[FICHA] Metriaclima Lombardoi


Recommended Posts

Nome da Espécie:

Metriaclima Lombardoi

 

Foto do macho:

MetriaclimaLombardoiFev05-prof.jpg

 

Foto da fêmea:

MetriaclimaLombardoiF_Fev05-prof.jpg

 

Habitat: No lago Malawi esta espécie pode ser encontrada em Mbenji Island e em Nkhomo Reef.

A sua zona preferêncial situa-se a cerca de 10 metros de profundidade em locais rochosos e arenosos.

Em aquário deve-se tentar criar condições semelhantes ao seu habitat utilizando areia e muitas rochas de maneira a criar territórios distintos e locais de abrigo para os peixes mais tímidos.

 

Características da água: M. Lombardoi deve ser mantido em aquários de 200 litros ou mais.

A água deve ser bastante dura e alcalina com um PH entre 7.8 e 8.6. A temperatura deverá situar-se entre os 25 e os 28 graus.

A filtragem tem de ser muito eficiente devendo o filtro debitar entre 5 a 10 vezes o volume de água do aquário por hora.

A água deverá também ser cristalina e muito oxigenada devendo para isso haver bastante agitação à superfície e uma boa circulação de água.

 

Alimentação: No seu habitat a sua alimentação é constituída essencialmente por plankton e algas raspadas das rochas.

Este peixe pertence ao grupo dos Mbunas e por esta razão possui exigências quanto à alimentação, que deve ser composta essencialmente por alimentos de origem vegetal como por exemplo spirulina, verduras frescas (bem lavadas), algas e granulado próprio para ciclídeos herbivoros.

Esta espécie, assim como “todos” os Mbunas, não deve comer alimentos com mais de 35% de proteínas na sua constituição para que não sofra de Malawi bloat e outras doenças derivadas da alimentação exagerada em proteínas.

 

Dimorfismo sexual: Os machos adultos variam a sua coloração em tons de amarelo forte e podem ter ou não barras verticais escuras. Em exemplares mais velhos o amarelo pode tornar-se mais alaranjado.

As fêmeas tem uma coloração azul claro metalizado e brilhante com cerca de 5/6 barras verticais ao longo do corpo do peixe, que podem ser de cor azul bem escuro ou até mesmo desaparecerem, de acordo com o comportamento e adaptação do peixe.

Os exemplares juvenis têm a mesma coloração das fêmeas, e começam a ser possíveis de distinguir a partir dos 4cm , quando os machos começam a adquirir as cores de adulto.

 

Tamanho: Os machos adultos podem atingir 15cm. As fêmeas adultas normalmente são ligeiramente menores que os machos.

 

Comportamento: M. Lombardoi é uma espécie bastante agressiva e territorial não sendo recomendado mantê-lo com outros peixes que não outros ciclídeos africanos que tenham o mesmo porte, temperamento e hábitos alimentares.

Em aquário devem ser mantidos com um rácio mínimo de 3 fêmeas por cada macho.

Em aquários inferiores a 300 litros não é recomendado manter mais do que um macho adulto.

Esta espécie não é recomendada a principiantes.

 

Reprodução: Os machos formam haréns compostos por várias fêmeas. Os M. Lombardoi são incubadores bucais e este período de incubação pode durar entre 20 a 30 dias.

Durante a incubação, a fêmea não se alimenta, podendo ficar bastante frágil e vulnerável. Por vezes, dependendo do aquário, é recomendado durante este tempo mudar a fêmea para um aquário à parte até que ela solte as crias.

A partir do momento em que a fêmea solta as crias, estas tornam-se independentes e podem ser alimentadas com granulado normal para ciclídeos herbívoros.

 

Outras observações: Apesar de ser uma espécie relativamente fácil de encontrar em lojas da especialidade, Metriaclima Lombardoi não é uma espécie recomendada a principiantes.

OBS.: ficha elaborada pelo membro speeker

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.