MonsterKeeper "The small"


K_Senhor

Recommended Posts

Bem vindos novamente, a mais um aqua para monstros! Este aqua tem como objectivo principal ser o lar para alguns Oscares e como objectivo secundário servir como aqua de crescimento para outras grandes especies, que nao podem ir para o maior devido ao seu reduzido tamanho. Espero que gostem. Aqui vai o Setup:

 

Setup:

 

Aqua - 1.45mx0.6mx0.7m (609l brutos)

Aquecimento - 1 Jager 300w + 1Jager150w

Iluminacão - Calha Blau Lumina 8x54w, mas so tera 4 ou 5 lampadas

 

Filtragem:

 

Sump 1mx0.5mx0.5m (250l brutos) com bomba de retorno de 6500l/h, massas filtrantes, bomba de ar Hailea 4x 2,5l/min, 2 bombas pequenas 650l/h para circulação de agua nas bio-balls

 

Hardscape:

 

40kg areia de rio

Troncos

 

Fauna:

 

2 Pseudoplatystoma fasciatum "Tiger ShovelNose"

2 L-191

1 Polypterus Ornatipinnis

1 potamotrygon reticulatus (A minha primeira raia para ganhar mais experiencia)

2 Platystoma Lima

2 Oscares tigre

1 Silver Arowana

 

Infelizmente n posso dizer que ja tenho o aqua a funcionar a 100%, visto que a primeira sump que veio estava com fugas mas ja foi substituida, falta as tampas do aqua, torneira do tubo que leva a aqua para a sump e a saida em bico de pato para o tubo que traz a agua da bomba de retorno para o aqua. Mais logo ponho fotos.

Editado por K_Senhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola! Como poderão ver ja de seguida, este sistema ainda está ha espera de ser acabado. Infelizmente, tive a pouca sorte de a primeira sump vir com fugas e o pessoal da AquaVitro estar com uma carga de trabalho grande atrasando as entregas e finalização das encomendas. Por agora ainda nao montei a iluminação porque ainda tenho de adquirir as lâmpadas, falta finalizar o refugio que tenho na sump, modificar a saida da agua para o aqua e colocar as tampas.

 

A chegada e colocação do sistema no sitio:

 

DSC01200.jpg

DSC01201.jpg

DSC01202.jpg

DSC01203.jpg

DSC01210.jpg

 

 

Montagem do equipamento na 1ªsump:

 

DSC01214.jpg

DSC01215.jpg

 

 

Depois de ter a sump cheia de agua para a testar, reparei que tinha fugas, despejei e so enchi parcialmente o aqua onde coloquei depois os termostatos e 2 filtros fraquitos, so pr manter a agua oxigenada e a limpeza no minimo exigivel. Em baixo o sitema que usei para ter agua ja ciclada, que foi basicamente 2 tubos e uma bomba, que extraia agua do outro Monsterkeeper

 

DSC01218.jpg

DSC01219.jpg

DSC01220.jpg

DSC01221.jpg

 

 

Montagem da segunda sump onde utilizei Eheim Substrat Pro na zona da bomba de retorno, visto que na zona ha frente apesar de ter Bio-Balls é polivalente, tambem servindo de refugio se necessário. Na zona da bomba de retorno tambem coloquei difusores ligados a uma bomba de ar e na frente duas bombas de filtros pequenos, mais uma de 1750l/h que leva agua para a zona de tras de modo a que haja mais circulação de ar entre as bio-balls pr tornar a filtração mais eficiente:

 

DSC01313.jpg

DSC01315.jpg

DSC01316.jpg

DSC01317.jpg

DSC01319.jpg

DSC01320.jpg

DSC01323.jpg

 

 

De seguida a chegada dos 2 panaques L-191 e da Polipterus Ornatipinnis

 

DSC01305.jpg

DSC01306.jpg

 

Fotos dos restantes habitantes:

 

DSC01231.jpg

DSC01238.jpg

DSC01239.jpg

DSC01240.jpg

 

A raia que esta magra e nao come, mesmo estando habituada na loja a comer ração:

 

DSC01326.jpg

 

 

Este video é o sistema de curtina de ar que tenho por baixo das bio-balls

 

Aqui neste video podem ver que o sistema esta inacabado, que para alem de molhar tudo faz ca uma barulheira...

