...e agora? O que faço?


capagebe

Recommended Posts

Boas,

Abro este tópico para tentar partilhar a minha experiência de iniciado e tentar ajudar quem começa por comprar o aquário com peixinhos e descobre que começa a ter problemas.

 

Quando tive o meu primeiro aquário de 30 litros (uau!), comprado no hipermercado, nem havia internet.

E todas as semanas tinha peixinhos a morrer.

 

...e agora? O que faço?

 

O que é que eu fazia? Ia pegar nos livros que tivesse e tentar encontrar respostas, soluções. Falava com os meus amigos e tentava que alguém me desse uma dica.

Começava a desanimar e a pensar que me tinha metido em algo que estava fora das minhas capacidades de controlo.

Sempre gostei muito de animais, para encarar a morte de um peixe de ânimo leve.

 

Até que um dia encontrei um amigo que não tinha um aquário, tinha vários e todos saudáveis. Fiquei aos pulos. Finalmente encontrei alguém que me iria ensinar...

E ensinou-me muito. Começou por me levar a um local que passou a ser o meu destino de "peregrinação": a loja do Sr Rui, em Santa Cruz de Benfica.

A loja até tem nome, chama-se Ruimar, mas para mim era o local onde eu ia aprender com aquele senhor que tinha sempre disponibilidade para me ensinar. Quando ele, momentaneamente, não se encontrava, era a Dª Esperança que tinha de me "aturar"...

Esse grande impulsionador da aquariofilia em Portugal, desmistificou-me o hobby. Para ele havia sempre uma forma simples de solucionar os meus problemas.

Por vezes eu ia cheio de ideias para investir o meu dinheiro em peixes que tinha achado iriam ficar bem no aquário, mas ao falar com o Sr Rui ele era o primeiro a dissuadir-me, a dizer-me para não gastar dinheiro mal gasto e a ir com calma.

Acabava por vir para casa, sem peixes e com a cabeça a fervilhar de novos conhecimentos.

Foi lá que me convenci a fazer uma poupança para um aquário maior, para um filtro externo...para ficar com uma coisinha mais jeitosa.

Ainda hoje, vinte e tal anos depois, dou por mim a meter pernas a caminho, para conversar com o Sr Rui.

 

Obviamente que não quero transformar este tópico num anúncio publicitário.

 

Se porventura acharem que é isso, peço que retirem o tópico.

 

Nem todos moram onde moro, para poderem conhecer o Sr Rui. Nem ele teria condições de poder atender todos...

 

O conselho que eu deixo a todos é o de que, para além deste excelente local de aprendizagens que é o nosso forum, tentem encontrar os vossos "Srs Ruis" da vossa região.

Existem vários lojistas e criadores que têm o mesmo gosto de partilhar conhecimentos.

Evitem ir a horas de mais movimento.

Evitem as tardes de sábado e optem por ir durante os dias de semana, que é quando as pessoas têm mais tempo para vos poderem dar mais atenção.

Nessas horas mais "mortas" podem ver com mais calma a fauna e flora, questionar compatibilidades, equipamentos, acessórios, etc...

 

Provavelmente haverá, por este país fora, mais alguém que passou por algo semelhante e poderá indicar esses locais que para mim são autênticas escolas da aquariofilia.

Mais uma vez reforço que o forum é imprescindível e tem um papel crucial na divulgação do hobby. Estas "escolas" apenas o complementam de uma forma mais "palpável".

 

Espero ter sido útil.

Um abraço,

António Esteves

 

 

 

  • Votar + 3

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, infelizmente nunca encontrei um sr.rui...

Que sorte que teve...

Quanto a mim descobri este maravilhoso fórum ha 7 anos atrás fui membro e por hasares da vida deixei de poder estar neste maravilhoso mundo . Regressei ha um mes cheia de felicidade pois durante estes 7 anos andei sempre com o bichinho de voltar a ter um Aqua . Como me sinto enferrujada e com receios voltei ao fórum k ganhou uma amplitude gigantesca(fico muito feliz ) antigamente havia respostas imediatas e concretas. Hoje são um pouco mais demoradas mas úteis . Quanto a si se sabe tanto de aquariofilia e se esta neste fórum secalhar em vez de mandar indirectas para termos calma e pesquisar e falar se sr.rui tentava ajudar a encontrar a solução. Porque o que me parece é que vem dar uma de sr. Sabe tudo e vem dar outra de desenrasquem-se!!! Não o quero ofender de maneira alguma mas ja é a 3a x que vejo as suas mensagens e uma foi comigo a dizer para eu pesquisar. Se eu não estivesse aflita e precisasse de resposta não vinha a um fórum , ia pesquisar na net como aliás fiz e faço.se não tivéssemos preocupação com os nossos animais não vínhamos colocar os nossos stress e receios neste fórum deixávamos ver o que acontecia e aí sim podia falar se consciência , e isto era apenas um blog com informação e não um fórum. Tenho dito

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já, pelo comentário.

Se há coisa de que não costumo ser acusado é de ser indirecto, antes pelo contrário.

Penso que não serei o primeiro a achar, especialmente neste sub-fórum de iniciação aos aquários de água doce, que existem tópicos que se repetem constantemente e que muitos colocam questões que já foram respondidas vezes sem conta.

 

No seu caso particular, uma vez que até já anda nisto à uns aninhos, achei muita piada, e continuo a achar, ter considerado uma situação muito urgente, alguém ter descoberto que uma fêmea vivípara se encontra grávida.

 

Se acha ofensivo o eu ter aconselhado a pesquisa, antes de colocar as questões, lamento por si, mas aconselho-a a dar uma vista de olhos nas regras de utilização do fórum, em que este aspecto vem referido e passo a citar:

" :arrow: O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros"

 

Também continuarei a aconselhar as pessoas stressadas a aliviarem o seu stress com a observação relaxante de um bonito aquário, pois esse é um dos principais objectivos deste passatempo da aquariofilia.

 

Cumprimentos

Editado por capagebe
  • Votar + 2

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já, pelo comentário.

Se há coisa de que não costumo ser acusado é de ser indirecto, antes pelo contrário.

Penso que não serei o primeiro a achar, especialmente neste sub-fórum de iniciação aos aquários de água doce, que existem tópicos que se repetem constantemente e que muitos colocam questões que já foram respondidas vezes sem conta.

 

No seu caso particular, uma vez que até já anda nisto à uns aninhos, achei muita piada, e continuo a achar, ser considerada uma situação muito urgente, o ter descoberto que uma fêmea vivípara se encontra grávida.

 

Se acha ofensivo o eu ter aconselhado a pesquisa, antes de colocar as questões, lamento por si, mas aconselho-a a dar uma vista de olhos nas regras de utilização do fórum, em que este aspecto vem referido e passo a citar:

" :arrow: O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros"

 

Também continuarei a aconselhar as pessoas stressadas a aliviarem o seu stress com observação relaxante de um bonito aquário, pois esse é um dos principais objectivos deste passatempo da aquariofilia.

 

Cumprimentos

 

Não posso deixar de concordar. Aliás, mais especificamente neste caso, tenho passado desde as 21h desta noite até agora a ler das fichas de práticamente todos os peixes de água doce que há no fórum, assim como dos caracóis, e tem lá tudo. Valores de água, rituais de acasalamento, fotos, tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não posso deixar de concordar. Aliás, mais especificamente neste caso, tenho passado desde as 21h desta noite até agora a ler das fichas de práticamente todos os peixes de água doce que há no fórum, assim como dos caracóis, e tem lá tudo. Valores de água, rituais de acasalamento, fotos, tudo.

Obrigado,

E tenho a sensação que não seremos os únicos a concordar.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem toda a gente tem a mesma calma, conhecimento e muito menos capacidade de encontrar a informação que pretende num estalar de dedos. Tenho aquário já alguns anos e continuo sempre aqui a ler, a vislumbrar-me com os aquários dos outros e também não saio da "cepa torta", ou seja problemas de t€mpo, ou por ler e pesquisar demais até.. Ou seja acho que as regras tão bem definidas, mas existe sempre aquela atitude de desespero, perguntas retóricas e básicas demais, mas como estamos numa zona para iniciantes acho que uma simples resposta menos direta ou simples pode provocar desanimo ou mesmo a falta de respostas as perguntas...

Eu faço poucas perguntas e já tou aqui registado a alguns anos e pouco pergunto por esse motivo, vai sempre alguém dizer que já existe informação ou então ninguém responde, mas se meter aqui um aquário ADA e do bom e do melhor chovem comentários e opiniões, este comportamento é o normal seja que tipo de fórum for.. Não tou contra quem faça perguntas simples, mas o mínimo que se pode fazer é dar uma palavra amiga, uma ajuda e pronto todos ficam contentes e esses mesmos assim que poderem vão partilhar essa mesma informação não tendo que ser sempre os mesmos a dar e a falar do mesmo, mas como alguns levam com esse tipo de respostas "vai pesquisar!" rapidamente se chateiam com isto e se limitam a ler e ou até mesmo não voltarem a perguntar nada,

Das poucas perguntas que fiz ou apenas 1 pessoa me deu dicas ou nem resposta tiveram... acham que vou perguntar alguma coisa? nem por isso.. Ando a ver leds pro meu aquário de 375l não chego a conclusão nenhuma (quantidade de Led e lumens para ter um plantado), mas como existe ai tanto tópico e nenhum me esclarece poderia abrir mais um a fazer perguntas mas ou não as vou obter ou vão me mandar pesquisar(é o que faço a 15dias todos os dias) .

Portanto como diz o vmike é preciso calma e responder a quem precisa se souber, ter um "sr. Rui" ajuda e no meu caso existe uma loja que me desloco e obtenho as respostas a que pergunto com a maior fiabilidade o que é importante sem duvida!

Tenho pena que de todas as pessoas que conheço e que tem aquários fui eu que lhes meti o vicio diretamente ou indiretamente, o que leva a minha experiência é do que faço e não através de relatos ou conversas entre amigos, algumas correm bem outras menos bem...

Mas o que importa é desfrutar deste hobby e ajudar quem se poder!

 

Abraços a todos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para informação ao sr Capagebe não pus urgente na fêmea gravida mas sim num problema que tenho com o filtro ou areao que AINDA estou por descobrir e resolver . provavelmente fez confusão a outro tópicos k ambos respondemos. Apenas achei estranho terem me vendido uma molly por balão e desconfiar que pudesse estar grávida se tinha a cauda lyra. Se acha k ando nisto ja uns aninhos precipitou-se eu deixar de andar nisto ha 7 anos sempre andei com o bichinho nunca frisei o tempo que estive com o outro Aqua que foram 6 meses.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim faz-me confusão neste forum é a quantidade de erros ortográficos declarados (não falo de faltas de acentos) que se escrevem.

Vinha cá escrever isto, quando li neste mesmo tópico "hasares da vida"...

 

Uma grande maioria dos forum que conheço, tem como regra a escrita correcta de Português, sem nada de escrita à SMS ou "coisas" como a que citei acima.

 

 

Já sei que nesta questão vou claramente ser uma minoria, mas deixo aqui os meus dois cêntimos.

 

 

Em relação à questão do tópico em si, um dos problemas no mundo dos aquários, é as lojas de animais que por acaso também vendem peixes, e que basicamente não percebem do que fazem, e vendem sem cuidado ou respeito nenhum (obviamente não vou generalizar a todas as lojas, mas da minha experiência, só lá vou se preciso dum produto qualquer embalado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpe ter escrito hasares com h, por acaso sou francesa e misturei as 2 línguas, mas quem dá erros não pode escrever , os tópicos ? Os estrangeiros que vivem em Portugal não podem ? Eu até acho que escrevo bem e se calhar dou menos erros que alguns portugueses. Mas tive que responder para me defender porque achei muito mau mesmo. Se calhar tenho que fazer mais pesquisas nos franceses, gostei do site tropica.fr mas como gosto de pesquisar em vários e sempre gostei muito do vosso até então...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Peço desculpa ao administradores este fórum não devia servir para este tipo de comentários mas não me deram alternativa

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ultima coisa , quando abri o tópico... e agora? O que faço ? Foi por achar que alguém precisava de ajuda, e por muito pequeno que seja o meu conhecimento abri e intuitivamente achei que talvez poderia ajudar!!! Não li o tópico e continuei na minha pesquisa indiferente...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpe ter escrito hasares com h, por acaso sou francesa e misturei as 2 línguas, mas quem dá erros não pode escrever , os tópicos ? Os estrangeiros que vivem em Portugal não podem ? Eu até acho que escrevo bem e se calhar dou menos erros que alguns portugueses. Mas tive que responder para me defender porque achei muito mau mesmo. Se calhar tenho que fazer mais pesquisas nos franceses, gostei do site tropica.fr mas como gosto de pesquisar em vários e sempre gostei muito do vosso até então...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Peço desculpa ao administradores este fórum não devia servir para este tipo de comentários mas não me deram alternativa

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Bom dia.

 

Olhe que seja o Forum Francês, Português ou vietnamita... uma coisa todos têm em comum, que é serem veículos para opiniões das Pessoas. Eu aceito a sua, e acho que da mesma forma você devia aceitar a minha.

 

Se você se sentiu atingida pelo meu comentário, e de alguma maneira o levou a mal, então está no sitio errado. Todos temos direito a nos expressar, e neste caso específico apenas expressei o meu repúdio pela escrita SMS e erros grosseiros que se espalham neste Forum.

 

Você é francesa, e fala muito bem Português, os meus Parabéns.

Agora em ambas as línguas, não se usa o "K" como substituição do "QUE", até posso estar equivocado, mas QUE diz-se da mesma maneira em Português e Francês.

 

Quando referi escrever à SMS foi isto mesmo... e não tem nada a ver com ser-se Português ou não.

 

 

Eu sabia que as pessoas levariam a mal (e apesar de ser jovem) mas faz-me confusão ver como as pessoas escrevem hoje em dia. Neste forum em particular, muito gostas as pessoas de escrever "eide", como em "eide ver isso". :unsure:

 

 

Foi apenas um comentário face a isso, não há necessidade de sobre-dramatizar.

 

 

É um forum, as pessoas falam, é para isso que serve, não se deixe exaltar("(...) mas não me deram alternativa".) só por causa disso. :cool2:

 

 

(Nota: Azar não leva H nem S)

Editado por WarMode
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ultima coisa , quando abri o tópico... e agora? O que faço ? Foi por achar que alguém precisava de ajuda, e por muito pequeno que seja o meu conhecimento abri e intuitivamente achei que talvez poderia ajudar!!! Não li o tópico e continuei na minha pesquisa indiferente...

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Já eu uso o fórum, essencialmente para ler, precisamente por achar que sei muito pouco e lendo, sempre aprenderei mais alguma coisa.

 

Estou longe de ser o dono da verdade e nem me considero aquarófilo. Apenas tenho uns peixes à uns vinte anos e a vivência inerente dos cinquenta.

Nunca pensei que pedir às pessoas para tentarem cumprir com o que pedem as regras, causasse tanta polémica.

 

Depois deste comentário...não haverá muito mais que eu possa acrescentar.

Que saudades que tenho do Confúcio...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem toda a gente tem a mesma calma, conhecimento e muito menos capacidade de encontrar a informação que pretende num estalar de dedos. Tenho aquário já alguns anos e continuo sempre aqui a ler, a vislumbrar-me com os aquários dos outros e também não saio da "cepa torta", ou seja problemas de t€mpo, ou por ler e pesquisar demais até.. Ou seja acho que as regras tão bem definidas, mas existe sempre aquela atitude de desespero, perguntas retóricas e básicas demais, mas como estamos numa zona para iniciantes acho que uma simples resposta menos direta ou simples pode provocar desanimo ou mesmo a falta de respostas as perguntas...

Eu faço poucas perguntas e já tou aqui registado a alguns anos e pouco pergunto por esse motivo, vai sempre alguém dizer que já existe informação ou então ninguém responde, mas se meter aqui um aquário ADA e do bom e do melhor chovem comentários e opiniões, este comportamento é o normal seja que tipo de fórum for.. Não tou contra quem faça perguntas simples, mas o mínimo que se pode fazer é dar uma palavra amiga, uma ajuda e pronto todos ficam contentes e esses mesmos assim que poderem vão partilhar essa mesma informação não tendo que ser sempre os mesmos a dar e a falar do mesmo, mas como alguns levam com esse tipo de respostas "vai pesquisar!" rapidamente se chateiam com isto e se limitam a ler e ou até mesmo não voltarem a perguntar nada,

Das poucas perguntas que fiz ou apenas 1 pessoa me deu dicas ou nem resposta tiveram... acham que vou perguntar alguma coisa? nem por isso.. Ando a ver leds pro meu aquário de 375l não chego a conclusão nenhuma (quantidade de Led e lumens para ter um plantado), mas como existe ai tanto tópico e nenhum me esclarece poderia abrir mais um a fazer perguntas mas ou não as vou obter ou vão me mandar pesquisar(é o que faço a 15dias todos os dias) .

Portanto como diz o vmike é preciso calma e responder a quem precisa se souber, ter um "sr. Rui" ajuda e no meu caso existe uma loja que me desloco e obtenho as respostas a que pergunto com a maior fiabilidade o que é importante sem duvida!

Tenho pena que de todas as pessoas que conheço e que tem aquários fui eu que lhes meti o vicio diretamente ou indiretamente, o que leva a minha experiência é do que faço e não através de relatos ou conversas entre amigos, algumas correm bem outras menos bem...

Mas o que importa é desfrutar deste hobby e ajudar quem se poder!

 

Abraços a todos

 

 

Se quiseres ser um bocadinho justo, verás que não digo apenas para pesquisarem, mas também.

E digo isso quando a pergunta já foi repetidamente colocada e respondida.

 

No caso da tua questão de leds, eu ainda não mudei das T5. Se tivesse que o fazer, no teu caso concreto teria de colocar leds para o equivalente a uns 180Watts, para mais (entre os 190 e os 375, tendo em conta a relação de 0,5 a 1 Watt/litro) .

 

Como digo, não estou ainda a pensar trocar, por isso não sei ainda não fiz as minhas pesquisas, para saber bem como funciona a venda de Leds, mas calculo que haja alguma indicação de comparações ou equivalências dos Leds para os outros tipos de iluminação.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bom dia.

 

Olhe que seja o Forum Francês, Português ou vietnamita... uma coisa todos têm em comum, que é serem veículos para opiniões das Pessoas. Eu aceito a sua, e acho que da mesma forma você devia aceitar a minha.

 

Se você se sentiu atingida pelo meu comentário, e de alguma maneira o levou a mal, então está no sitio errado. Todos temos direito a nos expressar, e neste caso específico apenas expressei o meu repúdio pela escrita SMS e erros grosseiros que se espalham neste Forum.

 

Você é francesa, e fala muito bem Português, os meus Parabéns.

Agora em ambas as línguas, não se usa o "K" como substituição do "QUE", até posso estar equivocado, mas QUE diz-se da mesma maneira em Português e Francês.

 

Quando referi escrever à SMS foi isto mesmo... e não tem nada a ver com ser-se Português ou não.

 

 

Eu sabia que as pessoas levariam a mal (e apesar de ser jovem) mas faz-me confusão ver como as pessoas escrevem hoje em dia. Neste forum em particular, muito gostas as pessoas de escrever "eide", como em "eide ver isso". :unsure:

 

 

Foi apenas um comentário face a isso, não há necessidade de sobre-dramatizar.

 

 

É um forum, as pessoas falam, é para isso que serve, não se deixe exaltar("(...) mas não me deram alternativa".) só por causa disso. :cool2:

 

 

(Nota: Azar não leva H nem S)

 

Exactamente.

A questão da escrita à moda SMS, por sinal também vem referida nas regras do fórum.

Mas se as pessoas não tiverem o hábito de ler e apenas se limitarem a descarregar as suas dúvidas, nunca irão aperceber-se dessas regras.

Daí os conselhos que, de vez em quando eu dou.

E dou esses conselhos muito directamente. Se calhar deveria ser indirecto, para não ofender tanto.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu encontrei uma ganda equipa pronta a ajudar em tudo, ou seja nao encontrei um sr Rui (quer dizer por acaso há 1 Rui), mas encontrei uns 10 senhores Rui's eheheh tenuo estado a ajudar a equipa do forum na montagem da pet festival na FIL, e como já esparava tenho vindo a aprender de dia para dia, sou o mais novinho lá, mas doume com todos e fui recebido como nunca pensei! Dou-me a tratar pessoas com 40 e tal anos por tu quando as conheco a 2horas, realmente é fantastico conhecer pessoas com um companheirismo tão bom quando o desta equipa do forum! Está a ser uma experiencia fantastica e ainda vai a meio!

Tenho pena de muita gente que andou ai a dizer "a e tal eu vou ajudar" e quando chega a altura de por mãos a obra foge tudo!

 

Por isso aproveito para agradecer toda a equipa do forum pela a recepção e pela a animação que nunca acaba em todas as horas de trabalho, xD claro que para fazer rir ninguem bate o Fernando looooool

 

Cumps

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu encontrei uma ganda equipa pronta a ajudar em tudo, ou seja nao encontrei um sr Rui (quer dizer por acaso há 1 Rui), mas encontrei uns 10 senhores Rui's eheheh tenuo estado a ajudar a equipa do forum na montagem da pet festival na FIL, e como já esparava tenho vindo a aprender de dia para dia, sou o mais novinho lá, mas doume com todos e fui recebido como nunca pensei! Dou-me a tratar pessoas com 40 e tal anos por tu quando as conheco a 2horas, realmente é fantastico conhecer pessoas com um companheirismo tão bom quando o desta equipa do forum! Está a ser uma experiencia fantastica e ainda vai a meio!

Tenho pena de muita gente que andou ai a dizer "a e tal eu vou ajudar" e quando chega a altura de por mãos a obra foge tudo!

 

Por isso aproveito para agradecer toda a equipa do forum pela a recepção e pela a animação que nunca acaba em todas as horas de trabalho, xD claro que para fazer rir ninguem bate o Fernando looooool

 

Cumps

É exactamente a isso que me refiro.

Obrigado por partilhares.

Por muito excelente que seja o fórum, pode sempre ser complementado.

Parabéns.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se quiseres ser um bocadinho justo, verás que não digo apenas para pesquisarem, mas também.

E digo isso quando a pergunta já foi repetidamente colocada e respondida.

 

No caso da tua questão de leds, eu ainda não mudei das T5. Se tivesse que o fazer, no teu caso concreto teria de colocar leds para o equivalente a uns 180Watts, para mais (entre os 190 e os 375, tendo em conta a relação de 0,5 a 1 Watt/litro) .

 

Como digo, não estou ainda a pensar trocar, por isso não sei ainda não fiz as minhas pesquisas, para saber bem como funciona a venda de Leds, mas calculo que haja alguma indicação de comparações ou equivalências dos Leds para os outros tipos de iluminação.

 

Posso estar a generalizar, mas não estou a falar só de si... há muita gente por aqui a responder dessa forma, e se dão ao trabalho de responder para ir pesquisar, rapidamente apontavam o problema e uma solução ou mesmo de uma forma simples para ajudar. Já algumas pessoas dizem que já tá a ser debatido ou existe outro tópico idêntico e deixam o link, assim já concordo mais pois tá a incentivar a fluidez do fórum e a ajudar o mesmo. Quanto aos Leds penso que essa regra do w/l é coisa do passado, o importante seja os lumens e não os wats, mas é como eu lhe disse quanto mais leio menos percebo, existe alguma informação mas algo dispersa e pouco concisa.

Portanto paz e amor é o que é preciso e vai-se ajudando da maneira que se pode.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Posso estar a generalizar, mas não estou a falar só de si... há muita gente por aqui a responder dessa forma, e se dão ao trabalho de responder para ir pesquisar, rapidamente apontavam o problema e uma solução ou mesmo de uma forma simples para ajudar. Já algumas pessoas dizem que já tá a ser debatido ou existe outro tópico idêntico e deixam o link, assim já concordo mais pois tá a incentivar a fluidez do fórum e a ajudar o mesmo. Quanto aos Leds penso que essa regra do w/l é coisa do passado, o importante seja os lumens e não os wats, mas é como eu lhe disse quanto mais leio menos percebo, existe alguma informação mas algo dispersa e pouco concisa.

