Olá,
Conheço pouco de marinhos, mas vou arriscar umas opiniões.
Em aquários doces plantados (minha área) as Cianofíceas são bem conhecidas. São na verdade bactérias fotossintetizantes e não algas.
Água oxigenada para plantados é extremamente perigosa e desaconselhada, existem diversos registros de desastres.
Um "blackout", apagar as luzes por 48 horas acendê-las normalmente por um dias e depois mais 48 apagadas faz com que sumam, mas podem voltar. Não sei como os corais reagiriam a isto, para as plantas não a problemas.
Elas se reproduzem como qualquer bactéria, basta uma + um meio favorável e pronto.
Surtos de cianofíceas estão normalmente associados a desequilíbrios biológicos, alguma bactéria pode ter aumentado ou diminuído criando assim o ambiente propicio para as cianobactérias aparecerem com força.
No meu caso tive um surto no meu plantado com discos, o “blackout” resolveu temporariamente, depois vieram outra vez. Usei eritromicina, diminuiu mas não acabou então usei tetraciclina (custa bem menos) e pronto. Sumiram todos os focos.
Mas o aquário ficou desequilibrado, tiver que fazer tpas quase diárias por 1 semana depois alternadamente por mais um mês até estabilizar novamante.
Lembre-se se optar por antibióticos deve-se ter o mesmo cuidado que em humanos tratamento mau feito pode ocasionar em resistência por parte das cianos ou outra coisa, ou matar algo que não deveria. Usei a tretraciclina à 500mg/100L por sete dias com trocas de 50% a 70% ao dia. Essa dosagem é alta e a água pode ficar amarelada. Alguns peixes ficam fracos com essa medicação, mas a maioria nem nota.
Essas informações são sobre aquários de ÁQUA DOCE, pesquise e adapte ao seu caso se for possível, não sei a reação de corais e invertebrados marinhos a esses procedimentos, para os de água doce são seguros.
Boa sorte!
T+