Editado por K_Senhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOM :transport027: SERA :crazyeyes: QUE VAMOS :crazyeyes: VAMOS TER UM...UHUHUH :surrender: AQUARIO COM CULUNA SECA HUHUHUHU :crazyeyes: AGUA SALGADA

DAQUIM MAIS UNS MESES NOS FALAMOS BEM VINDO

 

Foi pensado para salgada, dai tambem a calha que ira ter. Mas ainda nao percebo muito da coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Hoje de manhã a minha raia morreu :) . Penso que ja nao havia solução. Ainda a coloquei num aqua ha parte, onde subi a temperatura lentamente até aos 31ºC com as luzes apagadas mas ja nao deu mesmo. Estava magra e nao comeu desde que a comprei, mas pela informação que me deram, dizem que nesta espécie é costume acontecer. Enfim tenho que tentar agora com as motoro apesar do tamanho em adultas ou com hystrix que crescem bem menos. :P

Editado por K_Senhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... um aqua à Homem.

Parabéns por um lado e lamento a morte da raia. Melhor sorte para a próxima.

 

Fiquei surpreendido com o imenso barulho da água. Talvez considerar uma tampa (quadrada) para esse local, com uma ligeira abertura/ranhura para passar a água que vai para a sump?

 

Gostei do sistema de arejamento das bioballs, bem pensado. A sump também é made aquavidro?

 

Muito bom mesmo. Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... um aqua à Homem.

Parabéns por um lado e lamento a morte da raia. Melhor sorte para a próxima.

 

Fiquei surpreendido com o imenso barulho da água. Talvez considerar uma tampa (quadrada) para esse local, com uma ligeira abertura/ranhura para passar a água que vai para a sump?

 

Gostei do sistema de arejamento das bioballs, bem pensado. A sump também é made aquavidro?

 

Muito bom mesmo. Vai actualizando.

 

Ola! É tudo Aquavitro. Quanto á questão do ruido é so mesmo por ainda os pormenores não estarem terminados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que funciona essa sump outra vez?

Pelo que vi das fotos e dos videos podes optimizar a coisa bastante em termos de limpeza mecanica de detritos.... Olha que ao chegar á parte da materia filtrante (esponja azul e biopur), alguma da água pode ir directamente para o lado das bioballs, arrastando sujidade consigo no processo. Seria a meu ver, preferivel que a água fosse obrigada a atravessar a esponja azul, depois passar através do Biopur, e só então atravessar o S que dá para as Bioballs. Isso Maximizaria a filtração que consegues com a Sump que tens ai. Como tens isso, a meu ver tens sempre uma parte da água que passa hipotéticamente pelo sistema sem sofrer qualquer filtragem=S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que funciona essa sump outra vez?

Pelo que vi das fotos e dos videos podes optimizar a coisa bastante em termos de limpeza mecanica de detritos.... Olha que ao chegar á parte da materia filtrante (esponja azul e biopur), alguma da água pode ir directamente para o lado das bioballs, arrastando sujidade consigo no processo. Seria a meu ver, preferivel que a água fosse obrigada a atravessar a esponja azul, depois passar através do Biopur, e só então atravessar o S que dá para as Bioballs. Isso Maximizaria a filtração que consegues com a Sump que tens ai. Como tens isso, a meu ver tens sempre uma parte da água que passa hipotéticamente pelo sistema sem sofrer qualquer filtragem=S

 

Ola! Ainda falta colocar a lã de vidro entre as divisorias para ficar completo e para passar pela esponja e pelas ceramicas da maneira como dizes, teria de a agua passar por baixo da primeira divisoria e nao por cima. Coloquei assim, porque se fores á Aquaplante eles lá também têm desta maneira, dai eu ter colocado assim. Se eu colocar a esponja por cima, por ser menos porosa para alem de nao permitir que se deposite mais materia para os niveis de baixo, ainda iria mais materia para as outras divisoes devido ha reduzida circilação dentro dela. A meu ver como as ceramicas têm orificios grandes e sao mais espaçadas entre si deixam acumular mais materia e haver maior circulação. Eu ate teria so colocado ceramicas, mas devido ao preço e ha agitação que tem a agua nao segurariam tão bem as particulas mais pequenas como as esponjas seguram, dai eu ter esta configuração. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola! Ja tenho o Aqua terminado so falta mesmo ter a calha pendurada ja desde 29Abr se não estou em erro. Aqui vai as fotos:

 

A valvula do tubo de esgoto e o bico de pato duplo para o tubo de retorno:

 

DSC01340.jpg

DSC01341.jpg

DSC01342.jpg

DSC01355.jpg

DSC01344.jpg

 

 

O Aqua e os habitantes:

 

DSC01357.jpg

DSC01359.jpg

DSC01360.jpg

DSC01361.jpg

DSC01362.jpg

DSC01365.jpg

DSC01366.jpg

DSC01367.jpg

 

ABraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o suposto efeito das biobolas?

 

Filtragem Biologica. Como têm grande superficie de contacto, aumenta a superficie de contacto para as bacterias fixarem-se aumentando assim o poder filtrante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Panaque e a polypterus estão mesmo muito fixes.

 

A raia na foto notava-se logo que estava super-fragilizada, e desse tamanho deve já ter custado algumas coroas, uma pequena custa 40 euros pelo menos, pelo menos queriam vender-me uma a esse preço, só não fiquei com ela, porque teria que investir num aquario maior, quando ela crescesse.

 

já gastaste ai uma boa massa só em meia duzia de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem Biologica. Como têm grande superficie de contacto, aumenta a superficie de contacto para as bacterias fixarem-se aumentando assim o poder filtrante.

 

na minha opiniao quem quer filtragem biologica usa siporax, uma vez que as biobolas sao para serem usadas em estruturas verticais com a agua a correr de cima para baixo e de forma moderada, porque se estiverem completamente submsersas nao vao desempenhar o seu papel a 100%. opá posso estar a dizer um disparate apesar de achar que estou certo mas se assim for peço desculpa xP sou um principiante.

 

cumps

nuno francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a achar um projecto bastante interessante e para ser acompanhado, belíssimo esquema de filtragem sim senhor, um desses no grande é que era, não é que os 2 "calhaus" que tens lá encarregues da filtragem não sejam suficientes, mas uma sump é uma sump e o resto é conversa...

 

Quanto à fauna a meu ver esse oscar rapidamente se irá tornar o peixe mais bonito/espectacular desse aqua, adoro oscares um dia ainda hei-de montar um para oscares acho peixes formidáveis e pelo que oiço um cão com barbatanas no que toca a interagir com o dono, só posso dizer que realmente tiveste bom gosto nessa aquisição...

 

Realmente nota-se que tens investido forte nos aquas mas a meu ver tu não deixas nada ao calhas e investes em qualidade e isso ninguém pode negar...

 

Parabéns belo projecto, continua a actualizar que eu vou acompanhar sem dúvida...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao quem quer filtragem biologica usa siporax, uma vez que as biobolas sao para serem usadas em estruturas verticais com a agua a correr de cima para baixo e de forma moderada, porque se estiverem completamente submsersas nao vao desempenhar o seu papel a 100%. opá posso estar a dizer um disparate apesar de achar que estou certo mas se assim for peço desculpa xP sou um principiante.

 

cumps

nuno francisco

 

Realmente tens razao, ja vi isso nos bastidores do Oceanário, mas para fazer isso assim teria que montar um tubo bem grande ou em mais que um tubo mas mais pequenos e com bombas de ar bem fortes, para alem da tubagem que teria que fazer. Assim como eu fiz penso que é mais simples, mais barato e com menos canalização. Quanto mais simples, menos riscos ha de acontecer algum desastre. Talvez num futuro projecto quanto tiver mais espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a achar um projecto bastante interessante e para ser acompanhado, belíssimo esquema de filtragem sim senhor, um desses no grande é que era, não é que os 2 "calhaus" que tens lá encarregues da filtragem não sejam suficientes, mas uma sump é uma sump e o resto é conversa...

