Novo Aqua de 63l (60x30x35) plantado


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Antes de mais, muitos parabéns por manterem esta comunidade viva e saudável, para a qual também espero poder contribuir da melhor forma.

 

O meu nome é Filipe Guedes, tenho 27 anos e estou a montar um aquário de 63 litros com plantas. Sou novo no mundo dos aquários de água quente. Esta é uma paixão que tenho há alguns anos, mas por diversos factores, até hoje só tive aquários de água fria. Não comprei um aquário maior, pois estou em casa de um familiar e como provavelmente no final do ano vou para a minha casa, ai sim, pensarei em grande.

 

O equipamento que tenho é:

 

Dimensões aquário: 60cx30lx35a (comprei na fishplanet)

Filtro: Eheim 2215, faz 620 l/h e trás torneiras duplas de segurança (comprei no olx)

Termostato: Eheim Jager 125w (comprei no olx)

Iluminação: Será um DIY com fita de led, com moonlight incluído.

Bomba de ar: Boyu sp-1300, submersa, 400l/h (oferecida com o filtro)

Vou adquirir um aspirador de fundo da eheim 3531

 

O que pretendo fazer com a decoração/flora:

 

Substrato composto por silica branca (própria para aquário) e substrato fértil.

Colocar um tronco no centro (veio de um aquário de um amigo e fica perfeito no centro)

Pretendo cobrir o a parte de cima do tronco com musgo de java

Colocar umas rochas (não vulcânicas)

Plantar anubias e valisnerias (estas no canto para cobrir o termoestato e tubagem)

 

Peixes que quero ter (se possivel!!):

 

Guppys coloridos, só machos (uns 5)

Neons (uns 5)

Botia palhaço (um casal) - Adoro estes peixes :)

Molly (uns 2)

Cobra collie (umas 3)

Brigada de Limpeza (limpa fundos, limpa vidros, caracóis e camarões)

 

As minhas dúvidas:

 

1. A nivel de equipamento, creio que a bomba de ar deveria de ser externa (corrigam-me se estiver enganado), pois acho que para além da sua potência excessiva, com uma externa poderia controlar o fluxo e poupar espaço dentro do aquário. Se assim for, podem sugerir-me alguma que seja mesmo silenciosa sff.

2. O Substrato fertil, tenho andado a ver o da jbl (http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato.html), mas preciso da vossa ajuda se compro o manado, que coloco por de baixo da sílica, ou se compro o aquabasisplus para misturar com a sílica.

3. As plantas, começo pela cobertura do meu tronco com o musgo de java e a minha duvida é se preciso de passar fio de nylon ou por braçadeiras no tronco, ou basta cobrir bem o mesmo que o musgo agarra bem??

4. Os peixes escolhi, são os que gosto, mas já li que neons e guppys não são os melhores amigos. Quanto aos restantes preciso de saber se todos se dão bem e ainda sobre a minha brigada de limpeza, preciso de nomes e quantidades. Já li sobre a regra do 1 cm de peixe por cada litro de água e creio estar com crédito, depois com o tempo logo acrescento mais uns peixes (podem também sugerir sff).

5. A potência para a iluminação, gostava que me dessem uma estimativa, pois não conheço o comportamento destas plantas e como não tenho nada feito tenho a oportunidade de fazer o melhor possível.

6. Já me esquecia, acham que adquirir um filtro UV é uma mais valia?

7. Trocar o filtro eheim 2215, pelo 2222, é uma melhoria significativa?

 

Obrigado pela vossa leitura e espero obter a vossa ajuda, pois quero dar inicio ao meu ciclo e fazer as coisas como devem de ser.

 

Cumprimentos

 

Filipe Guedes

Editado por Filipe Guedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres aspirador é "deitar dinheiro fora". Compras um sifão de 2€ ou 3€ ficas bem servido e faz a função correta = TPA

Com o dinheiro do sifão compras peixes ou plantas ou outra coisa qualquer.

Só uma ideia :)

 

A bomba de ar pode ser substituida pela saida do filtro apontada para a superfície de modo a fazer uma ligeira ondulação e promover as trocas gasosas, mais uma poupança :P

 

Finalmente areão é melhor que silica por causa das raízes das plantas e sujidade, só uma opinião.

 

Boa sorte!

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Obrigado pelas dicas, ainda estou em fase de absorção.

 

No que respeita à questão do aspirador, é um negócio de pechincha e que me serve para o futuro, contudo já tenho um cifão que comprei por 2€ no Jumbo.

 

A parte do areão em deferimento da sílica, também andei a ler sobre isso, mas sabes quando se quer mesmo aquela coisa e pronto. Lol. A minha questão é mesmo o substrato fértil, não sei bem como ei de proceder.

 

Quanto à bomba de ar, vou ver se alguém mais me sugere isso e me demove de colocar uma só para essa função.

 

Obrigado

 

Cumps.

Editado por Filipe Guedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ser demovido, aqui vai.

 

NÃO PRECISAS DE BOMBA DE AR PARA NADA. :cool2:

 

 

As trocas gasosas fazem-se com a superfície da água. Além de que ter bolhinhas a sair do fundo do aquário, para mim, fica horrível.

Um dos meus aquários é um Fluval Edge, que tem uma entrada pequena em cima para o aquário, que faz com que a água que está em contacto com a superfície seja bastante reduzida... e mesmo assim não tem bomba de ar! basta o filtro movimentar o topo da água que faz o necessário.

 

Bomba de ar pode servir-te essencialmente se algum dia tiveres ictio, e tenhas que aumentar a temperatura do aquário para 30º como parte do tratamento (temperaturas mais altas o oxigénio tende a evaporar do aquário). Apenas aí.

 

 

Esquece lá a bomba de ar, ficas com o aquário mais natural, sem barulhos extra, e poupas trocos.

 

 

Estás demovido? :dance:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres aspirador é "deitar dinheiro fora". Compras um sifão de 2€ ou 3€ ficas bem servido e faz a função correta = TPA

Com o dinheiro do sifão compras peixes ou plantas ou outra coisa qualquer.

Só uma ideia :)

 

A bomba de ar pode ser substituida pela saida do filtro apontada para a superfície de modo a fazer uma ligeira ondulação e promover as trocas gasosas, mais uma poupança :P

 

Finalmente areão é melhor que silica por causa das raízes das plantas e sujidade, só uma opinião.

 

Boa sorte!

 

Boas, querendo só tirar aqui uma duvida rápida. Qual a desvantagem do aspirador em relação a um sifão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Analogia "estúpida" tomavas banho 2x com a mesma água, se eu te disse que a "aspirei"? e a 3a vez? Hmm talvez não :P

 

Eu não tomava nem a segunda. A água fica suja dentro do aquário devido a N coisas, a TPA é a única solução ( e mais económica de repor a qualidade da água ). O aspirador é mais util para um dia que queiras limpar o aquário todo no fundo (isto se não tiveres muitas plantas senão é "impossível") e remover a porcaria "toda" que la estiver, isto sem remover água do aquário podes la passar uma tarde que fica tudo lá. Com a TPA mudas uns 20% por exemplo e já está. Se limpares todas as semanas 20% em áreas diferentes consegues fazer o que fazias com o aspirador :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao musgo eu no meu setup decidi apenas envolver as partes do tronco e nao prender com nada. Acho que a desvantagem é o facto de a parte de baixo não receber luz. Se quiseres prender cm fio usa fio de costura preto que danifica menos o musgo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1. A nivel de equipamento, creio que a bomba de ar deveria de ser externa (corrigam-me se estiver enganado), pois acho que para além da sua potência excessiva, com uma externa poderia controlar o fluxo e poupar espaço dentro do aquário. Se assim for, podem sugerir-me alguma que seja mesmo silenciosa sff.

2. O Substrato fertil, tenho andado a ver o da jbl (http://www.pet4you.n.../substrato.html), mas preciso da vossa ajuda se compro o manado, que coloco por de baixo da sílica, ou se compro o aquabasisplus para misturar com a sílica.

3. As plantas, começo pela cobertura do meu tronco com o musgo de java e a minha duvida é se preciso de passar fio de nylon ou por braçadeiras no tronco, ou basta cobrir bem o mesmo que o musgo agarra bem??

4. Os peixes escolhi, são os que gosto, mas já li que neons e guppys não são os melhores amigos. Quanto aos restantes preciso de saber se todos se dão bem e ainda sobre a minha brigada de limpeza, preciso de nomes e quantidades. Já li sobre a regra do 1 cm de peixe por cada litro de água e creio estar com crédito, depois com o tempo logo acrescento mais uns peixes (podem também sugerir sff).

5. A potência para a iluminação, gostava que me dessem uma estimativa, pois não conheço o comportamento destas plantas e como não tenho nada feito tenho a oportunidade de fazer o melhor possível.

