Inicio de projecto


Ângelo Santos

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Desde miudo sempre tive aquarios de água doce, este ultimo ano dei todos os meus peixes pois não tinha tempo para eles e desmontei o aquario maior que tenho.

 

Estou novamente pronto a iniciar este belo hobby, mas agora e pela primeira vez queria tentar a agua salgada, construir o meu projecto de recife, e para isso agradecia muito a vossa ajuda!

 

Já li bastante aqui no forum sobre este tipo de aquarios, mas sinceramente como não eram projectos meus, pouco fiquei a perceber.

 

O aquario que pretendo utilizar para este projecto tem 80 cms de comprimento por 44 de altura e 30 de largura, 80x44x30.

 

O material que disponho no momento é uma bomba de agua Project Sigma 2 com capacidade de 950 l/h, um termoestato hydor hydromatic 2 de 200W, e o meu sistema de filtragem é um semelhante á imagem que aqui vou colocar:

meerwass05_biof_i_08.jpg

 

È um filtro interno que não pode ser removido.

 

Acham que esse filtro dá perfeitamente para o efeito? Se for configurado da forma que ai está apresentado? Será suficiente?

 

Acham que com dois rotores para movimentar a agua (que ainda não comprei) ele já ficaria mexidinho ou eram preciso mais?

 

Quanto á areia do aquario o que me aconselham?

 

E a iluminação?

 

A oxigenação pode ser feita com um difusor e bomba de ar tal como na agua doce?

 

A osmose pode ser feita sem comprar uma maquina? Poderei eu adicionar algo?

 

O que me falta para poder iniciar o projecto, que aparelhos mais são necessários?

 

Será mesmo preciso mais alguma coisa? Ou tudo o que aqui está será suficiente?

 

Desculpem tantas perguntas, mas estou mesmo entusiasmado para começar isto e não percebo nada de agua salgada.

 

Agradeço-vos muito a vossa atenção!

 

Cumprimentos.

Editado por Ângelo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Desde miudo sempre tive aquarios de água doce, este ultimo ano dei todos os meus peixes pois não tinha tempo para eles e desmontei o aquario maior que tenho.

 

Estou novamente pronto a iniciar este belo hobby, mas agora e pela primeira vez queria tentar a agua salgada, construir o meu projecto de recife, e para isso agradecia muito a vossa ajuda!

 

Já li bastante aqui no forum sobre este tipo de aquarios, mas sinceramente como não eram projectos meus, pouco fiquei a perceber.

 

O aquario que pretendo utilizar para este projecto tem 80 cms de comprimento por 44 de altura e 30 de largura, 80x44x30.

 

O material que disponho no momento é uma bomba de agua Project Sigma 2 com capacidade de 950 l/h, um termoestato hydor hydromatic 2 de 200W, e o meu sistema de filtragem é um semelhante á imagem que aqui vou colocar:

meerwass05_biof_i_08.jpg

 

È um filtro interno que não pode ser removido.

 

Acham que esse filtro dá perfeitamente para o efeito? Se for configurado da forma que ai está apresentado? Será suficiente?

 

Acham que com dois rotores para movimentar a agua (que ainda não comprei) ele já ficaria mexidinho ou eram preciso mais?

 

Quanto á areia do aquario o que me aconselham?

 

E a iluminação?

 

A oxigenação pode ser feita com um difusor e bomba de ar tal como na agua doce?

 

A osmose pode ser feita sem comprar uma maquina? Poderei eu adicionar algo?

 

O que me falta para poder iniciar o projecto, que aparelhos mais são necessários?

 

Será mesmo preciso mais alguma coisa? Ou tudo o que aqui está será suficiente?

 

Desculpem tantas perguntas, mas estou mesmo entusiasmado para começar isto e não percebo nada de agua salgada.

 

Agradeço-vos muito a vossa atenção!

 

Cumprimentos.

 

 

Boas Angelo e bem vindo aos reefs .Se leres com mais atençao alguns posts verás muitas duvidas respondidas.

não sei que tipo de aquario pretendes ,só de peixes ,corais moles ,corais duros com rocha mas sem corais,e dependendo do que queiras é que vais montar o aquario .

mas para já esquecia esse aquario que tens e mandava fazer um já preparado para agua salgada e usava esse para sump.

Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo

 

Tal como diz o “lsdluis” esquece esse aquário e manda fazer um adequado para recife. Com o máximo de comprimento e largura possível e não muito alto. Com coluna seca e furado para passar a agua à caixa depuradora (normalmente irás encontra-la referida com “sump”).

Já leste este tópico?

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=135684

existe lá muita informação sobre o inicio de um projecto.

Este aqui penso que já tenhas lido pois será de leitura obrigatória para quem se inicia

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

 

Quanto ao teu aquário, antes de te meteres de cabeça no “vicio” e te tornarem um verdadeiro aficionado podes querer testar para ver se será isso mesmo que pretendes e como tal gastar o menos possível. Pois bem, por vezes “o barato sai caro…” mas vamos lá a ver.

80cm hoje em dia são terríveis… por causa da iluminação pois tens lâmpadas T5 de 24w com cerca de 55cm

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1075

e de 39w com cerca de 85cm

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1076

 

Qual o espaço que o filtro ocupa dentro do aquário?

Penso que terias mesmo de ir para uma calha com duas T5 de 24w, uma normal de dez a catorze mil kelvins e uma actinica para evidenciar a fluorescência de alguns corais mas também porque alguns precisam/gostam desse tipo de luz.

Quanto ao filtro, esquece as cerâmicas e a filtração mecânica (a menos que mudes diariamente ou de dois em dois dias as esponjas para não acumularem detritos). Aproveita-o para o termóstato, resinas por exemplo anti-fosfatos e quando muito para ter biobolas (há quem não goste delas e quem as utilize).

Compra uma bomba de fluxo para colocar no lado oposto ao do filtro uma vez que no filtro já tens uma a funcionar. Uma das bombas deve estar a provocar corrente na superfície do aquário para promover a trocas gasosas entre a agua e o meio ambiente. Não percebo anda disso mas parece que o O2 (oxigénio) se desloca de onde há mais para onde há menos e por isso o contacto agitado da agua na superfície em contacto com o ar irá promover trocas gasosas com potenciais ganhos de oxigénio para a água do aquário aumentando o seu potencial redox (e capacidade de oxidação). Uma forma de introduzir O2 no aquário será através de um aparelho de ozono (O3) mas com muitos riscos envolvidos (para o aquário e para os seres vivos lá em casa - http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/event...rros/ozono.asp) e só deve ser utilizado com controlador devidamente calibrado ou poucos minutos por dia.

Quanto ao substrato, está muita informação no endereço que já referi.

 

Como referiu o “lsdluis” tens que pensar se queres um FO (fish only), um FOWLR (fish only with live rock) ou um aquário de recife. E neste ultimo caso com que corais. Atendendo às dimensões do aquário não tens muito por onde escolher pois ficas muito limitado a poucos peixes (2 ou 3 pequenos no máximo) como por exemplo estes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+2124

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...&page_num=2

 

E alguns invertebrados incluindo os da equipe de limpeza que não poderá ter muitos devido à limitação de espaço

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=420+1805

 

Depois tens o problema do escumador. Onde mete-lo? Dantes, para aquários pequenos, havia um tipo “mochila”, o Red Sea Prizm Pro, que era barulhento mas ia cumprindo em aquários pequenos. Penso que foi descontinuado e não sabemos até quando se arranjam peças para ele pelo que não recomendo. Tenho um que partiu o rotor e foi complicado para reparar porque me pediram cerca de 50Euros numa loja quando ele me tinha custado, no aniversário do Fórum, 80Euros. Acabei por conseguir uma peça noutra loja semelhante à original e por cerca de 17Euros e tem funcionado bem mas vamos a ver até quando e como sera para adquirir novas peças

http://www.aquatichouse.com/Protein%20Skim...redseaprizm.asp

 

Terás que passar sempre por um escumador de pendurar no aquário. Penso que os da TMC dão para isso. Tenho um lá em casa mas ainda não tive tempo para o testar.

 

Sou da opinião do “lsdluis”, procura vender esse e comprar um adequado para aquário de recife. Se quiseres começar com esse, tudo bem porque não será impossível mas vai-te complicar/dificultar um pouco o bom funcionamento que poderia ser mais fácil com um aquário, pelo menos mais largo, e com caixa depuradora. Penso que depois de cheio irá ficar com menos de cem litros o que concentra muito em pouca quantidade de agua qualquer acidente que possa acontecer e com essas medidas (ou um pouco maior se possível) e com caixa depuradora já ganhavas mais quantidade de água.

 

Por outro lado, não indicas no teu perfil a localização. Vives perto do mar? Há uma zona de fácil acesso a agua de boa qualidade?

Se sim, terás mais facilitada a tarefa das mudas parciais de agua mas fica sempre o problema de agua doce de boa qualidade para a reposição da agua evaporada pelo que me parece que deves mesmo pensar em adquirir o aparelho de osmose.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e muito obrigado pelas vossas respostas! Compreendo perfeitamente os vossos pontos de vista!

 

Eu vou manter este aquario de qualquer das formas para experimentar o conceito, provavelmente o que mais gostaria de fazer dele era um aquário de recife.

 

Entretanto já o montei, ficou com aproximadamente 90 litros, comprei sal da red sea, adicionei mais ou menos tres quilos, comprei tambem Biological filter media da Laguna, coloquei 1 Kg no filtro, juntamente com uma esponja azul por cima, e por cima da esponja azul coloquei lã de vidro da Fluvial, adicionei a bomba de agua a Project sigma 2 e liguei.

 

Comprei tambem duas bombas de fluxo da hydor mas ainda não os coloquei por não achar necessário.

 

Ajustei o termoestato para 25 graus, e tenho o aquario ligado.

 

Pensei em deixa-lo assim pelo menos um mês.

 

O que acham? Quais os passos seguintes?

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais