[FICHA] Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga"


Recommended Posts

Nome da Espécie:

Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga"

 

Foto do macho:

elongatus.mpanga.M.jpg

 

Fota da fêmea:

elongatus.mpanga.femea.jpg

 

Habitat:

é encontrado na costa noroeste do lago, uma zona pouco acessível, em redor de Chilumba nas ilhas de Chirwa e Mpanga Rocks.

Prefere zonas rochosas isentas de sedimento (3 a 5 metros de profundidade), onde o macho dominante guarda um território, normalmente uma fenda entre as rochas.

 

Características da água:

7.5<ph<8,5; 24<T<28 ºC; 5.5<KH<8.0; 4.0<GH<5.5

 

 

Alimentação:

Alimenta-se de plânton. No aquário deve-se alimentar com granulados, flocos ou "papa caseira"á base de vegetais.

 

Dimorfismo sexual:

O macho é azul claro com riscas transversais escuras. A cauda é amarela bordada a negro, como as restantes barbatanas. A metade inferior da cabeça é preta.

A fêmea e os machos dominados são se cor cinzenta azulada com riscas transversais pouco visíveis e apresentam reflexos amarelos na barbatana caudal e na extremidade da dorsal, ou seja, as fêmeas possuiem a mesma cor dos machos mas com cores esbatidas ou pouco pronunciadas.

Nada melhor que olhar para as fotos em cima.

 

Tamanho:

10cm.

 

Comportamento:

Como qualquer outro mbuna, tem um comportamento agressivo para com os da mesma espécie (machos) mas tolerando bem os outros. Normalmente tenta ocupar um território específico dentro do aquário. No seio dos mbunas pode-se dizer que possui uma agressividade média.

 

Reprodução:

Incubador bucal maternal, em que o acasalamento é feito em "T" e a incubação dura aproximadamente 3 semanas.

 

Outras observações:

Mantive durante algum tempo um trio desta belíssima espécie num aquário de 200L com outras espécies de m'bunas, e posso dizer que é dos m'bunas mais interessantes e bonitos. Não era muito agressivo para com os outros habitantes, no entanto fazia uma perseguição cerrada às fêas sempre na tentativa de acasalar com uma delas. Neste momento, infelismente, já não tenho esta espécie no aquário comunitário, apenas me restam 3 descendentes que ainda estão num aquário de crescimento. É uma espécie a ter em conta quando se monta um aquário de m'bunas.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

As fotos deixaram de se ver (pelo menos no meu pc)

 

Espero que não se importem de voltar a colocar as fotos,

 

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais