aparelho de iluminação é composto por várias pecinhas e só sendo todas elas boas é que poderemos ter algo de jeito. O que nos servia um motor de um Ferrari num Fiat Punto (supondo que substituia o motor normal), se não conseguias tirar as melhores prestações dele?

  12. lpsimaof escreveu:

    "As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm"  

     

    Peço imensa desculpa porque enganei-me. Mas tu também...são 1449mm.

     

    Certíssimo

     

    "HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não."  

     

    HO e HE são designações da Philips para lâmpadas T5, da mesma maneira que HQI é a designação da Osram para lâmpadas de iodetos metálicos.

     

    Vê bem e depois diz-me se não foi a Philips que adoptou também esta designação

     

    "Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W"

     

    Eu falei em rendimento luminoso, não em fluxo, e falava em média. De qualquer maneira deixo-te aqui um exemplo:

    Uma T5 de 54w na cor 84 tem 5000 Lumens e mede 115cm.

    Uma T8 de 58w na cor 84 tem 5200 lumens e mede 150cm.

    A primeira tem um rendimento luminoso de 92,59 por watt, e a segunda 89,59 por watt.

     

    18W: 75 m/w

    36W: 93 lm/w

    58W:89,6lm/w

     

    24W: 83,3 lm/w

    39W: 89,7 lm/w

    54w 92,5 lm/w

     

     

    Para quem diz que é 5% superior, tens um superior, um inferior e outro que considero empate.

     

    "Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade "

     

    Não existem lâmpadas HQI-T/TS, é HQI-TS.

    Quer dizer: se uma lâmpada tiver muita luz é de boa qualidade, se tiver pouca luz é má!!!???

    Não se pode só olhar para a qualidade de uma lâmpada pelos lumens que ela tem ou não, não é!?

     

    Só não viste se não quiseste (HQI-T e HQI-TS), já está separado, estás contente? Ou não conheces as HQI-T e vais pesquisar agora.

     

    Então vens a apregoar a mais valia em termos de fluxo/rendimento e não se pode  ver apenas pelos lumens que emite. mas isso é lógico, apenas coloquei alguns exemplos porque simplesmente denegriste tudo o que nã é T5 e esqueceste de dar algumas informações a quem não percebe nada disto.

    "Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. "

     

    Bem, isto é uma barbaridade. Eu posso montar duas T5 num reflector T8, e duplicar até o fluxo luminoso da lâmpada...qual é o problema? Tens que ser mais especifíco, porque levantar os assuntos e não explicá-los é que não dá. Fico à espera do teu argumento para esta ideia.

     

     

    Meu amigo ou não percebes mesmo ou não queres perceber, mas tu nem sequer deverias colocar esta questão, nem seria bem não colocar esta questão, mas dizer que faz a barbaridade que faz!!!!

     

     

    "Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende."

     

    Este comentário é o fim da picada. Por acaso não me considero  vendedor, mas deixa-me dizer-te que as pessoas que eu conheço em Portugal e no estrangeiro e que mais conhecimentos têm sobre iluminação são vendedores e directores de vendas.

    Para ti já vi que não vale a pena um gajo estudar e ter uma profissão, principalmente se for vendedor de alguma coisa.

     

     

    Não entres por esse campo, tenta perceber o que quero dizer! :lol:  

     

     

    Se reparares eu dou ali uma no cravo outra na ferradura, agora entende como quiseres.

     

    abraço,

    Rui Alves

     

     

     

    Peço desculpa mas nunca o meu post anterior foi no intuito de te atingir, mas antes rectificar alguns erros/omissões ou seja no meu ponto de vista completar a tua ideia e daí ter pegado nela.

    Quanto à questão da venda, também não te era dirigida, penso que até te estaria a ajudar pois recomenda a compra de produtos feitos por fabricantes de iluminação e não defendo a sua elaboração em casa, mas se te cabe a carapuça, mais uma vez peço desculpa, não foi intenção atingir-te, e não te irrites que te tira alguns e bons anos de vida.

  13. lpsimaof escreveu:

    "As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm"  

     

    Peço imensa desculpa porque enganei-me. Mas tu também...são 1449mm.

     

    Certo

     

    "HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não."  

     

    HO e HE são designações da Philips para lâmpadas T5, da mesma maneira que HQI é a designação da Osram para lâmpadas de iodetos metálicos.

     

    "Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W"

     

    Eu falei em rendimento luminoso, não em fluxo, e falava em média. De qualquer maneira deixo-te aqui um exemplo:

    Uma T5 de 54w na cor 84 tem 5000 Lumens e mede 115cm.

    Uma T8 de 58w na cor 84 tem 5200 lumens e mede 150cm.

    A primeira tem um rendimento luminoso de 92,59 por watt, e a segunda 89,59 por watt.

     

    "Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade "

     

    Não existem lâmpadas HQI-T/TS, é HQI-TS.

    Quer dizer: se uma lâmpada tiver muita luz é de boa qualidade, se tiver pouca luz é má!!!???

    Não se pode só olhar para a qualidade de uma lâmpada pelos lumens que ela tem ou não, não é!?

     

    "Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. "

     

    Bem, isto é uma barbaridade. Eu posso montar duas T5 num reflector T8, e duplicar até o fluxo luminoso da lâmpada...qual é o problema? Tens que ser mais especifíco, porque levantar os assuntos e não explicá-los é que não dá. Fico à espera do teu argumento para esta ideia.

     

    "Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende."

     

    Este comentário é o fim da picada. Por acaso não me considero  vendedor, mas deixa-me dizer-te que as pessoas que eu conheço em Portugal e no estrangeiro e que mais conhecimentos têm sobre iluminação são vendedores e directores de vendas.

    Para ti já vi que não vale a pena um gajo estudar e ter uma profissão, principalmente se for vendedor de alguma coisa.

     

    abraço,

    Rui Alves

  14. ....

    VHO – Very Hight Output

     

    ...

     

    Certo!

     

     

     

     

    As lâmpadas T5 “High Output” são fabricadas em 24, 39, 54 e 80w, respectivamente com 54,9, 84,9, 114,9 e 1149cm. A Philips fabrica uma lâmpada de 49w, com 1149cm, mas não fabrica a lâmpada de 80w.

     

    “High Efficiency” são fabricadas em 14, 21, 28 e 35w respectivamente com 54,9 , 84,9 , 114,9 e 1149cm.

    ...

     

     

    As de 80 W , bem como as 35W têm 1459 mm

     

    A gama “High Ouput” é designada pela Philips por HO;    

                                       

    pela Osram por FQ,  

     

    pela Sylvania por FHO,  

     

    pela RADIUM por BonaLux-NL.

     

    A gama “High Eficciency” é designada pela Philips por HE;

     

    pela Osram por FH,

     

    pela Sylvania por FHE,

     

    pela RADIUM por BonaLux-NL.

     

     

    HO e HE são sa designações universais também depois uns adoptaram essa mesma designação e outros não.

     

    Quanto a diferenças técnicas e funcionais :  

     

    As lâmpadas T5 “High Output” têm um rendimento luminoso mais elevado em relação ás T8 em mais ou menos 5%. Por exemplo, uma T8 de 58w com 150cm na cor “Luz do dia” tem um fluxo luminoso de 5000 lumens…uma T5 de 54w na mesma cor consegue o mesmo fluxo luminoso com um tubo de 115cm, a consumir menos 4w.

    Depois existem outros factores que já foram mencionados em que as T5 levam vantagem, como a durabilidade, qualidade de luz, consumo de energia, etc.

     

     

    Por acaso a lâmpada de 36 W tem um rendimento superior às T5HO, e posso garantir (salvo raras ocasiões que as T8 terão sempre um fluxo superior ás T5 de 54W

    ....

     

     

    Por exemplo, uma T5 “High Output” de 39w na cor “luz do dia”  com um comprimento de 84,9cm tem um rendimento luminoso de 3500 lumens, enquanto que a T5 “High Efficiency” de 35w consegue atingir na mesma cor os 3650 lumens, mas precisa de 1,149cm de tubo. Portanto até consegue em termos de relação potência/rendimento ultrapassar a T5 de 39w, mas é obrigada a aumentar o comprimento do tubo para o conseguir.

     

    A T5 de 35W tem 1449 mm.

     

     

    Conclusão:

    As lâmpadas T5 representam actualmente o último avanço em termos de iluminação moderna, principalmente quando associadas a balastros electrónicos com regulação. É pena que estejam, pelo menos no nosso mercado, ainda pouco exploradas para utilização na aquariofilia.

     

    Acho que têm todo o potencial para serem a causa de uma pequena revolução na iluminação dos nossos aquários, e é sem dúvida ma minha opinião, um caminho a seguir, tendo em conta uma série de questões, mesmo a questão ambiental, já que estas lâmpadas são 90% recicláveis.

     

    ....  

    A titulo de exemplo de rendimento luminoso e consumo energético, uma HQI de 150w com 10000k tem no máximo um fluxo luminoso de 8000 a 9000 lumens. Se a Hqi estiver a funcionar com um balastro normal electromágnético estará a consumir além dos 150w da lâmpada, qualquer coisa entre os 16w e os 50w.  

    Se juntarmos duas T5 de 80w perfazendo um total de 160w, teremos cerca de 14000 lumens. As duas T5 de 80w além dos 160w, estarão a consumir se conduzidas por balastros electrónicos competentes 12w.

     

    ...

     

    Uma HQI-T/TS com menos de 10 000 lumens é de muito baixa qualidade

     

    .... e o nosso dever é sem dúvida continuar a tirar partido disso da melhor maneira possível, não esquecendo nunca que a luz que usamos nos nossos aquários determina sem qualquer dúvida a qualidade de vida dos animais e plantas que lá habitam.

     

     

    E a nossa também.

     

    abraço,

    Rui Alves

     

     

    Agora atenção porque o que tenho tentado fazer passar é que não lhes vale de nada ter uma T5 com um reflector de uma T8. Façam bem as contas, porque na maior parte dos casos o barato sai caro, antes de fazerem alguma coisa, procurem informar-se bem, e esse bem geralmente (raras vezes) passa por quem vende.

  15. Só um reparo; a designação VHO que se vê em fóruns e revistas estrangeiras nada tem a ver com T5. Não é a mesma coisa em termos de potência nem em termos de diâmetro da lâmpada. As VHO são mais grossas que as T8 enquanto que as T5 são mais finas.

     

     

    A l e x a n d r e

     

     

    A designação VHO e HE existem na realidade para as T5, a designação que dão nos foruns/revistas, desconheço (as mais grossas que existem são as T38).

     

    Ainda um aparte, as ditas T5 VHO faladas acima têm um rendimento inferior em relação à T8 de 36 W.

     

    Devem utilizar as T5 HE (estas tem o contra de serem maiores) que as HO.

    Normalmente as fluorecentes quanto maiores, melhor pois a potência/fluxo destas é conseguido pelo tamanho dos tubos, daí as compactas fluorescentes terem vários tubinhos.

     

    Não queiram comprar um Ferrari pelo preço de um Fiat. :shock:

  16. T5 sao lampadas fluorescentes VHO (very high output) ....

     

     

    E não só, também tens as HE (alta eficiência), maior eficiência que as que falas acima (VHO), as grandes vantagens das T5 são o apenas existir balastro electrónico, logo com isto ganhas ganhas em todas as vantangens da electrónica, ou seja em consumo, comportmaneto ao longo da sua vida útil, maior duração, menor dimensão maior controle do feixe e o mais importante o fluxo máximo desta é atingido a uma temperatura de 35º e não 25º como numa T8 (ou T26 conforme se queira chamar) o que quer dizer que a T5 trabalha (atinge o fluxo máximo) à temperatura que está dentro da luminária enquanto a T8 já estará na curva descendente do fluxo.

     

    Apenas quero referenciar que quem tiver $$ não se ponha a inventar em fazer armaduras, pois não percebem um corno disso e só perdem, tanto em, rendimento como muito vezes (quase sempre) na duração do material. O que se ganha em qualidade (quantidade de fluxo dirigido para a água e tempo de duração dos aparelhos) compensa quase sempre o que se poupa.

     

    Digo estas palavras aqui atrás porque trabalho em iluminação há uns anos e sei do que falo. Eu não comprei a iluminação na minha empresa, comprei a quem produz para aquariofilia há muitos anos e não me arrependo. Podem dizer que é muito caro e dou-lhes razão, mas também lhes pergunto se querem ir fazer uma prova de todo-o-terreno com um Ferrari (que não o trator).

  17. pois caros amigos... esturjão=caviar  fico muito espantado desses peixes estarem numa loja, e ainda por cima em água quente!!!  :roll: tanto quanto sei a russia, de tropical não tem nada  :( , tentem avisar esse logista da barbaridade que está a cometer...

     

     

    E muito pouca gente terá um aquário com capacidade de manter estes peixes com um minimo de dignidade.

  18. ja agora onde posso arranjar  essa tal bomba que falas?!?!?!

     

    cumps  

    Miguel

     

    A Stream que o Hugo fala é também da Tunze tal como as que o Diogo te aaconselhou. Se fores ao mesmo link que o Diogo colocou, deves encontrar as Stream.

  19. Ola, este é o meu 1 post.

    Vou começar agora na agua salgada, o meu 1 aquario em principio vai ser um aquamedic percula 90, com iluminação jebo c/ 2Hqi + 1 actinica.

    Qual a vossa opinião sobre o equipamento.

     

     

    Penso eu que com o $$$ que vais gastar neste aquário, se procurares muito bem encontrarás algo com mais qualidade. Eu tive para comprar (comprei, mas fiz logo uma troca) um percula 120 e todas as pessoas com quem tenho falado e que têm um não aconselhama utilização deste, mas sim de um aquário com sump. Procura bem aqui pelo forum que de certeza consegues ficar com uma muito boa ideia do que mais é aconselhável, com a experiência dos nossos colegas e não com base em conhecimentos (desconhecimentos) de logistas, uma vez que a maioria destes muitas das vezes pensam mais na sua loja que no êxito do aquário, o que eu não recrimino, pois eles estão lá para ganhar dinheiro.