Água Pouco Cristalina, Co2 E Plantas?


mulato

Recommended Posts

Boas pessoal tudo bem?

 

Sou novo nisto de aquariofilia, montei ontem o meu aquario (62x36x31).

Tenho consultado bastante este forum,e desde ja deixo os meus parabéns porque ta exelente.

Meti tudo direitinho e meti os produtos (anticloro e baterias para fazer siclagem), mas nao sei o que se passa com a agua do meu aqua, a agua esta um bocado turva, pouco cristalina!!! pensei que fosse de ter remechido o fundo..mas ate agora continua na mesma.

o que posso fazer para resolver?? Quanto tempo acham que devo fazer a ciclagem? Estava a pensar meter um cardume de neons, guppys...que peixes mais me aconcelham??

 

Queria por algumas plantinhas, tenho d meter adubo??ou basta segurar as plantas com o areao, ja que sao poucos e o aquario é pequeno?

 

Ja agora, tenho lido bastante que se usa CO2??desculpem a nabiçe, mas o que é? para que serve? sera que no aquario que quero ter preciso disso?

tks pelos esclarecimentos.

 

Cumprimentos

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal tudo bem?

 

Sou novo nisto de aquariofilia, montei ontem o meu aquario (62x36x31).

Tenho consultado bastante este forum,e desde ja deixo os meus parabéns porque ta exelente.

Meti tudo direitinho e meti os produtos (anticloro e baterias para fazer siclagem), mas nao sei o que se passa com a agua do meu aqua, a agua esta um bocado turva, pouco cristalina!!! pensei que fosse de ter remechido o fundo..mas ate agora continua na mesma.

o que posso fazer para resolver?? Quanto tempo acham que devo fazer a ciclagem? Estava a pensar meter um cardume de neons, guppys...que peixes mais me aconcelham??

 

Queria por algumas plantinhas, tenho d meter adubo??ou basta segurar as plantas com o areao, ja que sao poucos e o aquario é pequeno?

 

Ja agora, tenho lido bastante que se usa CO2??desculpem a nabiçe, mas o que é? para que serve? sera que no aquario que quero ter preciso disso?

tks pelos esclarecimentos.

 

Cumprimentos

 

Oi! Bem vindo ao mundo da aquariofilia! bigsmile

Vamos por partes:

1º Vou partir do principio que o que colocaste como fundo foi areão normal. Terá sido? Lavaste-o?

2º O que tens no aquário neste momento? (refiro-me a areão, pedras, plantas artificiais, etc...)

3º Como conselho, digo-te que deves ler bastante, aprender muito para não cometer erros. Os guppys e os neons têm necessidades diferentes de água (ph) o que não quer dizer que não consigas uma harmonia de ph que dê para ambos. No entanto, tens que ter em atenção que de um momento para o outro o ph pode variar e os neons ou os guppys podem sofrer com isso.

4º Não coloques muitos peixes no aquário, tem em atenção a regra 1cm de peixe por litro de água e faz as contas.

5º Quanto às plantas, não tens necessáriamente de colocar "adubo" no fundo do aquário, podes sempre fertelizar com liquidos. No entanto, isto é muito vago, vai depender do tipo de plantas que pretendes. Mais uma vez, repito o conselho que te dei, lê muito!

6º Co2 é = a dioxido de carbono, é o que as plantas consomem. Num aquário plantado torna-se essencial. No teu caso, tens que ver quais as plantas que queres colocar, estudar um pouco e ver se eles são compatíveis com o teu aqua sabendo, como é obvio, quais as suas necessidades em termos de luz, ph, temperatura, etc...

Por ultimo, volto a repetir, lê muito, procura mais informações aqui no forum.

 

Fica bem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja deixa-me agradecer-te pela resposta kipo.

Coloquei areão e rochas vulcanicas, laveias muito bem, varias vezes...tenho no aqua o areão,rocha vulcanica, 3 rochas granditas a fazer tipo tunel, e 2 plantas. nao tenciono meter mais d 10/11 peixes.

mesmo que meta apenas 3 ou 4 plantas preciso d ter o co2?consegues arranjar-me uma explicaçao de como fazer a garrafa de CO2??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Não tens nada que agradecer, tamos cá é para aprender uns com os outros.

Penso que para a água estar turva, algo deve ter ficado um pouco mal lavado... se tiveres um bom filtro, a água dentro de pouco tempo já tá optima.

Quanto às plantas, como te disse em cima, depende das plantas que queres colocar no aqua, pesquisa as plantas e vê o que elas necessitam. Em relação ao Co2 podes e deves pesquisar aqui no forum na zona DIY. Existem lá projectos de como preparar uma garrafa.

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! quando montei o meu aquário (há bem pouco tempo) também tinha água turva no início.. mas passado um dia ou 2 ficou limpíssima graças ao filtro, claro que não é instântaneo.

 

Quanto a pH podes baixá-lo com químicos que há a venda nas lojas. Outra maneira pelo que andei a lêr é colocar troncos que dão uma leve acidez à água. Quanto a isso ainda estou a aprender também por isso vou ficar atenta a este tópico!

 

Boa sorte para o teu aqua!

Editado por vewinhah
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mulato

olha quanto a agua verifica se a filtragem e suficiente para o teu aqua,pq penso q em 24h deveria de ficar limpida.

o ph sera ou por causa do areão ou as ditas pedras do tunel ou de ambos,visto tudo o q for de composisao calcaria alterar o ph

para nao haver alteraçao de ph so podes por vulcanicas xistos e basaltos,mas na maior parte das vezes o areao q e vendido tem muita percentagem de pedras calcarias.

tenta equilibrar o teu aqua sem intruduçao de quimicos pois com os quimicos nunca o vais conseguir,a nao ser q os estejas sempre a intruduzir.

abraço e vai dando noticias

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a agua turva, ja esta quase normal.. so nao sei é o que se passa com o PH, esta a 7,5...como baixa-lo?

 

 

Boas

 

Para equilibrares isso mete um pouco de turfa nesse filtro

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,eu estava a pensar equilibrar o PH com a introduçao de CO2, o que axam?

ja que o Co2 baixa e eu tenho o ph alto, aproveitava..e as plantinhas iriam gostar!!

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mulato na minha opinião para já devias deixar o CO2 de lado concentra-te em equilibrar o aqua põe umas plantas pouco exigentes em termos de luz ( por ex anubias são giras e faceis de manter) vê bem que tipo de pedras e areão tens aí (se é areia da praia ou pedras calcarias já sabes o que esta a subir o ph) vê a agua que pões no aqua, qual é o ph dela arranja uns troncos ( ou os apanhas e tratas, procura aqui no forum como mas isso vai demorar meses ou compras numa loja é só ferver e já esta, mas não são tão bonitos) que eles vão ajudar o teu ph a descer, nunca uso produtos para descer/subir o ph é só mais porcaria dentro da agua, lê muito aqui no forum que tens muita informação em ultimo caso tiras a agua do aqua para um balde pões lá os peixes com o filtro e o aquecedor e arranjas o aqua á vontade :(

 

 

P.S.- Se fores da zona de Aveiro na boa dou-te uma ajuda pessoalmente, é preciso é não desistir...

Editado por bichomau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desistir, nem pensar!! o tipo de areao que tenho é este http://lage.dei.uc.pt/~amaromar/Imagens/Premio3.png

nem sei se chama-se areão. e tenho tb, a mistura com essa, rochas vulcanicas!!

acho que ja descobri a origem do PH.. Fui medir o PH da agua que uso, ou seja da torneira e tem um PH de 7.2/7.5..por isso é que a do aqua esta com esses valores.

o que me aconcelham a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que essa mistura de areão com rocha te faça subir o ph do aqua tambem uso num dos meus aquas uma mistura assim, coloca uns troncos no aqua que gradualmente eles fazem descar o ph, mas para já podes fazer umas TPA com agua de ph baixo, por ex o lidl tem agua de garrafão baratita e se não me engano com ph baixo.... pro teu aqua 2 garrafões (gastas menos de 1 € )deve dar pra baixar um pouco, passados uns dias outra TPA, para a descida de ph ser lenta e não chatear a peixeirada, mas isso de andar a comprar agua de garrafão pro aqua não ta com nada, no teu caso que o aqua é pequeno não chateia muito mas imagina num aqua de 500 litros, TPA de 20% faz contas aos garrafões, tens de arranjar uns troncos ... mas tambem não te preocupes os guppys até gostam de um ph um pouco alcalino, já os neons um pouco acido o ideal é manter o ph neutro a 7, os meus andam todos a 6,8/7. Cuidado com as manobras com o ph tem de ser com muita calma é preferivel o ph como tens estavel do que instavel

Editado por bichomau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ainda ninguem se lembrou de perguntar que espécies de fauna ele pretende manter no aqua, certo?

 

E agora ele responder que eram ciclideos africanos??!?!?!

 

Ou viviparos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se montaste o aquário à pouco tempo, deves manter o aquário durante algum tempo sem peixes.

Deixar todos os factores que a água tem normalizarem. E principlamente deves deixar criar um clico micro-orgânico natural, isto em todos os casos e principlamente com água da torneira!

 

Sou também de acorde que não deves introduzir liquidos para aumentar, reduzir ou menter o ph da água.

 

A agua cristalina passará, deixa repousar a água tranquilamente e com a ajuda de um filtro!!

 

 

Sei que é dificil ter um aquario acabado de ser montado sem peixes durante algum tempo, mas isto é em atenção à longevidade aceitavel dos futuros habitantes do teu aquario. :P

 

cheers

ReDVeR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è exatamente o que estou a fazer, o aquario nao tem nenhum peixe!! Esta a fazer o ciclo, mas tambem ja li aqui no forum que convem meter um peixe pelo menos para o ciclo fazer-se melhor.. Convem por um peixinho?1casal de guppys, ja que o ph esta em 7.5??

Eu pretendo por no aqua uns neos, uns guppys, limpa vidros,limpa fundos e alguns camaroes..(respeitando claro a regra d 1cm pa cada litro)..

O que acham de juntar estas especies? que especies me aconcelham? Ja agoram podiam me aconcelhar um peixe assim mais po colorido e maiorzito pa meter no aqua, e que combina com as especies que eu pretendo por. É que a minha irma ta a chatear-me que quer um peixinha la :P

e se nao for pedir muito, o que aconcelham de fundo? sei que os neos sao raros reproduzirem-se, mas tambem ja li por aqui que ha mais probablidades se for em ambiente escuro!!

tks

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes introduzir corydoras (limpa-fundos) umas 3 além dos guppys podes por mais viviparos como platys, mollys e espadas, mas vê-la porque essa peixeirada vai começar a pinar e depois andas a por peixes pequenos em baldes :P se fosse a ti não colocava neons ficava-me pelos viviparos, mas tu é que sabes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neons não metia porque os parametros que eles necessitam são um pouco diferentes dos que tens e dos que o resto dos peixes necessitam, mas se conseguires estabilizar o aqua nos 6,8/7 podes depois coloca-los que eles devem ficar bem, ao contrario do que o pessoal pensa os neons não são muito resistentes, mas se gostas assim tanto deles estabiliza o aqua e daqui a 1 mesito ou 2 coloca-los no aqua começa por umas corydoras, depois uns viviparos e depois pões os neons. Tem o cuidado de comprar os peixes numa boa loja e antes de os pores no aqua pelo menos colocares um anti fungos dentro do saquito e ter o saquito fechado dentro do aqua 30 minutos para eles se ambientarem a temperatura do aqua e o medicamento fazer efeito, o ideal seria teres um aqua hospital para os teres de quarentena antes de os misturares com outros peixes, mas como tas a começar não deves ter e quem não tem cão caça com gato. Os neons que eu saiba só se reproduzem em cativeiro á relativamente pouco tempo logo os que existiam no mercado eram apanhados no seu habitat e transportados .... enfim na pior das condições, por isso eram peixes muito propicios a doenças e fungos e eu só não quero é que tenhas desgostos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anti fungos??? Ainda nao tinha lido nada sobre isso? é tipo para desinfectar o novo peixe que vou por no aqua? mete-s mesmo dentro do saquinho onde o peixe vem? vo tentar ter o PH a 7..assim ja da pa mete-los :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais a uma BOA loja de aquariofilia e quando comprares os peixes pedes o produto, para o que é e eles informam-te acerca das varias marcas disponiveis no mercado e sim metes no saco uma gota ou duas fechas o saco e colocas no aqua a boiar durante meia hora mais ou menos, desta forma além de desinfectares os peixitos tambem dás tempo para eles se acomodarem gradualmente a temperatura do teu aquario, depois disso tiras os peixes do saco com uma rede e collocas no aqua, nunca ponhas a agua do saco para o teu aqua, não sabes o que lá esta....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem ja estive aqui a ler que convem adicionarmos no saco alguma aqua do nosso aqua, para que o peixe se habitue ao ph,etc..certo? As plantinhas que tenho no aquario (2), acho que nao se estao a dar muito bem..vo adicionar amanha um liquido fertelizante da TETRAPlant. vamos la ver!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.