Os meus primeiros passos num aquário a sério.


TeclasOC

Recommended Posts

Viva aquariofilistas! :)

 

A uma semana atrás (29-01-2010, sábado) comprei o aquário Aquadream 80 que traz o seguinte equipamento:

 

- Filtro interno BIOBOX 2

- Uma Lâmpada 18W e reflector

- Aquecedor com termoestato 100W

 

Juntamente com o aquário comprei a seguinte flora:

 

- 1 anubia barteri

- 4 Vallisneria americana

 

No mesmo dia, montei tudo ( substrato, raizes, plantas, pedras). Fiz o tratamento da agua com o waterlife Haloex. Feita a montagem liguei o equipamento.

No dia seguinte, domingo, coloquei na agua o waterlife Bacterlife, para tentar acelerar o ciclo, juntamente com uma corydora albina e duas Rásboras Arlequim.

 

Neste dia fiz os testes e deram os seguintes resultados:

 

PH=7.0

NH3= 0.0

NO2= 0.0

NO3= 0.0

 

Na segunda feira ao chegar do trabalho tinha um rásbora morto. Fiz os testes e obtive os mesmos valores do dia anterior. Provavelmente foi do transporte.

 

Durante 3 dias os peixes apresentavam boa saúde, embora o rásbora estivesse um pouco sozinho...

 

Na sexta feira, dia 4 de Fevereiro, comprei mais 1 corydora albina, 1 corydora bronze, 2 treta neon negro ( para fazer um pouco de companhia ao rásbora, e um limpa vidros.

No sábado fiz os testes e o NH3 apresenta um valor muitoooooo próximo do zero. O nitrito e nitrato a 0.

 

Hoje, dia 7 de Fevereiro, obtenho os mesmos resultados nos testes. NH3 praticamente 0, nitrito 0.0 e nitrato a 0.0.

 

É normal o ciclo estar a ser tão lento. Devia colocar mais Waterlife bacterlife na agua do aquário?

 

Mesmo com 7 peixes, os valores de NH3 não subiram quase nada. Parece dar a atender que o ciclo de azoto está completo. Mas nem sinal de nitrito ou de nitrato...

 

Os peixes parecem estar de boa saúde. Nas refeições eles comem tudo o que dou. ( não dou excesso de comida aos peixes, apenas o suficiente para comerem tudo em 2 minutos).

 

 

É normal o que está a acontecer no meu aquário?

 

Logo meto fotos do aquário.

 

Espero ter sorte neste novo hobby. :)

 

Cumprimentos a todos.

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TeaclasOC

 

Sendo um inexperiente como tu, a minha única opinião é que devias ter esperado mais tempo até introduzires os peixes. Pela informação que recolhi até agora, devias ter esperado pelo menos "duas semanas". Eu sei que e complicado esperar tanto, porque passei pelo mesmo.

Aguarda por respostas pelo pessoal com mais experiência.

Boa sorte e vai dando notícias.

Ps: Podes visitar este laboratório da Sera e introduzir os valores http://www.sera.de/e...laboratory.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o laboratório online, já estou registado e tenho colocado lá os valores para fazer um histórico.

 

Sobre os peixes coloquei 3, a corydora albina para fazer companhia à outra cory albina, e os dois tetra neon negro para fazer companhia ao rasbora que estava sozinho. O limpa vidros e o cory bronze foram dados.

 

Com estes 7 peixes, estava com receio que poderia haver um aumento repentino no NH3. mas isso não aconteceu e os valores, passados estes dias, estão constantes.

 

Só apliquei uma vez o bacterlife da waterlife aquando do inicio do aquário. devia colocar mais vezes?

 

Obrigado artas8125. Irei dando noticias sobre o meu aquário. Tal como referi no meu 1 post, logo irei aqui umas fotos do aqua. :)

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não diria que estão perfeitos, (e acho que pode ser um erro desse laboratório) pois olhando só para os valores sim realmente estão bons mas e as condições em que foram medidos?

 

Inicio do aquário, ou não tem ciclo iniciado e ainda vai iniciar com muitos vivos, podem dizer "ah já terminou" então e neste intervalo não houve subidas de nenhum parâmetro? Então e no final do ciclo não existe um pico de Nitratos? Onde está ele?

 

Outro caso será os testes não estarem bons...

 

O conselho que dou é ir vigiando a fauna.... a qualquer altura as coisas podem mudar e ser preciso intervir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes são da Nutrafin. Comprei o Kit que traz o teste do PH, NH3, NO2 e NO3.

 

Embora os valores estarem bons, acho estranho o ciclo ainda não ter iniciado. será do Waterlife bacterlife? Mesmo com 7 peixes o NH3 não sobe.

Tal como o Sr. Hugo R. Silva disse, se o ciclo está completo, onde estão os picos e onde está o Nitrato??

 

Devido ao PH de 7.0 pode haver apenas NH4 na agua? O NH4 passa para NO2 ou é apenas possível retirar através de TPA?

 

Estou a achar estranho não haver um pico de NH3 ou de nitritos....

 

Li no site da Waterlife que o produto Bacterlife impede um pico do NH3 e de nitritos.

 

Products containing ONLY Heterotrophic bacteria will cause ammonia levels to INCREASE before they start to DECREASE.

 

BacterLife contains Heterotrophic bacteria AND Autotrophic bacteria. The Autotrophic bacteria feed directly on soluble Nitrogen compounds in the water like AMMONIA and NITRITE.

 

This means that BacterLife will IMMEDIATELY start to reduce the AMMONIA levels, without any dangerous increases.

 

Será disto?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto

 

 

Li no site da Waterlife que o produto Bacterlife impede um pico do NH3 e de nitritos.

 

 

Não é o que diz aqui:

Products containing ONLY Heterotrophic bacteria will cause ammonia levels to INCREASE before they start to DECREASE.

 

BacterLife contains Heterotrophic bacteria AND Autotrophic bacteria. The Autotrophic bacteria feed directly on soluble Nitrogen compounds in the water like AMMONIA and NITRITE.

 

This means that BacterLife will IMMEDIATELY start to reduce the AMMONIA levels, without any dangerous increases.

 

Não sei onde foste buscar a primeira frase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos nitritos posso estar enganado mas em relação à amônia (NH3) é o que diz no site.

 

O Bacterlife impede que o NH3 suba (criar o pico). Pelo contrário, desde a sua aplicação o NH3 diminui. Tal como indica este gráfico... Pode não ser verdade mas foi o que entendi.

 

Tal está indicado no gráfico deles.

 

bacterlife-graph.jpg

 

Sobre o nitrito conclui isso através da frase. "The Autotrophic bacteria feed directly on soluble Nitrogen compounds in the water like AMMONIA and NITRITE." Posso estar enganado, mas diz que esta bactéria alimenta-se directamente compostos solúveis de nitrogênio, tal como a amônia e o nitrito.

 

Estou enganado? Pode isto justificar a inexistência do pico no NH3? mas mesmo assim onde está o nitrito e o nitrato... :shocked028:

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso diz que a amónia não chega a ter um pico que seja prejudicial mas tem sempre um pico e depois do pico de amónia virá sempre um pico de nitritos e depois deste de nitratos....

 

Mesmo com esse produto deveria haver vestígios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... por essa razão não percebo o porque destes valores se manterem constantes.

 

Mesmo com 7 peixes, apenas tenho vestígios de NH3 sendo os os outros valores se mantêm a 0. Mesmo com o passar dos dias nada se altera. :S

 

Já vi alguns aquarios que mesmo com caracóis o nivel de NH3 aumenta. Eu com 7 peixes nada... lol Por um lado é bom para o peixes que estes valores se mantenham assim.

O inicio deste ciclo está confuso... :S

 

O NH4 também é convertido em NO2? o teste que tenho apenas indica o NH3. Será que tenho NH4 em vez do NH3?

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo antes de mais.

 

Sabes aquele proverbio que diz:

 

"Depressa e bem não existe quem?"

 

Não vou entrar em controvérsias de químicos, se bem que concordo com o Hugo no entanto pergunto se leste algo antes de te iniciares nestas andanças?

