Despedi-me da minha carpa koi


Recommended Posts

Na semana passada tive oportunidade de demonstrar o meu amor pela minha carpa koi e comprovar os alertas que me tinham feito cá no fórum.

Alertaram-me que o meu mini-lago (1,80m X120m X 60 cm depois do aumento) era muito pequeno para uma carpa.

 

A carpa veio parar ao meu laguinho vinda dum aquário minúsculo, sem filtro, nem oxigenação. Como começou a saltar para fora do aquário, a dona teve de colocar pelicula aderente para a impedir de saltar e achou pouco estético. Então, seguiu o conselho da minha irmã para que mandasse a carpa para o meu lago e assim, a Josefina veio viver comigo. Tinha na altura, há cerca de 3 anos, 15 cm e o lago era bem à vontade para ela.

Contudo foi crescendo e actualmente já tinha cerca de 30 cm, contando até ao fim da barbatana caudal. Embora eu não notasse que ela se sentia apertada no lago, comecei a pensar que àquele ritmo de crescimento, dentro de pouco tempo, ou eu destruia todo o jardim para fazer um lago grande ou ela teria uma vida com pouca qualidade.

Então decidi. Contactei as pessoas responsáveis e levei-a para aqui:

3531333471_5ea4a8c4b1.jpg

 

Esta é uma pequena amostra do lago, já que a grande carpa branca na foto tem cerca de 70. O lago é enorme (aproximadamente 30 m de comprimento e larguras que variam entre 5 e 10 m) e extremamente cuidado. É no Jardim Tropical Monte Palace do Joe Berardo:

http://www.montepalace.com/section.asp?sec...D=5&lang=pt

 

Eu estava um pouco receosa, em especial porque as carpas que lá vivem são enormes e não sabia até que ponto aceitariam a Josefina.

 

Mas foi incrível ...

 

Cuidadosamente e com a ajuda dum funcionário despejei devagarinho o saco com cerca de 15 l de água, onde vinha a carpa e mal ela chegou ao lago, logo alinhou com as outras, em cardume. Lindo de se ver.

Aquela coisita minúscula, ao lado das outras, nadando com elas graciosamente, como se sempre lá tivesse vivido.

 

Voltei para casa triste e com saudades, mas ao mesmo tempo feliz porque sabia que ela estava bem e naquilo que eu lhe podia dar de mais semelhante à liberdade.

 

Por isso, se um dia vierem à Madeira e visitarem a magnífica Quinta do Berardo, reparem com atenção no lago das kois. A mais pequenina, uma carpita zebrada (riscada de preto e branco) será provavelmente a Josefina. Não sei se lhe voltará uma mancha laranja que tinha na cabeça e entretanto desapareceu.

 

O meu laguinho continua. Muito mais vazio, mas sempre alegre e bonito com os kinguios que não são tão exigentes com espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a tua perda, mas dou-te os parabens pela tua coragem.

 

 

Fatima:

 

 

 

Muito bonito o teu gesto. Não foi uma perda! E sim um ato de amor pelo teu peixe.

 

Não se preocupe a carpa vai ficar bem no meio das outras. E você poderá visitá-la sempre que quiser.

 

Quando for a época de criação que tal pegar um filhote da sua carpa e criá-la ?

 

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um dos actos mais bonitos que se pode ter, além dos mais difíceis, saber quando devemos deixar ir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelo vosso apoio.

Tenho me lembrado dela todos os dias, mas acho que ela deve estar bem, entre os seus iguais.

 

Eu acho que não vou querer criar novamente uma carpa. Elas são lindas, dóceis (a Josefina vinha comer à minha mão), mas é muito difícil separar-se delas depois. ;)

 

Acho que vou continuar apenas com os kinguios. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais