Juwel Rekord 600


Joao Cunha

Recommended Posts

Olá a todos.

 

O meu nome é João, sou do Porto e tenho em casa um aquário que me deu vontade de retomar este hobbie. Abri este tópico para ir partilhando os detalhes do meu pequeno projecto.

 

 

SETUP:

 

- Aquário Juwel Rekord 600

 

- Filtro interno EHEIM pickup 160

 

- Termostato Fluval Tronic 100w

 

- Iluminação BOYU PLB Series 60H + 2x Blau Aquaristic White/Pink 24w2G11

 

- CO2 Ista Diffuser Set

 

 

SUBSTRATO:

 

- Dekoline Carat 2 1-2mm castanho escuro
DECORAÇÃO:
- Dragon stones
FLORA:
FAUNA:
Ainda por decidir. O aquário ainda não está montado.
Vou editar o primeiro post deste tópico para ir actualizando a informação do aquário.
No dia 7 de Janeiro chegam as minhas plantas, vou montar o hardscape e plantar tudo. A partir daí começa o trabalho a sério :). Vou dando novidades.
Editado por Joao Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sejas bem vindo João.

Força e boa sorte nesse projecto.

Ficamos a aguardar umas fotos. :thumbup3:

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

São 3:00 da manhã e estive até ao bocado a lavar as minhas dragon stones. Acho que nunca vi pedra que trouxesse tanta lama lá dentro. Mesmo assim, principalmente nos buracos, não consegui remover a terra toda. Já as fervi 3 vezes inclusive. Posso partir do principio que o que resta não se vai soltar das pedras com facilidade?

 

Ao que parece a encomenda das plantas atrasou-se e só as recebo no dia 14. Até lá, como já tenho o substrato fértil e inerte, as dragon stones e o equipamento vou experimentar vários layouts. Optei por desistir da ideia de utilizar o tronco e vou apenas usar as pedras juntamente com as plantas. Acho que consigo chegar a um resultado minimamente interessante.

Editado por Joao Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive hoje de tarde a começar a montagem do meu aquário.

 

Já tinha limpo o aquário há uns dias atrás e tentei ao máximo remover todas as marcas de calcário:

 

Limpeza do aquário

Camada de aproximadamente 1cm de substrato fértil:

Substrato fértil

Colocação do substrato inerte (o papel branco que está no fundo serviu para me guiar na quantidade de substrato inerte que tinha de colocar face ao fértil):

Substrato inerte 01

Camada de 4cm de substrato inerte:

Substrato inerte 02

Já com equipamento:

Equipamento

 

 

Parei por aqui porque agora com o equipamento colocado já posso modelar o terreno no lado esquerdo do aquário e começar a experimentar layouts com as pedras. Vou também usar algumas plantas para esconder o filtro e o termostato. As restantes vão ter um posicionamento mais pensado assim como as pedras.

 

Aqui estão as Dragon Stones que vou utilizar. Espero que me consiga safar com estas senão terei de ir à procura de mais :P:

 

Dragon Stones

 

Por agora é tudo. Amanhã vou tratar de elevar o terreno no lado esquerdo e experimentar vários layouts com as pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vim fazer mais uma actualização. Até agora estive a trabalhar no hardscape e este foi o melhor resultado que consegui. Amanhã com a cabeça fresca vou ver se ainda gosto dele lol.

 

Arranjei uma placa de PVC e cortei em tiras para colocar no meio do substrato de modo a tentar manter o declive criado:

 

PVC p/ substrato 01

 

 

Estas foram mais duas tiras extra que coloquei (a de trás não se vê muito bem):

 

PVC p/ substrato 02

Esta foi a melhor disposição de pedras a que cheguei (gostava de receber algumas críticas para tentar melhorar o hardscape o melhor que consiga :)):

Hardscape 01

 

Na terça-feira chegam as minhas plantas e vou utilizar as Vallisneria spiralis 'Tiger' e as Echinodorus cordifolius ssp. fluitans para encher o fundo do aquário e tentar esconder o filtro e o termostato. Para a frente vou utilizar as Cryptocoryne parva. Ainda estou a pensar se deixo o centro entre as pedras livre como se fosse uma abertura no centro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas chegaram 1 dia mais cedo e plantei tudo hoje. Aqui está o resultado:

 

Dia 1 - 13/01/2014

 

Dia 1 - 13/01/2014

 

Estou a utilizar um sistema de CO2 descartável da Ista para aguentar este primeiro mês. Até lá arranjo um sistema de CO2 em condições.

Quanto às plantas, não chegaram as Vallisneria spiralis 'Tiger' e como tal optei por trazer as Hottonia palustris (suponho que sejam estas). Preferi também as Echinodorus 'Rosé' às Echinodorus cordifolius ssp. fluitans para criar algum contraste. Para fazer o efeito de tapete (ou algo semelhante) mantive as Cryptocoryne parva.

O resultado final agrada-me e agora vou observar de perto a evolução e ter o máximo cuidado possível para evitar o desastre do meu primeiro aquário há uns anos atrás. Com o tempo vou pensar nos amigos que vou querer colocar lá dentro. O aquário tem 60 litros mas com toda a tralha que está lá dentro só consegui meter 40.

Vou colocando aqui a evolução das coisas ao longo dos dias. Esta semana vou também ter cá em casa um colega com uma máquina em condições para ver se conseguimos tirar umas fotos com melhor qualidade. Quem sabe fazer um vídeo quando já houver algum tipo de habitantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 2 - 14/01/2013

 

Hoje a água ficou turva. Apesar de ontem, após a plantação ter ficado bastante cristalina, hoje quando acordei deparei-me com este cenário:

 

Dia 2 - 14/01/2013

 

Isto é normal? O meu período de luz é de 6h neste momento. Como li no site da Tropica que se devia fornecer CO2 às plantas desde o primeiro dia, comprei um daqueles kits descartáveis em lata. No entanto, como este é da Ista e não da Tropica, não traz marcas na câmara de CO2 para indicar a dosagem necessária para um tanque desta litragem (apesar de ser de 60L só levou 40L). O que eu fiz foi encher a câmara e fi-lo novamente hoje quando acordei e liguei a luz. Será que depois de ter desligado a luz (ontem) e ainda haver CO2 na câmara contribuiu para me turvar a água? Atenção, posso estar a dizer a maior asneira mas estou a tentar perceber o que se está a passar. :(

Editado por Joao Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...

 

A água estar turva é normal ;) Em principio é o que chamam de... "BAM" de bactérias! Está a começar o ciclo ;)

Não te preocupes, isso com o tempo e TPAs deixa de ficar turvo.

 

Adicionaste algum liquido de bactérias para acelerar o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...

 

A água estar turva é normal ;) Em principio é o que chamam de... "BAM" de bactérias! Está a começar o ciclo ;)

Não te preocupes, isso com o tempo e TPAs deixa de ficar turvo.

 

Adicionaste algum liquido de bactérias para acelerar o ciclo?

 

Não. Montei o layout, plantei com um fundo de água, enchi o aquário e deixei ficar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não. Montei o layout, plantei com um fundo de água, enchi o aquário e deixei ficar.

 

Em principio foi mesmo um pico de bactérias..

Isso agora vai melhorando ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.