Fan Cooler (DIY)


vspereira

Recommended Posts

Boas.

Tenho 33 anos e dos 15 aos 18 anos tive aquário... dp com a entrada na Univ deixei-me disso pq não tinha tempo.

Este ano o "bichinho" pegou de novo.

 

Setup:

Montagem: 2010/05/07

Dimensões: 100x60x40 (Aquatlantis Evasion)

Litragem real: ~ 180 L

Iluminação: 2*45w T5

Aquecimento: 200w

Filtro: Serafil 900

Substrato: Areão do rio

Co2: Sistema Caseiro + pedra difusora (mas vou fazer DIY para melhorar!)

Bomba de ar: Eheim

 

Flora:

Hygrophila Polysperma

Lobelia Cardinalis

Mayaca Vendelii/Fluviatilis

Bacopa Lanigera

Anubia barteri

Anubia Nana

Microsorium Pteropus

Alternanthera Lolacina

 

Fauna:

2 ottos

14 Guppies

1 Pleco

2 Corydoras

1 Comedor de algas Chinês

4 Zebras

4 Leoprados

1 Tubarão Bala

1 Tetra Buenos Aires

3 Mollys Balão

4 Barbos Tigre

(alguns alevins de Molly e Guppie)

 

Quanto ao arrefecedor, utilizei 2 ventoínhas de fontes de alimentação de PC (não custou nada pois arranjei de fontes avariadas) ligadas a transformador 12V comprado nos chineses (4€), acrilico branco (já tinha).

Posso afirmar que antes tinha a água a 32ºC e com as ventoínhas que montei (DIY) anda sempre nos 28ºC (se meter a rotação no máximo baixa aos 27ºC... mas o barulho é um pouco maior).

 

Visão da tampa de cima.

Para não estragar a tampa original, fiz uma para usar apenas no verão (tipo acrilico branco)

dscn3595.jpg

 

Detalhe de uma das ventoínhas de fonte de alimentação de PC.

Notem que ainda me falta passar uma pequena calha para "esconder" os fios electricos.

dscn3596c.jpg

 

Transformador 12V comprado nos chineses (para alimentar as ventoínhas). A velocidade depende da selecção que coloque no transformador, ou seja, consigo definir a rotação que pretendo.

dscn3599b.jpg

 

Já agora uma visão do meu aquário...

dscn3524s.jpg

 

 

Espero que tenham entendido... parece-me mt simples.

Caso precisem de qualquer ajuda, contactem-me....

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante bom :D

e como ligaste as ventoinhas ao transformador?

tens foto?

 

 

Muito simples.... lol... acho eu.

 

A ligação foi feita utilizando as fichas que vêm no transformador (podia simplesmente cortá-las e ligar fio por fio... mas assim nem estrago aquilo).

Um dos fios entra dentro do "jack", o outro enrolo à volta do "jack" e depois enrolo fita de electricista (aquela que normalmente é preta e estica um pouco).

Como aquilo são 12V nem há perigo de curto-circuíto.

 

O transformador tem 2 botões: um é a voltagem (que faz variar a velocidade das ventoínhas), o outro é o inversor de polaridade (+)(-).

Podem ligar à vontade se os fios não estiverem bem ligados, simplesmente nem funciona... se não funcionar, troquem a posição e dá de certeza.

Para o meu aqua de 20L de camarões comprei uma vetoínha pequeninha (mt mais peq q as fans dos PCs) numa loja de material eléctrico... custou 6€.

 

Caso precisem de qualquer ajuda adicional... para este pequeno DIY... não hesitem!

Abraço.

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais