O meu primeiro aqua - pseudoplantado


inexperiente

Recommended Posts

Boas noites,

 

Estou-me a iniciar neste maravilhoso mundo, mas antes deixo uma pequena introdução:

 

Desde pequeno, que via meu pai fazer e montar aquários de água salgada. Sempre adorei animais, mas acabei por desistir, pois julgava-me "sem jeito" para estas espécies fascinantes. Por duas ou três vezes, que me ofereceram aqueles aquários de bola, com um peixinho dourado ou preto lá dentro, que após pouco tempo, acabava por morrer. Por nunca ter gostado de ver um animal morrer nas minhas mãos, acabei por desistir dos mesmos.

 

Há cerca de um ano atrás, ofereci a minha mulher, um pequeno aquário de 20l, onde também nunca tive muita sorte com os peixes. Agora percebo, que cometi N erros que poderiam ter sido facilmente evitados.

 

DSC01973.th.JPG

 

Neste momento, está muito descuidado a nível de plantas e contém 5 peixinhos (1a platy, 1a guppie, 3 peixes oferecidos por um amigo, que não consigo identificar. Poderão ser espadas, ou guppies selvagens, mas não tenho a certa).

 

Exactamente há duas semanas atrás, fomos a uma loja de animais e minha mulher, generosamente ofereceu-me o seguinte:

 

DSC01958.th.JPG

 

Felicíssimo por esta super prenda, decidi aplicar-me o máximo possível neste lindo (e dispendioso) hobby, ao que acabaram por me indicar este (e outros sittes/fóruns), pelo qual onde passei estas duas semanas, completamente aplicado na leitura de toda a informação que pudesse recolher.

 

Hoje, após duas semanas a olhar para esse aquário vazio, chegamos a esta configuração final:

 

DSC01969.th.JPG

 

Setup :

-Aquario AQUAPOR MAGNUN 120 120(L)X42(P)X58 - 204(Litros brutos) - http://www.aquapor.pt/pt/magnum.htm

 

Substrato:

7 bolas da JBL

 

Hardscape:

30 kg de areão

1 tronco

1 pedra vulcânica

5 pedras vermelhas (não sei o que são)

1 anfora

1 barquinho

1 pedra

 

Iluminação:

2x30W - Ver foto (Tem esta referência nas lâmpadas: F 30T8/GR)

 

DSC01960.th.JPG

 

DSC01961.th.JPG

 

 

Filtragem:

Filtro Eheim Classic 2217 (incrívelmente silencioso)

Sera Ceramica SIPORAX

Sera Ceramica BIOPUR FORTE

BIO NITRIVEC

 

Aquecimento: TETRATEC HT200 ATÉ 300L

 

Oxigenação: Bomba d'ar TETRATEC APS 150

 

Flora:

3 anúbias

3 vallisneria (parece-me que são, mas não havia info na loja. Podem confirmar por favor?)

2 bolas de musgo de java

1 planta (por identificar - foto1) - já a tive antes e além de muito linda, é bastante resistente a meu ver. No aqua de 20l, tenho uma destas, que apesar de muito que passou, continua a crescer...

DSC01970.th.JPG

1 planta (por identificar - foto 2)

DSC01971.th.JPG

1 planta (por identificar - foto 3)

DSC01972.th.JPG

 

Dúvidas:

- A iluminação é suficiente para estas plantas? Tive o cuidado de coloca-las o máximo possível na zona de luz (onde está o barquinho, não apanha luz directa)

 

- As 7 bolas da JBL, serão suficientes, para manter as plantas? Ou tenho de comprar algum fertilizante adicional?

 

- Já li que ajuda bastante às Anubias, colocar pequenos pregos de ferro junto às raízes, mas tenho medo que isso possa prejudicar algum tipo peixe em particular, ou até mesmo contaminar a água.

 

- Hoje estamos na 2ª semana de ciclagem e adicionei pela primeira vez as bactérias (nas primeiras duas semanas, o aqua funcionou com um filtro interno e só deitava pequenas quantidades de comida), através do NITRIVEC da Sera. Diz lá que se pode colocar um peixe após 24h, mas não o vou fazer. Uma semana será suficiente? Seja como for, não vou colocar qualquer peixe sem fazer o teste da amónia e dos nitratos.

 

- Não tencionava inserir tantas plantas, mas algumas plantas (a da foto 1 e 2) vinham com vários pés todos juntos, além disso, o entusiasmo... Como estavam na loja com a info "Plantas diversas, não sei o nome das mesmas, tirando as que conheço (ou julgo conhecer). Visto ter um número maior ao esperado, devo inserir CO2 caseiro (se sim, quando?)

 

- Optei por colocar duas camadas de Ceramica diferentes dentro do filtro, pois julgo que fará uma melhor concentração de bactérias. Desta forma, fico com algumas camadas de esponja azul, duas camadas distintas de ceramica, uma esponja preta (julgo que contenha carvão e vem com o próprio filtro) e uma esponja branca (lá de vidro?), que também vem com o filtro. Preciso colocar/retirar alguma coisa do filtro? Se for necessário (ainda não testei o pH), tenciono colocar uma camada de turfa, para tentar baixar o mesmo. Isto pode trazer problemas para o filtro?

 

- Uma das Anubias, tem uma folha completamente enrolada em si (como quem enrola um charuto). Isto é algum sinal de "stress" para as plantas?

 

Penso que por agora seja tudo, mas ainda pairam muitas dúvidas, que a seu tempo, serão aqui colocadas.

 

Deixo também os meus parabéns ao fórum e aos seus utilizadores, que tanto contribuem para a divulgação de tão importantes informações que muito nos ajudam neste mundo.

 

Antecipadamente agradecido,

 

Inexperiente

 

PS: Esqueci-me de referir, que será um aqua comunitário, para platys, espadas, guppies, mollys e alguns outros peixes que ainda estou por me decidir.

 

PS1: Se clicarem nas fotos, elas ficam em ponto maior

 

PS2: Não coloquei ainda os parametros da água, pois, visto tanta alteração, a mesma ainda deve estar a estabilizar.

 

PS3: Ninguém deita uma mãozinha?

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Precisava mesmo de ajuda. Neste momento, o meu problema mais grave é o pH.

 

Vivo na Madeira, e a água da torneira, além de dura, tem um pH de 7.8 a 8.0.

 

Para melhorar, quando fui comprar o aqua e acessórios, o homem da loja, vendeu-me pedra calcária. Perguntei se "as pedras calcárias, fazem subir o pH?", ao que me respondeu duas vezes que não.

 

Reparei também, que a água onde fazia o tratamento do tronco, descia o pH da água da torneira, para 6.9 a 7.0 - o mesmo já não acontece dentro do aqua, possivelmente, devido às quantidades serem muito superiores, assim como o areão que lá se encontra.

 

Li também, algures por aí, que a turfa no filtro, baixava o pH da água, mas com o tempo perdia o efeito e se existisse carvão activado dentro do filtro, esta tirava a cor da turfa, mas ao mesmo tempo anulava o efeito do pH. Então fui ao filtro (inundei a casa toda, lol) e retirei a esponja de carvão preta, pois notei que o tronco deixara de colorir a água. Nota: A água do aqua nunca ficou de cor amarelada ou cor de chá, como ficava quando fazia o tratamento ao tronco.

A esponja esteve 24h com o filtro a trabalhar. Terá "estragado" definitivamente o efeito do tronco (amarelar a água e consequentemente, baixar o pH?)

 

Amanhã vou testar novamente, a ver se o facto de ter retirado a tal esponja de carvão, se faz ou não baixar o pH, assim como, se a água começa a amarelar ou não.

 

Por fim e isto é o que me faz ficar mais confuso, retirei pedras do aqua, para testar com vinagre e não deitou qualquer tipo de bolhas. As pedras têm de estar secas?

 

Já não sei o que faça, para baixar o pH (neste momento, está a 7.8/8.0) mas o mais provavel é que retire todas as pedras e mude-as para outro tipo. Acontece, que TODAS as lojas de animais que tenho visto aqui na Madeira, vendem o mesmo tipo de pedra, iguais à que tenho no aqua. Cheguei a ir a uma outra loja e disseram-me que as pedras não eram calcárias (apesar de serem iguais às que tenho no aqua) e pedi para trazer uma para testar. Essa pedrinha que trouxe da outra loja, de facto deitou bolhas ao ser colocada em vinagre, mas poderá ter sido por ter ar dentro? Estava seca.

 

Que tipo de pedras posso por para evitar este problema?

 

Mas continuo com outro problema. Se a água da torneira, sai a 7.8, como vou resolver isto?

 

Por favor, ajudem-me, pois já começo a ficar sem saber o que fazer quanto ao pH. Quero fazer um aqua comunitário, com os peixes que acima referi, mas o pH que disponho, não me irá permitir. Estou mesmo a pensar, antes de mudar as pedras, colocar turfa no filtro e mais 3kg de tronco no aqua, mas tenho fortes dúvidas, que isto resolva me o problema.

 

Inexperiente

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areao deveria ser inerte, com areao calcario não vais nunca conseguir baixar o ph.

 

O tronco baixa o ph, mas é muito lentamente, não é do dia para a noite.

 

A turfa igual, e se a agua é dura é ainda mais difícil mudar os parâmetros (efeito tampão).

 

Mas olha que , com turfa no filtro, sem nada calcario no aquario, e uns tronquitos consegues baixar um pouco o ph, mas tambem não te interessa tornar a agua acida, os peixes que queres gostam de aguas alcalinas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que alternativa tenho em relação às pedras? As lojas de animais, vendem todas o mesmo tipo e não estão minimamente preocupados se sobe ou se baixa. Coloco aquelas pedras que se usa na construção civil (brita?) devidamente lavadas e fervidas?

 

Além disso, como posso ter a certeza absoluta que tenho pedras calcárias dentro do aqua e não é apenas a água da torneira?

 

Visto ter que mudar a água toda, vou perder a colónia de bactérias do filtro? (Penso conseguir fazer a mudança em duas horas, mas a nova água vai ter cloro... isso vai me matar todas as bactérias, certo?)

 

Bem, se assim for, começar a ciclagem de novo, é o menor dos meus problemas...

 

Visto retirar as pedras, vou aproveitar para colocar substrato. Que aconselham? Como aconselham que seja feita a sua colocação?

 

Estive a pensar em colocar areia de sílica, mas isso vai-me atrofiar as raízes das plantas? Tencionava ter corydoras melini e até uma cobrinha kulhi também... A areia de sílica, não será mau para ambos?

 

Obrigado

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ás rochas, podes colher da Natureza, vê se ai existem basaltos, e xistos!

 

Em relação ao areão, tu deves ter alguma loja em que vendam substratos sem ser calcarios.

 

Mas mais uma vez digo, para as especies que qeres manter esse ph não está muito mal.

 

Amigo eu tenho esse ph (ligeiramente menos só) no meu aquário e tenho peixes de águas ácidas que estão bem e recomendam-se bem como platys (vivíparos como os que queres colocar ! )

 

Tira as tuas ideias ...

 

E mais uma coisa, mais vale um ph estável memsso que não seja o totalmente apropriado para os peixes, que um ph em constante mudança ! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mais uma vez digo, para as especies que qeres manter esse ph não está muito mal.

 

Para platys, guppies, mollys e espadas, um pH de 7.8 a 8.0, não será demais?

 

Além disso, gostava de incluir algumas destas espécies:

 

- Boraras brigittae

- Acanthophtalmus kuhli

- Brachydanio frankei

- Celestichthys margaritatus

- Corydoras melini

- Pseudomugil gertrudae

- Aplocheilichthys normani

 

Especialmente (pela respectiva ordem de importância):

- Corydoras melini

- Acanthophtalmus kuhli

 

Prescindia de todas as outras, se pudesse colocar o primeiro grupo de Poecilídeos, juntamente com as melini e por ventura, as kuhli.

 

Obrigado por tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo nós devemos lutar para dar o melhor que pudemos aos nossos peixes.

 

As corydoras são peixes resistentes e acho que com uma boa aclimatização não terá grande problema.

 

Claro se tiver alguma coisa calcaria dentro do aquário, tire de lá de dentro!

 

Meta o desejado tronco, e deixe estar.

 

7.8 não é demais para os viviparos que falou.

 

E com cuidado ainda desce isso para os 7.6 7.4.

 

Claro a sua água se é dura e já de si vem com ph alto torna complicado conseguir ter valores neutros.

 

Mas mais vale um aqua estabilizado que andar em lutas constantes pelo ph ideal.

 

A cobrinha não sei, não quero comentar.

 

Mas as corydoras regra geral são peixes resistentes, e se o ph estiver ali entre o 7 e o 8 não deve haver grande probelma.

 

eu sigo-me por esta ordem de ideias, pois tenho um ph parecido e tenho corydoras e peixes mais sensiveis.

 

Não é ser um bom exemplo, longe disso, mas prefiro ter os parametro estáveis que andar a colocar quimicos para baixar o ph , que na realidade só provocam oscilações.

 

Mas espere por outras opiniões!

 

De certeza que receberá opiniões diferentes da minha, e seguindo os argumentos dados, decidirá melhor o que fazer! ;)

 

Cumprimentos e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Desde já, obrigado pelas respostas.

 

O tronco já se encontra no aqua e não senti alterações no pH, mas como você disse "ainda demora a estabilizar"

 

Vou esperar até próximo sábado e se o pH não descer, vou mesmo fazer as alterações. Sou contra os químicos também e não pretendo usa-los para regular o pH, daí as minhas tentativas, de fazer isto o mais natural possível.

 

Uma vez mais, obrigado pelas respostas e paciência.

 

Inexperiente

 

PS: Quanto às restantes questões, apresentadas no primeiro post, alguém pode dar uma ajuda?

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á anubia não se esqueça de a manter atada a algo, e não enterrada sobre pena de apodrecer.

 

E mais uma coisa, tem ai um belo aquário!

 

Ainda faz uma coisa muita fixe !!

 

E já agora, já pensou em ciclideos africanos?

 

Esse aquário já dava para fazer alguma coisa com os do lago tanganika e o ph que tem já é um bom começo!

 

Pense nisso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que medi o pH da água, que a coisa que mais penso, é nos Ciclídeos Africanos do Lago de Malawi. Assim resolveria facilmente o problema, pois sei que as pedras calcárias, sobem e estabilizam o pH aos 8.2 - senão estou em erro, também tornam a água mais dura (o tal efeito de tampão), evitando oscilações, mesmo nos TPAs.

 

Problemas:

 

- Vai contra o estilo de aquario que pretendemos ter, ou seja, muitos, mas pequenos peixes.

- São caros e não existem na Madeira. Teria de importar toda a fauna.

- São difíceis de reproduzir (julgo)

- São peixes para aquariofilistas mais avançados (o que também não é o meu caso)

- São agressivos e territorialistas o que só me permitiria ter poucas espécies, como também, poucos exemplares

 

Quanto às Anubias, todas as 3 estão com as raízes completamente fora do areão e amarradas a pedras/tronco

 

As restantes enterrei, mas tenho medo, que alguma das 3 especies que desconheço, sejam também tipo anubia, ou seja, não possam ser enterradas e acabem por morrer. Se alguém me conseguisse identificar as espécies do 1º post, ficava agradecido.

 

Antecipadamente agradecido,

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E sempre bom encontrar pessoal da terra aqui no fórum, mas avaliando a primeira vista o teu projecto acho que devias pensar em montar isso tudo outra vez, nunca cofies em conselhos dos lojistas pois se tens rochas calcarias nunca vais conseguir baixar o PH, para alem do facto dos mesmos pouco perceberem de Aquariofília.

Se tens duvidas em relação as pedras mete algumas no vinagre durante 24 horas.

Deverias repensar em mudar esse substrato, aconselho te a usar areia de filtro de piscina, tem a vender no max mat ou na AKI, se conseguires um pouco de areia de ribeira seria bom para misturar e não ficar nem muito branca nem muito preta.

 

Podes ver na minha foto como fica.

gallery_7198_1603_32370.jpg

 

Quanto a luz acho que também e pouca deverias ter pelo menos mais uma lâmpada.

Não uses carvão no filtro só em caso de intoxicações ou tratamentos, podes usar o purigem e bom, deixa a agua limpa e não prejudica os elementos vitais as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois amigo, mas tens os tanganicas!

 

Esses reproduzem-se , e para além disso teem comportamentos espectaculares, pelo que leio.

 

Um dia quero um aquário de ciclideos.

 

Podias colocar umas colónias engraçadas ai de peixes das conchas (sheld dewlers acho que é assim) e das rochas .

 

Eu acho mais interessante que um aqua de vivíparos, mas claro está, GOSTOS NÃO SE DISCUTEM!!

 

O que não faltam são pessoas com aquários de viviparos e que os adoram, e existem muitos bonitos! Eu também tenho 3 platys muito bonitos e um guppy igualmente lindo ;)

 

Cumprimentos e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... problema é que eu vivo na Ilha da Madeira - Portugal e aqui as variedades de peixes, são escassas.

 

Além disso, o objectivo mesmo são os viviparos, a diversidade de cores e a quantidade de peixes.

 

Por outro lado, o gosto vai mesmo para peixes pequenos e coloridos.

 

Por fim, agradava-me tentar a reprodução e ver a Natureza no seu ciclo.

 

Nas duas semanas em que o aqua esteve (e ainda está) em ciclagem, li tudo o que podia, sobre os mais diversos tipos de peixes. Um a um...

 

A escolha está feita. Agora só quero é arranjar condições para manter os peixes. Como já li por aí, não quero peixes que sobrevivam, mas sim peixes que vivam saudavelmente sem ter que recorrer a químicos para os manter.

 

Uma vez mais, obrigado por tudo,

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas clik,

 

Antes de mais, obrigado pelas tuas respostas rápidas como sempre... É bom ter pessoal da terra que nos possa ajudar também.

 

Essa areia que falas é suficiente para "alimentar" as plantas? Areia de ribeira, acho que não a vou conseguir arranjar, pois não sei como ter acesso às ribeiras, para a ir buscar. Areia de filtro de piscina é o mesmo que "areia de silica"?

 

Outra questão: A areia não me vai atrofiar as raízes das plantas?

 

Em relação à luz, não será mais fácil arranjar outras mais potentes, sem ter que mudar a calha (ex: 2x60W)? Não percebo nada de iluminação ;)

 

Inexperiente

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se não pretendes nenhum tapete de plantas e o suficiente, para alem do facto de libertar poucos nutrientes para a agua o que vai impedir o aparecimento de algas.

Se notares pouco crescimento das plantas podes usar um fertilizante que vai ajudar no seu crescimento ou até pastilhas de fertilizantes que podes enterrar junto as raízes.

Quanto a areia, sim e areia de sílica.

O esse substrato que tens com o tempo devido a sua porosidade acumula muita matéria orgânica o que passado um a dois anos da problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disseram, não tens um pH muito alto para os peixes que pretendes. São de águas alcalinas. Mas se queres mesmo baixar o pH, primeiro faz testes ao areão e ás pedras (sim, têm que estar secas). Se continuar a rondar os 7.8/8 e se quiseres mesmo mesmo baixar o pH, usas troncos e turfa, retiras as pedras e substituis o areão. Também podes usar água engarrafada. No entanto, para isso, terias que substituir a água toda do aquário, pois meter água ácida nessa água, é indiferente, pois não teria efeito suficiente. Depois ias fazendo TPAs com água engarrafada e com água da torneira, numa proporção que desse para manter um pH estável. Tem é um problema: é chato para catano, pois terias que fazer testes bastante regularmente e ver as proporções certas.

 

Como saber se o problema são das pedras ou da água? Nada mais fácil...Medir o pH à saída da torneira (deixar 24 de repouso antes de medir) e ver se é esse valor. Deixas a água repousar durante uma semana e voltas a testar, para ver se o pH baixou, pois pode acontecer isso (embora neste caso, não parece que assim o seja, por causa da dureza). E vês a água com as pedras (também podes colocar as pedras em água engarrafada ácida, para ver se aumenta o pH consideravelmente).

 

Mudar a água completa do aquário faz perder algumas bactérias, mas a maioria das bactérias estão concentradas no filtro e no areão, pelo que não começas tuuudo de novo. Mas voltas atrás um pouco, sim. Quanto ao cloro, se deixares a água repousar no garrafão, aberto, durante pelo menos um dia, o cloro evapora. O garrafão deve conter alguma agitação, quer seja através de uma bomba de ar, quer seja, pelo menos, com alguns abanões na água (vais ver assim umas bolhinhas ao vir ao de cima), o cloro evapora.

 

Quantos aos peixes, uma pesquisa (pelo google), esclarece o pH dos peixes que pretendes. Assim, vi que os Acanthophtalmus kuhli e as corydora melini é que são peixes de água ácida. Especialmente os primeiros. Talvez seja melhor esqueceres esse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, obrigado pela resposta Clik.

 

Mais uma pequena dúvida:

 

Ainda em relação à areia: E se a for buscar toda, à praia formosa? Existe problemas em ter areia preta de praia? É possível remover o sal com fervuras?

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola eu tenho o problema ao contrario embora a agua saia da torneira a rondar os 8 a nível de PH nos dias seguintes baixa para 5 e talvez até um pouco menos, isto devido eu ter troncos no aquário principalmente os troncos de Urze.

 

O que faço para manter o PH estável nos 6,5 a 7 e meter um saquinho de filtragem com cascas de ostras moído usado para para as galinhas não comerem os ovos, dentro do filtro junto com as matérias filtrantes umas 100gr para 90lt.

 

Se tens o problema de PH elevado e devido a algo calcário que tenhas no aquário, geralmente a agua da Ilha da Madeira baixa com facilidade o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta crush

 

Eu só quero baixar o pH se ele for prejudicial para os peixes, embora esteja mesmo decidido a mudar o areão, devido à sua alcalinidade, assim como porosidade, consequentemente, acumulação de sujidade extra.

 

Quanto a esses dois peixes, tens razão. Por acaso, tenho um apontamento na lista "confirmar pH". Provavelmente será melhor alterar as melini por corydoras panda e esquecer as kuhli.

 

Em relação ao usar água engarrafada, não é economicamente viável. Fazia e faço isso no aqua de 20L. Mas uso apenas um garrafão para o TPA semanal, quanto muito, 4 garrafões para total mudança de água no aqua.

 

Colocar água da torneira em garrafões, também não sei se vou conseguir, pois precisaria de mais de 30 garrafões, para colocar toda a água a descansar. Penso que seja preferível perder a colónia de bactérias e começa-la de novo.

 

De qualquer das formas, obrigado pelas informações, pois são todas muito úteis.

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas isso no meu caso não aconteceu.

 

Quando tinha o aqua sem plantas e sem tronco, a água manteve-se sempre estável nos 8.0/8.2

 

Agora que inseri a as plantas e o tronco, ela mantém-se nos 7.8 a 8.0 (atenção que esta alteração só tem 24h, apesar de a água que se encontra no aqua, já lá está há duas semanas). Devo esperar mais tempo para fazer os testes?

 

Quanto ao substrato, tenho muitas dúvidas sobre isso...

 

Qual o substrato a colocar? E depois? Coloco directamente a areia de silica por cima do substrato? Ou não necessito de substrato nenhum?

 

Nesse caso, colocaria a areia de sílica e depois fertilizantes apenas? 7 bolas da JBL seria suficiente?

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que ser areia de ribeira nem muito fina nem muito grossa convém peneirar.

A areia do mar trás sempre pequenos pedaços de conchas e umas partículas brancas que podes reparar na areia, o que vai originar problemas de não conseguires baixar o PH.

O que podes fazer em ultimo caso usar a areia chamada areia lavada usada na construção civil embora esta seja muito mais grossa, com-vem ensaiares num cubo tipo dos vodafones para veres o efeito visual e estético da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...

 

Antes mais, obrigado a todos, por tudo o que já foi esclarecido...

 

Vou aguardar até 5ª feira, a ver se o pH se se mantém e partir daí, tomar decisão final.

 

Provavelmente, colocarei a mistura, como dizes click. Vou testar, mas preocupa-me sempre mais, o bem estar dos peixes à estética do aqua. É importante, mas prefiro ter peixes saudáveis e "confortáveis" num aqua feio, que um aqua bonito, com peixes a morrer...

 

Uma grande questão:

 

É possível, retirar o areão e colocar a mistura de areias, sem ter que mudar a água do aquário? A meu ver, é só jogar lá para dentro (depois de devidamente lavada/fervida) e esperar que assente, ou estarei enganado?

 

Esta água irá manter as suas propriedades alcalinas, por ficar 3 semanas em contacto com pedras calcárias, ou isso é indiferente?

 

Inexperiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes, embora isso se traduza em muito trabalho e agitação da agua o que eu recomendava a usares carvão activado no filtro na primeira semana.

Mas sempre podes tirar a agua para uns recipientes e modificares o aquário, e depois voltares a colocar a mesma agua e os peixes.

Não te esqueças de por o carvão nos primeiros dias, e fazer uma boa oxigenação do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho qualquer forma de reservar esta água, por isso se tiver que esvaziar o aqua, perco a água. Talvez consiga recipientes, para apenas metade, mas a outra metade, terá sempre que vir da torneira.

 

Se não mudar a água do aqua, tenho de usar carvão activo? Porquê? A esponja de carvão que vem com o próprio filtro é suficiente?

 

Por fim, surgiu-me outra dúvida. A areia não vai ser sugada pelo filtro e entupir o mesmo? Se usar areia, torna-se necessário colocar uma esponja (como as que se coloca para os alevins) na parte onde é sugada a água?

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.