Recommended Posts

Boas!

Decidi vir aqui partilhar o paludario (especie de) que fiz para o concurso que a malta fez por brincadeira na secção da Conversa Aquatica.

 

Setup:

Caixa Vodafone

18x18x18

5L Brutos

Algumas rochas e um tronco.

Substrato com argila, humus e areão.

 

O cubo

cubo.jpg

As pedras que servem de "divisão" entre a parte aquatica e a terrestre

P4254225.jpg

Inicio da montagem

P4254229.jpg

Areia fina

P4254232.jpg

O tronco e o musgo ja no sitio

P4254237.jpg

Já com a rocha e algumas plantas

P4264243.jpg

O aquario acabado de montar (foto que foi a concurso)

naotemetasnaminhavida.jpg

Fotos de promenor

P5024300.jpg

P5024284.jpg

P5024283.jpg

Passadas umas semanas (ultima foto do concurso)

paludariov2.jpg

 

 

Algumas coisas sobre este nano-paludario:

 

*Usei areão por baixo na parte de terra porque em primeiro lugar acho que as plantas emersas num paludario nunca são 100% independentes da presença de agua e dai ter deixado areão de modo a que esse espaço fosse ocupado com agua e as raizes das plantas acabassem por chegar a essa agua.

*Nunca fiz especial manutenção a este paludario. Adicionei um pouco de turfa para plantas (1 cm dela) que seria em principio suficiente para as necessidades das plantas. Quando via as plantas a ressequirem com calor borrifava com agua. Fiz umas poucas trocas de água :)

*Não usei nenhum tipo de candeiro nem fonte de luz artificial. O paludario esteve sujeito apenas a luz solar e nunca directamente (sobreaquece - mau para o musgo) num telheiro em minha casa.

*A Soleirolia soleirolli parece ser uma planta espetacular para paludario! Pena não ter usado nenhuma iluminação artificial porque por outro lado parece que com pouca luz cresce em altura, so fica rasteira quando é imensamente banhada pelo sol!

 

 

Fauna:

Physas sp.

O unico ser vivo capaz de viver em tão pouca litragem da parte aquatica, e ainda se reproduziu e muito!!!

 

Teve ainda algumas visitas esporadicas também surgiram incluindo uma rã verde (vivo no campo, por aqui é habitual), varios caracois terrestres e imensos insectos!

 

Flora:

Musgo

Não-te-metas-na-minha-vida (Soleirolia soleirolli)

Plantas flutuantes

Juncos

Outras especies silvestres que não sei identificar.

 

Actualmente ja deu lugar a outra montagem que se sair bem mostro na secção dos nano aquarios, desta vez não e um paludario, embora tenha gostado muito da experiencia e gostasse de repetir, quem sabe um dia com algo maiorzinho e uma fauna mais aliciante!

Até lá, fica aqui a recordação deste paludario.

 

Cumprimentos,

Diogo Matias

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito à frente, Diogo, parabéns.

 

Apenas mudaria o tronco mais para um dos lados e não o deixando ao centro mas como já está desmontado.. eheh!

 

Para a semana começo eu a montar um paludário-terrário com 100x40x50, vamos ver o que sai daqui.

 

Cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.