Sabes que o ciclo de azoto é importantíssimo e que em média tem uma variação de 3 semanas? (média).

Sabes que nesse espaço de tempo se pode introduzir após alguns dias (uma semana a duas) alguns peixes (poucos).

 

Não foi nada disso que fizeste, não sei se por falta de conhecimento, se por falta de paciência para esperar mas não o fizeste.

Agora é esperar e ver no que vai dar.

Vai dando informações para vermos a evolução;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas boas vindas.

 

Sim estiver a ler vários posts deste fórum e a me informar em lojas.

 

Tal como referi no meu primeiro post. iniciei o ciclo com apenas 3 peixes ( 1 corydora albina e 2 rasboras). no dia seguinte uma rasbora morreu ( stress do transporte). Passado alguns dias comprei outra corydora albina, para fazer companhia à outra, e 2 tetra neons negro para fazer companhia ao rasbora que estava sempre num canto do aquário. os restantes peixes foram oferecidos. Como não tenho outro aquário para colocar os peixes que foram oferecidos, tive que os colocar neste, mas com a preocupação de estar a controlar com mais frequência os níveis de Nh3 e NO2. Foi neste momento que houve um aumento muitooo ligeiro de Nh3. Até hoje os valores estão constantes. Não houve mais nenhum aumento. Aliás, acho que até houve uma ligeira diminuição de Nh3.

 

Mas a grande questão é, sendo que os peixes estão a "produzir" amónia e esta se mantem constante ao longo deste dias, onde estão os nitritos e os nitratos? será que as bactérias do waterlife estão a alimentar-se do Nh3 e do No2, produzindo um pouco de nitratos sendo que estes são consumidos pela flora? Acho que esta teoria não faz muito sentido mas...

 

O mais certo é o ciclo ainda não ter iniciado...

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

independentemente do ciclo já ter ou não começado já tem os peixes e não há nada que possas fazer por isso o meu conselho é monitorização constante dos valores da agua, porque mesmo sendo mais complicado gerir o ciclo consegues fazer com peixes, se tiveres de fazer tpa´s fazes, vai demorar mais tempo, mas é possivel controlar e manter o bem estar dos peixes.

 

se tiveres os activadores de ciclo (as bacterias em liquido) mais simples deve ser, controlas a amonia se vires a amonia a subir usas o activador e voltas a controlar, se a amonia descer optimo se mesmo com o activador comecar a subir, fazes tpa´s, o mesmo em relação aos nitritos, tem em mente que com peixes vais mesmo ter de fazer tpa´s com mais frequencia, por conseguencia tornar o ciclo mais longo, mas penso que neste caso o importante é o bem estar dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento ando sempre e a controlar os valores a observar se algum peixe mostra um comportamento diferente. Até agora está tudo ok.

 

Eu só coloquei o activador de ciclo ( bacterlife) na altura que coloquei a agua no aquário. Devia colocar mais vezes? Na embalagem diz para colocar semanalmente mas tenho receio que posso prejudicar os peixes. Ou só vale a pena colocar se a amonia ou nitrito começar a subir, tal como o Cesarrf mencionou?

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas boas vindas.

 

Ora essa, quantos mais melhor, todos aprendemos aqui e com mais gente mais depressa o fazemos;)

 

Sim estiver a ler vários posts deste fórum e a me informar em lojas.

 

Tal como referi no meu primeiro post. iniciei o ciclo com apenas 3 peixes ( 1 corydora albina e 2 rasboras). no dia seguinte uma rasbora morreu ( stress do transporte). Passado alguns dias comprei outra corydora albina, para fazer companhia à outra, e 2 tetra neons negro para fazer companhia ao rasbora que estava sempre num canto do aquário. os restantes peixes foram oferecidos. Como não tenho outro aquário para colocar os peixes que foram oferecidos, tive que os colocar neste, mas com a preocupação de estar a controlar com mais frequência os níveis de Nh3 e NO2.

 

 

Pah eu vou me focar aqui um pouco porque acho bastante curioso o que dizes.

Pelo que leio no teu primeiro post e juntando o que dizes agora, compraste o aquário, montaste o mesmo e no dia seguinte colocaste 3 peixes.

Dizes também que leste vários posts aqui deste fórum? Perco me um pouco acredita...

Em que sitio deste fórum, leste algo que te levasse a meter animais em águas não cicladas com 24H ou menos? Eu já ando neste hobbie a 16 anos e neste fórum a pelo menos dois e nunca li ninguém a apoiar a introdução de vivos tão cedo.

Tem lá paciência mas aqui não leste isso, quanto muito nas lojas a que foste(como sempre) aconselharam te mal com pressa de vender tudo e mais alguma coisa.

Falas também que a rasbora morreu de stress de transporte.

O que te leva a dizer isso? Experiência? Alguém te disse isso? É que para mim, é mais provável ter morrido sim de falta de qualidade da tua água.

Passado dois dias, ou seja, passado 3 dias após a montagem, compraste mais 3, continuo sem entender a tua lógica, dizes que era para eles não estarem sozinhos?

Então e a lógica da aquariofilia de não introduzir muitos peixes ao inicio e nunca tão cedo? Não leste isso?

E depois falas de meteres ainda mais porque te ofereceram.

Mas então se não tinhas condições não devias ter aceite os mesmos, caro colega de fórum, em primeiro lugar encontra-se o bem estar dos animais pelos quais somos responsáveis não concordas?

Se agora isso der para o torto e morrerem?

 

 

Mas a grande questão é, sendo que os peixes estão a "produzir" amónia e esta se mantem constante ao longo deste dias, onde estão os nitritos e os nitratos? será que as bactérias do waterlife estão a alimentar-se do Nh3 e do No2, produzindo um pouco de nitratos sendo que estes são consumidos pela flora? Acho que esta teoria não faz muito sentido mas...

 

O mais certo é o ciclo ainda não ter iniciado...

 

Pah para mim a grande questão passa por teres feito as coisas totalmente ao contrário do que devias, Não sei se por teres sido mal aconselhado em nome do lucro fácil de vendedores de lojas, ou se por simplesmente teres lido apenas o que te interessava e não teres ligado ao que aqui se escreve.

Já vi que compraste produtos e mais produtos (caros na sua maioria)e que agora andas cheio de dores de cabeças porque o ciclo não esta a correr como devia não é?

Tão simples como isto:

 

1 - Montar aquário

2 - Encher de água

3 - Introduzir bactérias

4 - Deixar passar uma ou duas semanas

5 - Introduzir 2 ou 3 peixes.

6 - Final de 3 semanas, verificar se o ciclo terminou

7 - Ir metendo peixes aos poucos sem dores de cabeça

 

Não era simplesmente mais barato e mais simples?????

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Se não me engano, está quase a fazer um mês que me iniciei na aquariofilia.

 

Até ao momento tenho os peixes todos porreiros. :) As plantas estão a dar-se muito bem. A Anubia barteri tem uma folha nova e estou a ter novos "rebentos" da vallisneria espalhados pelo aquário. :)

 

Sobre o ciclo, está quase concluído. Os nitritos estão a começar a baixar e o nitratos estão a subir. Tenho feito TPA's sempre que o nitrito atinge valores perto do tóxico para os peixes, tal como me foi aconselhado.

 

Ando a tentar encontrar as plantas Sagittaria subulata e Eleocharis parvula em lojas mas sem sucesso. Sabem de alguma loja na zona da grande Lisboa que tem esta planta?

 

Ando também a pensar tapar a frente do filtro BioBox 2, sem tampar as entradas/saida do filtro, fazendo uma parede de Christmas moss. Mas tal como as outras plantas, não estou a conseguir encontrar este tipo de musgo à venda.

 

O que acham desta ideia de tapar o filtro com uma parede de musgo?

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É oficial. O ciclo do meu aquário está completo. Fiz hoje as medições e tenho o Nh3 e o NO2 a 0. :roflroll2:

Ter os peixes antes de o ciclo estar completo dificultou mais devido a ter que controlar sempre a agua. Mas com paciência consegui ter o ciclo completo sem nenhuma baixa pelo meio. :)

 

Sobre as questões que coloquei no post anterior, não existe alguma opinião?

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.