 

Quanto à fauna a meu ver esse oscar rapidamente se irá tornar o peixe mais bonito/espectacular desse aqua, adoro oscares um dia ainda hei-de montar um para oscares acho peixes formidáveis e pelo que oiço um cão com barbatanas no que toca a interagir com o dono, só posso dizer que realmente tiveste bom gosto nessa aquisição...

 

Realmente nota-se que tens investido forte nos aquas mas a meu ver tu não deixas nada ao calhas e investes em qualidade e isso ninguém pode negar...

 

Parabéns belo projecto, continua a actualizar que eu vou acompanhar sem dúvida...

 

cumpz

 

So nao coloquei no aqua grande devido ao peso, porque moro num predio. Quando tiver um ainda maior aí colocarei uma sump em conjunto com os filtros. De resto sim tem sindo um grande investimento por volta dos milhares de euros. Caso pensem que é muito dinheiro apenas respondo que nao bebo nem fumo nem tenho outros vicios, ha pessoas que gastam dinheiro em carros, motas, roupa, coisas para casa, ate noutro tipos de hobby mais caros e eu gasto em peixes :) , lol. Alem disso este tipo de investimento dura anos e se tinha a hipotese era aproveitar e gastar em qualidade porque a longo prazo poupo mais e sim ja noto a diferença em termos de poupança. Apenas digo, aproveitem a vida ;) porque uma pessoa trabalha para ter o que quer.

Em relação aos óscares, estou em pensar em reduzir a população deste aqua para ficar um aqua mais virado para a manutenção de oscares. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não for indiscrição.. em quantos €€ vai esta obra de arte?

 

So do material (aqua, calha, estrutura, sump, bombas, aquecimento e massas filtrantes) perto dos 1500€, com os peixes fica a 1770€. O grande fica bem mais caro, cerca de 2500 so o material e c peixes 2650, mas claro o valor dos peixes era de quando eram pequenos com menos de 10cm, porque se for o valor deles agora ficam bem acima do preço deles em pequenos. Depois a acrescentar a isto ha sempre a acrescentar a aquisicao de produtos para a agua, comida, equipamento electrico, coisas mais pequenas como tubo, termometros, bombas de circulação, areias, hardscape, equipamento para fazer as mudanças (colossais!!!) de agua, e mais coisas assim que para este tipo de aquas e peixes é sempre em doses industriais, o que tambem torna a coisa mais barata por ser adquirido em grande quantidade, ja para nao falar do trabalho que da para manter estes aquas sempre limpos. Os valores dos peixes que estao aqui sao dos que ainda tenho porque se for a adicionar dos que foram comidos ou nao resistiram, tambem sobe bastante a conta.

Editado por K_Senhor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens razao, ja vi isso nos bastidores do Oceanário, mas para fazer isso assim teria que montar um tubo bem grande ou em mais que um tubo mas mais pequenos e com bombas de ar bem fortes, para alem da tubagem que teria que fazer. Assim como eu fiz penso que é mais simples, mais barato e com menos canalização. Quanto mais simples, menos riscos ha de acontecer algum desastre. Talvez num futuro projecto quanto tiver mais espaço.

 

tudo bem, eu entendo o facto de nao ser possivel montar uma estrutura capaz de fazer esse efeito. mas se a filtragem biologica for o objectivo, entao nesse caso o melhor alvez seja substituir essas biobolas por ceramicas ou siporax uma vez que o plastico das biobolas nao fornece suporte ás bactérias. por isso o volume de fixaçao criado pelas biobolas é na realidade muito reduzido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem, eu entendo o facto de nao ser possivel montar uma estrutura capaz de fazer esse efeito. mas se a filtragem biologica for o objectivo, entao nesse caso o melhor alvez seja substituir essas biobolas por ceramicas ou siporax uma vez que o plastico das biobolas nao fornece suporte ás bactérias. por isso o volume de fixaçao criado pelas biobolas é na realidade muito reduzido.

 

Eu ate faria isso mas tambem tenho que ter em atenção ao preço que iria ficar se optar por essa solução tendo em conta o volume que iria necessitar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.