6. Já me esquecia, acham que adquirir um filtro UV é uma mais valia?

7. Trocar o filtro eheim 2215, pelo 2222, é uma melhoria significativa?

1. Já respondido.

2. Silica + substrato fertil :\ não sei não quem vai ficar por baixo a longo prazo é a silica colocando a "good stuff" do outro substrato na água... Na minha opinião tens de decidir o que pretendes fazer com o aquário plantado com qualquer coisa, ou uma coisa a seria ? No primeiro caso guardava o dinheiro e comprava fertilizante liquido no outro caso justifica-se mas.... com a silica esquece é queimar dinheiro. A meu ver...

3. Sim podes usar ate o fio para cozer botões de camisas, que a longo prazo degrada-se e nessa altura ja o musgo aderiu ao tronco.

4. Podes por guppies e neons não vejo problema, já tive. Atenção que existe neon e cardinal, muito parecidos mas diferentes neon é mais pequeno cardinal maior e com cores mais vibrantes ( na minha opinião).

5. está relacionado com o ponto 2, neste caso tens de decidir o que queres. Se quiseres umas anubias e uma plantas simples, com crescimento mas lento metes iluminação com uns 20w ( 60L/20w = .20w/L ) ate 30w sem stress.

6. Salva o dinheiro, com isso podes comprar quase todos os peixes e plantas para o teu aquário.

7. Eu tenho um 2213 em 54L e acho mais que suficiente. Podes por se achares necessário...

 

Espero ter ajudado :)

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Obrigado pela ajuda.

 

O Substrato pelo que tenho lido e pelo que o André

 

Em relação ao musgo eu no meu setup decidi apenas envolver as partes do tronco e nao prender com nada. Acho que a desvantagem é o facto de a parte de baixo não receber luz. Se quiseres prender cm fio usa fio de costura preto que danifica menos o musgo

 

 

 

1. Já respondido.

2. Silica + substrato fertil :\ não sei não quem vai ficar por baixo a longo prazo é a silica colocando a "good stuff" do outro substrato na água... Na minha opinião tens de decidir o que pretendes fazer com o aquário plantado com qualquer coisa, ou uma coisa a seria ? No primeiro caso guardava o dinheiro e comprava fertilizante liquido no outro caso justifica-se mas.... com a silica esquece é queimar dinheiro. A meu ver...

3. Sim podes usar ate o fio para cozer botões de camisas, que a longo prazo degrada-se e nessa altura ja o musgo aderiu ao tronco.

4. Podes por guppies e neons não vejo problema, já tive. Atenção que existe neon e cardinal, muito parecidos mas diferentes neon é mais pequeno cardinal maior e com cores mais vibrantes ( na minha opinião).

5. está relacionado com o ponto 2, neste caso tens de decidir o que queres. Se quiseres umas anubias e uma plantas simples, com crescimento mas lento metes iluminação com uns 20w ( 60L/20w = .20w/L ) ate 30w sem stress.

6. Salva o dinheiro, com isso podes comprar quase todos os peixes e plantas para o teu aquário.

7. Eu tenho um 2213 em 54L e acho mais que suficiente. Podes por se achares necessário...

 

Espero ter ajudado :)

 

 

 

Boas Pessoal,

 

Obrigado pela ajuda, continuo receptivo a mais opiniões, mas já tenho base para dar inicio ao meu ciclo.

 

1. Sem bomba de ar.

2. No que ao substrato diz respeito, eu já tinha pensado colocar primeiro a sílica e depois o jbl aquabasisplus por cima, que serve de complemento à decoração e serve para as plantas. Acho que vou avançar por ai.

3. Vou usar o fio de costura para prender o musgo, até porque não quero envolver o tronco todo, só mesmo em cima.

4. Eu quero o néon mais pequeno, prefiro-o ao cardinal, mas logo se ve. Quanto aos restantes peixes, alguém me sabe dizer algo?

5. Não vou comprar o UV.

6. Vou ficar pelo ehiem 2215.

 

Obrigado

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após algumas horas de leitura e seguindo alguns concelhos eis o que vou fazer com o substrato: Irei colocar Jbl aquabasics plus, depois irei aplicar jbl manado. Por último e a minha tão adorada sílica ficará em alguns pontos do aquário, estou a pensar fazer um genero de caminho ou ilha, logo verei.

P.S: André tanto me deste na cabeça que eu pimbas. LOL

 

Até lá estou receptivo quanto à minha fauna (aguardo sugestões para a brigada de limpeza e peixes) e Flora (irei de inicio plantar valisnerias, anubias e musgo java).

 

Obrigado

 

Cumps.

Editado por Filipe Guedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.