Anarquia Vegetal


duxorum

Recommended Posts

Viva

 

A maior parte dos peixes que mantenho estão em aquários totalmente despidos de substracto e de vegetação (tendo por vezes algum musgo e fetos de Java), tal como a maioria dos aquários do pessoal que mantém killies.

 

Já há uns tempos que andava a pensar em montar um aquário densamente plantado para colocar dentro de casa (a minha mulher está farte de ver killies embrulhados em mops de lã :rainbowafro: ). Assim, peguei num aquário que comprei em Madrid aquando da minha ida à Convenção da SEK e atirei lá para dentro meia dúzia de coisas... não está propriamente bonito e está em vias de sofrer fortes evoluções, mas com o tempo que tenho disponível é o que se arranja.

 

O aquário tem 40cm de comprimento por 25 de largura e 30 de altura. O filtro é constituído por uma bomba que eleva a água para uma plataforma que está na zona da tampa onde está uma esponja que filtra a água. Tem um termostato de 75w e uma lâmpada que já vinha de origem (não faço a mínima ideia de quantos W ou da temperatura da côr.

 

Vegetação:

 

Salvinia natans

Fetos de Java

Anúbias

Musgo de Java

E mais umas 2 espécies das quais desconheço o nome... estavam cá por casa... :x-mas:

 

Fauna:

 

3 casais de Aphyosemion australe "Gold"

1 casal de Austrolebias nigripinnis

Ampulárias

Red Cherrys

 

O aquário tem um tronco no meio onde está um grande feto de Java e prendi em cada uma das pontas 2 rebentos de Anúbias que já estão agarrados. A ideia global do aquário era tentar reproduzir os Aphyo australes "Gold" de uma forma natural. Por isso a grande quantidade de vegetação e a total anarquia na colocação das plantas. O que é certo é que alevins nem vê-los (como esperava). As Austrolebias estão em vias de sair do aquário pois são peixes anuais e preciso de as isolar para as reproduzir. Assim que me fornecerem uma boa quantidade de ovos voltam para lá até morrerem.

 

Aí vão as fotos... não fiquem chocados... isto de pedir a alguém que está habituado a não ter preocupações estéticas com os aquários para fazer uma coisa minimamente bonita é muito complicado!! bang

 

Três vistas gerais...

 

plant_anarch_18.jpg

 

plant_anarch_3.jpg

 

plant_anarch_9.jpg

 

Esta é uma vista mais pormenorizada... vêem-se 2 machos e 1 fêmea de Aphy. autrale "Gold" e ainda a fêmea de Austrolebias nigripinnis...

 

plant_anarch_19.jpg

 

As Salvinias crescem de uma forma completamente desmesurada... já a segunda vez que tenho de remover uma enorme quantidade do topo...

 

plant_anarch_2.jpg

 

Seguem-se uma série de fotos de Aphyosemion australe "Gold"...

 

plant_anarch_4.jpg

 

plant_anarch_10.jpg

 

plant_anarch_14.jpg

 

plant_anarch_15.jpg

 

plant_anarch_16.jpg

 

plant_anarch_17.jpg

 

E algumas de Austrolebias nigripinnis...

 

plant_anarch_7.jpg

 

plant_anarch_8.jpg

 

plant_anarch_12.jpg

 

plant_anarch_13.jpg

 

Entretanto, hoje removi uma grande parte do musgo que estava no canto esquerdo e coloquei umas Glossostigma elatinoides que tinha cá em muito mau estado... vou iniciar injecção de CO2 e ver se aumento a iluminação para ver se elas pegam...

 

plant_anarch_1.jpg

 

Já agora aproveito para pedia ajuda na identificação das plantas que cá tenho... o que será a que está no canto inferior direito?

 

plant_anarch_5.jpg

 

Mais dificil ainda... a que se vê em quase todo o plano da foto (e que não é feto de Java)?

 

plant_anarch_6.jpg

 

Se as fotos estiverem muito grandes avisem que eu reduzo...

 

Comentários??? (sejam meiguinhos... é uma primeira tentativa...) :oops:

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi muiiiiiiitttttoooooo pior! E se o objectivo era anarquia, conseguistes! bang

 

Acho é que tens ampularias em excesso...

Mas claro, que os killies LINDOS, distraem-nos por completo da decoração do aquario!!

 

Cumprimentos

ex-shadowmage
Pic_14312_1.jpg
Manhã Submersa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ver o que aí está... e sem algas... já é muito bom.

 

Há quanto tempo está assim?

 

Gostei, parece...um "centro de mesa"

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi muiiiiiiitttttoooooo pior! E se o objectivo era anarquia, conseguistes! ;)

 

Acho é que tens ampularias em excesso...

Mas claro, que os killies LINDOS, distraem-nos por completo da decoração do aquario!!

 

As ampulárias em excesso foram colocadas para ver se davam uma ajuda numa possível invasão de algas... ;) Até agora têm-se portado bem...

Por muitas voltas que dê, acho sempre que os killies são os peixes ideais para nanos... mas é claro que eu sou suspeito... ;)

 

 

Ver o que aí está... e sem algas... já é muito bom.

 

Há quanto tempo está assim?

 

Gostei, parece...um "centro de mesa"

 

 

Ele está neste estado há pouco mais de 2 meses... na altura em que o "atulhei" de plantas estava apenas com o tronco com o feto de Java e com 3 ou 4 anúbias. Além de uma brutal invasão de algas, que formavam uma enorme "nhanha verde" nos vidros e nas folhas das plantas.

Desmontei-o, coloquei um fundo de turfa e de areão por cima e "carreguei-o" com as plantas e com as ampulárias. Adicionei ainda alguns "red cherrys" (que praticamente não consigo ver... mas sei que ainda andam por lá). Tem-se mantido mais ou menos estável... a única excepção é o crescimento brutal da Salvinia, provavelmente derivado à proximidade da lâmpada.

 

Gradualmente vou tentar coloca-lo mais harmonioso... neste momento não passa mesmo de uma total anarquia... mas as plantas estão a dar-se muito bem... cabecadura

 

Obrigado pelos vossos comentários.

 

Um abraço

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh granda mato... :D

 

É dos aquários com killies mais bonitos que vi até agora. :)

 

Até substrato tem, que doidice! Hehehe

 

De qualquer das maneiras fiquei a saber que as Austolebias nigripinnis se dão com os Aph. australe.

 

 

Um abraço e boas entradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola e boas entradas

 

o aqua esta muito fixe parece mesmo o que querias um matagal

 

so um aparte cuidado com as ampularias pois tens das marfim e das douradas junto cuidado com os cruzamentos

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.