Planárias


RDS

Recommended Posts

bem, hoje estava eu muito atento ao meu aquário, e ao olhar vejo algo muito pequeno a mover-se. quando reparei pareciam vermes brancos. (deixo uma foto em baixo para verem)

 

alguém sabe me confirmar o que são? porque que apareceram? e como destruir isto?

 

na imagem parecem grandes, mas têm cerca de 1mm ou 0.05mm

 

img0169o.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas RDS!

Também estou com um caso parecido, mas no meu caso possuem cor acastanhada/avermelhada... Pelo que li em fóruns internacionais, não constituem risco para os peixes, mas indicam excesso de restos de comida no substrato e "má" qualidade da àgua/filtração... Para os remover acho que devemos reduzir consideravelmente à comida, efectuar várias tpa's e sobretudo limpar o substrato com aqueles sifões... O pouco que consegui perceber foi isto, mas gostava de mais opiniões aqui do fórum mas até agora também não me dizem nada...

Boa Sorte cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, depois de uma experiência um pouco louca, tentei colocar extrato de alho na agua. bem em 2 dias vi uma grande redução no numero de planarias, mas provavelmente exagerei na dose o que causou a morte a um dos habitantes (não confirmado).

 

após esta experiência, muitas planarias de facto morreram, mas não na totalidade, ainda consigo ver algumas (poucas).

 

 

se recomendo fazer isto? bem, não recomendo propriamente, mas penso ser melhor que medicamentos mesmo (mas neste nível também deve haver diferenças a nível de sucessos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tambem tive,no meu caso era uns 200.

o que fiz?

4 helenas para dentro do aqua.

resultado?

maravilha,so anda um ou outro a passear pelo aqua

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

bem, venho dar como terminada esta praga (pelo menos visivelmente)

 

diferença entre agora e antes?

 

1 Plecostomus

 

é remédio santo, para as algas e para tudo o que esteja perto delas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, planarias são seres unicelulares, propriamente dito protozoários e são na sua maioria parasitas carnívoros portanto prejudiciais para a fauna, tanto peixes como invertebrados, portanto a serem eliminados.

 

Para os eliminar aumentar temperatura para 28-29ºC, pode adicionar NaCl (sal de cozinha) excepto se tiver invertebrados e cuidado com as plantas e verificar tolerância da fauna à salinidade.... flagyl tb serve... azul de metileno...

Sua excelência Ricardo M. S. Costa ultimo neto do Conde e Visconde de Safira ao vosso dispor.

Casa De Safira

 

Ver Feedback em: Clica Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais