Tamanho de colónia de tropheus


Nuno Antunes

Recommended Posts

Boas

 

Tenho visto por aqui algum interesse sobre os tropheus e algum pessoal a querer colocar destes peixes nos aquários tanganika.

Decidi por isso partilhar alguma da informação que tenho sobre eles, especialmente no que se relaciona com o tamanho da colónia.

 

Se derem uma vista de olhos por sites dedicados a tropheus irão reparar desde logo que não existe unanimidade em relação ao tamanho minimo de colónia para tropheus.

Recentemente veio mesmo um artigo na extinta Aquario Magazine onde se referia criadores a manterem a unidade minima de colónia num casal.

 

Afinal em que ficamos?

Fundamentalmente o tamanho da colónia depende de 3 factores:

-Euros :wink:

-Espécie ou variante de tropheus

-Tamanho e sexo dos exemplares

 

A questão dos euros é sempre incortornável. Afinal estamos a falar de peixes que custam em média no mercado nacional acima dos 10€ (duboisi), podendo mesmo ficar na média dos 20 a 25€ para as espécies menos comuns e atingindo valores na casa dos 40 a 50€ para as variantes "rainbow".

Com estes valores fica-se sempre um bocado limitado pois quanto maior for a colónia maior o rombo na carteira. Além disso devido à estrutura social dos tropheus torna-se complicado adicionar membros a uma colónia já estabelecida e por isso é conveniente que a colónia seja adquirida toda ao mesmo tempo, o que torna o rombo ainda mais pesado de suportar.

 

Em relação à espécie a questão coloca-se no nivel de agressividade intra-especifica. Se há espécies mais tolerantes com os da mesma espécie, também as há pouco tolerantes.

Uma espécie com maior nivel de agressividade intra-especifica necessita de uma colónia maior por forma a espalhar essa agressividade entre todos os membros. Espécies mais tolerantes já podem ter menos elementos.

Uma vez que se trata de peixes com uma estrutura social altamente hierarquizada, os elementos do fundo da hierarquia são normalmente os massacrados... se existirem muitos peixes é possivel que o agredido consiga fugir, mas se há poucos então o mais provavel é que o ultimo da hierarquia seja constantemente sovado, podendo eventualmente vir a morrer.

 

Por fim a questão do tamanho e sexo. Numa colónia de tropheus num aquário de 150cm podem coexistir 2 machos dominantes. Todos os restantes machos serão subjugados e dependendo da espécie podem inclusivamente ser fisicamente eliminados.

Se os peixes são adquiridos em juvenis, então a sexagem é impossivel e a colónia terá de crescer para se poderem distinguir machos de fêmeas.

Dado que não é garantido que o racio macho/fêmeas seja favorável é muito possivel que à colonia tenham de ser retirados alguns elementos para equilibrar os rácios.

Em espécies mais agressivas, possivelmente os machos ou macho dominante irão fazer essa selecção matando os opositores.

Além da questão do equilibrio de rácios, desde juvenil à idade adulta passam vários meses (só aos 7 meses mais ou menos se verificam as primeiras tentativas de reprodução) e nesses meses muito pode acontecer.

Será possivel que nesse periodo um ou mais juvenis venham a morrer, vitimas de doença ou por selecção natural (a sobrevivencia dos mais fortes e mais aptos) pelo que a colónia ficará diminuida.

No caso de se adquirirem peixes adultos, eles serão muito provavelmente já uma colónia e grande parte das preocupações já não se coloca. Mas os adultos são peixes muito mais caros que os juvenis.

 

Posto tudo isto qual é então o tamanho minimo aconselhável para uma colónia?

Diria que o minimo dos minimos serão os 10 elementos e uma dose de sorte do tamanho do mundo para que os rácios sejam certinhos e não morra nenhum.

Em termos de aconselhável eu diria que 15 juvenis no minimo, idealmente 20 ou mesmo 25. Claro que o custo de 25 peixes é muito elevado, mas para quem puder a médio/longo prazo compensa.

 

E pronto... opiniões aceitam-se.

Isto é baseado no que li, mas também na observação da minha colónia aqui em casa. São 20 peixes mas já se começa a notar a hierarquia, embora ainda muito esbatida.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algum tempo mais ausente do hobbie volta e sinto que posso contribuir, a descrição do Nuno é excelente, num aquário de 1,5metros fazem-se umas brincadeiras, tenho africanos com Nigrofasciatus. Loucura nem por isso, os americanos procriam mt e os machos tomam dimensões rapidamente que os integra na família africana com relativa facilidade.

 

O que tinha até há 1 semana: 2 arens de Nigrofasciatus, dois machos imponentes para 8 fêmeas e dois tropheus fêmeas e um macho. Dois plecostomus enormes, mas estes não contam.

 

Agora vou proporcionar a extinção dos nigrofasciatus uma vez que comprei jovens africanos (devem ter 5 meses) Alanocara Naisse casal, 2 Mouris, 1 Labidochromis se não estou em erro. Estou a tornar o meu aquário totalmente africano.

 

Para os teus Tropheus em Sesimbra umas pedras excelentes para por o pH nos 7.2 ou 7.8, arriba/praia depois do porto de abrigo,sem conchas, areas, pedras unicas lindíssimo areão de todos os tamanhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os teus Tropheus em Sesimbra umas pedras excelentes para por o pH nos 7.2 ou 7.8, arriba/praia depois do porto de abrigo,sem conchas, areas, pedras unicas lindíssimo areão de todos os tamanhos.

João... se eu mantivesse os tropheus em ph 7.2 ou mesmo 7.8 podia dizer-lhes adeus em pouco tempo.

Para tropheus o minimo é ph 8 e devem ser mantidos preferencialmente em ph 8,5 com dureza carbonatada e dureza geral bem elevadas.

 

A não ser que estejas a confundir tropheus (lago tanganika) com pseudotropheus (lago malawi). Apesar do tropheus no nome os géneros são muito diferentes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais