Reprodução de Caradina Japónica


Mário I

Recommended Posts

Gostaria que me dessem algumas ideias ou links sobre reprodução de caradinas. Tenho 3 femeas que já tiverem cheias várias vezes e nunca vi nada de juvenis dentro de aqua.

Obrigado desde já pelas dicas.

 

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Mario.

Hà muito poucainformação sobre a reprodução de japónicas. Procura no google, que vão-te aparecer dois ou três artigos, ao que me recordo, um deles, escrito por um asiatico, faz uma especie de diário de bordo de uma tentativa de reprodução. Já o li há algum tempo, está em inglês, mars pareceu-me muito bom.

De resto, ficas desde já com uma ideia: as jáponicas necessitam de agua salobra para eclodirem e crescer, sendo que são animais de agua doce. Se entretanto achar o link do artigo que te falei, posto aqui.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Fausto, estás a falhar...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39555

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ò aquele que está constipado, eu não falho, apenas me distraio de quando a quando. :)

 

Parti do principio que o Mário já tinha feito uso do botão PESQUISAR, e que queria mais informação.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o melhor sítio que conheço que fala sobre a reprodução de Caridina japonica,são pessoas que fizeram muitas experiências (muitas mesmo), com diversas luzes, aquários, etc;

 

http://www.caridinajaponica.de/zuchtbericht.htm

 

mas é em alemão... não vou traduzir tudo agora que não tenho tempo, só o mais importante:

 

Basicamente, os Caridina são animais de água doce; mas quando desovam, os peixes vão parar ao mar - ou muito perto disso. Os recém-nascidos resistem no máximo 5 dias em água doce. Portanto, há duas maneiras:

 

1. Deixar nascer no aquário onde ficaram grávidas; sugar (com aspirador) os pequeninos no dia em que nascem (no dia seguinte, costumam nascer de noite), passar para outro aquário, com pelo menos 50 litros. (para os apanhar: apagar as luzes; iluminar com uma lanterna de bolso uma área; em 15 mins as larvas, que são fotosensíveis, vão lá ter)

 

2. Retirar as fêmeas gávidas mal engravidem; se se deixar passar algum tempo ou não se notar logo, elas têm tendência a perder a "ninhada" toda.

 

Por isso o método 1 é mais aconselhado.

 

Quando nascem, retira-se a mãe (e a pele que lá deixar).

 

Nessa altura, aumenta-se a salinidade; para 17 g/litro, ou 34 g/l (pessoas diferentes aconselham os dois valores; há quem diga que há espécies diferente aparentadas); ou pelo seguro, um intermédio de 25 g/l que é o que estes criadores (eles vendem para toda a Alemanha, esta e outras espécies, tudo criação própria) fazem. Pode-se fazer lentamente ao longo de 3 ou 4 dias, ou tudo de uma vez, parece que não são muito sensíveis. Temperatura por volta dos 22ºC, com pequenas variações dia/noite aconselhadas.

 

Diário, começando no dia da desova:

 

Deve-se começar com um aquário não limpo, mas já com algas! Iluminem com luz natural umas semanas antes um aquário mais ou menos vazio! Mas com boma de ar moderada (gota a gota).

 

Dia 1. Retirar mãe, pôr sal, e 15 gotas de Liquizell (alimento para larvas)

Dia 2. Não fazer nada; nos 1ºs dias perdem-se alguns dos até 1000 larvas!

Dia 3. 10 gotas Liquizell

Dia 4. Nada. As larvas já deverão ter crescido um pouco.

Dia 5. Fazer Spirulina em pó (uma tab), juntar água até ficar um líquido verde escuro, dar 30 gotas

Dia 6. Nada

Dia 7 Nada. Se não cresceram, algo vai muito mal...

Dia 8. 20 gotas de Liquizell

Dia 9. Nada

Dia 10 15 gotas Liquizell

Dias 11,12, nada. As larvas nadam muito.

Dia 13. SPirulina, mesma receita

Dia 14. Nada, as larvas têm cor vermelho/castanha

Dia 15. TPA 1/3 . Suga-se a água para um balde grande de 20 l. À entrada do tubo que suga põe-se uma rede de artémias, e suga-se da área que tiver menos larvas. Tubo com max 8 mm diâmetro. No balde põe-se a água nova, junta-se 1/2 kg de sal, mistura-se bem, e deita-se no aquário. 20 gotas de Liquizell.

Dias 16 a 27, alternam-se dias de pausa com um pouco de spirulina e um pouco de Liquizell.

Dia 28 TPA 1/3

Dias 29 a 32. Nada. O aquário deverá ter algas suficientes para alimentar os camarãoes (deve-se começar com um aquário não limpo, mas já com algas!). Já são camarões.

Dias 33 a 43. Nada

Dia 44. Os camarões estão prontos para voltarem para água doce. Directamente da água salgada para a doce, sem habituação é o que os alemães dizem, e que não morre nem um (eu por mim pelo seguro acho melhor fazer uma transição lenta, 1 hora ou 2).

 

Finalmente, eles avisam que muitas vezes morre tudo apesar de todos os cuidados... mas quando resulta, em média conseguem 200 de cada vez.

 

O seguinte sítio em inglês tem muito menos informação, e não estou convencido que tenham o mesmo sucesso (milhares e milhares de camarões reproduzidos e vendidos!) que os alemães:

 

http://users.swing.be/sw018249/caridina_ja...japonica_uk.htm

 

Penso que complementar o que os alemães fazem com os cuidados na transição doce/salgado/doce poderá ajudar.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais