temperatura nao baixa...como o arrefeco.


pmcsc

Recommended Posts

agradeço todas as ajudas, optei por colocar uma garrafa de litro e meio gelada la dentro.quanto á resistencia e melhor liga-la e meter no minimo, so por segurança.

obrigada e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A forma mais simples de baixar a temperatura é colocar uma garrafa de água gelada dentro do aquário. nota: não é para despejar a água no aquário. é sim para arrefecer.

 

outra alternativa é usar ventoinhas de computador apontadas para a superficie da água.

 

uma alternativa mais cara é montar ou chiller ou um ar condicionado...

 

estão aqui as mais usuais, da mais barata á mais cara. cabe ao meu amigo optar pela melhor solução para o seu caso

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Já usei e resulta mesmo. Tem é que se ter o cuidado de desligar durante a noite, porque normalmente a temperatura ambiente desce um pouco e depois vais ter a temperatura do aqua mais fria do que deveria. Pelo menos a mim aconteceu, mas como cada caso é um caso é uma questão de experimentares. :wink:

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem é que se ter o cuidado de desligar durante a noite, porque normalmente a temperatura ambiente desce um pouco e depois vais ter a temperatura do aqua mais fria do que deveria.

 

uma sugestão, porque não deixas na mesma o termostato ligado, assim ele quando a temperatura estiver a descer mais do que deve, liga-se e mantém a temperatura estável (nunca testei, é só uma teoria).

 

Termostasto > aquario < ventoinhas

 

liga-se se abaixo dos 26 > aquario < sempre a trabalhar

 

Ou já testaste e não funciona?

 

um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Por acaso tentei mas assim vou estar a gastar mais electricidade já para não dizer que ainda rebento com o termostato. Vão estar os dois ligados um a tentar arrefecer e o outro a aquecer para além de que a evaporação aumenta consideravelmente.

 

Eu durante a noite desligava e comigo resultava, mas, e volto a frisar, cada caso é um caso e daí ser importante cada um experimentar para ver qual o melhor maneira para o seu.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha água está a variar entre os 29 e os 32...esta noite eram 4 da manhã e o termómetro marcava 30 graus...e os peixes não se estão a ressentir em nada (guppys, corydora, SAE)

 

Mas aproveitando este tópico, gostava de saber porque é que desligam o termostato? (se este está definido para manter a agua acima dos 26 graus e só se liga nessa altura, não entendo porque é que toda a gente desliga o mesmo para a temperatura não ser alta. (Apenas percebo o ponto de vista da _ana_ que é o de poupar alguma electricidade)

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se a tempratura da água estiver a cima da regulada no termostato, o aquecedor esta desligado portanto desligar ou não da corrente é igual não (palavra corrigida) poupa nem gasta mais euros

 

não é bem assim... imagina que tens o termostato regulado para os 26º....se ele estiver a trabalhar, ou seja, se a agua ficar a 25 graus ele tem que ligar a resistencia (coisa que no verao normalmente não acontece) e ai ele está a funcionar no seu todo gastando "100%" de energia... quando ele está ligado na corrente e não está a aquecer, está em stand-by, ou seja gasta muito pouca energia (o suficiente para alimentar o sensor de temperatura de modo a poder ligar a resistencia, em caso de...).

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas um termostato só tem dois estados ligado ou desligado (on/off) o standby neste caso nao existe (só se tiver um led para sinalizar q está ligado q sinceramente não conheço, em todos os q conheço o led só se liga quando está em aquecimento, mas mesmo q isso aconteça o gasto de um led é insignificante)

 

cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando disse stand-by era para dizer que a resistência não estava ligada.

 

Se o termostato estiver desligado como é que activa a resistencia quando baixa a temperatura? será que trabalha a mercurio...vou indagar, mas se tiveres uma resposta diz-me qualquer coisa, por curiosidade gostava de ter a certeza,

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se o termostato estiver desligado como é que activa a resistencia quando baixa a temperatura? será que trabalha a mercurio...vou indagar, mas se tiveres uma resposta diz-me qualquer coisa, por curiosidade gostava de ter a certeza,

Se estiveres a falar de um termostato dos mais comuns, creio que o funcionamento é algo deste género:

 

Tens um interruptor feito com uma lâmina, que é composto por 2 metais. Numa face encontra-se um metal, na outra, outro. Como os metais têm coeficientes de expansão térmica diferentes, isto quer dizer que para uma diferença de temperatura, essa lâmina vai-se dobrar num sentido ou outro, dependendo se a diferença de temperatura é negativa ou positiva.

 

Ou seja, o termostato está ligado. A resistência está a gerar calor, libertando-o para a água do aquário. Quando chegares a uma certa temperatura (deveria ser calor, mas pronto), a lâmina dobra-se de maneira a que deixe de haver contacto, abrindo assim o circuito, desligando a corrente a passar na resistência, deixando assim de aquecer a água. Quando a água arrefecer, e consequentemente arrefecer a lâmina, esta vai dobrar-se no sentido inverso, voltando à posição original. Quando isso acontecer, a lâmina vai novamente fechar o circuíto, permitindo assim que passe novamente corrente pela resistência, produzindo calor que é transferido para a água do aquário.

 

Se não percebeste bem, vê este pdf que tem bonecos (lê o capítulo 2.2).

 

Eu falo em calor, porque ao contrário do que se julga, os termostatos nem sempre funcionam com a temperatura, mas sim com calor que não é a mesma coisa. Daí que se tentarem colocar um termostato de 100 Watts em 20 litros e colocarem o cursor na escala de temperatura dos 25º C, a temperatura da água há-de ser maior... Óbvio que há termostatos e termostatos... os da JAGER, por exemplo, dão para calibrar.

 

Podes sempre procurar na wiki ou no Google, se quiseres saber mais. Já há termostatos que funcionam com termo-par... enfim.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já há termostatos que funcionam com termo-par... enfim.

 

O termostato que acabou de descrever funciona com um termopar, que é no fundo uma peça feita de dois metais com coeficentes de dilatação diferentes. neste momento há é termostactos que fazem recurso a outro tipo de tecnologias para fazer esse trabalho, nomeadamente termometros digitais incluidos num cirtuito de controle, caso do aquatronic da fluval entre outros.

 

espero ter ajudado

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi o sistema de corte na emissão do calor, mas não percebo uma coisa:

 

Se nós podemos regular entre os 24 e os 30(apenas um exemplo), como é que as laminas fazem essa gestão?

 

 

E sendo que são as lâminas a fazer o corte da energia, pode-se dizer que o termostato não gasta nenhum pozinho de energia? Ou o termostato uma vez ligado está sempre a consumir o mesmo, apenas não está a deixar passar o calor para o aquário?

 

 

Desculpem a insistência mas não consegui entender.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O termostato que acabou de descrever funciona com um termopar

Eu entendo a palavra "termopar" como outra coisa. Pelo menos foi assim que eu aprendi...

 

Um termopar são dois metais diferentes, que quando submetidos a uma diferença de temperatura, gera-se uma corrente eléctrica entre eles. Graças a essa corrente, que pode ser medida com um simples amperímetro, consoante os metais podemos converter essa corrente em diferença de temperatura. Que eu saiba, é assim que funcionam os termómetros digitais... não os termostatos...

 

O que eu descrevi, é um termostato com um bi-metal. Não digo que estou 100% correcto, mas pelo menos foi assim que eu li e aprendi.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Termopar

Em 1822, o físico Thomas Seebeck descobriu (acidentalmente) que a junção de dois metais gera uma tensão eléctrica que é função da temperatura.

 

Se nós podemos regular entre os 24 e os 30(apenas um exemplo), como é que as laminas fazem essa gestão?

Questão pertinente. Eu sei que pode ser um pouco complexo de explicar, mas vou tentar o melhor que posso.

 

Imagina: uma das pontas da lâmina está fixa. A outra, onde se faz o contacto da lâmina, pode ser movida, mais perto ou mais longe do ponto fixo da lâmina. Quanto mais afastada, menos calor precisas para que a lâmina se dobre e deixe de fazer contacto. Quanto mais perto do ponto fixo, mais calor tem de debitar a resistência de modo a que a lâmina se dobre mais e deixe de fazer contacto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

re olá

 

em tempos desmontei um termostato e o k vi foi uma peça feita com 2 metais e kuando a temperatura aumentava o metal deixava de fazer contacto e o circuito ficava interrompido. quando o metal arrefecia voltava a fazer contacto e o circuito ligava e aquecia de novo e assim sucessivamente. para regular a temperatura tinha um parafuso que condicionava o funcionamento. a forma simples de ver uma coisa parecida é olhar para as iluminações de natal

a lampada encarregue do pisca-pisca usa o mesmo principio.

 

O k depreendo do motivo de serem 2 metais terá a ver com a tal dilatação. uma forma de garantir que o sistema ira funcionar sempre, ou pelo menos até colar... hehehehehehehe

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

em tempos desmontei um termostato e o k vi foi uma peça feita com 2 metais e quando (palavra corrigida) a temperatura aumentava o metal deixava de fazer contacto e o circuito ficava interrompido. quando o metal arrefecia voltava a fazer contacto e o circuito ligava e aquecia de novo e assim sucessivamente.

Sim... mas isso chama-se um bi-metal, não um termopar :)

 

O k depreendo do motivo de serem 2 metais terá a ver com a tal dilatação. uma forma de garantir que o sistema ira funcionar sempre, ou pelo menos até colar... hehehehehehehe

Sim... têm de ser dois metais, e não podem estar misturados homogeneamente. Tem de ser de um lado um, do outro lado outro. Tal como já aqui foi dito, por um deles se expandir mais que o outro, entorta a barra. Se a barra entortar para cima, o que está por baixo tem maior coeficiente de dilatação térmica. Se fosse somente um metal, a expansão seria homogenea e não entortava.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.