Portanto paz e amor é o que é preciso e vai-se ajudando da maneira que se pode.

 

Eu gostei da parte do paz e amor. Tentarei levar esse conselho mais em consideração, embora ache que nunca fui agressivo ou mal educado com ninguém.

Também posso concordar que por vezes deveria pura e simplesmente ignorar e nem sequer dar resposta a alguns tópicos. Bem vistas as coisas, algumas perguntas são tão descabidas, que chego a perguntar se essas pessoas terão os requisitos mínimos para poderem ter animais ao seu cuidado.

Acabei de ver alguém a perguntar onde é a barriga do peixe...Pergunto a mim mesmo se será a sério ou estarão simplesmente a gozar.

Este fórum tem regras bem explícitas, e acredito que muitos dos utilizadores deste sub-fórum sejam demasiado preguiçosos para irem lê-las. Dá menos trabalho colocar a pergunta e esperar que a resposta caia do céu.

Por isso é que muitos dos foristas, com muito mais conhecimentos do que eu, nem se dão ao trabalho de vir cá responder e ensinar. Já se cansaram disso.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu gostei da parte do paz e amor. Tentarei levar esse conselho mais em consideração, embora ache que nunca fui agressivo ou mal educado com ninguém.

Também posso concordar que por vezes deveria pura e simplesmente ignorar e nem sequer dar resposta a alguns tópicos. Bem vistas as coisas, algumas perguntas são tão descabidas, que chego a perguntar se essas pessoas terão os requisitos mínimos para poderem ter animais ao seu cuidado.

Acabei de ver alguém a perguntar onde é a barriga do peixe...Pergunto a mim mesmo se será a sério ou estarão simplesmente a gozar.

Este fórum tem regras bem explícitas, e acredito que muitos dos utilizadores deste sub-fórum sejam demasiado preguiçosos para irem lê-las. Dá menos trabalho colocar a pergunta e esperar que a resposta caia do céu.

Por isso é que muitos dos foristas, com muito mais conhecimentos do que eu, nem se dão ao trabalho de vir cá responder e ensinar. Já se cansaram disso.

Sem duvida nenhuma que muita gente se cansa de responder o mesmo, pois todos nos temos inicialmente as mesmas duvidas, alguns tentam obter informação e outros ficam a espera que lhes respondam a tudo.

Já vi muito tópico sem respostas que até poderia tentar ajudar, mas posso dizer asneiras não o faço, ou se não entender nada nem sequer penso mais no assunto.

mas cada pessoa pensa diferente e cada aquário é diferente também, mas estamos aqui para nos ajudar.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida nenhuma que muita gente se cansa de responder o mesmo, pois todos nos temos inicialmente as mesmas duvidas, alguns tentam obter informação e outros ficam a espera que lhes respondam a tudo.

Já vi muito tópico sem respostas que até poderia tentar ajudar, mas posso dizer asneiras não o faço, ou se não entender nada nem sequer penso mais no assunto.

mas cada pessoa pensa diferente e cada aquário é diferente também, mas estamos aqui para nos ajudar.

 

Claro que estamos aqui para ajudar, mas tal como dá a entender a tal máxima do Confúcio, que eu tenho no rodapé, existem alguns casos em que se torna complicado.

 

Existem alguns casos em que me pergunto se algumas pessoas terão capacidade de tomar conta de animais.

Penso que seja do excessivo facilitismo para que a nossa sociedade caminha, porque vejo demasiados casos de pessoas preguiçosas, que não se dão ao trabalho de pensar se poderão ter condições para.

Apenas querem chegar ao resultado final, sem terem de percorrer o caminho até lá. Tal como usar uma calculadora para somar 2 +2.

Como diria o Cesar Milan, em relação aos cães, mas aplicando-o a peixes: Todos os peixes merecem um dono, mas nem todos os donos merecem um peixe.

 

Também existe o oposto: Aqueles que pensam que ter um aquário bonito é apenas para engenheiros aero-espaciais e acham que nunca poderão lá chegar. E, no fundo, esses até são os que revelam mais bom senso, sendo à partida os mais indicados a iniciarem-se neste fascinante passatempo.

 

Já diziam os antigos: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.