Discu-ajuda Urgente, Por Favor!


taita

Recommended Posts

Boas a todos,

necessito da vossa ajuda p.f.

 

Vai para ano e meio que tenho 2 discus. Sempre estiveram bem.

Um deles desde uma semana para cá, comecei a notar que estava a começar a ficar muito magro. Verifiquei que de facto nao come, ou se come eu nao vejo, pelo que também nao consigo ver a cor das fezes.

A sua cor (laranja) esta cada vez mais branca.

Está sempre junto a um canto ora em cima ora mais para o fundo.

Nao sei o que se passa pois parece ter sido por razao aparente.

Algumas das alteracoes que se passaram fora do comum no aquario foram:

ficou sem qualquer tipo de planta, pois as que estavam (poucas) acabaram por morrer. Como é logico tirei-as

E disseram-me algumas semanas atrás para coloca turfa.

Assim os elementos filtrantes são: ceramica, turfa e algodão no topo.

Já alterei a turfa, pois parece ter sido (coincidencia?) que foi +/- desde essa altura.

COmportamento do peixe: mexe-se pouco pelo aquario, ou fica mesmo parado. Os óperculos ambos estão abertos, se bem que hoje, uma das barbatanas lateriais encontra-se mais fechada. O peixe de vez em quando faz uns "arranques" como que a querer roçar-se nalguma coisa. E são estes os sintomas.

Mudo de água 2x por semana.

Comecei desde já a fazer TPA de 30% 2 em 2 dias.

As caracteristicas da agua tirada na 5ª feira passada sao:

temperatura: 32-33º

pH:

gh: 60 mg/l

kh: 20mg/l

pH. 7.2

nitritos: 0

 

o comer que lhes dou é "Sera discus granulat" e por vezes um pouco de artémia.

 

P.f. necessito da vossa ajuda, pois este disco estava tão lindo que nem pensar em deixa-lo morrer.

 

muito obrigado

 

Nuno

 

 

P.S: notei agora mesmo que o prazo de validade da artémia já terminou Maio/2007. Poderá ser isto?

Editado por taita
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A maior parte dos problemas com discus devem-se aos parasitas intestinais (pelo menos comigo 95% dos problemas deveram-se a esses bicharocos).

Se eu fosse a ti fazia um tratamento com Flagyl. Um comprimido por cada 40 litros de agua (moídos e dissolvidos previamente em agua), tens de fazer este tratamento duas vezes por dia (uma de manhã e outra 8 horas depois) durante 3 dias. Convém fazer mudas de agua de 50% antes de cada tratamento, no meu caso como trabalho faço essa muda de agua só no tratamento da tarde, quando chego a casa. Desde que comecei a fazer este tratamento periodicamente de 6 em 6 meses tenho tido bons resultados.

Tens de ter alguma paciência, pois os resultados não são imediatos, o importante é que ele comece a comer melhor.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado desde já a ambos.

estou de facto a seguir o tratamento indicado pelo Daniel Fortes, e nao tenho seguido esse parametro da amónia. vou faze-lo hoje já a noite.

Mas em relacao ao tratamento do flagyl diluido na agua, qual a dosagem que fazemos em cada aplicacao? estou a usar aquelas peças que vem nos kits de medicao de parametros, que servem para tirar uma amostragem da água do aquario. Coloco a meio com o tratamento, e aplico na agua do aquario. Esta bem assim? ou tenho de colocar mais?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é importante como os dissolves, tens é de colocar a devida proporção para os litros que tens no teu aquário.

 

Vê este tópico

 

Neste caso coloquei o referido disco num aquário hospital e aumentei a referida dose pois não parecia haver muitas esperanças, mas se reparares fiz mudas de agua muito próximas dos 100%, sempre com agua do aquário principal para não haver uma mudança muito brusca dos parâmetros.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal está-se a chegar à conclusão que o flágil e Tenil Vet (para as guelras) não são soluveis em água para fins terapeuticos.

 

O que quero dizer é que o comprimido dissolvido em água não vai fazer o trabalho desejado. Tem que se arranjar um solvente para o efeito...

 

Compra trezamol da sera que já vem com o solvente e têm dado resultados excelentes pelo menos para já.

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte!

O que queres dizer com isso? O flagyl não faz efeito quando dissolvido na agua do aquário? Então e os resultados obtidos por todos aqueles que experimentaram? Ou será que o que queres dizer é que não é tão eficaz!

Desculpa todas estas interrogações, mas só as faço porque realmente sei que tens bastante experiência com discus e como tenho aprendido muito sobre os mesmos aqui, dando maior relevância aos que demonstram maior experiência, gostaria de ficar mais elucidado relativamente a este assunto, pois nunca tinha lido nada nesse sentido.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Daniel,

 

Pois a questão é essa, será que a diluíção do medicamento mantém o seu princípio activo na água simplesmente?

 

Pelo que dizem os entendidos...NÃO

 

1º Porquê 3 dias? Para que as probabilidades aumentem do peixe comer (engolir) o pó.

 

2º Mas respirar não quer dizer engolir e se ele não comer?

 

3º Porquê o Tremazol só necessita de 1 tratamento? Sabendo que o seu princípio activo é o Flágil (metronidazol) e tenil vet ou droncit (praziquantel).

 

E agora? :roll::lol:

 

Está respondido?

 

Aceito sugestões para discussão do assunto :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vizinho a agua aqui na amadora estes ultimos dias tem andado toda marada

no entanto se quiseres dás cá um salto abaixo que eu dispenso-te uma coisa que talvez resolva o teu problema

 

 

diz coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Daniel,

 

Pois a questão é essa, será que a diluíção do medicamento mantém o seu princípio activo na água simplesmente?

 

Pelo que dizem os entendidos...NÃO

 

1º Porquê 3 dias? Para que as probabilidades aumentem do peixe comer (engolir) o pó.

 

2º Mas respirar não quer dizer engolir e se ele não comer?

 

3º Porquê o Tremazol só necessita de 1 tratamento? Sabendo que o seu princípio activo é o Flágil (metronidazol) e tenil vet ou droncit (praziquantel).

 

E agora? :lol::lol:

 

Está respondido?

 

Aceito sugestões para discussão do assunto :D

 

Sim, faz sentido o que dizes, mas não serei certamente a pessoa indicada para dizer se o medicamento (Flagyl) é ou não solúvel em agua, a única coisa que eu posso dizer é que fiz um tratamento a um discu que estava mais para lá do que para cá, num tanque hospital com o dobro da dosagem recomendada, o que é certo é que neste caso funcionou, agora se foi pela elevada concentração de medicamento que o obrigou inevitavelmente a “engolir”, isso eu não sei. É no entanto um tema que gostaria de ver debatido para ver se chegava-mos a uma conclusão. Mesmo para aqueles que não sabem responder a esta questão (como eu), acho que era importante sabermos quais os resultados das experiências daqueles que já usaram ou que ainda usam este medicamento administrado através da agua.

Já agora mais uma questão, o tremazol pode ser aplicado no aquário principal? Pelo que li há quem diga que sim e quem diga que não! Uns dizem que mata as bactérias dos filtros, mas ao mesmo tempo dizem que se não o fizerem no aqua principal nunca se erradica a fonte do problema, fiquei na mesma! :wacko:

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se passado horas (tremazol) te mandam fazer uma TPA de 80% é porque não faz bem aos peixes quanto mais às bactérias.

 

Quando eles dizem se ficar a água leitosa fazer imediatamente uma tpa de 80% é sinal que as bactérias foram à vida e a água está envenenada. :wacko:

 

Agora cada um tira as suas conclusões.

 

É claro que quem não têm hipotese de fazer fora (por mil e um motivos, ex: não consegues pescar o animal :D ) faz no próprio :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aceito sugestões para discussão do assunto :)

Vamos a ela, Duarte, porque este assunto está longe de ser líquido :laugh:.

Aqui fica a minha contribuição à laia de abertura, baseada nos apontamentos que fui recolhendo ao longo dos tempos e que, evidentemente, podem não ser do maior acerto.

Mas aqui ficam de qualquer modo.

Primeiro, o Praziquantel.

Esta substância é um anti-helmíntico antiparasitário, é recomendada em aquariofilia para o tratamento de parasitas das guelras e pele e ténias (tapeworms).

A substância é absorvida pelos animais apenas por via tópica.

Exige concentrações elevadas para ser eficaz.

É pouco solúvel na água.

Em concentrações eficazes é altamente tóxico para os peixes

Tradicionalmente são usadas em aquariofilia as apresentações veterinárias Droncit ou Tenilvet, com baixa eficácia, dada as dificuldades de dissolução na água.

As dosagens habitualmente usadas são de 250 mg/100 lt, nos dias 1, 7 e 14.

Mais recentemente surgiu uma nova apresentação própria para a aquariofilia, o Tremazol, que dissolve a substância num polímero, o polyethylenglycol, que é inócuo.

Todavia, dadas as elevadas concentrações recomendadas a aplicação comporta riscos de toxicidade para os animais, de tal modo que o fabricante recomenda uma TPA de 80% decorridas 6 horas sobre a aplicação.

A primeira aplicação é suficiente para o tratamento dos animais, sendo a segunda recomendada para a eliminação de formas larvares dos parasitas.

O João Machado recomenda a diluição da substância em bruto em acetona, na proporção de 5 ml/100 LT, sem relatos de toxicidade para os animais.

Segundo o Metronidazol.

Este já é um antibiótico com actividade antiprotozoária, que também possui actividade antibacteriana contra bacilos gram-negativos anaeróbios, contra bacilos gram-positivos esporulados e contra todos os cocos anaeróbios e é recomendado em aquariofilia para o tratamento de parasitas intestinais e infecções bacterianas.

A substância é absorvida pelos animais por via tópica e oral.

Exige aplicações repetidas durante 3, 4 ou 5 dias para ser eficaz.

É solúvel ecetina e cloreto de metileno e praticamente insolúvel na água.

Não apresenta toxicidade, apesar de existirem relatos de que tem efeitos cancerígenos. Tradicionalmente é usada a apresentação médica Flagyl, quer em aplicação na água, quer na comida.

Há apresentações específicas para aquariofilia, nomeadamente o Metrodinazol da Saechem. Há fontes que referem que o Hexamita da Esha tem como princípio a substância, apesar de o fabricante o negar.

As dosagens habituais, segundo a receita do Fausto Vicente, são:

• Na água, 250 mg por cada 40/50 lts de agua, precedidos de tpa, 3 tomas por dia, durante 4/5 dias. Reserva de 5 dias. Mais 3/4 dias de tratamento. Reserva 2 dias.

• Na comida, 250 mg para 50ml de comida, em 4 refeições por dia durante 4/5 dias.

O João Machado recomenda igualmente a diluição da substância em bruto em acetona, na proporção de 5 ml/100 LT, sem relatos de toxicidade para os animais.

Toca a discutir isto a sério, a ver se saí daqui um outro tópico com um resumo da refrega, que possa traduzir a opinião consensual dos utilizadores do fórum.

Eu comprometo-me a fazê-lo.

Abraços

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem estiveste bem desperto, gosto de gente assim :)

 

Ora bem:

 

Droncit ou Tenilvet, com baixa eficácia, dada as dificuldades de dissolução na água.

 

Aqui tens a resposta

 

o Tremazol, que dissolve a substância num polímero, o polyethylenglycol, que é inócuo

 

e também do grande João Machado

 

O João Machado recomenda a diluição da substância em bruto em acetona, na proporção de 5 ml/100 LT

 

Agora o Problema:

 

Segundo o Metronidazol.

Este já é um antibiótico com actividade antiprotozoária

=Flágil

 

É solúvel ecetina e cloreto de metileno e praticamente insolúvel na água

 

Eu diria mesmo insolúvel, só em diclorometano. O que acontece é que o

diclorometano é insolúvel em água.

 

O João Machado recomenda igualmente a diluição da substância em bruto em acetona

 

Eu e o João estamos a tentar encontrar um solvente melhor, pois acetona revela baixa diluição. Mas está complicado.

 

Na comida ainda é o mais eficaz, mas o problema é quando eles não comem, só se for a seringa.

 

Deixo aqui uma questão para ser discutida:

 

- Com flágil em comprimidos na água alguém já viu sair ténias mortas (de 8cm) como quando usamos o Tremazol? Será assim tão eficaz essa administração?

 

Eu já desisti cabecadura

 

 

Agora deixo aqui um louvor ao Windrider :mrgreen:

 

Mais pessoal para a discusão onde anda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma questão para ser discutida:

- Com flágil em comprimidos na água alguém já viu sair ténias mortas (de 8cm) como quando usamos o Tremazol? Será assim tão eficaz essa administração?

Esta é a questão essencial.

O prazi é eficaz contra ténias. Já tive a experiência.

Mas, sem querer ser polémico, a verdade é que nunca encontrei nada de seguro que pudesse apontar que o metro (flagyl) trata parasitas intestinais.

Aquilo é só um antibiótico.

Alguém já constatou efectivamente que o flagyl mata parasitas intestinais. Se sim, quais?

Quanto à questão secundária (eficácia do tratamento em água) parece-me que tem de ser debatida a possibilidade de o produto ser absolutamente inócuo, por não chegar por esta via ao organismo do peixe.

Porém, a verdade é que a substância em si pode ser insolúvel (como parece que é) mas pode muito bem ser adstrita a outra substância qualquer à qual se agregue e que, por sua vez, seja solúvel.

Não sei sequer se isso acontece com o Flagyl.

Acho, Duarte, que os teus esforços e do João deviam ir mais por aqui.

É fazer um bocado de investigação sobre o assunto e tentar a experimentação.

Seria possível pedir ao Dr. Rui Ferreira de Almeida o favor de uma opinião sobre este assunto?

E ao Luís Fortunato, que é o químico do fórum.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

"Visualmente" o Praziquantel DISSOLVE-SE em acetona......é só testar.

O Metrodinazole/Flagyl.....tenho duvidas.

 

São medicamentos para 2 tipos de parasitas diferentes.

 

1) O Praziquantel para parasitas "tipo lagarta"/ténias, etc.

O peixe apesar de não comer tem a barriga assim: ()

 

2) O metrodinazole para parasitas tipo "insecto".

A barriga apresenta-se assim: )(

 

A questão é que para quem não tem equipamento adequado se torna MUITO dificil o diagnóstico.

.....ainda terei um micróscópio electrónico.

....é que no da "minha Joana", não vejo nada....será da vista?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

desculpem só agora ter dito algo, mas tenho estado sem net.

Ja estou no final do 2º dia de tratamento. O peixe parece um pouco mais vivo. ja começa a vir para a frente do aquario de vez em quando. Mas comer ainda nada.

A cor parece um pouquinho mais vivo, mas de um dos lados parece que continua muito branco

Ja estou tambem a adicionar umas vitaminas.

Alguem perguntou aqui sobre a amonia.

Ja fiz o teste e o resultado foi de entre 0-0.1. Encontra-se bem entre a côr amarela e o inicio do tom esverdeado claro.

Agora é fazer até ao fim o tratamento e esperar. Caso não dê nao sei o que mais hei-de fazer, pois pelos parametros da água parece estar tudo dentro do normal.

 

 

obrigado a todos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe parece um pouco mais vivo. ja começa a vir para a frente do aquario de vez em quando. Mas comer ainda nada.

A cor parece um pouquinho mais vivo, mas de um dos lados parece que continua muito branco

Ja estou tambem a adicionar umas vitaminas.

Boa sorte com o teu rapaz.

Trata de ficar de olho na amónia e de fazeres o máximo de TPA que conseguires.

E desculpa a invasão do teu tópico com uma discussão mais genérica, mas pode ser que seja por uma boa causa ;)

Abraço

PBL

 

(então, meus Senhores, toca a dizer coisas, vá)

(Já está tudo de férias?)

(Fausto, Regal, Jonasguindaste, JoãoCosta, Bazo, William, Zé Carlos e todos os outros maluquinhos dos discos, como é que é? Ninguém acha nada, não?)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Porém, a verdade é que a substância em si pode ser insolúvel (como parece que é) mas pode muito bem ser adstrita a outra substância qualquer à qual se agregue e que, por sua vez, seja solúvel.

Sim... nem mais. Aliás, como pude ler aqui no tópico, é para isso que serve o Polietileno Glicol. Tem a propriedade de conseguir dissolver a molécula do medicamento nele mesmo, e outra parte do polímero dissolver-se em água, criando uma espécie de emulsão.

 

O problema da acetona e dos outros solventes (por favor, não usem CH2Cl2) é que não vão formar essas mesmas emulsões. Ficando o produto em contacto com a água facilmente, obrigando-nos/vos a usar doses mais elevadas.

 

Eu não sei se vale a pena usar, e se trará melhores resultados, talvez não... seria usar um surfactante tipo Triton X100. Atenção, parece detergente mas não tem as propriedades de "lavagem" dos detergentes. O problema será arranjá-lo sem ser na forma de "detergente".

 

Fica a parca ajuda.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

Afinal parece que ainda sei umas coisas :P

 

Depois de andar a pesquisar sobre o Triton X100, e se seria nocivo para os peixes... cheguei à brilhante (ou não) descoberta que o Triton X100 é um derivado do Polietileno Glicol ;)

 

Andei também a ver, e o Triton X100 anda à volta dos 50 euros por litro (preços de 98, não tenho catálogos mais recentes, também o que tenho aqui é para ter uma ideia e não para comprar nada). Mas há por aqui membros, ou que pelo menos foram mencionados, que estão mais a par do que eu em termos de preços de reagentes químicos.

 

Por isso fica aqui o apelo a eles, que se souberem de preços do Triton X100, que digam algo.

 

Já agora, se bem que nos próximos tempos é complicado, posso arranjar um pouco de Triton X100 de borla, e facultá-lo a um guru das solhas que encarregue de experimentar fazer uma emulsão do metronidazol em Triton X100 e que depois o dilua em água e administre aos peixinhos. (Seguro não incluído).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... posso arranjar um pouco de Triton X100 de borla, e facultá-lo a um guru das solhas que encarregue de experimentar fazer uma emulsão do metronidazol em Triton X100 e que depois o dilua em água e administre aos peixinhos. (Seguro não incluído).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

O João Machado é capaz de querer experimentar :P

 

Afinal parece que estamos a chegar a algumas conclusões bem interessantes e químicos amigos diziam que era práticamente impossível dissolver metrodinazol em água.

 

Triton X100 é para experimentar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, se bem que nos próximos tempos é complicado, posso arranjar um pouco de Triton X100 de borla, e facultá-lo a um guru das solhas que encarregue de experimentar fazer uma emulsão do metronidazol em Triton X100 e que depois o dilua em água e administre aos peixinhos. (Seguro não incluído).

Ah, isso é fácil.

Eu trato já de arranjar um voluntário.

João Machado, um passo à frente, sff.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Estou a seguir com atenção, continuem.

Agora, eu sou o tal gajo que só dá 3 tratamentos aos bichos: esha 2000 muito de quando em quando; metrodinazol misturado com a papa, 3/4 dias por mês e o medicamento maravilho, água. Muita água. 3 vivas para os Serviços Municipalizados de Agua da Camara de Sesimbra, que tem dos preços mais baratos do país...

Mas continuem, continuem, que eu vou lendo...

Abraços

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, atenção à dança

A ideia foi minha, a solução é do Luís, e a experimentação vai ser do João.

Toca a guardar segredo da coisa, fazemos uma sociedade entre os três e vamos ficar ricos a vender o produto ao resto do pessoal.

Pronto o Duarte fica com 5% porque, afinal de contas, foi ele que começou com a coisa.

Já estou a ver o spot no "Oferta".

"Tens discos com parasitas? Lava-os com PLJ"

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais